Economia I ESTG-IPP 2010-2011 1 Economia I (Cursos de Gestão e Gestão Pós-laboral) Ano lectivo 2010/2011 Escola Superior de Tecnologia e Gestão - IPP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Advertisements

Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Empresas em Mercados Competitivos
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
1 Economia I Economia I lic Contabilidade
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
Economia Política Unidade 00
Fundamentos de Economia
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Dos Preços ao Valor Paul Singer Aprender Economia, Editora Brasiliense
CURSO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Universidade Federal Fluminense MBA Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão Econômica e Financeira Professor: João Evangelista.
Economia & Mercados Prof. Allex Sander.
CRÍTICA À ECONOMIA CLÁSSICA
Microeconomia A III Prof
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
© Introdução à programação Ano lectivo 2006/2007.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Microeconomia
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Mercados perfeitamente concorrenciais Prof. Jorge Mendes de Sousa
Introdução a Microeconomia
MARSHALL( ) Escola de Cambridge
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA.
Capítulo 7 A teoria dos recursos esgotáveis e dos recursos renováveis: Visão Geral.
Fundamentos de Economia
Economia e Mercados Profa. Patrícia Rodrigues Costa de Sá.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS TEORIA ELEMENTAR DO FUNCIONAMENTO DO MERCADO Prof.. José Stênio Sousa.
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
Fundamentos de Economia
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Introdução à Microeconomia
Introdução à Microeconomia
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Introdução à Microeconomia
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira Carmen Freitas 25/9/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Apresentação da Cadeira.
Introdução à Microeconomia
Prof. João Carlos Bragança
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Princípios de Microeconomia
Produção Aula 8.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Demanda. Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento.
Oferta e Demanda.
Apresentação. Objectivos da disciplina A disciplina de Análise de Dados tem como objectivo a aprendizagem de métodos estatísticos de análise e tratamento.
Copyright©2004 South-Western 14 Empresas em Mercados Competitivos.
Teoria das Preferências
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Desportos Individuais I GINÁSTICA. Competências gerais A Unidade Curricular (UC) de Desportos Individuais I visa a aquisição de uma visão global das modalidades.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Aula Teórica nº 20 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 27 Sumário: 10. Procura e Oferta Agregadas Curva da procura agregada.
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 17 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
Objetivo da Firma A teoria do consumidor busca compreender como o indivíduo forma a demanda, tanto individual quanto total, e como consegue maximizar a.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Utilidade Utilidade.
TEORIA DA ORGANIZAÇAO INDUSTRIAL Fundamentada em questões de política publica (nasceu em Harvard na década de 30) Fundamentada em questões de política.
Transcrição da apresentação:

Economia I ESTG-IPP Economia I (Cursos de Gestão e Gestão Pós-laboral) Ano lectivo 2010/2011 Escola Superior de Tecnologia e Gestão - IPP

Economia I ESTG-IPP Nome José Miguel Serafim Endereço electrónico Atendimento Gabinete 3.22 Terças-feiras: 14h e as 16h Quartas-feiras: 14h e as 18h Dados do docente

Economia I ESTG-IPP Objectivos gerais Dar uma noção intuitiva do que significa “pensar como um economista”. Compreender os princípios fundamentais da Microeconomia. Saber aplicar os conceitos e os instrumentos básicos da análise microeconómica.

Economia I ESTG-IPP Programa e objectivos específicos Capítulo 1 : Introdução e Teoria do Comportamento do Consumidor Aplicar os princípios da análise de custo/benefício a um conjunto de escolhas com que as pessoas se confrontam no seu dia-a-dia, dando assim uma noção intuitiva do que significa “pensar como um economista”. Explicar os preços e as quantidades dos bens transaccionados nos mercados. Apresentar a teoria económica de como indivíduos com recursos limitados escolhem entre várias alternativas possíveis. Utilizar a teoria da escolha individual racional para derivar as curvas da procura individual e de mercado.

Economia I ESTG-IPP Programa e objectivos específicos Capítulo 2: Teoria da Empresa e da Estrutura do Mercado Saber como varia o produto com a utilização de factores produtivos, no curto e no longo prazo. Relacionar a quantidade de produto que é produzida com o custo dessa produção. Desenvolver um modelo de determinação do preço e do nível de produção em mercados de concorrência perfeita. Conhecer outras estruturas de mercado, para além da concorrência perfeita.

Economia I ESTG-IPP Programa resumido 1. Introdução e Teoria do Comportamento do Consumidor. 1. Pensar como um economista 2. Oferta e procura: introdução 3. Escolha racional do consumidor 4. Procura individual e de mercado Teoria da Empresa e da Estrutura do Mercado 1. Produção 2. Custos 3. Maximização do lucro 4. Monopólio e formas de concorrência imperfeita

Economia I ESTG-IPP Avaliação Avaliação de frequência Duas provas escritas Realizadas no final de cada um dos capítulos do programa. Classificação é obtida pela média aritmética simples das classificações das duas provas. Datas de realização: 1ª prova: 29 de Novembro de ª prova: 24 de Janeiro de 2011 Não existe nota mínima para cada uma das provas.

Economia I ESTG-IPP Avaliação Exames Os alunos poderão apresentar-se a exame nas épocas e nos períodos definidos no calendário escolar para o ano lectivo 2010/2011 (disponível na intranet da ESTG-IPP). Em qualquer uma das épocas de exame será realizada uma prova escrita, que poderá incluir toda a matéria leccionada na unidade curricular, com uma ponderação de 100%.

Economia I ESTG-IPP Ponto de partida… “O facto é que o invejamos, como estudante caloiro que se prepara para explorar o mundo excitante da economia pela primeira vez. Esta é uma experiência que, infelizmente, só pode experimentar uma vez na vida.” Samuelson e Nordhaus, “Economia”, 2005

Economia I ESTG-IPP Bibliografia Obrigatória: FRANK, Robert e BERNANKE, Ben, “Princípios de Economia”, McGraw-Hill de Portugal, Lisboa, ISBN: Complementar recomendada: FRANK, Robert, “Microeconomia e comportamento”, McGraw-Hill de Portugal, Lisboa, 6ªedição, ISBN: SAMUELSON, Paul A. e NORDHAUS, William D., “Economia”, McGraw-Hill de Portugal, Lisboa, 18ªedição, ISBN: Varian, Hal R., “Microeconomia Intermédia: uma abordagem moderna”, Verlag Dashöfer, Lisboa, 8ª edição, ISBN: