Doutrina Social da Igreja (DSI) 1.O que é? 2.Raízes bíblicas da DSI; 3.Percurso histórico; 4.Princípios da DSI 5.DSI em FAQ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GAUDIUM ET SPES: PROPOSTA DA NOVA EVANGELIZAÇÃO.
Advertisements

CAMPANHAS DA FRATERNIDADE E TRABALHO
Política ADCE para Sustentabilidade
Direitos e Deveres da Pessoa
Questões Sociais e Pensamento da Igreja
Colégio Marista de Varginha – Ensino Religioso (Prof. Luiz carlos)
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Liberalismo e Socialismo
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
1 Esta expressão designa o conjunto de escritos e mensagens, cartas, encíclicas, exortações, pronunciamentos, declarações que compõem o pensamento do.
CNBB – Documento 100 Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia.
PROGRAMA DE APOIO E PROMOÇÃO DA FAMILIA S.O.S.AÇÃO PASTORAL PRIORIDADE Famílias em situação de vulnerabilidade: Fundamentadas na proposta do Fundador.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
Ciência Política e Direito Constitucional ECTS: 7 Horas de contacto: 45 T + 30 TP + 6 OT Horas de trabalho total: 189 Administração Pública.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
DIREITO CONSTITUCIONAL E TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.
20. – Relações Igreja-mundo (Doutrina Social da Igreja e ecumenismo)
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
ACTIVIDADE ECONÓMICA, 1 Economia vem do grego oikono- mía que significa “direcção ou admi- nistração de uma casa”. Significa- do vulgar = boa distribuição.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril O grande conflito entre Cristo e Satanás constitui o pano de fundo.
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
Campanha da Fraternidade 2014 “É para a liberdade que Cristo nos libertou”
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
Declaração de Caracas Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ESUDA, 12 de maio de 2014 Rossana Rameh
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
A atenção aos mais pobres ao longo dos tempos UL 3 – Secundário – Ética e Economia.
DESENVOLVIMENTO-ECOLOGIA, 1 Mater et Magistra (1961) 222 Mater et Magistra (1961) 222: “o pro- blema talvez maior dos nossos dias é o que diz respeito.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
Dia da Bíblia Celebramos hoje o Dia da BÍBLIA. E o lugar privilegiado para ler e acolher a Palavra de Deus é a Comunidade na celebração dominical. A.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Origem Local: Palestina (integrava o império romano) Fundador: Jesus Cristo O cristianismo encontra condições favoráveis na Palestina pois os judeus eram.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
CARTA ENCÍCLICA SOLLICITUDO REI SOCIALIS DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II PELO VIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA ENCÍCLICA POPULORUM PROGRESSIO.
INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos.
Aula 8: Pesquisa-ação.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.
AÇÃO PENAL Conceitos – espécies – princípios Prof. Carla Hofmann Fuckner.
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
Lição da Escola Sabatina 26 de Junho a 2 de Julho.
A REVELAÇÃO NO 2º TESTAMENTO 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR 1º) As etapas da RB: promessa, realização e consumação. 2º) Elementos fundantes: Libertação.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Doutrina Social da Igreja (DSI) 1.O que é? 2.Raízes bíblicas da DSI; 3.Percurso histórico; 4.Princípios da DSI 5.DSI em FAQ

A Doutrina Social da Igreja (DSI) é o conjunto orgânico dos ensinamentos da Igreja sobre os problemas sociais da modernidade. A DSI, porque não é da ordem das ideologias, nunca se propôs como via alternativa do ca- pitalismo liberal ou do colectivismo marxista ou de qualquer outra solução concreta menos radical para a vida dos homens em sociedade. Dado que as situações sociais, sobretudo nas últimas décadas, evoluíram rapidamente, a DSI tem tido que se actualizar constante- mente, para assegurar o contributo da Igreja para a solução dos problemas que afligem os homens de cada época. 1. O que é? 2

