REVISÃO Prof. Anderson Moreira. TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECIDOS PRIMÁRIOS BÁSICOS
Advertisements

TECIDO = CONJUNTO DE CÉLULAS DE MESMA FUNÇÃO
Esquema simplificado do ribossomo
Aula 47 O Sistema muscular.
Histologia Humana: tecidos epiteliais
Tipos de Tecidos.
ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBUFEIRA Biologia e Geologia – 10º A.
 a) Anatomia Humana → Estrutura do corpo humano; ANATONE = CORTE  b) Fisiologia → Funcionamento do corpo (funções do corpo humano) e os papéis desempenhados.
Profa. Camila Moraes Marques INTRODUÇÃO A FISIOLOGIA FISIOLOGIA CELULAR Escola de Saúde.
DESCOMPLICA PROFESSORA DE BIOLOGIA : LEILA JUAZEIRO DO NORTE 2013
Sistema Endócrino HORMÔNIOS!!!.
ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO É O SISTEMA ENCARREGADO DE CAPTAR OS DIVERSOS ELEMENTOS NUTRITIVOS PRESENTES NOS ALIMENTOS, NECESSÁRIOS À SOBREVIVÊNCIA E.
Biologia celular: c omponentes celulares e suas funções Cursinho do CRUSP - Pela popularização da universidade pública
ANATOMIA.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
COLÉGIO ALTERNATIVO/2015 Profº.Esp.Me. Fernando Senna (Tutor) Biologia Turma de EAD/2015.
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
Professor. Me: Hélcio Marques Junior Biólogo Mestre em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável Especialista em Docência Universitária 1.
CADEIA RESPIRATÓRIA.
TECIDOS PRIMÁRIOS BÁSICOS
E STUDO B ASE 8 ° ANO Professora: Néia Becker. FORMA E FUNÇÃO.
Módulo 3 A organização da célula Reconhecemos na célula três componentes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
CITOLOGIA CÉLULA ANIMAL CITOLOGIA – ENVOLTÓRIOS CELULARES MODELO DO MOSAICO FLUIDO – SINGER e NICHOLSON.
TECIDO MUSCULAR. Tipos de tecido muscular Tecido muscular Nomes especiais para estruturas convencionais: Sarcolema = membrana plasmática; Sarcoplasma.
Desenvolvimento Embrionário dos Animais
AULA RESUMO EM POWER POINT
OS REPTÉIS 3º ano do Ensino Médio Biologia Profª Ayesa Aseff.
OTIMIZAÇÃO DE SUPERFÍCIE DE IMPLANTES ODONTOLÓGICOS.
TECIDOS PERMANENTES DE REVESTIMENTO: EPIDERME
Cariologia Prof. Anderson Moreira.
CitologiaCitologia 1º ano Ensino Médio Profª Ayesa Aseff.
UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
ESTRUTURA, FUNÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
É a síntese de carboidratos com liberação de oxigênio, a partir de gás carbônico e água, na presença da luz e da clorofila. É um processo endergônico.
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
1) Que análise e conclusões podem ser feitas em relação a glândula hipófise a partir dessa imagem? Façam suas análises e conclusões depois de ter pesquisado.
Histologia – Introdução Professor Ms. Hélcio Marques Junior 1.
Organização dos organismos
Ecologia.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Morte Cadeia Alimentar
HISTOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Modulo 5 : A Membrana Plasmática
Introdução à Citologia Anderson - Biologia. Anton van Leeuwenhoek Anderson - Biologia.
Sistema Digestório Prof. Anderson Moreira. CONCEITO É um longo canal em forma de tubo que vai da boca ao ânus na maioria dos animais, onde ocorre a digestão.
Em uma lagoa flutua uma folha de árvore. A cada dia que passa o número de folhas dobra: duas folhas no segundo dia, quatro no terceiro, oito no quarto.
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos Continuação… 1.
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
Faculdade de Tecnologia de Alagoas-FAT Biologia Celular CITOESQUELETO Prof. Gustavo Reis.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
ESCOLA ESTADUAL “ANTÔNIO MIGUEL CERQUEIRA NETO”
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
CICLO OVARIANO E MENSTRUAL
1- Seleccione a VERDADEIRA: a)O osso é um tipo de epitélio b)A camada mais superficial da pele é de tecido conjuntivo c)Na cartilagem predomina o colagénio.
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS
Histologia e Embriologia
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
Revisão Metabolismo Energético I
Sistema hormonal.
Tecido nervoso.
Músculos Características do Tecido Muscular:
Organelas – 3º ano Professor Vitor.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Citoplasma e Organelas
Transcrição da apresentação:

REVISÃO Prof. Anderson Moreira

TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA

Mitocôndrias RER Núcleo Poros M. plasmática Nucleolo Carioteca Nucleoplasma RER Ribossomos aderidos REL Microvilosidades Complexo golgiense Microtúbulos Filamentos de actina (Citoesqueleto) Centríolos Peroxissomos Lisossomos Ribossomos livres

Face cis ou formativa do complexo golgiense Face trans ou de maturação de vesículas do complexo golgiense Vesículas que brotam do complexo golgiense Vesícula de transporte proveniente do retículo endoplasmático granuloso Complexo golgiense Micrografia eletrônica de transmissão, colorida artificialmente Sáculos Esquema de célula animal

Microfilamentos ou Filamentos de Actina; Filamentos Intermediários; Microtúbulos.

São organelas envolvidas por uma única membrana e encontradas em todas as células eucarióticas. Eles contem enzimas oxidativas, como a catalase, a urato-oxidase e a D-aminoácido oxidase.

