Papel dos Conselhos de Saúde no Pacto pela Saúde Monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde para garantir o direito do cidadão; Conhecer o Pacto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apoio Integrado e Coletivo MS
Advertisements

A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
CONASEMS -
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO SUS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES PRIORITÁRIAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE –PAP VS 2007
PACTO PELA SAÚDE PACTO PELA VIDA, EM DEFESA DO SUS E DA GESTÃO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA FRANCISCO ELOI FAGUNDES FILHO ANDREIA SOARES NUNES NATAL –
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
“O Perfil dos Conselhos Municipais de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo e Mecanismos de Acompanhamento do Relatório de Gestão Regional”. O TRABALHO.
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL AVALIAÇÃO DO PACTO PELA VIDA, PACTO DE GESTÃO E DA PROGRAMAÇÃO ANUAL DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOS MUNICÍPIOS BAIANOS.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Educação Permanente em Saúde :
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Plano de Desenvolvimento da Escola
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
INDICADORES DO PACTO PELA VIDA NO RN
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Psicologia e Segurança Pública
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
REDE AMAMENTA BRASIL EM MATO GROSSO DO SUL
CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Julho 2009 SEMINÁRIO COM OS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DO MATO GROSSO DO SUL.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Compromisso de cada gestor com a saúde dos cidadãos Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS Núcleo de Gestão do Pacto.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

Papel dos Conselhos de Saúde no Pacto pela Saúde Monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde para garantir o direito do cidadão; Conhecer o Pacto pela Saúde e as fragilidades apontadas pelo gestor no TCG; Acompanhar os prazos estabelecidos para mudança de realidade; Acompanhar as ações propostas para realização de responsabilidades nos instrumentos de gestão Formular as perguntas avaliativas que o Pacto pode responder;

Papel dos Conselhos de Saúde no Pacto pela Saúde Participar da pactuação unificada de indicadores; Participar da avaliação anual do TCG; Acompanhar as mudanças decorrentes do Pacto no Sistema de saúde local, no que diz respeito a estrutura de saúde, processo desenvolvidos para o atendimento das necessidades de saúde e resultados alcançados que mudam a realidade local.

Momentos e espaços de participação: Espaço importante de pactuação é o Colegiado de Gestão Regional. Embora seja uma articulação de gestores(as), é possível criar espaços de discussão e reflexão sobre controle social e, com isso, ser importante item do processo; Acompanhar e participar das discussões e pactuações de construção e monitoramento do TCG;

Momentos e espaços de participação: É também fundamental a disseminação desta discussão com a população. Para isso é importante o conhecimento dos documentos oficiais que orientam os Planos Diretores de Regionalização, o Termo de Compromisso de Gestão, PPI e PPA. Mobilizar os grupos e movimentos populares em torno do Pacto implica em compreender o controle social de forma mais ampla, organizando rodas de conversa, participando de fóruns e levando o tema a todos os grupos e para a população em geral.

Monitoramento e Avaliação do Pacto Instrumentos TCG e Relatório de pactuação unificada de indicadores; Processo permanente de cada ente no seu próprio âmbito, dos estados em relação aos municípios de seu território; Dos municípios em relação ao estado e a União, da União em relação aos estados, municípios e DF.

Pactuação de indicadores Prioridades Objetivos Metas Indicadores Responsabilidades Indicadores Sispacto

Prioridades Prioridade quer dizer: o que vem primeiro. Exemplo: Fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária, influenza, hepatite,Aids.

Objetivos Os objetivos expressam o que se pretende fazer a fim de superar, reduzir, eliminar ou controlar os problemas Identificados. Exemplo: Reduzir a letalidade por Febre Hemorrágica de Dengue

Metas As metas são expressões quantitativas de um objetivo. As metas concretizam o objetivo no tempo e esclarecem e quantificam “o que”, “para quem”, “quando”.Exemplo: reduzir em 25 % a letalidade de dengue

Indicadores São medidas que contem informações relevante sobre determinados atributos do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde Taxa de letalidade por Febre Hemorrágica de Dengue.

Indicador Nº de óbitos confirmados por febre hemorrágica de dengue e síndrome do choque da dengue por local de residência e ano dos primeiros sintomas Nº de casos confirmados por febre hemorrágica de dengue e síndrome do choque da dengue por local de residência e ano dos primeiros sintomas X 100

Exemplo de preenchimento do TCG Prover os conselhos material e tecnicamente Apoiar a mobilização social Apoiar a formação de conselheiros RealizaNão Realiza Não se aplica Prazo

Perspectivas do Pacto Integração dos instrumentos de pactuação com os instrumentos de planejamento; Estruturação do monitoramento e avaliação para o sistema de saúde; Alocação eqüitativa de recursos financeiros federais; Valorização de resultados;

PACTO pela Saúde Plano Plurianual PPA Plano de Saúde Programação Anual de Ações Coerência entre os processos Integração dos Instrumentos de Gestão Relatório de Gestão

PRINCÍPIOS DO AVALIADOR Indagação sistemática; Competência (conhecimento;habilidade e atitude); Integridade/honestidade; Respeito pelas pessoas; Responsabilidade pelo bem estar geral; A participação na produção de resultados é a melhor estratégia para o favorecimento do uso da informação.

Reforçar a utilidade dos dados; Reduzir a distância de quem avalia de quem fornece os dados; Compartilhar o sentimento de ética e responsabilidade coletiva no desenvolvimento da avaliação; Compartilhar os resultados alcançados e acompanhar o uso.