Avanços da psicologia social na América Latina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Psicologia Social e uma Nova Concepção do Homem para a Psicologia
Advertisements

Pesquisa e Produção do Conhecimento
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Silvia Tatiana Maurer Lane
V semana do Serviço social – TEÓFILO OTONI -MG
Psicologia social perspectiva crítica e compromisso social
A Psicologia Sócio-Histórica
Pedagogia da pesquisa-ação
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
O processo Grupal UNIFRA.
DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR/SEED
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Jean-Paul Sartre (21 de Junho de 1905 —15 de Abril de 1980)
Afinal, o que é Planejamento?
Análise Crítica do Discurso e Sistêmico-Funcional
Plano de Trabalho Docente
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AS ATIVIDADES NA TERAPIA OCUPACIONAL: REFLEXÕES SOBRE A COMPREENSÃO DA AÇÃO COMO PRECEDENTE DO PENSAMENTO RAFAEL RISI RISI1; MARISA TAKATORI1; TATIANY.
Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A Sociedade humana: generalidades
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Sociologia Por quê?.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A construção histórica da Psicologia Social
Revisão de Filosofia.
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
A DIALÉTICA DO SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
Mediação Semiótica em Vygotsky
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
Histórico Alguns Autores:
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Comportamento Organizacional
Psicologia e Comunidade
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
Psicologia e Comunidade
Profa. Dra. Rosana Carneiro Tavares
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Avanços da psicologia social na América Latina Silvia T. Maurer Lane

A revisão crítica A repressão militar e o movimento universitário de 68 obrigam a reflexão crítica da universalidade e o papel social da produção de conhecimento. A questão era: como a Psicologia Social poderia dar subsídios para uma transformação social? A crítica só foi possível anos depois, em disciplinas do curso de pós-graduação, através de revisões de pesquisas indexadas no Psychological Abstracts.

Novas perspectivas de estudo A Psicologia da Linguagem: algo dinâmico construído historicamente pela sociedade desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento dos indivíduos como na inserção em grupos sociais. Vigotski: mediação fundamental que a linguagem exercia na constituição do psiquismo humano, na consciência. Presença de ideologia nos significados, e através da reflexão crítica desencadeavam avanços da consciência.

Novas perspectivas de estudo A identidade Social: conceito básico da Psicologia Social que Ciampa faz uma crítica a um modelo funcionalista e retoma o interacionismo de Mead, e dos estudos de Goffman, procurando uma concepção de sujeito transformador e autor da história social.

Novas perspectivas de estudo Processo grupal: partindo das teorias de técnicas da dinâmicas de grupo, constatou-se que os estudos reproduziam, como ciência, a ideologia embutida nos papéis sociais, principalmente o de líder, coesão social e técnicas de harmonização para tornar o grupo mais produtivo.

Novas perspectivas de estudo Surge a necessidade de uma metodologia de pesquisa que permitisse captar o indivíduo, situado historicamente e multideterminado. A pesquisa participante aparece como metodologia que permitia acompanhar o movimento histórico de um grupo social e as transformações que ocorriam.

Novas perspectivas de estudo Outras estratégias metodológicas: - Observação participante (de processos grupais); - Estudo de caso (relato de história de vida); Foi criado o núcleo de psicologia comunitária com a participação de vários países da América Latina, na busca de bases epistemológicas e metodológicas comprometida com uma prática transformadora. Trabalho de Martin-Baró.

Teoria e Prática A indissociabilidade entre a teoria e prática era o desafio da psicologia social. Por meio de pesquisas sobre o comportamento político, buscou-se formas de atuação para que houvesse transformações significativas para as populações desfavorecidas da América Latina (Psicologia Comunitária).

Teoria e Prática O que seria uma comunidade? Bairros, instituições, agrupamentos? Trabalhos como de Euclides Sanches, em Caracas constatam que pessoas se unem em grupo e resolvem ser sujeitos de sua história e encontrando uma assessoria qualificada, conseguem avançar em direção a relações sociais democráticas

Teoria e Prática Martin-Baró e Maritza Montero: Psicologia Política, objetiva entender o porquê da alienação de nossos povos. Tanto a Psicologia Comunitária como Psicologia Politíca encontram na metodologia Pesquisa Participante seu veio mais profícuo. Bader Sawaia: a partir de uma pesquisa com mulheres faveladas permite sistematização da pesquisa participante.

Práxis da Psicologia Social A ciência psicológica é relativa: se o ser humano se constitui em função de sua história social e cultural, o saber dele será necessariamente particular. Superação da dicotomia SubjetividadeXObjetividade pois a primeira se objetiva nas ações do homem sobre o meio, assim como o meio se subjetiva no psiquismo humano.

Práxis da Psicologia Social A dialética pressupõe que por meio da pesquisa, o saber e o pensamento têm suas raízes na realidade, portanto a comprovação da teoria se dá mediante a transformação da realidade. Leontiev: partindo desse pressuposto sistematiza três categoria fundamentais do psiquismo humano: Atividade, consciência e personalidade.

Questões metodológicas Procedimentos que não sejam meras interpretações se tornam o desafio metodológico. Investigação da consciência: estudo de caso, relatos de história de vida, estudo do cotidiano- no discurso livre que o indivíduo faz de si e do mundo, constituem dado empírico, e através do procedimento análise de discurso podem permitir detectar o ideológico, as contradições e o pensamento que engendrou o discurso. (análise gráfica de discurso)