Características: Células justapostas; Não vascularizado; Pouca substância intercelular; Resistência à tração; Dupla polaridade celular.

Cavidade intestinal Porção apical Porção basal Lâmina basal Epitélio prismático do intestino delgado

Células do epitélio intestinal

As células dos túbulos renais possuem reentrâncias denominadas invaginações, que aumentam a área de absorção.

Classificação dos epitélios de revestimento CritérioNomeCaracterísticas Número e aparência das camadas celulares Simples ou uniestratificado Uma única camada de células Estratificado Mais de uma camada de células Pseudoestratificado Uma única camada de células, mas com núcleos em diferentes alturas Forma das células Pavimentoso Células achatadas Cúbico Células cúbicas Prismático Células prismáticas alongadas De transição Células arredondadas que se tornam achatadas quando submetidas a estiramentos

SNC: Oligodendrócitos SNP: Células de Schwann

Tecidos que constituem a pele EpidermeMais externa É um tecido epitelial Origem ectodérmica DermeMais interna Constituída por tecidos conjuntivos Origem mesodérmica

Várias camadas de células sobrepostas e aderidas umas as outras; Pouco tecido intercelular; Ausência de vascularização.

Glândulas exócrinasGlândulas endócrinas Do grego exos, fora, e krinos, secretar Do grego endos, dentro Apresentam um canal ou ducto Não apresentam ducto As secreções são eliminadas fora do corpo ou em cavidades internas de órgãos Secretam hormônios diretamente no sangue Ex: Glândulas sudoríparas, glândula mamária, lacrimal e glândulas salivares Ex: Glândula tireóidea, glândula hipófise e pâncreas endócrino

O pâncreas é uma glândula mista ou anfícrina.

Hipotálamo Hipófise Tireoide Pâncreas Suprarrenais Ovários Testículos

Diabetes Melito

Não posso comer doce Tenho Diabete O açúcar subiu nada de bala tchau chiclete Não posso comer doce Adeus chocolate Pra ficar saudável Minha alimentação é diet Quando o pâncreas libera insulina Na corrente sanguínea O açúcar desce Em antagonismo o glucagon Que quebra o glicogênio Faz aumentar Mas se faltar iodo na dieta Aí é outro problema Outra situação Vai faltar triiodotironina E tiroxina É tireoide disfunção Refrão E a paratireoide? O que ela vai fazer? Secretar paratormônio Pra o cálcio obter

TIPOS DE TECIDO CELULAR Há três tios de tecido muscular : estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado (liso).

TIPOS DE TECIDO CELULAR-FOTOS

TECIDO MUSCULAR...

TIPOS DE TECIDO – ANÁLISE COMPARATIVA

TIPOS DE TECIDOS – TABELA COMPARATIVA MÚSCULO ESQUELÉTICO MÚSCULO CARDÍACO MÚSCULO LISO CONTRAÇÃOVoluntária/ Descontínua Involuntária/ Contínua Involuntária ESTRUTURAAlongadaRamificadaFusiforme ENVOLÓRIOEndomísio, perimísio e epimísio Endomísio Nº DE NÚCLEOS MultinucleadaMononucleadas VELOCIDADE/ FORÇA DA CONTRAÇÃO Rápida/Forte Lenta/Fraca TIPO DE MOVIMENTO Flexão e extensão Sístole e diástolePeristálticos

ENDOMÍSIO, PERIMÍSIO E EPIMÍSIO

MIOFIBRILA (MIOFILAMENTO) É uma estrutura cilíndrica com cerca de 1µm a 2µm de diâmetro que percorre toda a fibra muscular no sentido longitudinal.

TECIDO MUSCULAR Músculo Feixe de fibras (Fascículo) Fibras musculares (Miócitos) Miofibrila Sarcômero

TECIDO MUSCULAR-IMAGENS

MIÔMERO (SARCÔMERO) Cada unidade de repetição presente nas miofibrilas. É delimitada por dois discos transversais (linhas Z).

CONTRAÇÃO DO SARCÔMERO Os filamentos de actina se associam a moléculas de duas outras proteínas, a troponina e a tropomiosina, as quais permitem a interação actina/miosina na presença de íons de cálcio.

COMPLEXO TROPONINA-TROPOMIOSINA CONTRAÇÃO

FOSFATO DE CREATINA

Camarote da Malhação Você sabe que Quem envolve o músculo é o epimísio Que o perimísio que reveste o fascículo E o endomísio cada fibra muscular Entre os sarcômeros encontramos disco Z Ele é a unidade de contração Na contração zona H vai desaparecer Banda I vai diminuir “A” não se altera e assim contrai o músculo Agora assista aí de camarote Eu malhando perna, abdômen e tórax Actina e miosina interagindo forte Cálcio na troponina move a tropomiosina Gasta ATP que vem da fosfocreatina

RICKEFS, ROBERT E. A Economia da Natureza. 5ª Edição. Ed. Guanabara BIZZO, NÉLIO – Novas Bases da Biologia: Ensino Médio. São Paulo: Ática LOPES, SÔNIA. – editorasaraiva.com/biosonialopes NELSON, D. L.; COX, M. Lehninger – Princípios de Bioquímica. 3ed. São Paulo: Sarvier, GEWANDSZNAJDER, FERNANDO; LINHARES, SÉRGIO. Biologia Hoje. Ed. Ática DA SILVA JÚNIOR, CESAR e SASSON,SEZAR – Biologia. ED. Saraiva DE WAAL, FRANS. Eu primata. Por que somos como somos. Companhia das letras. Referências e Sites

- Imagens de domínio público. – Imagens de domínio público. – domínio público. Acesso em 18/01/ Sites e Imagens