E-SUS AB no contexto do PSE outubro 2013. Entendendo o e-SUS AB...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Advertisements

Plano de Desenvolvimento do e-SUS AB
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Guia de referência para utilização do autorizador.
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Programa Saúde na Escola Oficina de Fortalecimento da Vigilância Alimentar e Nutricional.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
CONCEITOS IMPORTANTES
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Reunião Santa Catarina
E-Saúde e o SUS Reestruturação dos sistemas de informação em saúde do MS em busca de um SUS eletrônico: Cartão Nacional de Saúde e-SUS Hospitalar e-SUS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
EAN – EDUCACAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SC.
SISAB e e-SUS AB.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Guia de Referência para Fornecedores Visão Fornecedor.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Governo de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Sistema Único de Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Superintendência de Planejamento.
Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN O Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN foi idealizado para racionalizar o.
Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência em Santa Catarina.
e-SUS AB no contexto do PSE
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
GESTÃO DO PAIF.
Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º CICLO Amazonas, maio de 2016.
E-SUS Santa Catarina.
Carlos Alberto Vale da Costa
Informações gerais DAB Abril/2014. PMAQ  Avaliação Externa: UF Estrato 1Estrato 2Estrato 3 Nº de Equipe Equipes Avaliadas % Nº de Equipe Equipes Avaliadas.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
DAB e-SUS Atenção Básica
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DIRETORIA ENSINO – REGIÃO DE DIADEMA Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula Abril/2012.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Ministério da Educação Ministério da Saúde Ministério da Educação Março 2013.
Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição / Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Agosto/2014 PROGRAMA DE.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Operações no Sistema e-Contas da Responsabilidade das Unidades Técnicas Maio/2015.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO Diretoria de Ensino da Região de Limeira Centro de Informações Educacionais Núcleo de Gestão da Rede.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Através de seu login e senha, você terá acesso a uma variedade de produtos e serviços disponíveis para atender sua necessidade. Guia Rápido Como fazer.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
MATRÍCULAS 2012/2013 CRONOGRAMA DETALHADO. AGOSTO Elaboração e aprovação dos cronogramas para processo de matrícula Elaboração e aprovação dos cronogramas.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
 É o sistema que gerencia todas as informações do curso (cadastros, notas, certificados, numero de turmas e módulos por município, etc)  Numa tradução.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Lucynara Barros Rocha Orientadora: Lenise Patrocínio Pires Cecílio
Transcrição da apresentação:

e-SUS AB no contexto do PSE outubro 2013

Entendendo o e-SUS AB...

e-SUS AB no Ministério da Saúde SUS eletrônico: Visa à reestruturação dos sistemas de informação do SUS em busca de um SUS eletrônico: informatizar os processos de trabalho garantir um fluxo de informações otimizar a gestão do cuidado, dos serviços e das redes de atenção à saúde

Estratégia e-SUS AB: Contextualização Qualificação da Atenção Básica PMAQ Requalifica UBS Telessaúde Brasil Redes Financiamento Provimento e Fixação e-SUS AB Informati- Informati-zação NASF Consultório na Rua Academia da Saúde PSE Saúde Bucal

e-SUS AB/SISAB x SIAB SIAB: Sistema de Informação DA Atenção Básica: – Gerenciamento das informações obtidas por meio da ESF – Várias fichas retrabalho no preenchimento SISAB: Sistema de Informação em Saúde PARA a Atenção Básica – Portaria 1.412, 10 de julho de 2013

Estratégia e-SUS AB - Visão Geral Estratégia e-SUS AB Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica Ferramentas CDS e PEC

Estratégia e-SUS AB – Avanços

e-SUS AB/SISAB e-SUS AB Coleta de Dados Simplificada (CDS) Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) SISAB

MAS E O PSE? ONDE ENTRA NESSA HISTÓRIA?

Estratégia e-SUS AB – Ofertas Todas ações desenvolvidas pelas equipes de atenção básica deverão ser registradas no E-SUS/AB.

