GEOGRAFIA As interações sociais encontradas nos diferentes lugares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Advertisements

Evolução da Geografia do saber a ciência
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Regina Célia Baptista Belluzzo
Unidade 01 – A geografia e a compreensão do mundo
Formação da Comunidade, da Sociedade e da Cidadania.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
A geografia e a compreensão do mundo
Geografia Geral Guilherme Henrique Barros de Souza.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
CONVÍVIO SOCIAL e CONTATO SOCIAL
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Os lugares que formam o mundo
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Revisão para Avaliação I
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
COMUNIDADE e SOCIEDADE
Dimensões da Globalização
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012.
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Aula com base nos textos:
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
Geografia: A Paisagem, o espaço e lugar
Histórico e Hierarquias urbanas
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
Desafios do itinerário vocacional
Sugestão de Atividade:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
Da comunidade tradicional a virtual: caminhos a percorrer Profª Drª Arlinda Cantero Dorsa.
A ECONOMIA URBANA.
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
CAP 19 – LOCALISMOS E COMUNIDADES VIRTUAIS
O Campo e a Cidade.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
TERRITORIALIZAÇÃO.
CTV PRODUÇÕESção e Evangelização na Cultura Digital.
O Espaço Geográfico Rural
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
Revisão TSE Geografia 1 período 2015
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES FURNAS/JARAGUARI 14/09/15 PROFESSOR: RONAN DIRETOR: MARCOS COORDENADORA: LEILA ALUNOS: ARIOVALDO,PAULO CESAR,DANIEL.
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
Comunicação, desenvolvimento regional e local e ruralidades A juventude rural e as novas fronteiras culturais entre o campo e a cidade a partir do debate.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA As interações sociais encontradas nos diferentes lugares Ensino Fundamental, 6º Ano As interações sociais encontradas nos diferentes lugares

Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares PAISAGEM TERRITÓRIO REGIÃO A Geografia, pode ser considerada uma ciência de síntese, visto que aborda aspectos físicos e humanos, bem como suas correlações e/ou interações, é a ciência que estuda o ESPAÇO GEOGRÁFICO. Para tanto, se utiliza de vários tipos de análises espaciais, tais como: lugar, paisagem, território e região.

Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares De acordo com Andrade (1998), “A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, espaço produzido pelo homem ao intervir no meio natural, adaptando-o à sua exploração, à utilização dos seus recursos, segundo as formas institucionais e as disponibilidades culturais, técnicas e econômicas de que dispõe.”

É a porção ou parte do espaço que vivemos. Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares LUGAR É a porção ou parte do espaço que vivemos. É tudo o que vemos, tudo o que nossa vista alcança. PAISAGEM É um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e apropriação que nele se instala. TERRITÓRIO É uma área que foi separa, através de um critério, por possuir semelhanças em comum. REGIÃO

A GEOGRAFIA, OS LUGARES E AS INTERAÇÕES SOCIAIS Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares A GEOGRAFIA, OS LUGARES E AS INTERAÇÕES SOCIAIS Levando em consideração que a Geografia é a ciência que estuda o Espaço Geográfico e que o Espaço Geográfico é construído, modelado, destruído, remodelado a todo instante para atender às necessidades do homem; Considerando que o homem é um ser social e que, portanto, vive em sociedade; Entendendo que na sociedade os homem relacionam-se através das interações sociais; Percebendo que cada lugar tem características próprias; Logo, concluímos que: Dependendo do lugar, das pessoas, dos costumes, da cultura, dos valores; AS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO DIFERENTES.

Como ocorrem as interações sociais? Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares Como ocorrem as interações sociais? Quais os atores envolvidos no processo de interação social?

Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares As interações sociais ocorrem a partir dos contatos sociais de pessoa para pessoa; pessoa para um grupo ou de grupo para outro grupo, através do estabelecimento de uma intercomunicação. Imagem disponível em: http://pacceufc.blogspot.com.br/2014/03/atividades-de-interacao-1-semana.html

Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÃO SOCIAL RELAÇÃO SOCIAL PROCESSOS SOCIAIS As Interações Sociais proporcionam as Relações Sociais que surgem através de Processos Sociais.

