A decisão de atender crianças órfãs da cidade de Münster fez nascer a Congregação das Irmãs da Divina Providência. A decisão de atender crianças órfãs.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

ORAÇÃO ANO VOCACIONAL VICENTINO
No silêncio de seus arquivos as Misericórdias nos falam
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
veio morar no meio de nós
10/02/ Casa “Mãe de Deus” Santa Maria do Oeste (PR)
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
O Verbo se fez carne.
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
IRMÃS FRANCISCANAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
MEMÓRIA DOS 80 ANOS.
AÇÃO SOCIAL. A ENTIDADE Quem Somos Somos pessoas de todos os credos, raças, cores e classes sociais unidas com a única intenção de fazermos o bem. Procuramos.
A independência das colônias espanholas Cap. 21. Antes da independência O iluminismo na América Criollos vs Metrópole.
Propostas para o Ano Santo da Misericórdia
Projeto CERVI-RS INTRODUÇÃO Descrevo aqui um projeto já existente que surgiu a partir de uma necessidade que como igreja enxergamos na comunidade onde.
PARA DESENTULHAR OS POÇOS DO PASSADO E DO PRESENTE PRECISO: ME CONSCIENTIZAR E DESEJAR A CURA. PRECISO DE MUDANÇA (RM 8.1) “AGORA, POIS, JÁ NENHUMA CONDENAÇÃO.
PROGRAMA DE APOIO E PROMOÇÃO DA FAMILIA S.O.S.AÇÃO PASTORAL PRIORIDADE Famílias em situação de vulnerabilidade: Fundamentadas na proposta do Fundador.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
LUMEN FIDEI Sobre a Fé. Capítulo I ACREDITAMOS NO AMOR(cf. 1 Jo 4, 16) Capítulo II SENÃO ACREDITARDES, NÃO COMPREENDEREIS (cf. Is 7, 9) Capítulo III TRANSMITO-VOS.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL ? A CAMINHADA A CAMINHADA Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho,
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se.
Um presente de família que ilumina nosso caminho e faz com que o carisma siga sendo atual.
Acolhimento e Inserção na Comunidade Diocese de Setúbal Jornadas Interdiocesanas de Catequistas Fátima – 21 e 22 Fevereiro 2009.
Século XIX: a independência das colônias latino americanas Faculdades Curitiba Curso de Relações Internacionais Professor Renato Carneiro.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
UMA TENTATIVA. RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
VAI E VEM 2016 Campanha Nacional de Ofertas para a Missão.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
II Guerra Mundial
Sofia de Melo Breyner Andresen nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919 e faleceu em Lisboa a 2 de Julho de Foi uma das mais importantes poetisas.
A. Condições de bem-estar familiar A família é reconhecida: Pelo estado; Pelos organismos internacionais; Pela sociedade civil;
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
BRICS Mário Alves Nº10 Maura Vaz Nº12 Soraia Faria Nº23 Telmo Valério Nº25 E. B. 2, 3 das Olaias Geografia 9ºC.
CAPÍTULO 45 – SEGUNDO REINADO: O PROBLEMA DA MÃO DE OBRA 1888 – Abolição da escravatura => Final de um processo de substituição da mão de obra escrava.
Dia da Bíblia Celebramos hoje o Dia da BÍBLIA. E o lugar privilegiado para ler e acolher a Palavra de Deus é a Comunidade na celebração dominical. A.
Evangelizar os pobres, curar os quebrantados de coração, dar vista aos cegos, por em liberdade os oprimidos, anunciar o ano aceitável do Senhor e ensinando.
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Europa Oriental É a parte menos desenvolvida do continente; Suas fronteiras foram definidas após a 1ª e 2ª Guerras Mundiais e ao fim da Guerra Fria ( ).
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
Construir novas formas de renovação das comunidades Pe. Érico Hammes e Dom Leomar Brusolin.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Vivemos num mundo em que a vida humana ficou transformada num grande comércio, onde tudo se compra e tudo se paga... Diante dessa realidade, muitos.
Jovens Mic A alegria de ser Cristão. Os Jovens MIC são jovens cristãos ligados à Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição (MIC, sediada no Santuário.
Os diferentes tipos de categorias de cristãos que dificultam a comunhão amorosa na igreja local Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 12/08/2009.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Nascer e morrer são os dois únicos acontecimentos garantidos de que se tem noticia, porque as pessoas nascem e morrem e ponto final, sem espaço para.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
COAP INFORMAÇÃO EM SAÚDE INDICADORES INDICADORES Florianópolis, Julho 2013 Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento SECRETARIA.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
CURSO DE DINÂMICA PARA LÍDERES FICHA DE INSCRIÇÃO – Favor preencher com letra legível Nome: ________________________________________________________Data.
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal Organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
Transcrição da apresentação:

