RUTE - 2009 Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Ministério da Saúde O Programa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Ministério da Educação
Telessaúde Aplicada a Atenção Básica no Brasil
Programa Nacional de Telessaúde
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Telemedicina - Telessaúde
Programa Telessaúde Brasil
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
7º WTIIFES João Pessoa 27 de maio 2013
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
Departamento de Gestão da Educação na Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Telessaúde em Apoio à Atenção Básica.
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Programa Nacional de Telessaúde Inovação Academia Empresa Conceitos
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
Conclusões e recomendações
Renato M.E. Sabbatini, PhD
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
Os Programas de Provimento:
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Ambulatório Médico Especializado
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Projeto III Projeto Institucional Posto de Saúde
Enfermagem em Trauma e Emergência
Diretor de Educação a Distância Coordenador Nacional da UAB
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Universidade Federal do Rio e Janeiro Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira Residência Médica 2010.
Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde SESu/MEC
INFRA-STRUCTURE PERSPECTIVES FOR THE DEVELOPMENT OF TELEHEALTH IN BRAZIL AND LATIN AMERICA Luiz Ary Messina Dr.Ing.Dipl.Inf. Gerente RUTE.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
Associação Brasileira
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NOV/2015
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Educação Continuada e Estratégia Saúde da Família
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Luiz Ary Messina Dr.Ing.Dipl.Inf. Coordenação RUTE "A Política de Telemedicina e Telessaúde: a rede RUTE" ENCONTRO.
Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Ministério da Saúde O Programa Nacional de Telessaúde na Atenção Primária, implementa.
Estratégias do Ministério da Saúde do Brasil para qualificação de recursos humanos na área da saúde indígena no contexto da interculturalidade Paulo Abati.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
Título da apresentação Implantação AGHU no HUPES.
Título da apresentação HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MIGUEL RIET CORRÊA JÚNIOR FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE JULHO de 2015.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Comunidade Científica de Saúde Uso da Rede Acadêmica de Ensino e Pesquisa para conectar, integrar, colaborar, expandir, disseminar, organizar, gerenciar.
RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Luiz Ary Messina Graduado em Engenharia.
Capa. Telemedicina Telessaúde Telediagnóstico por imagem Segunda Opinião Formativa Teleconsulta Padrões Repositórios Telecirurgia Teleassistência Videoconferência.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
Transcrição da apresentação:

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Ministério da Saúde O Programa Nacional de Telessaúde na Atenção Primária, implementa 9 núcleos/estados e 900 pontos remotos até 2009 A Rede Universitária de Telemedicina, RUTE, conecta atualmente 19 Hospitais Universitários, e até 2009 conectará 57 em todos os estados da federação

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa O objetivo geral é: A Implantação de infra-estrutura para interconexão das Faculdades de Saúde, Hospitais Universitários e de Ensino das diferentes regiões do país, que desenvolvem projetos de Telemedicina, permitindo a comunicação e colaboração ente grupos de pesquisa nacionais e internacionais através da RNP baseado no uso de aplicações avançadas. Além dos benefícios resultantes do intercâmbio de conhecimentos médicos especializados, teleconferências, cursos de capacitação e formação continuada, discussão entre equipes médicas, segunda opinião e diagnóstico, prevê-se a melhoria no atendimento das populações das regiões mais carentes e sem atendimento médico especializado.

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Quais os serviços essenciais para uma rede universitária de telemedicina? Viabilizar primeiro a infra-estrutura para os hospitais de ensino Garantir qualidade de serviço na rede e integração com outras aplicações em desenvolvimento da RNP Cursos de formação interinstitucionais Estabelecer uma comunidade em telemedicina envolvendo os principais atores de governo e universidades: casos de sucesso/insucesso

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Como organizar e estruturar estes serviços? Integrar os esforços das diversas iniciativas governamentais e da academia aumentando o impacto das ações em telesaúde Planejar projetos piloto de demonstração Assegurar interoperação entre serviços e plataformas adotadas em RUTE Estruturar os grupos de interesse para reuniões de acompanhamento Estimular parcerias universidade, governo e empresa

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa O que é telemedicina ? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS – Telemedicina compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações.

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde O QUE É TELEMEDICINA? A telemedicina consiste nas tecnologias que permitem praticar Medicina à distância. Geralmente o paciente vai ao médico ou então este ao paciente. Entretanto, há muitas situações nas quais seria melhor (ou obrigatório) transportar o ato médico do profissional ao doente, sem qualquer deslocamento físico. Resolução CFM nº 1.643/2002 Art. 1º - Definir a Telemedicina como o exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audio-visual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde.

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa “telemedicina” restringe-se à Medicina, às atividades dos médicos “telessaúde” é mais abrangente, inclui todos os profissionais e atividades relacionadas à saúde: enfermagem, odontologia, saúde pública, etc.

