O som ouvido, visto e sentido

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Transcrição da apresentação:

O som ouvido, visto e sentido

Repertório sonoro Repertório sonoro de uma peça – todos os sons presentes no espetáculo Repertório sonoro pessoal – o registro sonoro que cada pessoa possui (relação tempo/espaço) Repertório sonoro – resultado da articulação de fragmentos sonoros

Som e espetáculo Existe entre os elementos da peça uma dinâmica de colaboração mútua: a) Por afinidade b) Por contraposição Audição e visão/Som e imagem: a) Relação de interdependência b) Elementos que se completam

A boa trilha é a que não se percebe? Sim, pois indica que o elemento está coerentemente aderido à narrativa Não, pois indica que a música não causa o estranhamento, não aparece de maneira autônoma. Como e quando introduzir um fragmento sonoro à cena?

Transparência do som: Permeabilidade da proposta para dialogar com os demais elementos do espetáculo Tem a ver com o propósito do fragmento sonoro e a convergência dos elementos em torno de um projeto estético coeso

Quatro formatos do elemento sonoro: Música – reprodução de sons num formato organizado Som – abrange qualquer registro sonoro Ruído – desorganização do som (equívoco sonoro) Silêncio Existe silêncio absoluto? Som e silêncio são interdependentes O ruído no teatro - som indesejável na estrutura sonora

Paisagem sonora: Relação som/espaço As imagens da paisagem sonora dependem de nossa experiência Através da paisagem é possível mostrar como as personagens se relacionam com seu entorno Depende da estabilidade da textura sonora (qualidade dos sons, repetição da informação)

Qualidades do efeito sonoro: Duração: tempo em que o som é emitido Altura: variação tonal (agudo/grave) Intensidade: volume do som (forte/fraco) Timbre (colorido do som)

Sobre a construção do repertório sonoro de uma peça: Caminha junto à pesquisa estética do espetáculo O som pode provocar emoções O som pode despertar reflexões O exemplo de Brecht e as canções nos espetáculos O som pode substituir elementos visuais O som constrói qualidades de tempo e espaço   24 maneiras do som se materializar em expressão A composição sonora e as múltiplas variáveis que interferem na criação.