Combustível Renovável de Aviação Paulo Kakinoff | 07 de Julho, 2015 Programa GOL para Descarbonização das Operações Recife | 07 de Julho, 2015.

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Combustível Renovável de Aviação Paulo Kakinoff | 07 de Julho, 2015 Programa GOL para Descarbonização das Operações Recife | 07 de Julho, 2015

Histórico Primeira estruturação ocorre como decorrência da ICAO’s Rio+20 Global Initiative. Jun/2012 Voo experimental na Rio+20 Jun/2013 Resolução ANP 20 (atual 63) Ago/2013 Formalização da Plataforma Brasileira Bioquerosene Out/2013 Primeiro voo comercial com Bioquerosene do Brasil Dez/2013 Entendimentos Plataforma Gaúcha de Bioquerosene Jun/2014 Formalização da Plataforma Mineira de Bioquerosene Jun/2014 Copa Verde 360+ voos com Bioquerosene Set/2014 Primeiro voo Internacional com Bioquerosene (SIP)

Requisitos GOL para o Bioquerosene Certificado ASTM e ANP. Sustentável (aderente à RSB). Custo compatível ao do fóssil. Requisitos GOL para o Bioquerosene Certificado ASTM e ANP Sustentável (aderente à RSB) Custo compatível ao do fóssil

Estratégia da GOL Crescimento neutro das emissões da GOL a partir de 2020 (metas IATA). Criação de um marco regulatório Brasileiro para renováveis de aviação. Abordagem multi matéria prima e multi processo. Desenvolvimento regional sustentável, com cadeias de valor altamente integradas. Acordos de off take de produção, com garantia dos requisitos.

Acordos Firmados Nanum Nanotecnologia S.A. fará desenvolvimento de planta piloto de ton/ano até Comissionamento de planta operacional de ton/ano até 2020 na área metropolitana de Belo Horizonte. Processamento de lipídeos: macaúba, OGR, sebo animal, camelina e pinhão manso. Tecnologia Greasoline, spin-off da Fraunhofer UMSICHT. MoU (memorando de entendimento) assinado em junho de Unidade já comissionada, operando em Brotas (SP). Produção de diesel verde e bioquerosene de cana de açúcar. Capacidade aproximada de ton/ano. Processo já certificado (SIP). GOL e Amyris buscam soluções de compatibilidade de custo ao fóssil. MoU (memorando de entendimento) assinado em outubro 2013.

Objetivos Operações regulares com combustível renovável. Utilização de mistura de diesel verde (pendente de certificação) em nossas operações. Busca de mais parcerias regionais para produção de renovável, com eficiente logística e produção de biomassa. Olimpíadas como demonstração da capacidade de utilização de combustíveis renováveis na aviação regular de origem nacional. Redução da pegada de carbono (descarbonização) de nossas operações.

Plataforma Mineira de Bioquerosene Conceito da fazenda até a asa do avião Biomassa Lipídeos: macaúba, também Camelina, Pinhão Manso, OGR e soja Extrativismo, agricultura familiar e agronegócio Recuperação de APPs, RLs e matas ciliares do Rio São Francisco Concilia energia renovável e mitigação mudanças climáticas Alta integração. Busca do custo compatível ao do combustível fóssil Tecnologia de conversão de alto yeld, flexível e escalável Parcerias públicos-privadas e contratos diretos entre as partes

Plataforma Pernambucana de Bioquerosene Conceito da fazenda até a asa do avião Biomassa Açucares e Lipídeos: cana de açúcar e macaíba Extrativismo, agricultura familiar e agronegócio Recuperação de APPs, RLs e matas ciliares do Rio São Francisco Concilia energia renovável e mitigação mudanças climáticas Alta integração e busca do custo compatível ao do combustível fóssil Múltiplas tecnologia de conversão. Otimização Logística. Parcerias públicos-privadas e contratos diretos entre as partes

Reflorestar para descarbonizar Potencial de 12 milhões de hectares de floresta para COP 21 Paris