1 Gerenciamento do Custo do Projeto Professor: Prof. Ms. Luiz Fernando da Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

BENCHMARKING.
Qualidade de Software Aula 4
Ciclo de vida e organização do projeto
Gerenciamento de Custos
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Gerenciamento de Custos
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento de custos do projeto
Gerenciamento de tempo do projeto
Os processos de gerenciamento
Planejamento de reservas
Gerenciamento de Projetos e
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Disciplina: Gerenciamento de Tempo e Custo em Projetos Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos Gerenciamento de Tempo e Custo de Projeto AULAS 6 e.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Gestão de Projetos.
Gerenciamento de Custos do Projeto
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento dos custos do projeto
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
Gestão de Escopo Por Ruan Carlos.
Planejamento e Gerenciamento de Projetos Gerência de Custos
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Gerenciamento de Integração.
Gerenciamento dos Custos do Projeto
Gerenciamento de Risco
Gerência de Projetos de TI 7. Gerência de Custos – Slide 1 Gerência de custos  É um conjunto de processos que cuidam de: Estimativa de custos:  Estima.
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Gerenciamento de Custos do Projeto
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria. Luiza Zaramela.
O que é gerenciamento de projetos
Gerenciamento de Projetos de Forma Simples Mentorear Assessoria Empresarial Ltda Gestão de Projetos Paulo Espindola TV.3.0 Custos.
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 8 Prof
Gerenciamento de Custos
Integração.
Gestão de Projetos Área de Conhecimento 7 . Gestão de Custos
ORÇAMENTO CONTÍNUO Prof. Alessandro.
§ O que é escopo do projeto?
Gestão de Projetos Aula 01.
Gerência do Custo do Projeto
Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Discussão dos Artigos e Grupos de Processos de Monitoração e Controle - Professor : Geraldo.
Gerenciamento de Custos Daniel V. de Almeida Gilberto de S. Milani Glaucya B. Cardoso Keren Hapuc de Moraes Marco Aurélio de A. Netto.
Introdução a Projetos Industriais Profª Isabela Maia Saliba de M. Camilo.
Visão Geral da Gestão de Projetos
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ORÇAMENTO POR ATIVIDADES
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 03 – ITIL.
Aspectos Temporais, Financeiros e Operacionais de Projetos
Parte VI Gerenciamento de Recursos Humanos.
Parte III Gerenciamento de Custos. Introdução - O Gerenciamento de custos inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle.
1 Gerenciamento do Custo do Projeto Professor: Prof. Ms. Luiz Fernando da Silva.
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
4 Gerenciamento do Custo Capítulo 5 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.
PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge Revisão.
Gerenciamento de Projetos
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento do Custo do Projeto Professor: Prof. Ms. Luiz Fernando da Silva

2 Roteiro da aula Os Processos de Gerenciamento dos Custos do Projeto: Estimativa dos Custos Orçamentação dos Custos Controle dos Custos

3 Conceitos - Introdução O gerenciamento de custos do projeto inclui os processos de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado. Esses processos interagem entre si e também com processos nas outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de uma ou mais pessoas ou grupos de pessoas, dependendo das necessidades do projeto. Os processos ocorrem pelo menos uma vez em todos os projetos e também em uma ou mais fases do projeto, se ele estiver dividido em fases. Processos relacionados : Estimativa de Custos Orçamentação Controle dos Custos

4 Conceitos - Introdução 1.Estimativa de Custos Envolve uma aproximação dos custos dos recursos necessários para desenvolver cada atividade do cronograma do projeto. Na aproximação dos custos, o avaliador considera as possíveis causas de variação das estimativas de custos, inclusive os riscos. Em geral, as estimativas de custos são expressas em unidades de moeda (reais, dólares, euro, iene, etc.) para facilitar as comparações dentro de projetos e entre eles. A exatidão de uma estimativa de projeto irá aumentar conforme o projeto se desenvolve através do ciclo de vida do projeto. Por exemplo, um projeto na fase de iniciação poderia ter uma estimativa grosseira na faixa de -50 a +100%. Numa etapa posterior do projeto, conforme mais informações são conhecidas, as estimativas poderiam se reduzir a uma faixa de -10 a +15%. Os custos das atividades do cronograma são estimados para todos os recursos cujos custos serão lançados no projeto. Isso inclui mas não se limita a mão-de-obra, materiais, equipamentos, serviços e instalações, além de categorias especiais como uma provisão para inflação ou um custo de contingência.

