Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.

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Transcrição da apresentação:

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015

InstrumentoSiglaAto Lei Nº 9.394, 20/12/1996 LDB Institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Decreto 6.755, 29/01/2009 Ponafor Forprof (Fepad) Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Ponafor), disciplina a atuação CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada e dá outras providências. Institui os Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente (Forprof/Fepad) Lei Nº , 25/06/2014 PNE Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE ) Institucionalização da Política Nacional de Formação de professores para a Educação Básica A Nova Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica esteve em consulta pública e o documento final está em discussão no MEC O papel da Capes (Decreto 7.692/2012): subsidiar o MEC na formulação de políticas e desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a Educação Básica

Assegurar a todos os professores da educação básica formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura Decreto 6.755, 29/01/2009 Destacar: regime de colaboração, o papel dos dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente (Forprof/Fepad), e a concretização dos planos estratégicos formulados pelos fóruns estaduais. Art. 10. A CAPES incentivará a formação de profissionais do magistério para atuar na educação básica, mediante fomento a programas de iniciação à docência e concessão de bolsas a estudantes matriculados em cursos de licenciatura de graduação plena nas instituições de educação superior. Art. 11, alínea III - oferta de turmas emergenciais e cursos de licenciaturas destinados aos docentes em exercício na rede pública de educação básica, que sejam: a) graduados não licenciados; b) licenciados em área diversa da atuação docente; e c) de nível médio.

Capes: Formação de professores da Educação Básica em serviço CapesDEB Parfor- presencial Professor da EB Pibid Licenciando + Prof. EB Obeduc Life Novos Talentos Prodocência OBMEP OBQUI Feiras Científicas DEDParfor-Ead Professor da EB + Demanda Social Mestrado Profissional. em rede Professor da EB Cursos de especia- lização Professor da EB + Demanda Social Formação inicial Formação continuada Formação inicial + Formação continuada

MEC/Capes: Formação de professores em serviço Formação de professores da Educação Básica em serviço Capes DEB Parfor- presencial Pibid DED Parfor-Ead Mestrado Prof. Especializações em Ensino MEC SEB Pnaic PEM Escola de gestores Coord- Pedagógica... Secadi Indígenas Quilombolas Educação Especial DH Ed. Ambiental... Formação inicial Formação continuada Formação inicial + Formação continuada

A Formação de Professores para a Educação Básica Formação de professores Formação em Serviço Capes Formação Inicial Presencial e EaD Pibid Especializações Mestrados Profis- sionais em Rede MEC SEB e Secadi Extensão Aperfeiçoamento e Especialização Formação regular MEC Sesu Formação Inicial Capes Mestrado Acadêmico e Profissional Doutorado Formação inicial Formação continuada

Nesse cenário: como se organiza a Rede Nacional de Formação de Professores Renaform (Portaria Nº 1.328, 23/09/2011) Instituições de Ensino Superior Pró-Reitoria de Graduação (Ensino) MEC-Sesu: Licenciaturas: Regulares Parfor-presencial (DEB), Parfor- EAD (DED), Pibid (DEB) Pró-Reitoria de Pós- Graduação Capes: Mestrados e doutorados regulares (DAV), Mestrado em Rede (DED) Especializações (DED) Pró-Reitoria de Extensão MEC: SEB: PNAIC, PEM, Secadi: Cursos de extensão, aperfeiçoa-mento e especialização Regu lar Pibid Parfor -EaD Parfor -P Prof mat ProFi s En. Ciên cias Ed.M at P1P2Pn Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor) Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor) Mat Prat

Nova Política de Formação de Professores Avaliação do impacto da implementação da Política Nacional de Formação de Professores Plano Nacional de Educação (PNE): metas, prazos e estratégias Base Nacional Comum que deve orientar: a formação docente; os processos de avaliação da aprendizagem; a estrutura e funcionamento de estabelecimentos escolares; a valorização profissional e a avaliação institucional; a gestão democrática: funcionamento dos conselhos, fóruns,... Fonte: Proposta de institucionalização do Sistema Nacional de Ensino (SNE)

Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Meta 15 - Formação de professores

Meta 16 - Formação continuada e pós- graduação de professores Formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos os(as) profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. A Capes implementou cinco mestrados profissionalizantes em rede nacional: Profmat ProFis Profhistória Prof-Artes Cursos de especialização: Matemática na prática Ensino de Filosofia no Ensino Médio Ensino de Sociologia no Ensino Médio Além disso há propostas de outros mestrados em rede para 2016

Meta 16 - Formação continuada e pós- graduação de professores Sem formação 520,4 mil Pós-graduação 413,1 mil

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR Formação em nível superior para professores que já estão atuando nas redes públicas. PARFOR Turmas implantadas até Turmas finalizadas590 Turmas concluídas496 Turmas em andamento em Cursando Desvinculados Falecidos63 Trancados1.074 Transferidos5 Formados Matriculados Instituições participantes99 Municípios com turmas implantadas451 Municípios com professores matriculados Fonte: DEB/CAPES, jan, 2015

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Investimento na formação inicial dos futuros professores e no aperfeiçoamento de seus formadores. PIBID Total de bolsas concedidas Bolsistas de iniciação à docência Coordenadores5.692 Supervisores IES participantes283 Campi854 Subprojetos2.998 Escolas5.898 Fonte: DEB/CAPES, jan, 2015

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Meta PPA : bolsas

2015: até setembro Investimento nos programas da DEB

Níveis de proficiência em leitura – ANA Impacto do PNAIC 2014 NÍVEL 1 (até 425 pontos): Ler palavras com estrutura silábica canônica, não canônica e ainda que alternem sílabas canônicas e não canônicas. NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos): Localizar informações explícitas em textos curtos como piada, parlenda, poema,... NÍVEL 3 (maior que 525 até 625 pontos): Localizar informação explícita em textos de maior extensão como fragmento de literatura infantil, lenda,... NÍVEL 4 (maior que 625 pontos): Reconhecer relação de tempo em texto verbal e os participantes de um diálogo em uma entrevista ficcional... PRIORIDADE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: ALFABETIZAÇÃO Fonte: ANA / INEP 2015

Prioridades Garantir a todas as crianças o direito de ler, de escrever e de realizar as operações fundamentais da Matemática Alfabetização na língua materna Alfabetização matemática PNAIC, PIBID, Mais Educação, PDDE Escolas prioritárias (61)