I Encontro de Bibliotecas Escolares na Eurocidade : Xornada de Intercambio de Experiencias (Galicia-Norte de Portugal) 27 de abril de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Portal do Professor SEED/MEC
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
X Colóquios da Cereja Fundão, Maio de 2004 As TIC e Escola Um caso para estudo Carlos Gouveia –
Fundação Roberto Marinho
Transversalidade dos Direitos Humanos
Isabel Mendinhos – Formação novos PB Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da.
Isabel Mendinhos Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares - Sintra 5 de Novembro, 2010.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Manuel Santos Conteúdos para apoio à Utilização de Quadros Interactivos em Sala de Aula Manuel Santos Associação da Comunidade Educativa de Aveiro
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Marcia Martins Djeanne Firmino
Constituição de Grêmios Estudantis
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Cultura digital na educação:
AÇÕES INTEGRADAS DE FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO BÁSICO
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Plano Nacional de Leitura V Conferência Internacional Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de 5 Anos António Firmino da Costa, Elsa Pegado,
BE 1 (11 escolas) BE 3/Sec. BE 1-2 Bibliotecas Escolares do Concelho de Soure Processo de integração.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Pbh.gov Por dentro do portal da Prefeitura A Experiência Bhtrans PREFEITURA BELO HORIZONTE Eduardo Amorim - Gerente de Informação Bhtrans.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
M.A.B.E. – O que é? Documento baseado noutros modelos já existentes, adaptado à realidade da escola portuguesa; Permite identificar se os objectivos para.
Transcrição da apresentação:

I Encontro de Bibliotecas Escolares na Eurocidade : Xornada de Intercambio de Experiencias (Galicia-Norte de Portugal) 27 de abril de 2013

O Programa Rede de Bibliotecas Escolares (PRBE) foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura. PROGRAMA objetivo.Instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino;.Disponibilizar os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

Coordenado pelo Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares (RBE). COORDENAÇÃO Articula a sua ação com.Serviços do Ministério da Educação (ME);.Direções de Serviços Regionais;.Autarquias e bibliotecas municipais;.Outras instituições.

Coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares (CIBE)CIBE Professores bibliotecários RECURSOS HUMANOS

Aspeto estruturante do PRBE. A criação da função do Professor Bibliotecário [Portaria n.º 756/2009] veio garantir que recursos qualificados e especializados, nesta área, assegurem a gestão e dinamização dos recursos da biblioteca.Portaria n.º 756/2009 FORMAÇÃO

A construção da Rede tem-se processado por candidaturas. A RBE financia, igualmente, a requalificação de bibliotecas escolares já integradas na Rede. Todas as escolas sede de agrupamento e de ensino secundário beneficiam do PRBE. O Programa continua a sua ação prosseguindo a integração das escolas do 1º Ciclo. Recentemente, alargou-se a outros públicos: escolas com contrato de associação com o MEC e IPSS. CANDIDATURAS

Promoção de projetos de inovação e excelência em diferentes áreas que evidenciam uma intervenção mais qualificada na melhoria das aprendizagens, das literacias e no envolvimento da comunidade educativa. PROJETOS

Filosofia de Rede: parcerias com os diferentes agentes educativos, o poder local, a sociedade civil e outros projetos do MEC, designadamente o Plano Nacional de Leitura.Plano Nacional de Leitura Afirmação no espaço internacional:.Participação em diferentes fóruns, encontros e conferências;.Integração nos organismos e associações mais reconhecidos nesta área (IASL e a IFLA).IASL IFLA PARCERIAS

.Portal Web, blogue, Twitter, facebookPortal WebblogueTwitterfacebook.Newsletter, lista de difusão Newsletter.Plataforma de aprendizagemPlataforma de aprendizagem.Catálogos individuais das escolasCatálogos individuais das escolas.Redes concelhias de bibliotecas (portais e catálogos coletivos) DIFUSÃO

A avaliação das bibliotecas escolares através de um modelo desenvolvido pelo PRBE, tem constituído um referencial de gestão e um instrumento de orientação e melhoria interna. O PRBE foi objeto de uma avaliação externa realizada, em 2008, pelo ISCTE / CIES. AVALIAÇÃO

Grazas pola vosa atención Obrigada pela vossa atenção Maritza Dias – CIBE RBE

CIBE GRBE CFAE DSR Concelhos Outros Trabalhar em Rede

Promovendo o trabalho em Rede Trabalho em REDE