Componente I Avaliação das condições de saúde e-SUS AB e PSE Monitoramento pelo e-SUS AB CDS Avaliação antropométrica Saúde ocular Agravos de saúde negligenciados e doenças em eliminação Desenvolvimento de linguagem Acuidade auditiva Imunização – verificação da situação vacinal Saúde bucal – promoção e avaliação Ações essenciais Ações optativas

e-SUS AB e PSE LINHA DE AÇÃO/ TEMA NÍVEL DE ENSINO ESSENCIALAÇÃO META PACTUADA/UNIDADE DE MEDIDA PERIDODICIDADEREGISTRO Avaliação antropométrica CrecheSIM Realizar avaliação do estado nutricional por meio da antropometria, utilizando o Índice de Massa Corporal (IMC) Todos os educandos dos níveis de ensino pactuados avalidados no período de 12 meses 2x/ano 20 - Antropometria E-SUS/AB Pré-EscolaSIM1x/ano EF/ EM/ EJASIM1x/ano Verificação da situação vacinal CrecheSIM Realizar a verificação da situação vacinal dos educandos e direcionar educando para atualização na rede de saúde Todos os educandos dos níveis de ensino pactuados avalidados no período de 12 meses 2x/ano Imunização (versão 2.0) E-SUS/AB Pré-Escola/ EF/ EM/ EJA SIM 1x/ano Saúde BucalTodosSIM Promover e avaliar o estado de saúde bucal dos educandos e identificar os educandos com necessidade de cuidado em saúde bucal Avaliação e identificação dos educandos com necessidade de cuidado em saúde bucal Todos os educandos dos níveis de ensino pactuados avalidados no período de 12 meses 1x/ano15 - Saúde Bucal E-SUS/AB De acordo com o critério da equipe, conforme avaliação de saúde bucal realizada 02 - Aplicação tópica de flúor E-SUS/AB Aplicação Tópica de Flúor Escovação Dental Supervisionada (direta e indireta) 2x/ano (direta). 09 -Escovação dental supervisionada E-SUS/AB Saúde Ocular CrecheSIM Realizar verficação com os pais se a criança realizou triagem ocular (" teste do olhinho") na maternidade ou na UBS e anotar o resultado. Verificar se as crianças que apresentarem teste alterado foram encaminhadas para diagnóstico. Todos os educandos dos níveis de ensino pactuados avalidados no período de 12 meses 2x/ano 03 -Acuidade visual E-SUS/AB Pré-escola SIM 1x/ano EF/EM/EJASIMRealizar teste de Snellen 1x/ano Saúde Auditiva CrecheNÃO Verificar com os pais ou responsáveis se a criança realizou triagem auditiva ("teste da orelhinha") na maternidade e anotar o resultado. Todos os educandos dos níveis de ensino pactuados avalidados no período de 12 meses 1x/ano Acuidade auditiva (versão 2.0) E-SUS/AB 1x/ano pré-escola/ EF/EM/EJA NÃO Identificar educandos com possíveis sinais de comprometimento auditivo Desenvolvimento de Linguagem pré-escola/ EF/EM/EJA NÃO Identificar educandos com possíveis sinais de alterações de linguagem oral e escrita, tais como trocas fonéticas/fonológicas na fala e grafêmicas na escrita, alterações no fluxo da fala - gagueira, alterações na qualidade vocal. Todos os de educandos dos níveis de ensino pactuados avalidados em 12 meses 1x/ano Desenvolvimento de Linguagem (versão 2.0) E-SUS/AB Identificação de possíveis sinais de agravos de saúde negligenciados e doenças em eliminação EF/EM/EJANÃO Observar possíveis sinais de doenças negligenciadas e em eliminação prevalentes na região (hanseníase, tuberculose, malária,esquistossomose,geohelmintiases,tracoma) considerando indicadores epidemiológicos locais e propor medidas de controle e eliminação. Todos educandos do ensino fundamental pactuados avalidados em 12 meses 1x/ano 19 - Doenças em Eliminação (versão 2.0) E-SUS/AB