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Teleconsulta – é o processo pelo qual se realiza uma consulta médica à distância. Para isso, pode ser empregado qualquer meio tecnológico que transporte som, imagem ou comunicação escrita. O conceito essencial é que não há contato presencial entre quem faz o ato médico e quem o recebe.

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Teleconferência – no contexto da telemedicina, o termo designa uma busca de esclarecimento diagnóstico ou orientação terapêutica (uma segunda opinião), pelo médico e seu paciente, de um profissional ou instituição mais experiente, só alcançável por telecomunicação. Videoconferência, Webconferência

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Televigilância – acompanhamento de um paciente à distância por um profissional de saúde (por exemplo, médico ou enfermeira) ou instituição hospitalar. É o caso de doentes crônicos que foram atendidos pelo sistema de saúde e convalescem em suas residências. A situação mais freqüente é a monitoração intra- hospitalar dos pacientes (por exemplo, comunicação entre quartos ou unidades intensivas e o posto de enfermagem). HomeCare, Programa da Família

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Comunicação entre pequenas e grandes distâncias Importante é o acesso ao conhecimento ICI Health Telematics Centre (HTC), Canada

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa A prática da Telemedicina Desafios éticos Médico-legal Riscos Responsabilidades Pagamento Licenciamento Qualificação Padrões Legislação

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Exemplos de aplicação em: dermatologia, oncologia, radiologia, cirurgia, cardiologia, psiquiatria, atendimento domiciliar, reabilitação, pediatria, obstétrica, ginecologia e neurologia. Profissionais de saúde vêm se tornando crescentemente criativos na aplicação e no desenvolvimento de novas TICs em Telesaúde. A maioria dos profissionais de saúde serão afetados no uso da Telemedicina na pesquisa, no ensino, no diagnóstico e no tratamento de saúde. Introdução de disciplinas de Informática em Saúde nas Faculdades de Medicina.

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Resumo da Situação Institucional Nacional no Brasil Integração de iniciativas dos Ministérios da Saúde, C&T, Educação, Comunicação e Defesa RUTE – Rede Universitária de Telemedicina, MCT, FINEP, RNP, início em Janeiro 2006 com 19 Hospitais Universitários, e um total de 57 em 2007 Portaria n° 561, de 16 de março de 2006, Institui no âmbito do Ministério da Saúde a Comissão Permanente de Telessaúde. Subgrupos de Conteúdo, Infra-estrutura e projetos, reembolso, padrões Portaria n° 35, de 01 de janeiro de 2007, institui no âmbito do Ministério da Saúde a Programa Nacional de Telessaúde na Atenção Primária, 9 núcleos/estados (UFRGS, UFSC, USP, UERJ, UFMG, UFG, UFPE, UFC, UEA) e 900 pontos remotos Câmara de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina Intercâmbio de Experiências em Telessaúde América Latina, USA e Europa Polo de Telemedicina e Telessaúde da Amazônia, e Projeto Rondon de Telessaúde Acordo Internacional Internet2 e RNP, no desenvolvimento da próxima geração de tecnologias e aplicações Internet, Telemedicina e Telessaúde, RUTE e US Health Sciences, Outubro de 2007 Políticas Públicas de Telessaúde na América Latina, BID

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) opera, desde 1991, a infra-estrutura nacional de rede avançada para colaboração e comunicação em ensino e pesquisa. Além de interligar todas as instituições federais de ensino superior e unidades federais de pesquisa, esta rede propicia um laboratório para o desenvolvimento experimental de novas aplicações e serviços de rede para benefício de suas organizações usuárias. RedCLARA A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) conecta atualmente mais de 400 instituições de Ensino e Pesquisa, um público estimado de mais de um milhão de usuários, interligando todas as redes acadêmicas regionais btrasileiras.

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa BelemVitóriaManaus, AmazonasBrasília

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Vitória – ES 1Gbps Consórcio Local Metrovix

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Hospital São Paulo e Escola Paulista de Medicina - Unifesp, (São Paulo) Hospital das Clínicas - FM USP, (São Paulo) Hospital Universitário de São Paulo/LSITEC - USP (São Paulo) Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas/SP) Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo) Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ (Rio de Janeiro) Fundação Oswaldo Cruz, (Rio de Janeiro) Hospital Universitário Prof. P. E. de São Thiago - UFSC (Florianópolis) Hospital das Clínicas Prof. Arnóbio Marques - UFPE (Recife) Hospital Universitário Walter Cantídio - UFC (Fortaleza) Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, (Porto Alegre) Hospital Universitário Getúlio Vargas - UFAM (Manaus) Hospital das Clínicas – UFMG, (Belo Horizonte) Hospital Universitário - UFES (Vitória) Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes - UFAL (Maceió) Hospital Universitário Prof. Edgar Santos - UFBA (Salvador) Hospital das Clínicas - UFMA (São Luís) Hospital Universitário Lauro Wanderley -UFPB (João Pessoa) Hospital Universitário - UFPR (Curitiba) Instituições participantes – Janeiro 2006 Instituições participantes – Janeiro 2006

