A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA EÓLICA Alunos: David, Eliane, Fernanda, Giulianna e Leandro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA EÓLICA Alunos: David, Eliane, Fernanda, Giulianna e Leandro."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA EÓLICA Alunos: David, Eliane, Fernanda, Giulianna e Leandro.

2 Energia Eólica – A energia dos Ventos
A conversão da energia cinética dos ventos mecânica, vem sendo utilizada pela humanidade há mais de anos; Eram usados na antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover suas pás.

3

4 Vento – Movimento de parcelas de ar, nas atmosferas planetárias;
Embora, o ar possa mover-se na direção vertical, a denominação “vento” é comumente aplicada apenas ao movimento horizontal, paralelo à superfície do planeta.

5 A Velocidade e a Direção do Vento
Os fatores que estão relacionados à velocidade e à direção do vento, são: Temperatura; Umidade; Pressão do ar atmosférico.

6 Tipos de Ventos Ventos Globais; Ventos de Superfície;
Ventos Locais: Brisa Marinha ou de Montanha ou Vale.

7 Energia eólica

8 Século XIX – Primeiras tentativas da produção de energia eólica, mas somente um século depois, com a crise internacional do petróleo, é que houve interesse e investimentos no desenvolvimento e aplicação dos equipamentos

9 1976 – Dinamarca: 1ª Turbina Eólica Comercial;
Atualmente existem mais de 30 mil turbinas eólicas em operação no mundo; No Brasil, o maior campo de energia eólica, localiza-se em Osório (Rio Grande do Sul).

10 Essa energia pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, porque é renovável, limpa, distribuída globalmente, auxiliando assim na redução do efeito estufa.

11 Princípio de Funcionamento

12 Utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores – grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento através de um gerador, produz energia elétrica.

13

14 Estrutura - Aerogerador
Torre - Mastro Turbina Nacele - Rotor Pás Em um projeto é definido quantidade de pás, material de cada componente, orientação do eixo do rotor, entre outras.

15 Componentes do Aerogerador
Torre – Suporta a turbina, permitindo que as pás girem a uma altura adequada acima do terreno. Nacele – Onde são instalados os sistemas responsáveis pelo funcionamento do rotor e transformação da energia eólica em energia elétrica.

16 Rotor – Transforma a energia cinética do vento em energia mecânica de rotação. É movido a partir da força do vento. Composto por pás ou hélices, rotor e eixo; Pás – O formato, material e rigidez, são extremamente importantes para o desempenho da turbina (As pás têm perfil aerófilo, semelhante aos das asas dos aviões).

17

18 Gerador – Converte energia mecânica em elétrica;
Mecanismo de Controle – Responsável pela orientação do rotor; Sistema de Armazenamento – Responsável por armazenar a energia para a produção; Transformador – Responsável pelo acoplamento elétrico entre o aerogerador e a rede elétrica;

19 Vantagens

20 Vantagens da Energia Eólica
Reduz a dependência de combustíveis fósseis; É abundante, renovável e inesgotável; Não emite gases poluentes nem gera resíduos; Diminui a emissão de gases do efeito estufa; Permitem a continuidade de atividades como pastagem e agricultura entre os aerogerados, porque ocupam pequeno espaço físico;

21 Desvantagens

22 Desvantagens da Energia Eólica
Impacto sonoro; Impacto na fauna local; Impacto visual considerável.

23 Turbinas de múltiplas pás:
Aerogeradores de hélices de são menos eficientes e mais alta velocidade. Barulhentas.

24 Aerogeradores agrupados sobre a água, amenizando a poluição visual.

25 Energia eólica no mundo

26 Capacidade do Planeta de Produção
6,1 GW para 282,4 GW nos últimos 16 anos; China e Estados Unidos competem pela liderança; Brasil lidera com 2,5 Gigawatts.

27 Condições Básicas para a geração de Energia Eólica

28 Energia eólica considerável
Densidade - Maior ou igual a 500 w/m2; Altura - 50m; Velocidade mínima - 7 a 8m/s. Variando entre regiões e continentes.

29 Potencial Eólico Brasileiro

30 Condições Topográficas Distintas
Zona costeira - áreas de praia; Campo aberto - áreas planas de pastagens, plantações; Mata - áreas de vegetação e árvores altas; Morro - áreas de relevo; Montanha - áreas de relevo complexo, com altas montanhas.

31 Primeiros Estudos Região Nordeste – Pernambuco e Ceará com apoio da:
ANEEL; Ministério de Ciência e Tecnologia; Centro Brasileiro de Energia Eólica; Universidade Federal de Pernambuco.

32 Região Nordeste Mapas eólicos apontam que é a área que possui as melhores jazidas do mundo; Boa velocidade do vento; Baixa turbulência e uniformidade Potencial total estimado em 30 mil MW; Ventos mais fortes em períodos de seca.

33 Histórico - Centrais Eólicas
Turbinas Eólicas do Arquipélago de Fernando de Noronha-PE 1ª Turbina: 1992 2ª Turbina: 2001

34 1994 - Central Eólica Experimental do
Central Eólica de Taíba – CE Morro do Camelinho – MG

35 1999 Central Eólica Mucuripe – CE Central Eólica de Olinda – PE Central Eólica de Prainha – CE

36 2000 - Central Eólica de Palmas - PR
Central Eólica de Bom Jardim - SC

37 A t u a l m e n t e

38

39

40 Referências O mercado da energia eólica no mundo, disponível em: mercado-da-energia-eolica-no-mundo Energia eólica no Brasil, disponível em: energetica/energia-eolica. Energia eólica, documento da ANEEL, disponível em: Ricardo Terciote. A energia eólica e o meio ambiente. UNICAMP - Faculdade deEngenharia Mecânica - Departamento de Energia.

41


Carregar ppt "ENERGIA EÓLICA Alunos: David, Eliane, Fernanda, Giulianna e Leandro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google