A ampliação do debate sobre os principais aspectos do PL 3.082/2015 que dispõem sobre a Política Nacional de Incentivo à Produção de Frutas in Natura e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FRONTEIRAS E seus significados, só pelas imagens. Uns precisam de arame farpado, outros não. PPS montado por Magu, com fotos enviadas pelo Anhangüera,
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Cana de açúcar como ativo estratégico da agenda de mitigação de GEEs brasileira “O papel do setor sucroenergético na redução das emissões de gases e sua.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Saúde SES Ana Cláudia Machado de Oliveira ATAN/COAPRE/SAS/SES-MT ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PESSOAS.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Consumo de Frutas e Refrigerantes pelos Alunos de 7°ano PERGUNTA DE INVESTIGAÇÃO Pergunta 1: Será que a maioria dos alunos consome de 3 a 5 porções diárias.
CAXIAS, 15 DE DEZEMBRO DE 2014 Os Desafios do Brasil: Competitividade e governança.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Audiência Pública Senado Brasília – Dezembro de 2014 Tema "políticas públicas de prevenção do câncer de intestino, bem como instruir a elaboração de projeto.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Categoria: Ciências da Saúde | Subcategoria: Saúde Coletiva | nº FEBRACE: 3455 Alunas: Isabela Baquete Prado e Mariane Yoshie Sato Orientador: Prof. Ms.
INTRODUÇÃO O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre a frequência alimentar com o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
Deborah Carvalho Malta, Coordenadora de DCNT
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
Educação: Tendências e Perspectivas Tendências e Desafios da Universidade Brasileira Alvaro T. Prata Reitor Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis,
EAN – EDUCACAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SC.
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Prevenção da Obesidade. José Freitas Presidente do FNDE VI Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança.
ESTUDO TRANSVERSAL.
UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
Políticas Públicas de Rastreamento do Câncer do Intestino Dra. Angelita Habr Gama Prof. Titular Emérita da Fac. Med. da Universidade de São Paulo ABRAPRECI.
CMMC (Audiência Pública): A COP 21 e as possibilidades de negociações em torno de um novo acordo climático global COP-20/CMP-10, COP-21/CMP-11 e Política.
Geografia - Bandeiras. 1 - Será que consegues identificar o país a que pertence esta bandeira? a) Polónia b) Eslovénia c) Eslováquia d) República Checa.
1 PANORAMA DO SETOR LÁCTEO BRASILEIRO Rodrigo Sant’Anna Alvim Presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA Brasília, 04 de abril de 2013.
Armazenagem no Brasil Setembro/2013. Mapa da Produção do Brasil - Milho.
6 de Maio de 2013 Ciclo de Debates: “Energia e Desenvolvimento do Brasil” Senado Federal Brasília Mauricio T. Tolmasquim Presidente BALANÇO DE OFERTA E.
SINDAG – SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA.
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
PERFIL ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DE UM GRUPO DE MASTECTOMIZADAS DO AMBULATÓRIO MATERNO-INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Nutrição. Introdução.
ABR- Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus.
Contributo da Alimentação para uma Vida Saudável DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2013.
Programa Nacional de Controle do Tabagismo Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco(PNCTFR) nas Escolas e outros Fatores de.
AUTOR: Laura Junqueira Anibal CO-AUTOR: Bruna Grassetti Fonseca
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Telebrasil 2004 Convergência: Perspectivas e Realidade José Eduardo Ferrão Presidente Ilha de Comandatuba, 02/julho/2004 Cinema Digital.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Descriminalização de todas as drogas Analice Gigliotti Comissão de Dependência Química- ABP.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Hábitos Saudáveis Para a saúde do organismo!!
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
O “boom” da indústria da construção e os acidentes de trabalho – oportunidades para a prevenção Vilma Santana Andrea Gouveia Maria Claudia Moura Gisel.
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO, COM RECOMPENÇA. VISÃO DO MUNDO DE UM VEGETARIANO...
INTRO NOl-LEOOS This project (project n° NO1-LEO ) has been funded with support from the European Commission. This publication.
Influência da amamentação no risco de desenvolvimento de diabetes mellitus Artigo publicado no Jornal de Pediatria, Universidade Federal de Viçosa,
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
APEC – Bloco econômico Colégio Maria Imaculada 8º ano B Nomes dos integrantes: Ana Luísa Turri nº02 Giuliana Tabarelli nº08 Lethícia Ocampo nº12 Trabalho.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Análise de Risco na segurança dos alimentos
Marcos da Veiga Pereira Presidente do SNEL Sindicato Nacional dos Editores de Livros O preço do livro e a cadeia produtiva no Brasil.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Patologia da Nutrição e Dietoterapia II – Caso Clínico
O CÂNCER BUCAL.
Nova Metodologia de Cálculo do SAT-Seguro de Acidente de Trabalho Eng. Jaques Sherique Presidente da SOBES-RJ 1º Vice-Presidente do CREA-RJ Ex-Presidente.
Educaçao fisica O Que é Obesidade A obesidade é uma enfermidade crônica que se acompanha de múltiplas complicações, caracterizada pela acumulação excessiva.
Tributação e Desigualdade no Século XXI
Transcrição da apresentação:

A ampliação do debate sobre os principais aspectos do PL 3.082/2015 que dispõem sobre a Política Nacional de Incentivo à Produção de Frutas in Natura e de Produção de Derivados Tom Prado Presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA

VIDAS

19% dos cânceres gastrointestinais; 31% das cardiopatias isquêmicas; 11% dos acidentes vasculares cerebrais.

