ENERGIA ELÉTRICA Nossa visão das tendências para o setor de energia e serviços de utilidade pública www.pwc.com/utilities.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
PIB- Produto Interno Bruto
Fontes de energia Natureza e Sociedade.
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA UMA VISÃO DE SISTEMA José Mario Moraes e Silva
Energia e Mudança do Clima
Seminário Energia Nuclear pós-Fukushima
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
Rumo a um Brasil sustentável 2º Seminário Nacional MPE Brasil
Smart grid Infraestrutura nas instalações elétricas e o
Redes elétricas inteligentes - como desenvolver uma infraestrutura para o século 21 Greenpeace projeta mensagens a favor de uma revolução energética, baseada.
Reunião CTPIn - Março Agenda O que é o BNDES FEP? Principais Objetivos do Estudo Setores Modelo de Equilíbrio Geral Alumínio Cimento Siderurgia.
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
O RIO DE JANEIRO HOJE É O PRINCIPAL CENTRO PARA INVESTIMENTOS NA AMÉRICA LATINA. A percepção de segurança cresceu com o sucesso das UPPs, a retomada dos.
Perspectivas Globais da energia solar
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
O Rio no Centro da Solução das Inovações em Energia e Sustentabilidade Rio, Capital da Energia Dezembro de 2009.
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
ENERGIA NUCLEAR NA MATRIZ BRASILEIRA GESEL Rio de Janeiro, setembro de 2014.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Bruno Rieger Salzano Édio Serafim Filho Pedro F. Angelini Thiago Pessuto Barboza Virgínia Nehmi Vitor Nagata.
Treinamento do SINERCOM
Planejamento Organizacional Integrado
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Evolução da População Mundial
Produção Econômica da América Latina – parte II
Energy Storage for Sustainable Development
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Origens e bases do mundo global.
Ambiente Natural do Marketing
INVISTA NO CANADÁ.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação Getúlio Vargas e CFO magazine 1 Perspectivas de Negócios na América Latina.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Energia Mundial. Desenvolvido por: As ferramentas de última geração de Interativo Climático ajudam as pessoas a ver o que funciona para resolver os maiores.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
População mundial: cidades e consumo
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

ENERGIA ELÉTRICA Nossa visão das tendências para o setor de energia e serviços de utilidade pública

PwC Conteúdo Seção 1 Energia e serviços de utilidade pública– evolução ou revolução? Como as mudanças do mercado impactam as empresas de energia e serviços públicos? Seção 2 Principais fatores de mudança: 1. Guerra por recursos naturais; 2. Alterações demográficas; 3. Mudança social e de comportamento; 4. A ascensão e a interdependência dos mercados emergentes; 5. Impacto de novas tecnologias. 2 Maio de 2013 Energia e serviços de utilidade pública

PwC Seção 1: Energia e serviços de utilidade pública– evolução ou revolução? 3 Maio de 2013 Energia e serviços de utilidade pública

PwC Como será a indústria de energia e serviços de utilidade pública em 2050? Ninguém sabe a resposta para essa pergunta, mas pensando nas questões chave, tendências e fatores que impactam a indústria, podemos iniciar a conversa sobre para onde a indústria está indo e o que irá influenciar sua direção. As mudanças que estão por vir para as empresas de energia e serviços de utilidade pública são potencialmente significativas (novas tecnologias, diferentes formas de geração, distribuição, armazenamento e uso de energia elétrica). Os desafios são igualmente grandes. O desenvolvimento de enquadramentos políticos efetivos e a atração de investimentos adequados continuam sendo incertezas a serem enfrentadas pelo setor. Até que sejam resolvidas, sistemas de energia terão o desafio de lidar com a enorme escala de crescimento da demanda que vem pela frente. Energia limpa e a descarbonização da geração de eletricidade serão fundamentais nos esforços para reduzir o aquecimento global. Questões como a acessibilidade de energia, segurança do abastecimento e da eficiência energética poderão ter maiores impactos positivos ou negativos sobre o próprio setor e o cenário econômico mais amplo nas próximas décadas. 4 Maio de 2013 Energia e serviços de utilidade pública

