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FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO. NO MUNDO GLOBALIZADO, OU VOCÊ COMPRA OU É COMPRADO.

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1 FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO

2 NO MUNDO GLOBALIZADO, OU VOCÊ COMPRA OU É COMPRADO

3 AQUISIÇÃO É a compra total ou parcial do capital de uma empresa por outra; É a compra total ou parcial do capital de uma empresa por outra; Pode ser minoritária ou de controle total. Pode ser minoritária ou de controle total.

4 Amigável; Amigável; Hostil. Hostil.

5 TIPO DE AQUISIÇÕES Consolidação; Consolidação; Aquisições de Ações; Aquisições de Ações; Aquisição de Ativos. Aquisição de Ativos.

6 FUSÃO É a combinação de duas empresas em uma única; É a combinação de duas empresas em uma única; Por incorporação; Por incorporação; Por constituição de nova sociedade. Por constituição de nova sociedade.

7 FINANCIAMENTO DE FUSÕES E AQUISIÇÕES Financiamento por capitais próprios; Financiamento por capitais próprios; Financiamento através de dívida. Financiamento através de dívida.

8 O MERCADO DE FUSÕES E AQUISIÇÕES Não existe presentemente um mercado aberto para fusões e aquisições; Não existe presentemente um mercado aberto para fusões e aquisições; Preocupação pelo segredo; Preocupação pelo segredo; O processo de venda ou aquisição de uma empresa pode ser difícil. O processo de venda ou aquisição de uma empresa pode ser difícil.

9 FUSÕES E AQUISIÇÕES TRANS- FRONTEIRAS A globalização aumentou o mercado de fusões e aquisições trans-fronteiras; Devido à natureza complexa das fusões e aquisições trans-fronteiras, a grande maioria das operações resulta em fracasso; Grandes fusões e aquisições trans- fronteiras tendem a valorizar a moeda nacional da empresa adquirente.

10 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Avaliações fiáveis de empresas; Avaliações fiáveis de empresas; Os cinco métodos mais comuns de avaliação de empresas; Os cinco métodos mais comuns de avaliação de empresas; Métodos que os profissionais utilizam para a avaliação nas empresas. Métodos que os profissionais utilizam para a avaliação nas empresas.

11 FUSÃO & AQUISIÇÃO PARA UMA VANTAGEM COMPETITIVA – MELHORES PRÁTICAS A operação; A operação; Fusão por Concentração; Fusão por Concentração; Fusão por Incorporação. Fusão por Incorporação.

12 CLASSIFICAÇÃO DE FUSÕES E AQUISIÇÕES Integrações horizontais; Integrações horizontais; Integrações verticais; Integrações verticais; Integrações com genéricas; Integrações com genéricas; Fusões de conglomerados. Fusões de conglomerados.

13 QUANDO E PORQUE QUE A FUSÃO & AQUISIÇÃO FAZ SENTIDO Dentre as várias razões para se implementar uma operação de F&A, além do crescimento acelerado, merece registro o aproveitamento de novas e promissoras oportunidades para compartilhar com parceiros, na medida do possível, mitigando riscos e a alavancando recursos limitados.

14 QUANDO E PORQUE QUE A FUSÃO & AQUISIÇÃO FAZ SENTIDO Obtenção de market-share (produto, serviços, área geográfica, perfil de clientes); Obtenção de market-share (produto, serviços, área geográfica, perfil de clientes); A aquisição de posição de mercado pode ser mais barata do que lutar contra as barreiras de entrada; A aquisição de posição de mercado pode ser mais barata do que lutar contra as barreiras de entrada; Ativos estratégicos e intangíveis como tecnologia, marcam canais de distribuição, patentes, imagem de marca, gerenciamento experiente são difíceis de desenvolver internamente. Ativos estratégicos e intangíveis como tecnologia, marcam canais de distribuição, patentes, imagem de marca, gerenciamento experiente são difíceis de desenvolver internamente. As razões por sua vez têm alguns aspecto que inclui:

15 FATORES COMUNS IDENTIFICADOS NO SUCESSO E NO FRACASSO Empatia entre os executivos; Empatia entre os executivos; Preparar a integração a partir de um diagnóstico do perfil cultural; Preparar a integração a partir de um diagnóstico do perfil cultural; Modelo de gestão conjunta; Modelo de gestão conjunta; Estratégia difusa ou não apropriada de Fusão e Aquisição; Estratégia difusa ou não apropriada de Fusão e Aquisição; Objetivos da aquisição inadequados e/ou critérios equivocados na escolha do alvo. Objetivos da aquisição inadequados e/ou critérios equivocados na escolha do alvo. Super avaliação do projeto. Super avaliação do projeto.

16 Subestimar as dificuldades de integração de culturas distintas; Subestimar as dificuldades de integração de culturas distintas; Falta de estrutura efetiva e apropriada para a integração; Falta de estrutura efetiva e apropriada para a integração; Falta de liderança reconhecida, visível e acessível; Falta de liderança reconhecida, visível e acessível; Falta de comunicação clara com os públicos internos e externos; Falta de comunicação clara com os públicos internos e externos; Descuido com a administração de pessoal, causando desmotivação e perda de pessoal chave; Descuido com a administração de pessoal, causando desmotivação e perda de pessoal chave; Má gestão do processo pós-aquisição. Má gestão do processo pós-aquisição. Falhas na Implantação:

17 COMO CONSTRUIR UMA OPERAÇÃO DE FUSÃO & AQUISIÇÃO Relação de 10 pontos de verificações recomendáveis no desenvolvimento na operação de Fusão &Aquisição: 1. Comunicação para compreensão. 2. Conhecer todas as partes interessadas (stakeholders). 3. Alinhar as estratégias. Definição clara da visão estratégica da empresa para entender a contribuição da união para os objetivos do negócio; 4. Desenvolvimento de relacionamento operacional para reconhecimento mútuo das oportunidades junto com sócio em perspectiva; 5. Não tenha receio de falhar.

18 COMO CONSTRUIR UMA OPERAÇÃO DE FUSÃO & AQUISIÇÃO 6. Time de integração das duas empresas. 7. Atenção com critérios de governança corporativa – critérios explícitos e definições prévias sobre a gestão da F&A, sem ambigüidades ou dúvidas; 8. Ter estratégia de saída. Critérios quando dever acionar o gatilho de limite de perdas. 9. Desenvolva um processo para formatação da fusão – identificação, seleção, negociação, integração, mensuração e monitoramento do desempenho, pós integração; 10. Capacitações para gerenciamento de F&As – desenvolvimento interno de modelo de gestão de aprendizado com a experiência.

19 Ciclo de Operação de M&A (Fusões e Aquisições) 1.Alinhamento das estratégias; 2.Pontos chaves da pré-negociação da F&A; 3.Processo de avaliação e decisão; 4.Formulação estratégica, meios e metas; 5.Integração, assimilação e avaliação; 6.Consolidação; Consolidação e aprendizado contínuo.

20 FATORES QUE LEVAM AS ORGANIZAÇÕES A FUSÕES E AQUISIÇÕES Economia de Escala; Aumento de Receitas / Cota de Mercado; Aumento de Receitas / Cota de Mercado; Vendas Cruzadas; Vendas Cruzadas; Sinergia; Sinergia; Contributivo; Contributivo; Diversificação Geográfica ou Outra. Diversificação Geográfica ou Outra.

21 MOTIVOS CONSIDERADOS DESTRUIDORES DE VALOR PARA OS ACIONISTAS Ilusão do Gestores; Ilusão do Gestores; Construção de Impérios; Construção de Impérios; Remuneração da Gestão. Remuneração da Gestão.

22 OS IMPACTOS CULTURAIS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES COM RELAÇÃO ÀS FUSÕES E/OU AQUISIÇÕES Étnico; Religioso. Religioso.

23 AQUISIÇÕES E FUSÕES DE SUCESSO E INSUCESSO Sucesso: Itaú e Unibanco; Clientes; Mercados e Ações. Insucesso: Mercado Diferente; Excel Econômico.

24 CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao repassar o projeto para fazer nova revisão – pode- se constatar que, neste estudo constitui-se em uma gênese para que outras questões sejam tratadas, onde é importante ressaltar a importância das ferramentas em questão e temos que destacar também que as fusões e aquisições já fazem parte do mundo do negocio e é importante para as organizações que não estão bem financeiramente em relação as outras empresas concorrentes; pois o sucesso esta em seus próprios produtos, serviços e principalmente em seus colaboradores.

25 O SUCESSO NASCE DO CRER, DÁ DETERMINAÇÃO E PERSISTÊNCIA EM SE CHEGAR A UM OBJETIVO. MESMO NÃO ATINGINDO O ALVO, QUEM BUSCA E VENCE OBSTÁCULOS, NO MÍNIMO FARÁ COISAS ADMIRÁVEIS. JOSÉ DE ALENCAR


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