A arte e a interdisciplinaridade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Pedagogia da pesquisa-ação
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
O que é ensinar história?
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Profª. Taís Linassi Ruwer
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Perguntas de Modelação
Arte e Educação. Encontros: 16/05 20/06 Avaliações:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Metodologia do Ensino da Arte
Tema central e eixos temáticos
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Linguagens Artísticas
Construindo a cultura educacional inclusiva
Breve introdução ao estudo da Arte.
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
“Um país se faz de homens e livros”
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Componente Curricular Arte
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

A arte e a interdisciplinaridade “O ensino da arte que desejamos é aquele que nos propomos construir.” Edite Volpato

A fragmentação do conhecimento, deixa a educação de mal a pior. É aí que entra a interdisciplinaridade!

Por sua natureza reflexiva diante da questão do conhecimento, que propõe diferentes formas de ler o cotidiano, pode-se dizer que a arte caminha na interdisciplinaridade. Ambas estão intimamente ligadas, uma vez que a arte auxilia na integração do homem com o seu universo.

Analisando esta relação (arte e interdisciplinaridade) no âmbito escolar, percebe-se que a disciplina de Arte pode ser muito significativa no processo de desvelamento das fronteiras entre as áreas do conhecimento.

É importante que o arte/educador mantenha uma postura interdisciplinar no ato de ensinar, mesmo convivendo com a realidade do currículo fragmentado. Se o professor não assumir a interdisciplinaridade como primordial para um trabalho de qualidade, obviamente não conseguirá validá-lo na sua prática docente, deixando uma lacuna entre a teoria e a prática, entre o contextualizar e o fazer.

Trabalhar interdisciplinarmente requer esforço e mudança de atitudes Trabalhar interdisciplinarmente requer esforço e mudança de atitudes. Para isso é necessário um trabalho de parcerias e nesta ótica Ferreira (2001), refere-se a interdisciplinaridade como uma sinfonia, com seus instrumentos, público e maestros, sugerindo que para sua execução, além da integração entre todos os elementos, é preciso harmonia entre eles, para que assim se construa o entendimento do público.

O professor é o maestro desta sinfonia, aquele que constrói a rede de disciplinas necessárias para a execução do trabalho interdisciplinar. Para Barbosa (2003) o professor de Arte tem papel importante neste contexto, mas ressalta que o professor desta disciplina precisa atentar-se ao fato de que não se faz interdisciplinaridade usando as habilidades do professor de Arte em festividades, ilustrando textos de outras disciplinas,

ou ensinando formas matemáticas via origami, pois “Arte tem conteúdo, assim como todas as outras disciplinas, e esse conteúdo deve ser respeitado e estimulado tanto quanto os outros.” (In: Barbosa, p.109-110).

Neste sentido, uma aborbagem contextualizada entre a Arte e as outras as áreas do conhecimento pode ser bastante significativa se bem elaborada, pois sabe-se que “não se trata de tomar as outras disciplinas e integrá-las às artes, nem colocar a Arte a serviço das outras disciplinas” (Richter, 2003, p.86),

mas sim de integrá-las em movimento de transgressão dos moldes fragmentados da educação atual. http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/00004B/00004B9D.pdf

O Ensino de Artes Habilidades que se aprende: senso de estética sensibilidade criatividade

As manifestações artísticas estão presentes no cotidiano: Nas ruas vitrines roupas fachada das casas

A Arte permeia o lado sociocultural onde o sujeito está inserido, buscando o conhecimento, transformando e desafiando a história e seus limites.

Os períodos históricos podem ser melhor entendidos, quando se comparam as produções artísticas de cada época.

Podemos usar trabalhos manuais como atividades de apoio ao desenvolvimento da leitura e da escrita.

Letras de música e apresentações teatrais criam interações de disciplinas como Português, Geografia, História e Ciências.

As pinceladas geométricas dos pintores cubistas, as dobraduras do origami são excelentes auxiliares no ensino da Geometria.

pensar e agir como os da sociedade. Produzindo trabalhos artísticos e conhecendo essa produção nas outras culturas, o aluno poderá compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade.

A Arte tem a capacidade de mediar o relacionamento entre disciplinas. Conversando entre si, elas se juntam, encaixando-se como peças de um quebra cabeça, tornando-se cúmplices na construção do conhecimento, de um modo muito mais prazeroso.

Muitos trabalhos de arte expressam questões humanas fundamentais: falam de problemas sociais e políticos, de relações humanas, de sonhos, medos, perguntas e inquietações de artistas, documentam fatos históricos, manifestações culturais particulares e assim por diante.

produtores de arte: vidas, épocas e produtos em conexões

As Linguagens Artísticas: Artes Visuais A Música O Teatro Danca

Artes Visuais (tradicionais) Artes Visuais (tradicionais) pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, objetos, cerâmica, cestaria, entalhe.

Resultado dos avanços tecnológicos: fotografia, moda, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, multimídia, videoclipe, performance, holografia, desenho industrial, museu virtual.

Artes Visuais: Diálogo coletivo Através das artes visuais, todas as disciplinas podem entrar na conversa, pois o campo é riquíssimo!

A Dança Uma das manifestações artísticas mais familiares à infância

A Dança e as descobertas corporais: Ciências conversando com a Física Como a respiração se relaciona com movimentos firmes, diretos, rápidos e com fluência livre? Ao se fazerem movimentos no nível baixo do espaço, de que tipo de dinâmica postural se necessita? Desenvolvimento de habilidades pessoais para trabalhar aquecimento, relaxamento e compensação do corpo, relacionando-as a noções de anatomia aprendidas.

A dança e o equilíbrio . Saber mover-se com consciência, desenvoltura, qualidade e clareza dentro de suas possibilidades de movimento e das escolhas que faz. Conhecer as diversas possibilidades dos processos criativos em dança e suas interações com a sociedade. Saber expressar com desenvoltura, clareza, critério suas idéias e juízos de valor a respeito das danças que cria e assiste;

“Estudos étnicos (estudo das danças folclóricas e populares) poderá possibilitar ao aluno traçar relações diretas entre épocas, estilos e localidades em que danças foram e são (re)criadas, podendo, assim, estabelecer relações com as dimensões sociopolíticas e culturais da dança.”

Dança: História conversa com Geografia: “Estudos étnicos (estudo das danças folclóricas e populares) poderá possibilitar ao aluno traçar relações diretas entre épocas, estilos e localidades em que danças foram e são (re)criadas, podendo, assim, estabelecer relações com as dimensões sociopolíticas e culturais da dança.”

Música Compor interpretar improvisar ouvir

Música: Diálogo do Português com a História e a Geografia Investigação da contribuição de compositores e intérpretes para a transformação histórica da música e para a cultura musical da época; Correlações com outras áreas do conhecimento e contextualizações com aspectos histórico-geográficos;

TEATRO Observação Concentração

Desenvolve a capacidade expressiva e artística Exercita o senso de cooperação, o diálogo, o respeito mútuo, a reflexão e torna as crianças mais flexíveis para aceitar as diferenças.

PCN de arte (1997, p. 19); A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana; o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artística quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música. Friedrich Nietzsche Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança... Oswaldo Montenegro