 Prevenção do câncer, Van Duyn & Pivonka: Destacaram as evidências epidemiológicas de que o consumo de frutas e hortaliças tem um efeito protetor contra diversas formas de câncer. Fonte:World Cancer Research Fund and the American Institute for Cancer Research 1 e do Chief Medical Officer's Committee on Medical Aspects of Food and Nutrition Policy.  “Pode-se supor que o aumento no consumo de frutas e hortaliças promove uma redução na incidência global de câncer, que varia de 7% (estimativa conservadora) a 31% (estimativa otimista)”.  Fonte Revista de Nutrição Print version ISSN Rev. Nutr. vol.17 no.4 Campinas Oct/Dec REVISÃO REVIEW Dieta e câncer: um enfoque epidemiológico Diet and cancer: an epidemiological viewRevista de Nutrição

Evidências científicas dos benéficios das frutas e hortaliças no combate ao câncer

até hoje 1988 Maio de

JAPÃO – vegefru - 7 CANADÁ – 5 to 5 a day NOVA ZELÂNDIA – 5 a day AUSTRALIA – go for 2 and 5 DINAMARCA – 6 om dagen ARGENTINA – 5 al dia MÉXICO – 5 x dia URUGUAI – 5 por dia FRANÇA – 10 par jour HUNGRIA – 3 a day ALEMANHA – 5 am tag HOLANDA – NORUEGA – 5 om dagen, school fruit program ESPANHA – 5 al dia POLONIA – 5 a day SUÉCIA – 5 om dan SUIÇA – 5 am tag/par jour/al giorno INGLATERRA – 5 a day Fonte -

Seminário Internacional Frutas e Hortaliças: alimentação saudável e segura

A Obesidade pode gerar gastos extras de US$ 1,1 Trilhão nos EUA! Valor equivale a 6,6% do PIB do País. Fonte: Brookings Institute

98,35 milhões – quase metade da população brasileira apresentam excesso de peso. 14,8 milhões de brasileiros obesos (equivalente a quase metade dos obesos dos Estados Unidos). R$ 488 milhões/ano. 25% desse valor destinam-se a pacientes com obesidade mórbida. 60 vezes mais é o custo da obesidade mórbida em relação ao de uma pessoa obesa sem gravidade.

Índice de pessoas com excesso de peso:  Pesquisa do Ministério da Saúde – a Vigitel 2014 – divulgada em 15/04/2015 alerta que 52,5% da população adulta brasileira está com excesso de peso  Mais de 61% dos Brasileiros de 45 a 64 anos estão pesando acima do ideal. De acordo com os especialistas, os quilos a mais na balança são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que respondem por 72% dos óbitos no Brasil!

Posicionamento do INCA - Instituto Nacional de Câncer – Órgão do Ministério da Saúde: “Portanto, a preocupação com os agrotóxicos não pode significar a redução do consumo de frutas, legumes e verduras, que são alimentos fundamentais em uma alimentação saudável e de grande importância na prevenção do câncer.”

Sim, é seguro se alimentar de frutas, verduras e hortaliças, da forma tradicional como são produzidos hoje no Brasil!  Conforme exposto pela UNB, INCA e  A própria Anvisa atesta o mesmo: Áudio na CBN no dia 14/11/2014 divulgando o PARA da ANVISA A Dra. Silvia Cazenave, Superintendente de Toxicologia da Anvisa afirma : “...eles não trazem risco, porque as pessoas ingerem pequenas quantidades e o benefício da ingestão do alimento sempre é muito maior do que o risco que ele pode trazer, nesta situação...”

Release No Contact: Peter Wood (202) USDA Releases 2013 Annual Summary for Pesticide Data Program Report confirms that pesticide residues do not pose a safety concern for U.S. food WASHINGTON, December 19, 2014 – The U.S. Department of Agriculture's (USDA) Agricultural Marketing Service (AMS) has posted data from the 2013 Pesticide Data Program (PDP) Annual Summary. The PDP summary confirms that overall pesticide chemical residues found on the foods tested are at levels below the tolerances established by the Environmental Protection Agency (EPA) and do not pose a safety concern. This information, along with an explanatory guide for consumers, can be found atwww.ams.usda.gov/pdp.