TIPOS DE PROCESSOS SOCIAIS Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares TIPOS DE PROCESSOS SOCIAIS COOPERAÇÃO (onde as diferentes pessoas; grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim). ACOMODAÇÃO (onde o vencido aceita as condições do vencedor, como forma de evitar um conflito); ASSIMILAÇÃO (onde os indivíduos ou grupos antagônicos tornam-se semelhantes). ASSOCIATIVOS COMPETIÇÃO (pode levar indivíduos a agir uns contra os outros); CONFLITO (quando a competição assume características de elevada tensão social). DISSOCIATIVOS

OS LUGARES, OS MODOS DE VIDA E AS INTERAÇÕES SOCIAIS Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares OS LUGARES, OS MODOS DE VIDA E AS INTERAÇÕES SOCIAIS O modo de vida das pessoas, varia de acordo com o lugar onde elas vivem, consequentemente as interações sociais também. É nítida a diferença de interações e relações sociais, bem dos processos sociais resultantes de um lugar próximo ao um grande centro urbano e um lugar mais afastado e próximo do campo. O ritmo de vida urbano é bem diferente do ritmo de vida rural, não é verdade? Mas e os outros lugares? Que diferenças podemos encontrar? Representação de zona urbana e zona rural. Imagem disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/zona-urbana-e-zona-rural.html

INTERAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE As pessoas que vivem em grandes centros urbanos atuam basicamente com atividades econômicas ligadas aos setores secundários (indústria) e terciário (comércio e serviços). O ritmo de vida é frenético, com jornadas extensas de trabalho, há o predomínio de uma acirrada disputa pelo mercado de trabalho. Av Paulista – SP/ São Paulo – Brasil Imagem disponível: http://falandodecarro.com/av-paulista-limite-velocidade-reduzido-50-kmh/

INTERAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE Nas cidades predominam as relações impessoais típicas da característica de sociedade. São interações entre os colegas de trabalho; de um empregado com a empresa e interações entre empresas. Quanto maior a cidade, mais impessoais as relações, visto que há uma acirrada disputa empresarial e mercadológica. Imagem disponível em: http://revistagestaoenegocios.uol.com.br/mapa-da-mina/8-erros-do-pequeno-empresario/2050/#

INTERAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE Boa parte das cidades cresceram sem o devido planejamento. Situação que acarreta inúmeros problemas como: desemprego, violência, mendicância, drogas, dentre outros. Tais problemas, principalmente a violência faz com que as interações sociais entre as pessoas que vivem nas cidades tornem-se mais superficiais e individualistas. Buscando “fugir” da violência, parte da população com maior pode aquisitivo isola-se do restante da sociedade em condomínios fechados, vigiados por de circuito interno de televisão, seguranças, cercas elétricas e cães de guarda. Cerca elétrica em residência de Curitiba/PR Imagem disponível em: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/09/prefeitura-de-curitiba-muda-regras-para-instalacao-de-cerca-eletrica.html

INTERAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE: UM ESTUDO DE CASO (ALPHAVILLES) Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE: UM ESTUDO DE CASO (ALPHAVILLES) Alphaville é um bairro nobre de São Paulo. É considerado como a primeira tentativa de se criar artificialmente um bairro de grandes proporções no Brasil. Este conceito foi expandido para o restante do país, com a finalidade de criar “minicidades” para uma pequena parcela da população com altíssimo poder aquisitivo. Um bairro planejado com as características de Alphaviile oferece todos os serviços essenciais que uma pessoa necessita. As pessoas que vivem nos Alphavilles têm suas interações sociais restrita com pessoas que convivem no mesmo espaço. Projeção do Alphaville Pernambuco – Jaboatão dos Guararapes Imagem disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=9hhvxL7ARok

INTERAÇÕES SOCIAIS NO CAMPO Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÕES SOCIAIS NO CAMPO No campo, as pessoas estão predominante envolvidas com atividades do setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo). Algumas pessoas produzem para sua subsistência e de sua família e o excedente de produção é comercializado em uma feira local ou enviado para uma cidade vizinha. As relações sociais são menos impessoais que na cidade grande. Há um estreitamento das relações de convívio. Vista da cidade de Bezerros / PE Imagem disponível em: http://bezerroshoje.com/noticias.php?start_from=1900