e-SUS AB e PSE LINHA DE AÇÃO/ TEMA NÍVEL DE ENSINO ESSENCIALAÇÃO META PACTUADA/UNIDADE DE MEDIDA PERIDODICID ADE REGISTRO Ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável CrecheSIMFortificação com micronutrientes Todos os educandos dos níveis de ensino pactuados avalidados em 12 meses 2x/ano (2ciclos de fortificação de 2 meses com intervalo de 4 meses entre os ciclos) SIMEC TodosSIM Educação Alimentar e Nutricional na perspectiva da promoção da alimentação e modos de vida saudáveis Participação de todos os educandos dos níveis de ensinopactuados em 12 meses Contínua SIMEC Promoção da cultura de paz e Diretos Humanos pré- escola/ EF/ EM/ EJA SIM Realizar atividades lúdicas de estímulo à solidariedade, cooperação e de prevenção de acidentes de trânsito Participação de todos os educandos dos níveis de ensino pactuados em 12 meses ContínuaSIMEC Saúde Mental todosSIM Criação de grupos intersetoriais de discussão de ações de saúde mental no contexto escolar, em articulação com o GTI municipal Todas as escolas e equipes pactuadas no município com Grupos de famílias solidárias constituídos em 12 meses Grupo implantado SIMEC creche e pré- escola NÃO Criação de grupos de famílias solidárias para encontro e troca de experiência, com mediação da creche/escola e saúde SIMEC EF/ EM/ EJA NÃO Criação de grupos entre pares para fomento e estímulo ao protagonismo infanto juvenil a partir de manejo de conflitos no ambiente escolar SIMEC SPE: educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/aids EF/ EM/ EJA SIM Realizar atividades abordando as temáticas da saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais no cotidiano escolar Todos educandos pactuados com participação das atividades em 12 meses Contínua SIMEC Formar jovens multiplicadores para atuarem entre pares nas temáticas envolvendo saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/aids Todos jovens multiplicadores formados dentre os pactuados em 12 meses ContínuaSIMEC SPE prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas EF/ EM/ EJA SIM Realizar atividades no cotidiano escolar abordando a temática dos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas Todos educandos que pactuados com participação na atividade em 12 meses Contínua SIMEC

Prevenção de acidentes TODOSNÃO Realizar mapeamento na escola das situações de risco de acidentes Todas as escolas pactuadas com o mapeamento realizado em 12 meses ContínuaSIMEC Saúde Ambiental pré- escola/ EF/ EM/ EJA NÃO Realizar atividades de sensibilização, responsabilização e intervenção do cuidado consigo mesmo e com o ambiente escolar Todos os educandos pactuados com participação das atividades em 12 meses ContínuaSIMEC Práticas Corporais e Atividade Física pré- escola/ EF/ EM/ EJA NÃO Oferecer práticas corporais, de atividade física e lazer orientadas, relacionadas à realidade da comunidade, incluídas no cotidiano escolar Todos os educandos pactuados com participação das atividades em 12 meses ContínuaSIMEC LINHA DE AÇÃO/ TEMA NÍVEL DE ENSINO ESSENCIALAÇÃO META PACTUADA/UNIDADE DE MEDIDA PERIDODICID ADE REGISTRO

e-SUS AB e Semana Saúde na Escola Semana Saúde na Escola: Portaria GM MS 1.302, será avaliado o envio mensal de 13/08/13 até julho/2014, no e- SUS e SIMEC das ações referentes à Semana Saúde na Escola. O valor será repassado ao município de acordo com a quantidade de equipes que realizaram as ações. C ADA EQUIPE SERÁ CONTABILIZADA APENAS UMA VEZ. PSE 2013: Portaria Interministerial nº 1.413, de 10/06/13. Os dados informados pelo trabalho no PSE serão avaliados no E-SUS (componente I) e no SIMEC (componentes II e III). O repasse financeiro será efetuado conforme cobertura de educandos que participaram das ações essenciais pactuadas nos Termos de Compromisso.

e-SUS AB e PSE IMPLANTAÇÃO DO e-SUS AB Instalação CDS Importação CNES Instalação do centralizador PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação ENVIO DOS DADOS Exportar dados do CDS Importar dados no PEC / Centralizador

CENÁRIOS DE IMPLANTAÇÃO CENÁRIO 1 - Somente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem computadores, e a velocidade de conexão à internet é bastante limitada

CENÁRIOS DE IMPLANTAÇÃO CENÁRIO 2 - Somente a SMS tem computador e internet. As UBS têm computador sem acesso à internet e podem digitar os dados direto na unidade

CENÁRIOS DE IMPLANTAÇÃO CENÁRIO 3 - A SMS e as UBS têm computador e internet, mas a conexão com a internet é limitada

Para instalar o CDS: – Baixar o sistema no site eudo=download eudo=download IMPLANTAÇÃO DO e-SUS AB Instalação CDS Importação CNES Instalação do centralizador

ATENÇÃO!!! IMPLANTAÇÃO DO e-SUS AB Instalação CDS Importação CNES Instalação do centralizador

Após a instalação, abrir o programa. Essa é a tela inicial: IMPLANTAÇÃO DO e-SUS AB Instalação CDS Importação CNES Instalação do centralizador.