PwC Energia e serviços de utilidade pública– evolução ou revolução? Passado Empresas de energia e serviços de utilidade pública eram atores locais, principalmente Reservas convencionais de gás eram abundantes e acessíveis Combustíveis fósseis convencionais, como carvão e gás, dominaram o mercado de geração de energia Energia nuclear era uma tecnologia preferida por não ter emissões de CO 2 Futuro – isso pode acontecer? Fornecimento de energia à população está na agenda de todos os governos - aumento no Estado em mercados locais? Poderia o gás xisto causar impactos ambientais, o que no futuro, colocaria em risco os investimentos feitos? Será que tecnologias como CCS se tornarão economicamente viáveis e difundidas? Outro "Fukushima" ou um avanço tecnológico poderão significar o fim ou o recomeço da energia nuclear? As preocupações ambientais eram relativamente pequenas Avanços tecnológicos poderão reduzir os GEE não apenas a níveis do século 20, mas, eventualmente, para uma futura emissão zero? Alguns projetos pioneiros em energia eólica e solar estavam a caminho Será que as energias renováveis ​​ se tornarão competitivas sem subsídios governamentais mais cedo do que pensamos? Uma base de talentos na indústria desdá mão de obra qualificada para o gerenciamento Automação e robôs poderão substituir alguns dos efetivos necessários, diminuindo a guerra por talentos? Eficiência energética estava mais ou menos fora da agenda Eficiência energética – um novo combustível? Presente Globalização do mercado de energia e serviços de utilidade pública Nova tecnologia, como gás de xisto, na geração de energia Pressão para não utilização do carvão devido as mudanças climáticas, mas mesmo assim é o combustível mais abundante. Pós Fukushima, alguns países proíbem geração de energia nuclear, mas outros continuam a investir Mudanças climáticas e crescente enfoque nos impactos ambientais da indústria de energia. As energias renováveis são parte do mix global de energia Envelhecimento da força de trabalho ameaça a produtividade e a capacidade de crescer das empresas– guerra por talentos Os países desenvolvidos veem eficiência energética como um modelo para reduzir custos. Seção 1: Energia e serviços de utilidade pública– evolução ou revolução? Consumidor tem papel periférico na cadeia de valor Redes inteligentes fazem com que o consumidor seja um ator ativo. Cidades inteligentes emergem. O escopo do setor é transformado enquanto cidades inteligentes lideram a convergência das indústrias 5 Maio de 2013 Energia e serviços de utilidade pública

PwC Demanda global de energia será cerca de 30% maior em 2040, em relação a 2010 Em 2040, a geração de energia elétrica será responsável ​​ por mais de 40% do consumo global de energia. A demanda por gás natural vai aumentar em mais de 60% em 2040, ultrapassando a demanda por carvão e ocupando segundo lugar, atrás apenas do petróleo. O crescimento da demanda de energia irá desacelerar como as economias maduras, a eficiência acelera e a população crescerá moderadamente. Após atingir o ápice, a demanda por carvão irá diminuir, em parte por causa das políticas para redução de emissões de GEE. Os ganhos de eficiência pela economia de energia e uso de tecnologia irão moderar o crescimento da demanda e reduzir as emissões. As Emissões de CO 2 relacionadas com energia estão em um nível recorde, enquanto a indústria de energias renováveis ​​ está sob pressão. 6 Maio de 2013 Energia e serviços de utilidade pública Os sintomas da insustentabilidade do sistema persistem - 1,4 mil milhões de pessoas ainda estão sem eletricidade. Petróleo, gás e carvão continuarão a ser os combustíveis mais utilizados, cerca de 80% do consumo total de energia em O que o futuro reserva para o setor de energia e serviços e utilidade pública? Seção 1: Energia e serviços de utilidade pública– evolução ou revolução? Sources: ExxonMobil’s 2040 and IEA 2012 vision

PwC Seção 2: Principais fatores de mudança 7 Maio de 2013 Energia e serviços de utilidade pública

