Ciclo Motivacional Profª. Tatiane Darino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Praticando a Avaliação de desempenho
Curso de Gestão de Empresas
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
ATENDIMENTO AO CLIENTE:
Motivando empregados e projetando cargos
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Docente: Cláudia Seabra.
Motivação Texto 05: A motivação humana Autor: Chiavenato.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Psicologia das Relações Interpessoais
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Teoria “Um conjunto de conceitos inter-relacionados, definições e proposições com a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar fatos/eventos.
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
PERSONALIDADE E TRABALHO
Coaching lcz.
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO
Curso de Gestão de Empresas
Behaviorismo.
Prof. Daniel Lima Vialôgo
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Pergunta Clássica: Como motivamos as pessoas?
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
O que é Aprendizagem?.
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
MOTIVAÇÃO Por Carlos Reis.
Searle, John. Consciência e Linguagem. S.Paulo: Martins Fontes,2010 A Intencionalidade e seu lugar na natureza.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO. MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Começando nossa conversa.
Relaxe! Avanço Automático.
Prof. Msc. Magali de Macedo
Organização, cooperação e motivação
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Prof. Msc. Magali de Macedo
PSICOLOGIA PARA ADM AulaMOTIVAÇÃO. PREMISSA Toda conduta é motivada. Toda conduta é motivada. *Toda conduta visa a satisfação de alguma necessidade. *Sem.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
A 3 CONDIÇÕES BÁSICAS PARA OBTER SUCESSO E GARANTIR SOBREVIVÊNCIA SER OBJETIVO AVALIAÇÃO HONESTA E IMPARCIAL IDENTIFICAR PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
Ponto de Retorno,Topos, Fundos, Suportes e Resistências
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
MOTIVAÇÃO “Tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico".
Personalidade e Organização
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Abordagem Comportamental da Administração
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.
Tema 10 – Motivação: Conceitos básicos
MOTIVAÇÃO.
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Aula 4 - Motivação Comportamento Organizacional – S.Robbins Comportamento Organizacional – S.Robbins (Cap 6 – revisão / Cap 7 – aplicação) Comp. Org –
Prof.João Galdino. . Liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Teoria das Necessidades Abraham Maslow. Abraham Maslow, um dos maiores especialistas em motivação humana apresentou uma teoria da motivação, onde as necessidades.
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
MOTIVAÇÃO.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Transcrição da apresentação:

Ciclo Motivacional Profª. Tatiane Darino

Todo comportamento humano é motivado Todo comportamento humano é motivado. Motivação, no sentido psicológico, é a tensão persistente que leva o individuo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais determinadas necessidades.

O organismo humano permanece em estado de equilíbrio psicológico (equilíbrio de forças psicológicas, segundo Lewin), até que um estímulo o rompa e crie uma necessidade.

Essa necessidade provoca um estado de tensão em substituição ao anterior estado de equilíbrio. A tensão conduz a um comportamento ou ação capazes de atingir alguma forma de satisfação daquela necessidade.

Quando satisfeita a necessidade, o organismo retoma ao seu estado de equilíbrio inicial, até que outro estímulo sobrevenha. Toda satisfação é basicamente uma liberação de tensão, uma descarga tensional que permite o retorno ao equilíbrio anterior.

Esse ciclo motivacional pode ser esquematizado conforme figura abaixo:

Nem sempre a satisfação das necessidades é obtida Nem sempre a satisfação das necessidades é obtida. Pode existir alguma barreira ou obstáculo ao alcance da satisfação de alguma necessidade. Toda vez que alguma satisfação é bloqueada por alguma barreira, ocorre frustração.

Havendo frustração a tensão existente não é liberada através da descarga provocada pela satisfação. Essa tensão acumulada no organismo mantém o estado de desequilíbrio.

Por outro lado, o ciclo motivacional pode ter outra solução além da satisfação da necessidade ou da sua frustração: a compensação ou transferência.

Ocorre a compensação (ou transferência) quando o indivíduo tenta satisfazer alguma necessidade impossível de ser satisfeita, através da satisfação de outra necessidade complementar ou substitutiva.

Assim, a satisfação de outra necessidade aplaca a necessidade mais importante e reduz ou evita a frustração. Desta forma toda necessidade humana pode ser satisfeita, frustrada ou compensada.

O homem frustrado pode se tornar agressivo O homem frustrado pode se tornar agressivo. A liberação da tensão acumulada pode acontecer a agressividade física, verbal, simbólica, etc.

Tensão retida pela não-satisfação da necessidade pode provocar formas de reação, como ansiedade, aflição, estados de intenso nervosismo ou ainda outras formas de conseqüência, como insônia, distúrbios circulatórios, digestivos etc.;

Estilos de Comportamento Motivacional

Participar: É o organizador do comportamento motivacional das pessoas que se preocupam especialmente com o próprio desenvolvimento pessoal para poder fazer jus às responsabilidades que Ihes foram colocadas sobre os ombros.

Agir: Este estilo de comportamento motivacional se guia pela importância que dá aos desafios. No geral, esperam que sejam solicitadas a entrar em ação por meio da frase que lhe faz mais sentido: “Sei que você é capaz.”

Manter: é o organizador comportamental daqueles que se motivam especialmente por desempenhar atividades que demandem análise, lógica, organização. Sensibiliza-se quando é solicitado a desenvolver cuidadosamente um trabalho.

Conciliar: caracteriza aquele que tem grande habilidade de interação pessoal, sendo otimista e encorajando os demais a verem lados diferentes do problema que estão vivendo e valorizando sobretudo a harmonia no convívio. Sente-se especialmente motivado em situação nas quais é solicitado a vender uma idéia.

Conclusão

A compreensão mais ampla daquilo que foi definido como motivação não será conseguida senão dentro da medida em que se esteja atento com relação à dimensão de ordem interior ou intrínseca, devendo ser, por isso, um fenômeno comportamental qualitativamente diferente das ações condicionadas por estímulos externos.

A única coisa que se pode fazer para manter pessoas motivadas é conhecer suas necessidades e oferecer fatores de satisfação de tais necessidades.

Portanto, a grande preocupação não reside em adotar estratégias que motivem as pessoas, mas principalmente criar um ambiente de trabalho no qual o trabalhador mantenha o tônus motivacional que tinha em seu primeiro dia de trabalho.