A interpretação dos documentos da DSI deverá ter em conta: a) a evolução da terminologia (“socialismo” não quer dizer o mesmo na RN e em documentos mais recentes); b) a evolução da sensibilidade a determinados valores (a *greve passou de crime a direito); c) a sociedade monocultural de há cem anos deu lugar à pluricultural dos nossos dias, exigindo soluções jurídicas que respeitem, quanto possível, formas diversas e até antagónicas de julgar determinadas realidades (p.ex., o *divórcio). 1. O que é? 3

1.Antigo Testamento _ Os Profetas denunciavam os pecados dos povos: idolatria, hipocrisia, e, sobretudo, a injustiça para com os pobres; 2.Os Evangelhos _ Jesus veio ao mundo « para anunciar a Boa Notícia aos pobres, proclamar a libertação aos presos, dar vista aos cegos e libertar os oprimidos » (Lc 4,18); 3.Os primeiros Cristãos _ ninguém que estivesse com necessidade lhes era indiferente, repartiam os seus bens; 4. Os padres da Igreja _ a igreja passa de perseguida a reconhecida pela autoridade romana. Os Padres da Igreja alertam as diferentes comunidades para que não percam o espírito do Evangelho. 2. Raízes Bíblicas da DSI 4

5 a) Leão XIII _ Rerum novarum (1891) sobre a “questão operária”. Guerra Civil espanhola ( ), Primeira Grande Guerra ( ) b) Pio XI _ Quadragesimo anno (1931) sobre a “questão social”; c) Pio XII, Segunda Grande Guerra ( ), muito sensível aos “sinais dos tempos”, teve as mais importantes intervenções em matéria de DSI sob a forma de radiomensagens; d) João XXIII _ Mater et magistra (1961) de actualização da DSI, e Pacem in terris (1963) sobre a paz no mundo construída sobre quatro pilares: a ver dade, a justiça, a solidariedade e a liberdade. e) Vaticano II _ Gaudium et spes (1965) sobre o diálogo Igreja/mundo Percurso histórico

6 f) Paulo VI _ Ecclesiam suam (1964) Populorum progressio (1967) sobre o desenvolvimento integral dos povos, numa altur a em que se começavam a revelar grandes desequilíbrios entre os povos, no rescaldo do acesso à independência dos territórios colonizados. Octagesima adveniens (1971), abre-se a esta nova perspectiva, analisa os problemas da democracia, das migrações, da comunicação social e do ambiente, e, perante o enfraquecimento das ideologias, apela ao enfrentamento regional dos novos problemas. Evangelii nuntiandi (1975) 3. Percurso histórico

7 g) João Paulo II _ Laborem exercens (1981) sobre o trabalho humano, que na economia deve ter a supremacia sobre o capital, Sollicitudo rei socialis (1987) sobre a dimensão internacional do desenvolvi- mento e do trabalho, Centesimus annus (1981) com uma síntese dos cem anos de DSI, agora com novas perspectivas abertas pela desagregação do marxismo (derrube do “muro de Berlim”, 1989) e pela ascensão do capitalismo liberal com as sua ameaças à dignidade do homem, da família e dos povos. Há ainda a acrescentar diversas mensagens, com destaque para as do “Dia Mundial da Paz” no início de cada ano Percurso histórico

8 Da análise destes documentos ressaltam como temas fundamentais da DSI os seguintes: a) a pessoa humana, sua dignidade, seus direitos, a começar pelo direito à vida da concepção à morte natural, e suas liberdades, com particular destaque para a liberdade religiosa; b) a família, sua vocação e seus direitos; c) inserção e participação responsável de cada homem na vida social; d) o bem comum e sua promoção, no respeito dos princípios da solidariedade e subsidiaridade; e) o destino universal dos bens da natureza e cuidado com a sua preservação e defesa do ambiente; f) o desenvolvimento integral de cada pessoa e dos povos; o primado da justiça e da caridade Princípios da DSI

DSI em FAQ