Universidade Federal de Alagoas

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Alagoas A UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS NAS AULAS PRÁTICAS DE FÍSICA: Um estudo de caso numa Escola Estadual do município de Água Branca / AL. Igelmar dos Santos Lisboa Orientador: Prof. Dr. Elton Malta Paulo Afonso - BA Janeiro/2016

INTRODUÇÃO A utilização do computador como instrumento pedagógico vem acontecendo há algum tempo nas redes de ensino das escolas públicas do Estado de Alagoas, porém de forma incompleta, ou seja, sem um planejamento didático direcionado às disciplinas lecionadas. De acordo com Araujo e Abib (2003), “através dos computadores diversas atividades podem ser demonstradas em sala de aula, facilitando assim a compreensão dos fenômenos físicos estudados”.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA Baseado na importância da introdução dos computadores no processo ensino-aprendizagem, como ferramenta de demonstração prática dos conteúdos programáticos por meio de simuladores, especificamente do ensino da Física, surge a necessidade de respostas para a seguinte problemática: Qual a importância da utilização de simuladores computacionais nas aulas práticas de Física em uma escola estadual do município de Água Branca - AL?

JUSTIFICATIVA O estudo proposto por este trabalho se faz importante, visto que a necessidade do uso dos computadores como ferramenta de ensino precisa ser intensificada nas escolas, com o intuito de proporcionar ao professor a possibilidade de criar condições de utilizar programas que simulem situações e conceitos que não são claros vistos apenas na teoria. A implantação de simuladores no aprendizado de Física será essencial no desenvolvimento de novas metodologias de ensino, portanto verifica-se que os resultados deste estudo não somente propiciarão mais informações acadêmicas para os futuros Físicos, como também auxiliarão os professores da área a identificar a importância das aulas práticas por meio de programas computacionais.

OBJETIVOS GERAL Identificar a importância da utilização de simuladores computacionais nas aulas práticas de Física em uma escola estadual do município de Água Branca-AL.

OBJETIVOS ESPECIFICOS Buscar fundamentações teóricas relacionadas à metodologia do ensino da Física, o uso de computadores no processo de aprendizagem e o desenvolvimento de simuladores que demonstrem na prática as teorias da disciplina de Física; Analisar como vem sendo ministradas as aulas práticas na escola estadual em estudo; Investigar o que os alunos pensam a respeito da metodologia utilizada no ensino de Física; Demonstrar as possíveis mudanças que ocorrerão no rendimento dos alunos com a inclusão dos computadores como ferramenta educacional.

REFERENCIAL TEÓRICO O USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO Conforme Araújo e Abib (2003), uma das formas de solucionar as dificuldades de aprendizado no ensino básico, é promover uma educação direcionada a plena participação dos alunos, com a intenção de capacitá-los a compreensão dos avanços tecnológicos.

REFERENCIAL TEÓRICO CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES De acordo com Lopes, Pinto e Veloso (1999), é incompreensível que ainda existam professores resistentes à introdução dos computadores em sala de aula. O mesmo autor ainda ressalta que os docentes além de saber utilizar o computador, seus programas e softwares, precisa reconhecer quais os benefícios de sua utilização em sala de aula, assim como deve ser a interação desse novo método de ensino/aprendizagem com os alunos.

REFERENCIAL TEÓRICO SOFTWARES DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS APLICADOS AO ENSINO DA FÍSICA Com o avanço tecnológico computacional, os usos de métodos de aprendizado tradicionais tornam-se ineficientes e inadequados. A demanda por uma solução moderna e eficaz leva-nos ao conceito de software educacional. O desenvolvimento de um sistema que crie um ambiente no qual o usuário seja capaz de modelar, visualizar e interagir com a simulação proposta baseada em experimentos da Física real poderia ser considerado como uma solução para suprir esta demanda. Tal sistema seria uma ferramenta complementar para o estudo da Física, desde que através dele seja possível a realização de experimentos “virtuais" com a finalidade de esclarecer e reforçar o conhecimento teórico da Física, no nosso caso a teoria Eletromagnética. (SANTOS, SANTOS e FRAGA, 2002, p.186 e 187).  

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Pesquisa Bibliográfica Pesquisa de Campo Pesquisa Documental Levantamento de Dados Estudo de Caso Exploratória Descritiva Explicativa COLETA DE DADOS Questionários TRATAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS Pesquisa Quantitativa UNIVERSO E AMOSTRA

ANÁLISE DOS RESULTADOS Gráfico 01 – Local de domicílio Fonte: Pesquisa de campo realizada no período de 26/11/2015 a 04/12/2015

ANÁLISE DOS RESULTADOS Gráfico 02 – Utilização do computador para atividades escolares Fonte: Pesquisa de campo realizada no período de 26/11/2015 a 04/12/2015

ANÁLISE DOS RESULTADOS Gráfico 03 – Utilização do computador para aprender física sem estar no laboratório de informática Fonte: Pesquisa de campo realizada no período de 26/11/2015 a 04/12/2015

ANÁLISE DOS RESULTADOS Gráfico 04 – Percepção de como são as aulas de Física sem recursos de demonstrações práticas Fonte: Pesquisa de campo realizada no período de 26/11/2015 a 04/12/2015

ANÁLISE DOS RESULTADOS Gráfico 05 – Conhecimento da existência de Softwares de simuladores computacionais aplicados ao ensino da Física Fonte: Pesquisa de campo realizada no período de 26/11/2015 a 04/12/2015

ANÁLISE DOS RESULTADOS Gráfico 06 – Opinião sobre como seria as aulas de Física com Softwares de simuladores computacionais Fonte: Pesquisa de campo realizada no período de 26/11/2015 a 04/12/2015

ANÁLISE DOS RESULTADOS Gráfico 07 – Opinião sobre como seria o rendimento escolar após a introdução de Softwares de simuladores computacionais nas aulas de Física. Fonte: Pesquisa de campo realizada no período de 26/11/2015 a 04/12/2015

CONCLUSÕES Diante de todos os resultados obtidos neste estudo pode-se, portanto, concluir que o uso do computador deve ter como objetivo promover o aprendizado dos alunos, e que a utilização de recursos como softwares de simuladores computacionais nas aulas práticas de Física na escola estadual pesquisada, possivelmente irá diminuir a dificuldade que os discentes afirmam possuir na assimilação da disciplina, melhorar a compreensão de diversos fenômenos físicos do cotidiano e aumentar o rendimento escolar, todos esses avanços pode ser explicado pelo fato dessa ferramenta tecnológica ter a capacidade de transformar a teoria em simulação prática.

REFERÊNCIAS ARAÚJO, M. S.T.; ABIB, M.L.V.S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. . Revista Brasileira de Ensino de Física, v.25, n.2, p. 176-192, 2003. LOPES, R.C.W.; PINTO, S.A.M; VELOSO, A.F. A Informática como Instrumento na Prática Psicopedagógica (Institucional e Clínica). Revista de Psicopedagogia, v.17, n.44. 1998.MACHADO, N.J. Matemática   SANTOS, A. V.; SANTOS, S. R.; FRAGA, L. M. Sistema de realidade virtual para simulação e visualização de cargas pontuais discretas e seu campo elétrico. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 185-195, jun. 2002.

“Os progressos obtidos por meio do ensino são lentos; já os obtidos por meio de exemplos são mais imediatos e eficazes”.  Lucius Annaeus Seneca