A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O lado monetário da economia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O lado monetário da economia"— Transcrição da apresentação:

1 O lado monetário da economia
Aula 8

2 Demanda por Moeda Demanda de moeda:
Quantidade de moeda que a sociedade deseja manter em espécie para suas necessidades cotidianas. As pessoas poderiam aplicar todos os seus recursos disponíveis de forma a receber juros por isso. Porém mantém dinheiro sob sua posse por três motivos: Motivo transação; Motivo precaução; Motivo especulação.

3 Demanda de moeda por motivo de transação
Motivo de transação (Mdt): As pessoas retém moedas para efetuar pagamentos que vencem antes da data de recebimento de sua renda. Gastos diários com alimentação, transporte, etc A demanda por transação depende do nível de renda: Quanto maior a renda, maior a demanda. E vice-versa.

4 Demanda de moeda por motivo de precaução
Motivo de Precaução(Mdp): As pessoas também retém moeda em virtude da incerteza quanto às datas de recebimentos e pagamentos. Necessidade de Pagamentos Inesperados: Doença, emergências, etc Da mesma forma que no motivo de precaução, essa demanda também depende da renda.

5 Demanda de moeda por motivo de especulação
Motivo de Especulação(Mde): Segundo Keynes, a moeda pode servir também como uma forma de poupança (acumular patrimônio). Usar a moeda para especular com títulos, imóveis, etc... A moeda não apresenta rendimentos, mas também não apresenta riscos (inflação baixa). Essa demanda por especulação apresenta relação inversa com a taxa de juros: Quanto maior a taxa de juros, menor será a demanda por especulação e vice-versa.

6 Função de demanda de moeda total
Demanda por transação e precaução Demanda por especulação Demanda de moeda total i Md i Md i Md Mdt+p Mde Md

7 Equilíbrio do lado monetário
Dado que a oferta pode ser controlada pelo Bacen e que ela é inelástica a taxa de juros: Equilíbrio do lado monetário Oferta de Moeda i Ms i M Ms Ms i0 Md M0

8 Eficácia das políticas monetárias e fiscal
Política Monetária Política Fiscal Velocidade de implementação * Mais eficaz: pode ser efetuada com maior rapidez. * Menos eficaz: depende do poder legislativo. Grau de intervenção na economia * Menos profunda: tem menor poder de mudança na estrutura produtiva * Mais profunda: tem maior impacto na produção e efeitos mais fortes sobre a distribuição de renda

9 Exercícios Utilizando as curvas de oferta agregada e demanda agregada:
O que acontece com a inflação se o consumo aumenta? O que acontece com a produção nacional se as importações aumentarem? Utilizando as curvas de oferta e demanda por moeda, pede-se: O que ocorre com a taxa de juros do mercado se o governo aumenta o depósito compulsório? O que ocorre com a taxa de juros se o governo diminui a taxa de redesconto?

10 Exercícios Em cada uma das situações a seguir, identificar se ocorre criação, destruição ou apenas transferência de moeda: Um investidor aplica parte de seus recursos em títulos do governo. Uma empresa compra matéria prima estrangeira para sua produção. Um indivíduo paga uma parcela do financiamento de seu automóvel. Um individuo paga sua compra com o cartão de débito. Um indivíduo paga sua conta com cartão de crédito.

11 Exercícios Utilizando o multiplicador bancário, calcule o montante de monetário em circulação a partir de um depósito de R$ ,00 e sabendo que este banco necessita manter 35% em caixa e 50% em reservas. E se as reservas diminuírem para 40%? E se o banco resolver manter em caixa 20% dos depósitos?


Carregar ppt "O lado monetário da economia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google