Ideb: qualidade, avaliação e perspectivas de investigação Ocimar Munhoz Alavarse Feusp / 2016
Resultados de avaliação externa como o indicador ou a medida da qualidade da educação escolar, como uma tendência das políticas educacionais
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
DECRETO Nº 6.094. DE 24 DE ABRIL DE 2007 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. DECRETO Nº 6.094. DE 24 DE ABRIL DE 2007 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos arts. 23, inciso V, 205 e 211, § 1o, da Constituição, e nos arts. 8o a 15 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, DECRETA:
CAPÍTULO I DO PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO [...] XIX - divulgar na escola e na comunidade os dados relativos à área da educação, com ênfase no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, referido no art. 3o; CAPÍTULO II DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Art. 3o A qualidade da educação básica será aferida, objetivamente, com base no IDEB, calculado e divulgado periodicamente pelo INEP, a partir dos dados sobre rendimento escolar, combinados com o desempenho dos alunos, constantes do censo escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica - ANEB e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil). Parágrafo único. O IDEB será o indicador objetivo para a verificação do cumprimento de metas fixadas no termo de adesão ao Compromisso.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) MEC Ministério da Educação INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Reynaldo Fernandes Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), à época da criação do Ideb, e Professor Titular da Universidade de São Paulo. FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2007. 26 p. (Série Documental. Textos para Discussão, 26). Brasília-DF 2007
Coeficiente: resulta da divisão de duas grandezas da mesma classe ou natureza. Por exemplo: o coeficiente de alunos aprovados (80) para um total de alunos matriculados (100) 80/100 = 0,80
Taxa: resulta da multiplicação de um coeficiente por um número que seja potência de dez (10n) que transforma, sendo n=2, o coeficiente em porcentagem. Por exemplo: a taxa de alunos aprovados para um total de alunos matriculados 0,80 x 100 = 80%
Índice: resulta da divisão de grandezas de classes diferentes Índice: resulta da divisão de grandezas de classes diferentes. Por exemplo: o índice de alunos por professor 800 alunos/10 professores = 80 80 alunos por professor
Indicador: é um conceito em termos de 1) representação quantitativa de um construto 2) sensibilidade às mudanças do construto na realidade
Ideb: índice que relaciona proficiência com fluxo, grandezas de classes diferentes
Ideb: indicador que representa quantitativamente o construto qualidade, considerado variável na realidade das escolas
Ideb: equaciona qualidade da educação escolar com proficiência (aprendizagem) e fluxo escolar (tempo de conclusão / sucesso)
Ideb: um ou o indicador de qualidade da educação básica?
Qualidade da educação escolar: conceito histórico em termos de 1) propriedades ou excelência; 2) processo ou produto; 3) acesso, permanência e conclusão; 4) igualdade de oportunidades; 5) igualdade de resultados.
Qualidade da educação escolar: mensurabilidade em termos de 1) currículo; 2) condições de ensino; 3) taxas de matrícula, rendimento e transição; e 4) conhecimentos e competências.
Ideb: o ganho como objeto de avaliação?
Ideb: avaliação – julgamento – de ganho, tendo por critério a variação projetada?
Ideb: o ganho – variação – considerado como desenvolvimento ao longo de um período?
Ideb: seus cálculos
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Média, entre 0 e 10, das notas de Língua Portuguesa e Matemática no Saeb Ideb = Fluxo, entre 1 a n anos, como tempo médio em cada série, para conclusão da etapa
Ideb = Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Média, entre 0 e 10, das notas padronizadas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos que participaram da aplicação do Saeb Taxa de aprovação do segmento no ano de aplicação do Saeb X Ideb =
Np LP = Nota padronizada Língua Portuguesa – 5º ano (Np LP) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 49 Np LP = X 10 324 – 49 = 275
Np LP = Nota padronizada Língua Portuguesa – 9º ano (Np LP) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 100 Np LP = X 10 400 – 100 = 300
Matemática – 5º ano (Np M) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 60 Nota padronizada Matemática – 5º ano (Np M) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 60 Np M = X 10 322 – 60 = 262
Nota padronizada Matemática – 9º ano (Np M) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 100 Np M = X 10 400 – 100 = 300
Ideb: questões de pesquisa
Ideb: como calcular o Ideb “verdadeiro” Ideb: como calcular o Ideb “verdadeiro”? O Ideb “verdadeiro”, inicialmente, expressa o tempo médio por série concluída para se obter determinada proficiência.
Ideb: qual seria a diferença com o cálculo da proficiência apenas dos concluintes de uma etapa? Atualmente são calculadas as proficiência de todos os alunos matriculados.
Ideb: qual seria a diferença com o cálculo do fluxo apenas dos concluintes de uma etapa? Atualmente são calculadas as taxas de aprovação de todos os alunos matriculados na etapa à qual se refere.
Ideb: como estudar, em cada escola, sua série histórica Ideb: como estudar, em cada escola, sua série histórica? Isso demanda um estudo de cada geração de realiza o Saeb, incluindo as condições de ensino.
Ideb: como dimensioná-lo de modo que 0 (zero) e 10 (dez) fossem possíveis?
Ideb: como dimensionar o condicionamento à variabilidade do Saeb de 1997 ao longo da série histórica?
Avaliação da educação básica brasileira: Ideb é qualidade?
Avaliação da educação básica brasileira: Ideb é parte da qualidade !