A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdo programático: AMBIENTE E POLUIÇÃO Escola E,B 2º e 3º Ciclos Dr. Correia Alexandre Ano escolar: 2010/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdo programático: AMBIENTE E POLUIÇÃO Escola E,B 2º e 3º Ciclos Dr. Correia Alexandre Ano escolar: 2010/2011."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conteúdo programático: AMBIENTE E POLUIÇÃO Escola E,B 2º e 3º Ciclos Dr. Correia Alexandre Ano escolar: 2010/2011

3 Poluição significa sujidade, degradação, contaminação, doença. A acção do homem sobre o meio ambiente quase sempre tem efeitos negativos porque não são usadas as devidas precauções. Acontece muitas vezes que a poluição num determinado local, seja na água, no ar ou na terra, obriga a que muitas espécies de animais e plantas que aí vivem criem condições de forma a poderem adaptar-se para conseguir sobreviver no seu ambiente. Noutros casos, a contaminação é tão forte que muitas espécies acabam por morrer e extinguem-se.

4 A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afecta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios directos ou indirectos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença, indevida, no solo de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudicam as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

5 Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a actividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída.

6

7 A água pode ser contaminada de muitas maneiras: - pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água; - pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares; - pelos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios; - pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo; - pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível; - pelos resíduos nucleares radioactivos, depositados no fundo do mar; - pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras.

8 A poluição atmosférica refere-se às mudanças da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico, etc. A adição dos contaminantes pode provocar danos directamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos ser causados directamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis. Esta poluição causa ainda mais impactes no campo ambiental, tendo acção directa no aquecimento global, sendo responsável por degradação de ecossistemas e potenciadora de chuvas ácidas.

9 Existem diferentes causas de contaminação do ar: - o fumo que sai pelas chaminés das fábricas; - o fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte; - a incineração dos lixos a céu aberto ( quer dizer, queimar lixos); - o uso, em demasia, de insecticidas e outros sprays (desodorizantes, desinfectantes do ambiente, etc); A poluição do ar pode fazer com que o ar que tu respires te torne doente. Quando respiras ar poluído com frequência, as partículas presentes podem depositar- -se nos teus pulmões. A poluição do ar pode provocar dor de cabeça ou irritar a tua garganta e pode também fazer os teus olhos lacrimejarem e irritá-los. A poluição do ar causa prejuízo às plantações e os animais também podem ficar doentes por causa dela.

10 SMOG

11 O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenómeno conhecido como aquecimento global

12 Aquecimento global A terra é envolvida por uma frágil camada de ozono que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo sol. Na superfície, o gás ozono (O3) contribui para agravar a poluição do ar das cidades e dar origem ás chuvas ácidas, mas, na estratosfera ( entre 25 e 30 km acima da superfície), o ozono é um filtro da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar quase todas as formas de vida no planeta.

13 Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão a destruir a camada do ozono, sempre que reagem com ele. Essas substâncias também contribuem para o aquecimento do planeta. São estes, CFCs- hidrocarbonetos clorofloretados, que têm um efeito mais destrutivo. Uma vez libertados no ar, os CFCs demoram cerca de 8 anos até atingirem a estratosfera, onde atingidos pela radiação ultravioleta se desintegram e libertam cloro, que vai reagir com o ozono dando origem a oxigénio (O2). O grande problema é que este oxigénio não protege o nosso planeta dos raios UV, ao contrário do ozono, e cada molécula de CFC pode destruir cerca de 100 mil moléculas de ozono !

14

15 A desflorestação é um processo de destruição, em massa, normalmente causada pela actividade humana para a exploração de matéria primas. Acresce, os fogos, secas, a poluição e as guerras como causas da desflorestação. A sua capacidade de retenção mantém os níveis de solo, da água, evitando catástrofes como deslizamentos de terras, cheias e secas.

16  Aumento de CO2 na atmosfera;  Destruição de habitats;  Destruição de plantas que interfere na sobrevivência dos animais;  Aquecimento global;  Extinção de espécies protegidas;  Aumento dos desertos (desertificação)  Expansão de zonas urbanas que modificara a superfície terrestre e o clima.

17 Algumas…Soluções para combater a desflorestação  Devastar igual proporção ao crescimento não destruindo, desta forma, os habitat`s;  Conservar plantas e animais nos ecossistemas;  Investir na reflorestação de modo a criar novas fontes de madeira;  Reabilitar as áreas florestais degradadas.

18 A biodiversidade é o conjunto de todas as espécies e ecossistemas de uma região. É o resultado de um longo processo de selecção no qual os factores ambientais interferem activamente. Neste processo gradual, formam-se muitas variedades de um mesmo tipo de ser vivo e, depois de muito tempo, surgem novas espécies. Com a redução de biodiversidade, as populações humanas sofrerão uma queda significativa da qualidade de vida, que reflectirá directamente em pontos como o suprimento de alimentos e manutenção da saúde, a vulnerabilidade a desastres naturais, redução e restrição do uso de energia, diminuição da oferta e distribuição irregular de água potável, aumento de doenças e epidemias, instabilidade social, política e económica, entre outros.

19 Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco, é necessário que o ambiente esteja protegido das agressões constantes do homem. Assim, é preciso, entre outras medidas: - diminuir a quantidade de gases que se enviam para a atmosfera; - diminuir a quantidade de adubos, pesticidas e herbicidas que se usam na agricultura, que poluem os solos e contaminam os lençóis de água; - proteger as águas, procurando tratar e despoluir os esgotos e as águas que vêm das fábricas; - cuidar os lixos domésticos e outros que degradam e poluem o ambiente; - reciclar e reutilizar o papel, o vidro, etc., utilizando-o no fabrico de outros objectos em vez de o abandonar em lixeiras; - limpar rios, poços, florestas...; - evitar o desperdício de água.

20 Chernobyl, Ucrânia Dzerzhinsk, Rússia Haina, República Dominicana Kabwe, Zâmbia La Oroya, Perú Linfen, China Mailuu-Suu, Quirguizistão Norilsk, Rússia Ranipet, Índia Dalnegorsk e Rudnaya Pristan, Rússia

21 Quais as consequências da poluição para a saúde? A Poluição faz bem á saúde Provoca doenças respiratórias Ambas estão erradas a) b) c)

22 Próxima Questão

23 Como devemos evitar a poluição? reciclando poluindo o ar jogando lixo para o chão a) b) c)

24 Última Questão

25 Qual das seguintes afirmações está correcta? deve-se poluir a água deve-se usar muitos sprays ambas estão erradas a) b) c)

26

27 Obrigado pela atenção!

28 Voltar a Tentar?


Carregar ppt "Conteúdo programático: AMBIENTE E POLUIÇÃO Escola E,B 2º e 3º Ciclos Dr. Correia Alexandre Ano escolar: 2010/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google