PwC Visão geral dos cinco fatores globais de mudança A demanda por energia deverá aumentar em 30-40% até 2030, e consumo de água em 50%. No entanto, 1,4 bilhões de pessoas não têm acesso à energia elétrica (principalmente na África Subsaariana e na Ásia). Guerra por recursos naturais A crescente demanda por recursos naturais e o impacto das alterações climáticas são uma preocupação crescente da economia 1 O crescimento da população continuará a impulsionar a demanda por energia de todos os tipos. Alterações demográficas Com uma população mundial que recentemente ultrapassou 7 bilhões, a evolução demográfica é um elemento-chave em todos os setores. 2 Essas mudanças tem um impacto profundo através de aplicações de energias inteligentes, com uma mudança do papel do consumidor na cadeia de valor, de uma posição periférica para uma central. Mudança social e de comportamento O comportamento dos indivíduos e das comunidades está mudando como resultado do impacto combinado da urbanização, do aumento da riqueza pessoal, da migração e da comunicação digital. 3 Essas regiões detêm mais de 50% das reservas globais de gás e são os mercados de crescimento futuro. Ascensão e interdependência dos mercados emergentes As oportunidades se estendem a América do Sul, África, Ásia e Oriente Médio. Estas regiões apresentam crescimento do mercado consumidor, das capacidades produtivas e de acesso ao trabalho. Também possuem 78% dos fundos soberanos do mundo 4 Avanços tecnológicos no setor, como gás de xisto, CCS, energias renováveis ​​ sem subsídios terão um impacto profundo sobre o nosso futuro. Impacto de novas tecnologias Durante os últimos 200 anos, a tecnologia mudou a sociedade de maneiras imprevisíveis. 5 Seção 2: Principais fatores de mudança Fatores globaisO que isso significa para o setor? 8 Maio de 2013 Energia e serviços de utilidade pública

PwC Fator de mudança nº 1: Guerra por recursos naturais 1 9 Maio de 2013 Energia e serviços de utilidade pública

PwC O que isso significa para o setor? Fornecimento - Petróleo, gás e carvão atualmente são responsáveis por 87% da energia consumida no mundo e essa participação deve cair para 75% em As reservas provadas de petróleo e gás continuam crescendo, mas a taxa de crescimento está diminuindo. Demanda - A demanda global por energia deverá crescer em 30-40% entre 2010 e 2030, impulsionada em grande parte pelo crescimento econômico na região da Ásia-Pacífico. - Edifícios eficientes em termos de energia, de processos industriais e de transporte poderiam reduzir as necessidades de energia projetadas para 2050 em um terço, segundo a IEA. Gás de xisto e energias renováveis - Gás de xisto é cada vez mais uma importante fonte de abastecimento futuro de gás. - Fontes alternativas de energia estão sendo desenvolvidas, mas ainda há a previsão de que a hídrica e a eólica serão responsáveis por 75% da oferta de energia renovável até A mudança para fontes alternativas irá impulsionar o preço da energia, até que avanços tecnológicos possibilitem a redução dos custos de produção da energia eólica, solar, etc. Nuclear - A energia nuclear teve um rápido crescimento entre 1970 e 1990, principalmente nos países ocidentais. No entanto, foi suspensa em alguns países, pós-Fukushima. - Prevê-se que 75% do aumento da energia nuclear será impulsionado pelo crescimento da Ásia-Pacífico. Água para energia - A geração de energia é um sector de uso intenso de água. Muitas questões, especialmente nas regiões de baixo acesso à água como a África e Oriente Médio, impactam os custos de eletricidade. Acesso à água para geração, de refrigeração do reator, a dessalinização da água - só para citar alguns problemas relacionados com a alimentação e setor. A necessidade de água no setor de energia irá crescer, tornando a água um critério cada vez mais importante para avaliar a viabilidade de projetos de energia. Seção 2: Principais fatores de mudança – Guerra por recursos naturais 10 Maio de 2013 Energia e serviços de utilidade pública

PwC Source: IEA World Energy Outlook 2012, New Policies Scenario 11 Maio 2013 Eficiência Energética: uma nova fonte de energia? A sede por água para energia! Cerca de 18% da água usada globalmente vai para a geração de energia (termicas carvão e nuclear respondem por quase 85% desse consumo). Água será um critério importante para avaliar a viabilidade de projetos de geração de energia em um futuro próximo. O aquecimento global pode frear o consumo de carvão em Países restritivos a emissões de CO2, isso pode gerar uma fuga e um subproduto energético.

