Ideb: qualidade, avaliação e perspectivas de investigação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Desafios do Ensino Médio
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Perfil dos Professores de Ensino Básico
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC
Indicadores sociais e educacionais
Apresentação do Inep ABRUEM – 12/05/2011 Malvina Tuttman.
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
As avaliações e bases de dados do INEP
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Políticas Públicas – conceitos
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Compromisso Todos pela Educação
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Atividade complementar 04 e 05
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Período de Aplicação - PROVA BRASIL
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileiras Alves (2009) Disciplina: Políticas Públicas.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
É um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. O.
Compromisso Todos pela Educação Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação.
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
Formação continuada 4º Encontro
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Carlos Eduardo Moreno Sampaio Agosto de 2012 Índice de Desenvolvimento.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
Plano de Desenvolvimento da Educação - MEC. Algumas frentes do PDE Compromisso Todos pela Educação Programa de Metas (IDEB) Avaliação de alfabetização.
Censo Escolar 2010 Visão geral dos principais resultados Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Ideb: qualidade, avaliação e perspectivas de investigação Ocimar Munhoz Alavarse Feusp / 2016

Resultados de avaliação externa como o indicador ou a medida da qualidade da educação escolar, como uma tendência das políticas educacionais

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

DECRETO Nº 6.094. DE 24 DE ABRIL DE 2007 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. DECRETO Nº 6.094. DE 24 DE ABRIL DE 2007 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos arts. 23, inciso V, 205 e 211, § 1o, da Constituição, e nos arts. 8o a 15 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, DECRETA:

CAPÍTULO I DO PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO [...] XIX - divulgar na escola e na comunidade os dados relativos à área da educação, com ênfase no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, referido no art. 3o; CAPÍTULO II DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Art. 3o  A qualidade da educação básica será aferida, objetivamente, com base no IDEB, calculado e divulgado periodicamente pelo INEP, a partir dos dados sobre rendimento escolar, combinados com o desempenho dos alunos, constantes do censo escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica - ANEB e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil). Parágrafo único.  O IDEB será o indicador objetivo para a verificação do cumprimento de metas fixadas no termo de adesão ao Compromisso.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) MEC Ministério da Educação INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Reynaldo Fernandes Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), à época da criação do Ideb, e Professor Titular da Universidade de São Paulo. FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2007. 26 p. (Série Documental. Textos para Discussão, 26). Brasília-DF 2007

Coeficiente: resulta da divisão de duas grandezas da mesma classe ou natureza. Por exemplo: o coeficiente de alunos aprovados (80) para um total de alunos matriculados (100) 80/100 = 0,80

Taxa: resulta da multiplicação de um coeficiente por um número que seja potência de dez (10n) que transforma, sendo n=2, o coeficiente em porcentagem. Por exemplo: a taxa de alunos aprovados para um total de alunos matriculados 0,80 x 100 = 80%

Índice: resulta da divisão de grandezas de classes diferentes Índice: resulta da divisão de grandezas de classes diferentes. Por exemplo: o índice de alunos por professor 800 alunos/10 professores = 80 80 alunos por professor

Indicador: é um conceito em termos de 1) representação quantitativa de um construto 2) sensibilidade às mudanças do construto na realidade

Ideb: índice que relaciona proficiência com fluxo, grandezas de classes diferentes

Ideb: indicador que representa quantitativamente o construto qualidade, considerado variável na realidade das escolas

Ideb: equaciona qualidade da educação escolar com proficiência (aprendizagem) e fluxo escolar (tempo de conclusão / sucesso)

Ideb: um ou o indicador de qualidade da educação básica?

Qualidade da educação escolar: conceito histórico em termos de 1) propriedades ou excelência; 2) processo ou produto; 3) acesso, permanência e conclusão; 4) igualdade de oportunidades; 5) igualdade de resultados.

Qualidade da educação escolar: mensurabilidade em termos de 1) currículo; 2) condições de ensino; 3) taxas de matrícula, rendimento e transição; e 4) conhecimentos e competências.

Ideb: o ganho como objeto de avaliação?

Ideb: avaliação – julgamento – de ganho, tendo por critério a variação projetada?

Ideb: o ganho – variação – considerado como desenvolvimento ao longo de um período?

Ideb: seus cálculos

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Média, entre 0 e 10, das notas de Língua Portuguesa e Matemática no Saeb Ideb = Fluxo, entre 1 a n anos, como tempo médio em cada série, para conclusão da etapa

Ideb = Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Média, entre 0 e 10, das notas padronizadas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos que participaram da aplicação do Saeb Taxa de aprovação do segmento no ano de aplicação do Saeb X Ideb =

Np LP = Nota padronizada Língua Portuguesa – 5º ano (Np LP) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 49 Np LP = X 10 324 – 49 = 275

Np LP = Nota padronizada Língua Portuguesa – 9º ano (Np LP) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 100 Np LP = X 10 400 – 100 = 300

Matemática – 5º ano (Np M) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 60 Nota padronizada Matemática – 5º ano (Np M) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 60 Np M = X 10 322 – 60 = 262

Nota padronizada Matemática – 9º ano (Np M) Nota de Língua Portuguesa no Saeb 1997 = 100 Np M = X 10 400 – 100 = 300

Ideb: questões de pesquisa

Ideb: como calcular o Ideb “verdadeiro” Ideb: como calcular o Ideb “verdadeiro”? O Ideb “verdadeiro”, inicialmente, expressa o tempo médio por série concluída para se obter determinada proficiência.

Ideb: qual seria a diferença com o cálculo da proficiência apenas dos concluintes de uma etapa? Atualmente são calculadas as proficiência de todos os alunos matriculados.

Ideb: qual seria a diferença com o cálculo do fluxo apenas dos concluintes de uma etapa? Atualmente são calculadas as taxas de aprovação de todos os alunos matriculados na etapa à qual se refere.

Ideb: como estudar, em cada escola, sua série histórica Ideb: como estudar, em cada escola, sua série histórica? Isso demanda um estudo de cada geração de realiza o Saeb, incluindo as condições de ensino.

Ideb: como dimensioná-lo de modo que 0 (zero) e 10 (dez) fossem possíveis?

Ideb: como dimensionar o condicionamento à variabilidade do Saeb de 1997 ao longo da série histórica?

Avaliação da educação básica brasileira: Ideb é qualidade?

Avaliação da educação básica brasileira: Ideb é parte da qualidade !