5 Salário mensal + encargos $ ,00 Provisão Mensal de Férias e 13o salário $ 2.000,00 Provisão mensal de Telefonia e TI $ 800,00 Provisão mensal de Treinamento e Desenvolvimento $ 500,00 TOTAL MENSAL $ ,00 Taxa de Utilização Objetivo 70% Número de Horas no Mês 160 Número de Horas Faturáveis no mês 112 Taxa Horária do Consultor $ 119 Exemplo: estimativa de custos de um consultor para uma certa atividade do projeto. Estimativa de Custos (Conceitos Básicos)

6 Custos Fixos x Variáveis; Custos Fixos x Variáveis; Custos Diretos x Indiretos Custos Diretos x Indiretos Custo Unitário de Recurso Custo Unitário de Recurso Estimativa de Custos (Conceitos Básicos)

7 Estimativa de Custos

8

9 Estimativa de Custos (cont.)

10 Estimativa de Custos (cont.)

11 Estimativas por Analogia; Estimativas por Analogia; Modelagem Paramétrica; Modelagem Paramétrica; Estimativas botton-up. Estimativas botton-up. Estimativa de Custos (cont.)

12 Estimativa de Custos (cont.)

13 Estimativa de Custos (cont.)

14 Estimativa de Custos por Analogia VantagensDesvantagens b Rapidez; b Menor nível de detalhamento de atividades; b Menor esforço (tempo / custo) para desenvolvimento da estimativa; b Fornece ao gerente de projeto uma visão do nível de expectativa do patrocinador do projeto; b Apresenta uma visão geral dos custos do projeto b Menor acurácia; b Estimativa preparada com informações e entendimento limitados do projeto; b Requer experiência para ser feita de maneira adequada; b Bastante difícil de ser elaborada quando há muitas incertezas no projeto.

15 Estimativa de Custos ‘Bottom-up’ VantagensDesvantagens b Maior acurácia; b Desenvolve o comprometimento do time do projeto; b Baseada na análise detalhada do projeto; b Fornece a base para monitoramento e controle do projeto. b Maior esforço de tempo, custo e recursos para desenvolver a estimativa; b Tendência do time em ‘inflar’ as estimativas; b Requer que o projeto esteja bem definido e entendido;

16 Estimativa de Custos (cont.)

17 Estimativa de Custos (cont.)

18 Estimativa de Custos (cont.)

19 Estimativa de Custos (cont.)

20 Orçamentação dos Custos

21 Orçamentação dos Custos (cont.)

22 Orçamentação dos Custos (cont.)

23 Orçamentação dos Custos (cont.)

24 Orçamentação dos Custos (cont.)

25 Baseline de Custos Tempo Custo Acumulado Baseline (referência) de desempenho de custos

26 Relatório por Recursos

27 Relatório por Atividades

28 Uso do MS-Project

29 Orçamentação dos Custos (cont.)

30 Controle de Custos

31 Controle de Custos

32 Controle de Custos

33 Controle de Custos

34 Controle de Custos

35 Controle de Custos

36 Controle de Custos

37 Controle de Custos

38 Controle de Custos

39 Controle de Custos Gerenciamento de Custos do Projeto 9.Quais os passos para a elaboração do planejamento de custo do projeto? 10. A linha de Base de Custos é uma saída de qual processo de gerenciamento de custos? 11. Assinale a alternativa errada em relação ao gerenciamento de custos do projeto. a) O gerenciamento de custos inclui os processos envolvidos em estimativa, orçamentação e controle de custos. b) Orçamentação envolve a agregação dos custos realizados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha base de custos. c) O controle de custos envolve o controle dos fatores que criam as variações de custos e o controle das mudanças no orçamento do projeto. d) O gerenciamento de custos do projeto trata principalmente do custo dos recursos necessários para terminar as atividades do cronograma.