A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DAS CORPORAÇÕES GERENCIADAS ÀS GOVERNADAS  Claramente estabelecido.  Geralmente ampliado.  Estágio mais avançado.  Não definido com clareza.  Geralmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DAS CORPORAÇÕES GERENCIADAS ÀS GOVERNADAS  Claramente estabelecido.  Geralmente ampliado.  Estágio mais avançado.  Não definido com clareza.  Geralmente."— Transcrição da apresentação:

1 DAS CORPORAÇÕES GERENCIADAS ÀS GOVERNADAS  Claramente estabelecido.  Geralmente ampliado.  Estágio mais avançado.  Não definido com clareza.  Geralmente limitado.  Estágio minimalista. MODELO DE GOVERNANÇA  CA como hierarquia superior. DE subordinada a diretrizes de alto alcance emanadas do CA.  Processo sucessório sob responsabilidade do CA.  Presença do CEO nas reuniões do CA limitada à pauta de apresentação dos resultados.  Estratégia gerada pela DE, mas com forte envolvimento do CA na emissão prévia de expectativas.  DE como hierarquia superior. CA como órgão de expressão secundária.  Processo sucessório conduzido pelo CEO.  CEO conduzindo efetivamente as reuniões do CA.  Estratégia gerada pela DE, com reduzido envolvimento do CA na definição prévia de guide lines. PODER DO CA CORPORAÇÕES GOVERNADASCORPORAÇÕES GERENCIADASCATEGORIAS

2 DAS CORPORAÇÕES GERENCIADAS ÀS GOVERNADAS  Monitora e analisa mudanças externas de alto impacto nos negócios e na gestão.  Negociação CA/DE na homologação da estratégia. Rumos compartilhados.  Desempenho da DE avaliado a partir de parâmetros estratégicos, com clara subordinação do business plan às estratégias homologadas.  Focado no desenvolvimento de oportunidades de negócios de alta relevância, como aquisições, alianças e fusões.  Funcionamento regular de comitês técnicos. Conselheiros presentes e organização aberta para busca de informações. Solicitações regulares e aceitas como prática contributiva.  Pauta de trabalhos não inclui acompanhamento sistematizado do ambiente externo.  Homologação da estratégia geralmente garantida. Ausência de restrições.  Avaliação do desempenho da DE limitada ao cumprimento do business plan e aos orçamentos operacionais.  CA examina oportunidades trazidas pela DE. Discreta proposição de projetos impactantes.  Funcionamento regular de comitês técnicos com presença de conselheiros. Mas discreto envolvimento na busca pessoal de informações. ENVOLVIMENTO DO CA CORPORAÇÕES GOVERNADASCORPORAÇÕES GERENCIADASCATEGORIAS

3 GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA CORPORATIVAS: UMA SÍNTESE DA EVOLUÇÃO PERÍODOSPERCEPÇÕES, PRESSÕES E AVANÇOS FASE EMBRIONÁRIA Após-guerra a anos 80. Forte e desbalanceada presença da Direção Executiva. Conselhos não independentes e pouco atuantes. Desatenção para com direitos de acionistas não controladores. Associativismo (acionista, empresas de capital aberto, conselheiros). O DESPERTAR Anos 80 Corporações gerenciadas, não governadas. Mudanças globais em gestação: macroalianças nacionais e reestruturações setoriais. Exigências crescentes: papéis e responsabilidades redefinidas.

4 GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA CORPORATIVAS: UMA SÍNTESE DA EVOLUÇÃO PERÍODOSPERCEPÇÕES, PRESSÕES E AVANÇOS A MATURAÇÃO Anos 90 Indignação: fraudes e escândalos corporativos. Relatórios produzidos por comissões e organizações multilaterais. Empowerment dos Conselhos. Pressões de órgãos reguladores e associações. Elaboração de Códigos de Melhores Práticas. Governança Corporativa: síntese de avanços conceituais e práticas de gestão.

5 GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA CORPORATIVAS: UMA SÍNTESE DA EVOLUÇÃO PERÍODOSPERCEPÇÕES, PRESSÕES E AVANÇOS A GRANDE TRANSIÇÃO Novo século, nova era corporativa Assimilação do conceito e das práticas de Governança Corporativa:  Pelas corporações.  Pelo mercado de capitais. Avanços na compreensão de novas responsabilidades: ambientais e sociais. Desenvolvimento de novos códigos:  Sustentabilidade Corporativa.  Cidadania Corporativa.