INTERAÇÕES SOCIAIS NO CAMPO Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÕES SOCIAIS NO CAMPO Apesar de haver interações no campo (zona rural) relacionadas ao mercado de trabalho, por exemplo: entre trabalhadores rurais; entre o trabalhador e o proprietário de terra e entre produtores e um centro comercial de uma cidade vizinha, e até mesmo relações de comércio e serviços locais, ainda há interações que marcam laços de afetividade. É comum evidenciarmos vizinhos conversando nas calçadas das casas e nas praças situadas na zona rural, situação rara encontradas nos grandes centros urbanos. Pessoas que mantém o hábito de conversar na calçada com os vizinhos – Paraíba – Brasil Imagem disponível em: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2012/05/paraibanos-mantem-habito-de-conversar-com-vizinhos-nas-calcadas.html

INTERAÇÕES SOCIAIS EM ALDEIA INDÍGENA Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÕES SOCIAIS EM ALDEIA INDÍGENA As comunidades indígenas tradicionais têm suas interações sociais caracterizadas a partir dos costumes e da cultura herdada de geração em geração. Cada indivíduo tem um papel bem definido, seja na caça, na pesca, no artesanato, liderança ou no campo religioso. Os indivíduos pertencentes a uma comunidade indígena têm contato pessoal e afetivo, característica típica de uma comunidade. Todos se conhecem e se ajudam e tem por finalidade o bem maior da comunidade. Parque indígena do Xingu Imagem disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parque_Ind%C3%ADgena_do_Xingu.jpg?uselang=pt-br Licença:  Creative Commons - 

Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÕES SOCIAIS EM ALDEIA INDÍGENA: MODIFICAÇÕES A PARTIR DO AVANÇO DA TECNOLOGIA A evolução da tecnologia também chegou às comunidades indígenas. Não é difícil identificar antenas parabólicas, internet e telefone nesses lugares. Este fato contribui consequentemente para algumas mudanças nos processos de interações sociais. O índio de hoje não fica restrito às interações com os indivíduos da própria comunidade, atualmente é possível ir além do espaço físico do lugar onde está situada sua aldeia. Desta forma, as interações sociais passam a ser com os indivíduos da mesma comunidade, com indivíduos de outras comunidade, com não indígenas, ou seja, as interações sociais passaram a ser com indivíduos cidadãos do mundo. Antena parabólica em aldeia indígena em Wazare – Cuibá/MT – Brasil Imagem disponível em: http://globoesporte.globo.com/mt/copa-do-mundo/noticia/2014/06/copa-dos-indios-com-ritual-da-sorte-aldeia-se-transforma-para-ver-selecao.html

INTERAÇÕES SOCIAIS EM COMUNIDADES EXTRATIVISTAS Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÕES SOCIAIS EM COMUNIDADES EXTRATIVISTAS Uma comunidade extrativista caracteriza-se por relações pessoais, de afetividade e respeito ao meio ambiente. Em alguns casos, o trabalho realizado por este tipo de comunidade ganha vulto e extrapola o espaço físico, esta situação configura-se à medida que artigos produzidos pela referida comunidade passam a ser comercializados para outros lugares. Neste caso, as interações sociais passam a ser realizadas com outras pessoas interessadas em adquiri tais produtos. Comunidade extrativista na Amazônia – Brasil Imagem disponível em: http://www.ideiasustentavel.com.br/2014/03/parceria-com-a-natura-traz-beneficios-para-comunidades-na-amazonia/

INTERAÇÕES SOCIAIS NO CIBERESPAÇO Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÕES SOCIAIS NO CIBERESPAÇO Mediante o avanço da tecnologia, em especial da internet, começou a ser formado um outro tipo de lugar (Redes Sociais), parte de um outro tipo de espaço (Espaço Virtual ou Ciberespaço). As redes sociais possibilitaram uma verdadeira transformação nas interações, relações e processos sociais. Foi possível diminuir a distância e proporcionar a divulgação de informações, bem como viabilizar o encontro de pessoas interessadas em revolucionar padrões de comportamento. Imagem disponível em: http://blog.portalexamedeordem.com.br/blog/2015/04/as-redes-sociais-atrapalham-os-seus-estudos-veja-como-combater-isso/

INTERAÇÕES SOCIAIS NO CIBERESPAÇO Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares INTERAÇÕES SOCIAIS NO CIBERESPAÇO Hoje, com um simples clique é possível realizar interações sociais com várias partes do mundo. No momento de uma publicação, é possível curtir, não curtir, comentar e compartilhar quase que instantaneamente. Esse novo lugar, denominado Redes Sociais, parte do Espaço Virtual ou Ciberespaço, “aproxima” ao mesmo tempo que “distância” as pessoas. Aproxima porque é possível interagir com alguém que está distante, distancia porque torna as relações mais superficiais e fragilizadas. Imagem disponível em: http://eduardokasse.com.br/blog/2013/03/04/nao-sou-fa-do-seu-estilo-mas-valorizo-a-qualidade-da-sua-obra/ Imagem disponível em: http://situationtheatre.com/news-fuse/hashtag-emissions-crisis

OS PERIGOS DAS REDES SOCIAIS Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares OS PERIGOS DAS REDES SOCIAIS Superficialidade das interações sociais; Perda da noção do que é público e privado; Banalização das relações; Pedofilia; Cyberbullying.

OS LUGARES SÃO PARTE DA NOSSA HISTÓRIA Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares OS LUGARES SÃO PARTE DA NOSSA HISTÓRIA Bellucci (2006), enfoca que “quando moramos por muito tempo em um determinado lugar, estabelecemos vínculos mais fortes com as pessoas com quem convivemos e, com isso, aumentamos nossa afeição e apego por esse lugar.”

Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares ATIVIDADE 1 Em grupo de até cinco estudantes, façam um levantamento de fotos antigas do bairro onde moram. A partir das fotos, façam uma leitura de imagem tentado destacar: Quais os instrumentos (praças, vias, mercados, etc) instalados no bairro viabilizavam as interações sociais? Como estes mesmos instrumentos (praças, vias, mercados, etc) estão na atualidade?

Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares ATIVIDADE 2 Explique como ocorrem as interações sociais nos seguintes lugares: Na sua escola; No seu bairro; Na sua cidade. Após o registro das interações sociais dos lugares acima, trace estratégias de como melhorá-las?

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ANDRADE, M. C. Geografia Econômica. Atlas. São Paulo, 1998. BELLUCCI, B, P. V. Geografia. Construindo Consciências. 6º Série. São Paulo: Scipione, 2006. http://pacceufc.blogspot.com.br/2014/03/atividades-de-interacao-1-semana.html Acesso em: 27.06.15 http://www.smartkids.com.br/especiais/zona-urbana-e-zona-rural.html Acesso em: 27.06.15 http://falandodecarro.com/av-paulista-limite-velocidade-reduzido-50-kmh/ Acesso em: 27.06.15 http://revistagestaoenegocios.uol.com.br/mapa-da-mina/8-erros-do-pequeno-empresario/2050/# Acesso em: 27.06.15 http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/09/prefeitura-de-curitiba-muda-regras-para-instalacao-de-cerca-eletrica.html Acesso em: 28.06.15 http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2012/05/paraibanos-mantem-habito-de-conversar-com-vizinhos-nas-calcadas.html Acesso em: 28.06.15 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parque_Indígena_do_Xingu.jpg?uselang=pt-br Acesso em: 28.06.15 http://www.mundoeducacao.com/geografia/o-conceito-lugar-para-geografia.htm Acesso em: 28.06.15

Geografia, 6º Ano, As interações sociais encontradas nos diferentes lugares NILO, A. T. L. A mídia como fator de redimensionamento das tradições indígenas e construção da memória da cultura Xerente – uma análise da aldeira Porteira. UFTO, 2010. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/noticias-dos-nucleos/artigos/A%20midia%20como%20fator%20de%20redimensionamento%20das%20tradicoes%20indigenas%20e%20construcao%20da%20memoria%20da%20cultura%20Xerente%20%20uma%20analise%20da%20aldeia%20Porteira.pdf Acesso em: 28.06.15 http://globoesporte.globo.com/mt/copa-do-mundo/noticia/2014/06/copa-dos-indios-com-ritual-da-sorte-aldeia-se-transforma-para-ver-selecao.html Acesso em: 28.06.15 http://www.ideiasustentavel.com.br/2014/03/parceria-com-a-natura-traz-beneficios-para-comunidades-na-amazonia/ Acesso em: 28.06.15