IMPLANTAÇÃO DO e-SUS Instalação CDS Instalação PEC – centralizador. IMPLANTAÇÃO DO e-SUS AB Instalação CDS Importação CNES Instalação do centralizador.

A importação do CNES deve ser o primeiro passo a ser realizado no sistema CDS – Coleta de Dados Simplificada: – Ocorre a importação das informações dos profissionais, número de referência na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e respectivas lotações nas unidades de saúde do município. Somente após a importação poderão ser digitados os registros das atividades coletivas. IMPLANTAÇÃO DO e-SUS AB Instalação CDS Importação CNES Instalação do centralizador

Na página inicial, clique no ícone no canto superior esquerdo. IMPLANTAÇÃO DO e-SUS AB Instalação CDS Importação CNES Instalação do centralizador

Escolher o arquivo. Clicar em “ABRIR”. Aguardar a importação. PRONTO! AGORA O CDS JÁ ESTÁ PRONTO PARA SER USADO! IMPLANTAÇÃO DO e-SUS AB Instalação CDS Importação CNES Instalação do centralizador

IMPLANTAÇÃO DO e-SUS AB Instalação CDS Importação CNES Instalação do centralizador

O sistema está pronto para receber os dados das fichas. Mas... O envio das informações para a Base Nacional depende de uma outra instalação: o centralizador. Essa função, hoje, está inserida no software PEC, no entanto será utilizado não como o prontuário eletrônico em si, mas como um CENTRALIZADOR e TRANSMISSOR dos dados do município. IMPLANTAÇÃO DO e-SUS AB Instalação CDS Importação CNES Instalação do centralizador

Onde for instalar o centralizador (Município): – Baixar o sistema no site: o=download IMPLANTAÇÃO DO e-SUS AB Instalação CDS Importação CNES Instalação do centralizador

IMPLANTAÇÃO DO e-SUS Instalação CDS Importação CNES Instalação PEC – centralizador. Cartilha – guia rápido de instalação do PEC

Sistema de Controle de Uso do e-SUS Aqui, o gestor vai definir quem será(ão) o(s) responsável(is) pelas instalações dentro do Município. Esse(s) CPF cadastrados que serão informados para gerar a(s) contra- chave(s) da(s) instalação(ões).

e-SUS AB e PSE PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação

PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação A ficha utilizada no PSE será a FICHA DE ATIVIDADE COLETIVA

Cada ação do PSE será preenchida em uma ficha em separado. Exemplo: PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação ESCOLA LEGAL Monitoramento pelo e-SUS AB CDS Avaliação antropométrica Saúde ocular

Cabeçalho: PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação Campo INEP: preencher quando a atividade for realizada na escola ou creche. Inserir números válidos, que serão comparados com o INEP das escolas selecionadas no sistema de adesão. O primeiro profissional cadastrado aqui deve ser o responsável pela atividade, correspondendo aos dados no rodapé da ficha *. *

Bloco Atividade de Reunião: – Para atividades internas da equipe/entre equipes/intersetorial. PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação Atenção para a legenda!