PwC Fator de mudança nº 2: Alterações demográficas 2 12 Maio 2013

PwC O que isso quer dizer para Energia e serviços de utilidade pública? Demografia é um motor importante da demanda de energia global. Com o crescimento contínuo da população até 2050 na Ásia, África, América Latina, América do Norte e Oceania e se estáveis ​​ ou em declínio na Europa, é possível prever onde a demanda de energia virá. Prevê-se que, depois de 2035, entre 7 e 8 bilhões de pessoas viverão em países em desenvolvimento. Para o setor de Energia Elétrica, será um enorme desafio para atender a essa crescente demanda, no pano de fundo o fato de que, em 2013, cerca de 1,4 bilhão de pessoas ainda não têm acesso à energia elétrica (principalmente na África Subsaariana e na Ásia). Urbanização anda de mãos dadas com o crescimento demográfico. Em 2050 dois terços da população mundial viverá em áreas urbanas. As megacidades estão surgindo colocando novos desafios para governos e provedores de serviços públicos. 13

Forças por trás da demanda global de energia Crescimento Populacional Urbanização Aumento PIB (PIB Global em trilhões US$)

PwC Fator de mudança nº 3: Mudança social e de comportamento 3 15 Maio 2013

PwC O que isso quer dizer para Energia e serviços de utilidade pública? Urbanização e riqueza global pode contribuir para o aumento da demanda de recursos naturais O papel de um cliente na cadeia de valor de energia está mudando - de um usuário de energia passiva para um consumidor de energia pró-ativa Em muito breve o cliente irá decidir, quando comprar a energia, qual o fornecedor, a que preço, as fontes de geração e etc. Isso transformará o relacionamento das empresas de serviços públicos com seus clientes, e também o papel dos Governos nessa relação A indústria de energia e serviços públicos devem esforçar-se para melhorar a sua imagem pública e reduzir o ceticismo através de programas de educação pública e abordar as preocupações sobre segurança e impacto ambiental 16

PwC Fator de mudança nº 4: Ascensão e interdependência dos mercados emergentes 4 17 Maio 2013

PwC Aumentos na demanda de energia e geração de energia elétrica Até 2035 a demanda de energia acumulada de Oriente Médio, África, Índia, Brasil e China representará cerca de 50% da demanda de energia global. 18 Em 2035, cerca de 46% da eletricidade global será gerada pelo Oriente Médio, África, Índia, Brasil e China. Source: BP Statistical Review 2012

PwC Fator de mudança nº 5: Impacto de novas tecnologias 5 19 Maio 2013

PwC 2000 – present Os últimos 400 anos têm visto um aumento no desenvolvimento tecnológico 1650 – – – – – – – Bateria 1903 Avião 1939 Computador elétrico 1859 Motor de combustão interna 1698 Motor a vapor 1879 Lampada 1829 Locomotiva 1834 Motor elétrico 1942 Reator nuclear 1784 Lamparina 1842 Refrigerador 1876 Telefone 1923 Televisão 1889 Carro Sources: Encyclopaedia Britannica; PwC analysis 1650 – hoje Revolução industrial (c. 1760–1850) 1954 Celula solar 1991 Energia eólica offshore 1990s Volta do carro elétrico (interesse) 1998 Fracionamento a agua 1885 Motor de corrente alternada 2000 CCS 2005 Smart grid 20

PwC O sistema é unidirecional, onde um é fornecedor e outro consumidor Sistemas que se comunicam – consumidor pode virar fornecedor Fornecimento de energia Smart Energy Consumer Prosumer - + Smart grid Inovação Geração centralizada Casa inteligente s eMobility Medidor automático Infra- Estrutura 21 Que impacto a tecnologia tem sobre a indústria de energia?

O termo “PwC” refere-se à rede (network) de firmas membro da PricewaterhouseCoopers International Limited (PwCIL) ou, conforme o contexto determina, a cada uma das firmas membro participantes da rede da PwC. Cada firma membro da rede constitui uma pessoa jurídica separada e independente e que não atua como agente da PwCIL nem de qualquer outra firma membro. A PwCIL não presta serviços a clientes. A PwCIL não é responsável ou se obriga pelos atos ou omissões de qualquer de suas firmas membro, tampouco controla o julgamento profissional das referidas firmas ou pode obrigá-las de qualquer forma. Nenhuma firma membro é responsável pelos atos ou omissões de outra firma membro, nem controla o julgamento profissional de outra firma membro ou da PwCIL, nem pode obrigá-las de qualquer forma. Muito Obrigado! Nossos contatos: