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Introdução à Sociologia

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Apresentação em tema: "Introdução à Sociologia"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Sociologia
Prof. Edson Fernando Meirelles

2 Principais sociólogos
Auguste Comte Émile Durkheim Karl Marx Max Weber

3 Sociologia Geral A Sociologia é uma perspectiva útil para compreendermos a sociedade, as mudanças e os problemas sociais.

4 A NATUREZA DA SOCIOLOGIA
A Sociologia como disciplina acadêmica emprega uma determinada abordagem no esforço de entender o homem. Essa abordagem salienta nossa natureza social, padrões sociais e socialização.

5 A NATUREZA DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Somos atores sociais, interagimos socialmente e formamos organizações sociais. A organização social compõe-se de três padrões: estrutura social; cultura; Instituições.

6 ORDEM E PODER NA ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Como a ordem é estabelecida na organização social? O que é poder social e como atua na organização social?

7 A NATUREZA DINÂMICA DA VIDA SOCIAL HUMANA
Os indivíduos mudam, a sociedade muda. Os seres humanos fazem escolhas e são até certo ponto, atores livres. Apesar de a sociedade apresentar padrões que se consolidam ao longo dos anos, sempre ocorrem mudanças.

8 IDENTIFICAÇÃO NO TEMPO
Século XIX Revolução Industrial Revolução Francesa Ambos transformaram radicalmente a vida do ser humano da época.

9 O QUE É SOCIOLOGIA? Sociologia é uma tentativa de compreender o ser humano. Concentra-se em nossa vida social. Não enfoca a personalidade do indivíduo como causa do comportamento, mas examina a interação social e os padrões sociais ( papéis, classes, cultura, poder e conflito) e a socialização em processo.

10 TRÊS GRANDES PERGUNTAS:
O QUE SOMOS AFINAL? 2. O QUE MANTÉM A SOCIEDADE COESA? 3. POR QUE EXISTE DESIGUALDADE SOCIAL?

11 CINCO ÁREAS TEMÁTICAS SOCIEDADE Maior: a sociedade
Entidade abstrata na qual os seres existem 2. ORGANIZAÇÃO SOCIAL Maior: a sociedade Menor: um par de indivíduos interagindo

12 CINCO ÁREAS TEMÁTICAS 3. INSTITUIÇÕES SOCIAIS 4. INTERAÇÃO FACE A FACE
Estruturas cujas leis e valores regem a sociedade 4. INTERAÇÃO FACE A FACE Modo como moldamos a organização e compartilhamos a visão de mundo 5. PROBLEMAS SOCIAIS Pobreza, desagregação familiar, discriminação, violência, conflitos etc.

13 Auguste Comte – O Fundador da Sociologia
Filósofo e Sociólogo, natural de Montpellier França. Nasceu em 1798 e faleceu em Paris em 1857. Discípulo do conde Claude-Henri de Saint Simon.

14 tendo o amor como princípio,
Emprego dos Termos Criador da SOCIOLOGIA e do POSITIVISMO após exaustivos estudos da estática e dinâmica sociais, idealizou uma sociedade modelo, tendo o amor como princípio, a ordem como base e o progresso como fim.

15 Campo de Pesquisa A herança francesa do iluminismo e as ondas de choque da Revolução Francesa levaram Comte a examinar a sociedade a partir de um estudo científico.(Curso de Filosofia Social ( ). Filosofia Social no princípio, depois o termo híbrido grego-latino Sociologia.

16 Etapas do Pensamento Lei dos três estados, no qual o conhecimento está sujeito, em sua evolução passar por três estados diferentes. Segundo essa Lei, o espírito humano teria passado por três fases sucessivas.

17 1º estado - Teológico Pensamento místico, em que o mundo é dominado pelas considerações do sobrenatural, religião e Deus. Fetichismo (culto de objetos materiais - magias) Politeísmo (presença de vários deuses) Monoteísmo (presença de um único Deus)

18 2º estado - Metafísico As atrações do sobrenatural são substituídas pelo pensamento filosófico sobre a essência dos fenômenos. Reunião de todas as forças numa só chamada natureza.

19 3º estado: Positivo A ciência, ou a observação cuidadosa dos fatos empíricos, o teste sistemático de teorias tornam-se modos dominantes para se acumular conhecimentos. Uso das leis científicas da Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia e Lógica.

20 Dinâmica Social A Sociologia de Comte divide a sociedade em duas partes: a estática e a dinâmica. ESTÁTICA Compreende as condições de vida da sociedade Se refere à ordem Teoria da ordem e harmonia DINÂMICA Compreende o contínuo movimento da sociedade Se refere ao progresso Teoria do progresso e da evolução

21 A Ordem Social O progresso é o dogma supremo do positivismo e o alvo supremo da sabedoria. A ordem deve ser assegurada pela classe ascendente, ou seja, as elites. No mundo da ordem que garante o progresso os conceitos da soberania popular, igualdade, direitos do homem não passam de ficção. A liberdade não existe. Não passa de resultado passageiro da anarquia moderna, pois consagra cada vez mais o individualismo absoluto.

22 A elite tem mais o papel de reprimir do que
de dirigir. O governo é um organismo ativo encarregado de mostrar o que deve e o que não deve ser feito. A hierarquia é essencial no projeto positivista. À hierarquia submetem-se os proletários para o bom andamento do progresso. O regime político consiste na dupla máxima: dedicação dos fortes pelos fracos e veneração dos fracos pelos fortes. Nenhuma sociedade pode perdurar se os inferiores não respeitarem os superiores.

23 Hierarquia Sustenta-se na divisão do trabalho e na divisão de classes sociais. O princípio das classes sociais é natural, necessário e estrutural para a sobrevivência da humanidade. Importa o alto grau de eficiência e para isto é necessário o controle.

24 Hierarquia Quem determina, legisla e organiza é o grupo dominante.
Administrar os negócios é administrar o povo. As forças sociais preponderantes acabam por se tornar as classes dirigentes.

25 Influência do Positivismo no Brasil
República: criação de um Estado para formar a elite e conduzir a nação (Benjamin Constant) – Estado autoritário e centralizador. Educação sendo vista como o Estado sendo representado por seus educadores – Obediência/submissão – Dirigência. Ordem ideal é a ordem vigente – mudanças são mal vistas e devem ser evitadas. Estado profundamente conservador.

26 Émile Durkheim – A tradição Francesa (1858 – 1917)
Durkheim defendeu a pesquisa por leis sociológicas. Durkheim adotou a posição Comteana de que o conhecimento sociológico poderia ser usado para construir uma sociedade melhor.

27 Explicar sociologicamente
Objetivo Explicar sociologicamente o que é um fato social.

28 Objetividade Científica
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas exteriores pelo investigador. Pesquisador “Se coloque num estado de espírito semelhante ao dos físicos, químicos, fisiologistas, quando se aventuram numa região ainda inexplorada de seu domínio cientifico.” *

29 Fatos Sociais Representações Coletivas
"O fato social é tudo o que se produz na e pela sociedade, ou ainda, aquilo que interessa e afeta o grupo de alguma forma” *

30 Fato Social Maneiras de agir, de pensar e de sentir
Inclui as representações coletivas.* Garoto paquistanês segura o Alcorão, livro sagrado para os muçulmanos, durante protesto anti-EUA, e em apoio à Osama bin Laden

31 Representações Coletivas
São exteriores à consciência individual; Possuem uma capacidade de coação sobre os indivíduos; São ao mesmo tempo gerais e numa, dada sociedade, independentes de suas expressões individuais.*

32 Indivíduo e Sociedade A sociedade não é mera soma de indivíduos, ao contrário, o sistema formado por sua associação representa uma realidade específica que tem suas próprias características.*

33 FATO SOCIAL NORMAL Dentro da concepção de Durkheim, normal também tem uma concepção de generalidade. O fato social é encontrado em todas as sociedades de todos os tempos. (sociedades semelhantes). *

34 Duas Formas de Solidariedade Social
ORGÂNICA MECÂNICA

35 Solidariedade Mecânica
É o princípio que preside a organização das sociedades ditas primitivas como as tribais – onde se observa realmente uma extra-ordinária homogeneidade econômica e cultural entre clãs, famílias e os próprios indivíduos.* Índios realizam manifestação em frente ao Tribunal do Júri em Brasília, onde ocorre o julgamento dos acusados de atear fogo no índio pataxó Galdino Jesus dos Santos. 2001.

36 Solidariedade Mecânica
“O indivíduo não se pertence, ele é literalmente uma coisa, da qual a sociedade dispõe.”*

37 Solidariedade Orgânica
Sistema de funções diferentes e especiais, que unem relações definidas produzida pela divisão de trabalho. *

38 Modelo Orgânico Os seres vivos que Durkheim tinha em mente quando pensava em integração entre as várias “funções” no interior da sociedade.*

39 KARL MARX Militância Revolucionária
Cientista social, filósofo e revolucionário. Expulso da maior parte dos países europeus, estabeleceu-se em Londres, onde viveu com ajuda financeira de Engels.

40 PENSAMENTO Cada época histórica é construída em torno de:
um tipo específico de produção econômica, uma organização de trabalho, um controle de propriedade.

41 O TRABALHO 1. Fator principal da realização do ser humano.
2. Um processo dinâmico entre o ser humano e a natureza. 3. A sociedade de agrária para industrial, causou a des- humanização do trabalhador. 4. O operário torna-se um meio para o fim do outro.

42 A FERRAMENTA Com a Revolução Industrial, a ferramenta aumentou os meios de produção. Este aumento tornou-se uma séria ameaça ao bem-estar da humanidade. Fator do estabelecimento do status do trabalhador (1º e 3º mundo).

43 TEORIA DO CONFLITO Enquanto alguns que detêm ou controlam os meios de produção podem consolidar o poder e desenvolver ideologias para manter seus privilégios, outros sem os meios de produção eventualmente entram em conflito com os mais privilegiados. Luta de classes.

44 TEORIA SOCIOLÓGICA A análise sociológica concentra-se nas estruturas de desigualdade e nas combinações entre aqueles com poder, privilégios e bem-estar material e os menos poderosos, menos privilegiados e materialmente menos abastados.

45 ALIENAÇÃO Termo criado por Marx e Engels na obra “A ideologia Alemã”.
Oriunda da classe dominante. Aspectos distintos de alienação do trabalhador: a) da natureza, b) dele mesmo, c) do seu ser como espécie, d) dos outros.

46 OBJETIVO DE MARX No comunismo que Marx idealizou, todos trabalham juntos para o bem comum e posse em conjunto da produção. Término da propriedade privada através dos meios de produção pelo Estado.

47 Materialismo Dialético
Filosofia do marxismo. Une duas afirmativas centrais: 1ª. A consciência humana é o reflexo de processos que ocorrem na natureza; 2ª. Esses processos seguem um padrão dialético no qual cada força que se desenvolve gera seu oposto, ou negação, levando a um período de transformação revolucionária, que culmina em uma síntese das duas transformações.

48 MAX WEBER O PAI DA SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
Ação Social Relação Social A Ascese Protestante e o Espírito do Capitalismo

49 A Ação Humana é Social Em função do significado subjetivo dado pelo indivíduo, cada um leva em conta o comportamento dos outros, ocorrendo influências recíprocas. A ação humana é um fenômeno que apela para mecanismos psíquicos.*

50 Método Tipológico Tomando dois tipos: econômico (capitalismo) e o religioso (protestantismo), ressaltou a necessidade de apontar o significado do racionalismo ascético em relação a outros componentes da cultura contemporânea.*

51 A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
Nestas relações, destacamos os seguintes pontos: 1. riqueza, 2. lucro, 3. trabalho, 4. ascetismo e racionalização.*

52 1. Riqueza: Empreendimento de um dever vocacional não só moralmente permitida, mas diretamente recomendável. Querer ser pobre equivale a querer ser doente, pois é reprovável da perspectiva da glorificação do trabalho. (Calvino)*

53 2. Lucro: Quando surge a oportunidade do lucro é uma disposição de Deus. Esse chamado divino deve ser aproveitado com o propósito de cumprir a própria vocação.*

54 3. Trabalho: O trabalho constitui o mais alto instrumento de ascese pois é o preventivo específico contra todas as tentações. O trabalho identifica-se com a própria finalidade da vida. A falta da vontade de trabalhar é um sintoma de ausência de estado de graça.*

55 Ascetismo e Racionalização
De acordo com a mentalidade ascética, quanto maiores as posses, maior a responsabilidade de conservá-las, ou aumentá-las por meio de fatigável trabalho para a glória de Deus.


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