Bloco de Atividade de Atenção à Saúde: – Para atividades coletivas/atendimentos em grupo/avaliação e procedimento coletivo. PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação Escolha o tipo de atividade

Ações essenciais que serão monitoradas via e-SUS: como preencher Avaliação Antropométrica Atividade: Avaliação/ Procedimento Coletivo Tema/Práticas para Saúde: 20 – Antropometria Verificação do Calendário Vacinal Atividade: Atividade Coletiva Tema/Práticas para Saúde: Imunização* *Disponível na próxima versão do e-SUS Saúde Bucal Atividade: Avaliação/ Procedimento Coletivo Tema/Práticas para Saúde: 15 – Saúde Bucal / 02 – Aplicação Tópica de Flúor / 09 – Escovação Dental Supervisionada* * Para cada ação realizada será selecionada uma opção de tema e preenchida uma ficha Saúde Ocular Atividade: Avaliação/ Procedimento Coletivo Tema/Práticas para Saúde: 03 – Acuidade Visual

Público Alvo: PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação Escolha o público alvo. Cada opção corresponde a um nível de ensino. Para cada nível, deve ser preenchida uma ficha diferente.

Práticas/ Temas para Saúde: PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação Atenção!!! -PSE: Marcar apenas uma opção de tema! -Semana Saúde na Escola: Além de selecionar o tema correspondente à ação (apenas uma opção), deve ser marcada a opção 18-Semana Saúde na Escola

PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação Bloco de Fechamento: Deve ser o mesmo número do 1º profissional listado no cabeçalho Da unidade de saúde responsável pela atividade. Da equipe de saúde responsável pela atividade. Participantes que efetivamente compareceram à atividade programada. Nº de educandos com alteração na avaliação (quando houver)

PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação Obrigatório para: - Antropometria - todos educandos devem ser identificados no verso com o maior número de informações possíveis. - Demais ações em que forem identificadas alterações (sinais de alteração da situação de saúde, não realização de testes do olhinho/orelhinha ou calendário vacinal desatualizado). Fica a critério da gestão local o preenchimento das informações de todos os educandos, pois essa atitude pode conferir maior qualidade na gestão do cuidado. Ficha de Atividade Coletiva – verso / folha 2

PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação

PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação

PREENCHIMENTO E DIGITAÇÃO DAS FICHAS Preenchimento Digitação Preenchimento intuitivo Campos estruturados como na ficha * Indica campo obrigatório!

ENVIO DOS DADOS Exportar dados do CDS Importar dados no centralizador

DESTINO DOS DADOS CDS EXPORTAR DADOS ENVIO DOS DADOS Exportar dados do CDS Importar dados no centralizador

ENVIO DOS DADOS Exportar dados do CDS Importar dados no centralizador Após preenchimento das fichas, salvar e clicar em Lembrar de clicar em FINALIZAR antes de enviar

ENVIO DOS DADOS Exportar dados do CDS Importar dados no centralizador Os campos CPF, Senha, Confirmação da senha e Endereço serão necessários APENAS para envio online! Devem ser usados os CPF e senha cadastrados a partir do centralizador. O endereço deve ser o IP do computador no qual está instalado o centralizador. Caso seja envio em arquivo, esses dados serão necessários apenas no momento da importação no centralizador. Será utilizado o CPF e senha de quem estará importando.

Após envio, a listagem das fichas preenchidas não fica visível na tela. Para visualizá-la, basta clicar em ENVIO DOS DADOS Exportar dados do CDS Importar dados no centralizador

Os dados foram enviados ONLINE? – Então pronto! Os dados já serão automaticamente enviados à base nacional pelo centralizador. Os dados foram enviados EM ARQUIVO? – Então segue para o último passo... ENVIO DOS DADOS Exportar dados do CDS Importar dados no centralizador

ENVIO DOS DADOS Exportar dados do CDS. Importar dados no centralizador.

Administrador do PEC- centralizador faz login no sistema. ENVIO DOS DADOS Exportar dados do CDS Importar dados no centralizador

ENVIO DOS DADOS Exportar dados do CDS Importar dados no centralizador Arquivo ZIP do CDS No canto superior esquerdo: Depois clique em: Clique no link para escolher o arquivo: Pronto! Após importação, assim que houver conexão com a rede, os dados serão enviados automaticamente para a base nacional.

Cenário Atual e Perspectivas Relatórios Dinâmicos Inclusão do campo “Verificação dos cartões vacinais” Inclusão do campo “Acuidade Auditiva” Inclusão do campo “Desenvolvimento de linguagem” Inclusão do campo “Doenças em Eliminação” Inclusão do campo “Fortificação com nutrientes” equipes que aderiram ao PSE XXX fichas de atividade coletiva das ações do PSE já enviadas à base nacional.