A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EPÍSTOLA DE JUDAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EPÍSTOLA DE JUDAS."— Transcrição da apresentação:

1 EPÍSTOLA DE JUDAS

2 Autor: Judas, irmão carnal de Jesus.
Irmão de Tiago que era irmão de nosso Senhor, e Líder da igreja de Jerusalém (At 15.13; 21.18; Gl 1.19; 2.12). Mc 6.3 menciona Judas como um irmão do Senhor. Data: indefinida (entre 65 e 80 d.C) Conteúdo: Conhecendo Cristo e crescendo Nele Esta é uma das cartas católicas (universais - não enviadas para um local específico) juntamente com Tiago, II Pedro, I João e Judas Há muito em comum entre II Pedro e Judas

3 Quem foi Judas Meio irmão de Jesus, filho de Maria. Deve ter-se convertido juntamente com Tiago após a ressurreição (1 Co 15:7) e antes do Pentecostes. Paulo menciona “os irmãos do Senhor” que tiveram esposas, as quais os acompanhavam, indicando que tanto Tiago como Judas eram casados

4 PROPÓSITO DA CARTA Exortar os destinatários a batalharem diligentemente pela fé santíssima que uma vez por todas foi “entregue aos santos”.

5 Versículo Chave “Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (Jd 1:20,21)

6 Esboço da Carta I) Saudações e Tema: A obrigação de os crentes defenderem a fé apostólica; II) O perigo dos apóstatas nas Igrejas: a) Ímpios estavam se infiltrando nas igrejas e negando o Senhorio de Cristo; b) Ilustrações do juizo passado: Israel no deserto, anjos que cairam, Sodoma e Gomorra; c) A natureza dos apóstatas: seu caráter, a devastação dos mesmos nas igrejas e o juizo que virá sobre eles;

7 Esboço da Carta III) Os deveres dos fieis diante da apostasia;
IV) Conclusão: a) A obra de deus guardará o crente; b) Deus merece todo louvor e glória.

8 Ser guardado Uma palavra chave na carta é guardar (aparece cinco vezes): 1) O crente é guardado em Jesus Cristo 2) Os maus anjos não guardaram seu estado original 3) Estão guardados nas trevas em algemas eternas 4) O apóstata é guardado para a eterna “negridão das trevas 5) Os leitores são exortados: guardai-vos no amor de Deus

9 Ser Guardado “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e sobera-nia, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém” (Jd 1:24,25)

10 Podemos aprender muita coisa acerca de um homem ao escutar o que tem a dizer acerca de si mesmo.
Judas faz duas alegações relevantes:

11 Primeiro Lugar, é servo de Jesus Cristo
Primeiro Lugar, é servo de Jesus Cristo. O próprio reconhecimento de Jesus como Cristo ou Messias significava que o cristão se via como servo devoto de Jesus Que mudança desde os dias antes da ressurreição, quando seus irmãos não acreditavam nele, antes, pensavam que estava fora de Si (Jo 7.5; Mc 3.21, 31). Agora, estava totalmente à disposição do Messias Jesus

12 Segundo lugar, Judas se chama irmão de Tiago
Segundo lugar, Judas se chama irmão de Tiago. O nome Tiago, sem outro acréscimo, significava uma só pessoas exclusivamente na igreja apostólica – Tiago, o irmão do Senhor, o líder da igreja em Jerusalém. Embora outros chamassem Judas de “irmão do Senhor” (I Co 9.5), ele preferia intitular-se irmão de Tiago e servo de Jesus Cristo. Marca adicional de sua modéstia .

13 A EPÍSTOLA Foi escrita como advertência contra certos infiltrados na igreja. Estes eram cristãos apenas de nome, uma vez que ameaçavam minar e destruir a comunhão dos crentes com caráter e condutas imorais. Os que seguiam estes caminhos podiam estar cerros do julgamento de Deus.

14 Judas mostrou urgência em seu propósito de advertir uma comunidade desconhecida de cristãos contra os falsos mestres. Pervertem a verdade (4), e são destinados ao julgamento divino (14,15). Eles são chamados “adormecidos” no v.8 e são expostos por não ter o Espírito no v.19.

15 A última referência insinua que os falsos mestres representavam a eles mesmos como aqueles que tinha o Espírito (Mt ).

16 A carta começa e termina com uma afirmação de ação graciosa de Deus em nome dos crentes, ressaltando a preservação divina (vs 1,24). Entretanto, os próprios cristãos devem “batalhar pela fé” (3).

17 As responsabilidades dos cristão são mais desenvolvidas nos vs
As responsabilidades dos cristão são mais desenvolvidas nos vs por uma série de exortações práticas. O balanço da carta expõe, especialmente levando em conta as analogias do AT, a presença secreta de falsos mestres dentro da comunidade, os quais buscam destruir a fé do povo de Deus.

18 PROPÓSITO E TEOLOGIA Judas Pretendia escrever uma mensagem sobre a salvação que tinha em comum com seus leitores (v. 3). Seu conhecimento do surgimento de uma heresia, no entenanto, levou-a a mudar sua ênfase para uma denúncia da heresia que o cercava. Judas deu orientações sobre como deter o avanço da heresia entre seus leitores nos versículos

19 A epístola tem pouco conteúdo teológico porque seu propósito era antes de tudo prático. Um detalhe polêmico do livro são as citações dos livros apócrifos de I Enoque (v 14) e da Ascensão de Moisés (v.9). Alguns estudiosos viram nessas citações razão para questionar a autoridade de Judas, mas Paulo citou um poeta pagão em Atos e referiu-se a um escrito não canônico em II Tm 3.8.

20 Judas usou as citações como ilustrações para dar substância às suas afirmações.

21 A descrição dos falsos mestres
Judas mostra que os hereges merecem receber a condenação de Deus do mesmo modo que os judeus descrentes, os anjos que pecaram e as cidades de Sodoma e Gomorra que incorreram em condenação (v 5-7)

22 Ele mostrou que os falsos mestres estavam desafiando a Deus com arrogância, com sua conduta moral pervertida. Desprezavam criaturas angélicas que não conseguiam entender. Judas elogiou o exemplo do anjo Miguel, que não revidou às pretensões do Diabo com base em sua própria autoridade (v. 9). Judas usou a história do livro apócrifo conhecido como Ascensão de Moisés para mostrar a atitude correta diante do sobrenatural.

23 Nos versículos ele extraiu exemplos históricos do AT para caracterizar os falsos mestres como materialistas e imorais. Eles eram gananciosos como Balaão e tão rebeldes como Corá. (Nm 16, 22, 23, 24 e 25)

24 Nos versículos 14-15, Judas citou uma afirmação de I Enoque para provar que o julgamento divino dos incrédulos é uma realidade. Judas não necessariamente considerou I Enoque inspirado, apenas estava citando um livro que seus leitores deviam conhecer e respeitar.

25 JESUS CRISTO, nossa segurança!
GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO, nossa segurança! GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO!


Carregar ppt "EPÍSTOLA DE JUDAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google