A decisão de atender crianças órfãs da cidade de Münster fez nascer a Congregação das Irmãs da Divina Providência. A decisão de atender crianças órfãs da cidade de Münster fez nascer a Congregação das Irmãs da Divina Providência.

A Congregação foi fundada em Münster - Alemanha, dia 03 de novembro de 1842, pelo Padre Eduardo Michelis, com objetivo de acolher crianças órfãs pobres e abandonadas da época.

A Congregação no Brasil Em 1895 chegam as primeiras Irmãs da DP no Brasil, em Santa Catarina e iniciam seus trabalhos com Escolas.Em 1895 chegam as primeiras Irmãs da DP no Brasil, em Santa Catarina e iniciam seus trabalhos com Escolas. Em 1901, sobem a serra catarinense e chegam a Lages: Colégio e origem do Hospital.Em 1901, sobem a serra catarinense e chegam a Lages: Colégio e origem do Hospital. Em 1902, em Azambuja, iniciam com hospital, asilo de idosos e de doentes mentais.Em 1902, em Azambuja, iniciam com hospital, asilo de idosos e de doentes mentais. Em 1903, em Curitiba, iniciam a Escola Divina Providência.Em 1903, em Curitiba, iniciam a Escola Divina Providência.

Crescimento e expansão da Congregação Com o crescimento do número de Irmãs na Congregação, foram crescendo também as possibilidades de trabalhos. Na Holanda e Alemanha foram fundadas Escolas, Hospitais e casas para atendimento de crianças.

As OBRAS atuais da Congregação Indonésia: 10 Escolas 04 Policlínicas (Postos de Saúde) 01 Orfanato 01 Internato 01 Casa de Acolhida (gestantes cuja gravidez não é aceita pela família) 01 Cooperativa de Crédito com 3 filiais Alemanha: 2 Casas para Idosos África: Região de Malawi: 01 Hospital 02 Internatos Missão no Moçambique: 02 Internatos

Atualmente, estamos presentes em quatro Continentes: Europa ( Alemanha e Holanda), América ( Brasil, Paraguai, Bolívia e Aruba ), África ( Malawi e Moçambique ) e Ásia ( Indonésia, Timor Oeste e Timor Leste).

BRASIL BOLÍVIA PARAGUAI MOÇAMBIQUE MALAWI ALEMANHA HOLANDA INDONÉSIA

Florianópolis Porto Alegre Curitiba Cuiabá 1990 Minas 2002 Lageado – 1992 São Miguel do Oeste – 2004 Nordeste1998

Sede Geral: Münster/Alemanha

Capítulos Gerais  1988: Opção assumida como Releitura do Carisma “Interpeladas pelo grito de nossos irmãos e irmãs oprimidos em sua dignidade humana, nós, Irmãs da Divina Providência, queremos nos comprometer profética e solidariamente queremos nos comprometer profética e solidariamente com eles e elas em busca da libertação.”  Prioridades:  Dinâmica participativa em todos os níveis  Mulheres, jovens e crianças  Missionariedade

HORIZONTE da CONGREGAÇÃO A PARTIR do CAPÍTULO GERAL de 2005 “Nós, mulheres, Irmãs da Divina Providência, queremos viver o discipulado de iguais no seguimento de Jesus, em comunhão com toda criação, no caminho da realização do Reino de Deus, aqui e agora entre nós”.

Preparação para o Capítulo Geral de 2010 Tema e Fonte Iluminadora “Deus desdobra o céu como toldo e o estende como tenda que sirva para morar.” (Is 40, 22b)

“Aumente o espaço de sua tenda, ligeira estenda a lona, estique as cordas, finque as estacas. Não tenha medo.” (Is 54, 2 e 4a) (Is 54, 2 e 4a) Deus nos convida a recriar a vida, no Discipulado de Iguais, em comunhão com toda a criação, como espaço de transformação e de libertação.