6 Adoção de Códigos de Melhores Práticas de Governança Corporativa, focados em quatro compromissos essenciais: fairness, disclosure, accountability e compliance. REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 1. RUMO ÀS MELHORES PRÁTICAS

7 Adoção de Códigos de Melhores Práticas de Governança Corporativa, focados em quatro compromissos essenciais: fairness, disclosure, accountability e compliance. REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 1. RUMO ÀS MELHORES PRÁTICAS

8 Adesão aos requisitos exigidos pelo mercado de capitais e por agências de rating para diferenciação das corporações a partir das práticas de Governança Corporativa adotadas. REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 2. BUSCA POR NÍVEIS DIFERENCIADORES

9 Ampliação dos modelos shareholder de Governança Corporativa (centrados nos objetivos de riqueza e de retorno dos Acionistas) na direção de modelos stakeholder (abertos para a inclusão de objetivos de Outras Partes Interessadas). REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 3. AMPLIAÇÃO DOS MODELOS

10 Inclusão nos macroobjetivos corporativos centrados na gestão dos negócios e de seus resultados (Governança Corporativa) de mais duas dimensões estratégicas complementares: a ambiental (Sustentabilidade Corporativa) e a Social (Cidadania Corporativa). REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 4. DIMENSÕES COMPLEMENTARES

11 Abertura do leque de compromissos em direção a um Código de Melhores Práticas de Responsabilidade Corporativa, resultante da fusão de três dimensões estrategicamente conectadas: econômico-financeira, ambiental e social. REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 5. ABERTURA DO LEQUE DE COMPROMISSOS: A assimilação do conceito abrangente de responsabilidade corporativa

12 A ABERTURA DAS FRONTEIRAS CORPORATIVAS: AÇÕES INTERNAS E EXTERNAS INTEGRADAS À ESTRATÉGIA E ÀS OPERAÇÕES RESPONSABILIDADE CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA ACIONISTASCONSELHOS DIREÇÃO OUTRAS PARTES INTERESSADAS SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA TRANSFOR- MAÇÃO RECURSOS PRESERVAÇÃ O CIDADANIA CORPORATIVA INCLUSÃO SOCIAL DIREITOS HUMANOS AÇÕES ESTRUTURAIS

13 GOVERNANÇA CORPORATIVA  Adesão aos níveis diferenciados definidos pelo mercado.  Sensibilidade às avaliações das agências de rating.  Ampliação do raio de alcance: da tríade acionistas-conselho- direção para outras partes interessadas.

14 SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA  Recursos : equilíbrio de longo prazo entre transformação e preservação.  Processos: retornar, reciclar, reprojetar, reduzir (os 4 Rs).  Produtos: t ecnologias reducionistas.

15 CIDADANIA CORPORATIVA  Sensibilidade para uma das questões cruciais do século XXI: a redução da exclusão socioeconômica.  Ações estruturais, voltadas para educação, comportamento, ética.  Sustentação das conquistas sociais: a seguridade em suas múltiplas dimensões.

16 OS TRÊS ESTÁGIOS DA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA ESTRATÉGICO Abordagem da Responsabilidade Corporativa integrada à estratégia. Integração das diretrizes de Governança, de Sustentabilidade e de Cidadania. Ampliação consciente das fronteiras corporativas: assimilação e internalização do conceito de empresa válida. Adesão a certificações de interesse global: alta sensibilidade ao ativismo responsável. Alavancagem do poder corporativo:  Engajamento na definição de projetos nacionais de desenvolvimento.  Co-gestão do equilíbrio político- institucional. Compromisso transgeracional: ações corporativas compatíveis com a garantia de provisões das gerações futuras. AMPLIADO Além da conformidade legal:  Adesão a critérios de rating.  Fairness, disclosure, accountability como credos praticados. Foco em maximizar atributos positivos. Certificações mais abrangentes: adesão pioneira a causas de interesse externo. Leque mais aberto de fatores-chave de sucesso. MINIMALISTA Conformidade legal, compliance:  Questões societárias.  Questões ambientais.  Questões sociais. Foco em minimizar impactos negativos. Certificações de interesse corporativo, nas três dimensões. Definição restrita de fatores- chave de sucesso

17 UMA SÍNTESE CONCEITUAL: MATRIZ DOS ESTÁGIOS E DAS DIMENSÕES DA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA Desenvolvimento vertical: dimensões incorporadas CIDADANIA CORPORATIVA Inclusão. Ações estruturais. Sustentação das conquistas. SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA Equilíbrio transformação- preservação. Os quatro Rs. Reducionismo. Desenvolvimento horizontal: estágios mais avançados GOVERNANÇA CORPORATIVA Níveis diferenciados. Avaliações high rated. Ampliação do raio de alcance. ESTRATÉGICO Internalização do conceito de empresa válida AMPLIADO Além da conformidade: adesão a avanços MINIMALISTA Conformidade legal Estágios Dimensões


Carregar ppt "DAS CORPORAÇÕES GERENCIADAS ÀS GOVERNADAS  Claramente estabelecido.  Geralmente ampliado.  Estágio mais avançado.  Não definido com clareza.  Geralmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google