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Instituto de Psiquiatria da UFRJ Instituto de Puer. e Ped. Martagão Gesteira da UFRJ Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ Instituto de Ginecologia da UFRJ Hospital Escola São Francisco de Assis da UFRJ Maternidade Escola da UFRJ Clementino Fraga Filho da UFRJ HU Antônio Pedro da UFF Gaffrée e Guinle da UNIRIO Canal Saúde (Fiocruz) HU Pedro Ernesto da UERJ Centro Pediátrico Hosannah de Oliveira da UFBA Maternidade Climério de Oliveira da UFBA HU Prof. Edgar Santos da UFBA Maternidade Escola Assis Chateaubriand da UFC Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC Hospital de Clínicas da UFU Hospital Escola da UFTM Hospital Universitário da UFJF Hospital das Clínicas da UFMG Hospital Universitário da UFSM HU Dr. Muguel Riet Correa Júnior da FURG Hospital Escola da UFPEL Irmandade da Santa Casa de Misericórdia (ISCMPA) Hospital das Clínicas da URGS Hospital Universitário na UnB HU Maria Aparecida Pedrossian da UFMS HU João de Barros Barreto da UFPA HU Betina Ferro de Souza da UFPA Hospital Universitário da UFS Hospital Universitário da UFPI HU Ana Bezerra da UFRN Hospital de Pediatria da UFRN Maternidade Escola Januário Cicco da UFRN HU Onofre Lopes da UFRN HU Alcides Carneiro da UFCG HU Lauro Wanderley da UFPB HU Júlio Müller da UFMT Hospital Getúlio Vargas da UFAM Hospital das Clínicas da UFPE HU Profº Alberto Antunes da UFAL HU Cassiano Antônio de Moraes da UFES Hospital das Clínicas da Unicamp Hospital das Clínicas da FMUSP Hospital São Paulo da Unifesp HU da USP Instituto Dante Pazzanese Hospital de Clínicas da UFPR HU da UFSC Faculdade de Medicina da UFAC Faculdade de Medicina da UNIR Faculdade de Medicina Veterinária da UFT Faculdade de Medicina da UFRR Hospital das Clínicas da UFG Fase 1 Fase 2 Faculdades Programa Nacional de Telessaúde HU da Universidade Federal do Maranhão da UFMA Faculdade de Enfermagem da UNIFAP Lista de Instituições da Rede Universitária de Telemedicina RUTE – 01/2008

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Grupos de Interesse Especial SIGs Cardiologia Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade Serviços de Enfermagem dos Hus TeleEnfermagem Oftalmologia Padrões PDI Rede Sentinela Telepsiquiatria Urologia pediatrica SIG Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Pediatria Dermatologia Saúde de Crianças e Adolescentes

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa SIGInstituições em VCem WebconferênciaParticipantes Enfermagem Intensiva Radiologia Pediátrica JaneiroMaioAumento Instituições Participantes (Secundárias)254164,00% Número de Instituições em todos os SIG's ,79%

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Infra-estrutura em cada Hospital Universitário Conexão a 1Gbps na Redecomep Unidade de Telemedicina Sala de Videoconferência Teleconsulta, Telediagnóstico Cursos em Telemedicina e Telessaúde Grupos Interesse Especial 24 Hospitais Universitários on-line + 20 Dezembro Junho 2010

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Rede BH Telessaúde Secretaria Municipal de Saúde Minas Telecardio Secretaria de Estado da Saúde  Videoconferências nacionais e internacionais Medicina: Angiologia, Medicina Ocupacional, Cardiologia, Cirurgia, Clínica Médica, Doenças infecciosas e parasitárias, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Nefrologia Clínica, Neurologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria (geral e especialidades), Infectologia, Pneumologia, Reumatologia, Urologia. Enfermagem e Odontologia. Plantão 12/7 500 ecg/dia (UFMG, UFU, UFTM, UFJF, Montes Claros) Abrangendo mais de 300 municípios Telessaúde UFMG

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Project RG-T1509 : Protocolos Regionales de Política Pública Para Telesalud (eHealth Public Policies in Latin America) RedCLARA Ministries of Health participating: Brasil, Colombia, Ecuador, El Salvador, México, Uruguay 1.Patrón regional de requisitos mínimos para la transmisión de datos e infraestructura 2.Estrategia para la promoción, prevención y asistencia de telesalud 3.Guías regionales para la gestión de telesalud 4.Estrategia para una red de investigación en temas de telesalud 5.Modelo de Capacitación y Certificación para personal en telesalud

Ministério da Saude Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Educação Rute Fase III +75 instituições Certificados de Ensino (60) Esfera Federal (MEC e MS, 15), Inclusive Funasa, INCA e INTO

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa

RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Oportunidade Tecnológica Estadual e Municipal Integrar projetos locais e nacionais Integrar e motivar profissionais de saúde em regiões remotas Desenvolver uma parceria operacional em exames específicos e.g. ECG Estimular Agencias de P, D & I e demonstrar resultados práticos