Escola Básica e Secundária do Porto Moniz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO
Advertisements

AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL. AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2ª AULA
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
Índia Apesar de pertencerem ao mundo subdesenvolvido, a índia e a China são dois grandes e importantes países do continente asiático, destacando-se por.
HINDUÍSMO 1)     Origem: mais de 2000 anos a. C. na Índia – Não tem um fundador. 2)     Princípios fundamentais: -         dharma: a lei do universo; -        
Prática Pedagógica Ensino Religioso Itinerante 2010 NRE/Foz Enaide Severo de Araujo
Hinduísmo.
O Ensino Religioso nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A antiga civilização indiana
Hinduísmo Escola: EB2/3 do Couto Mineiro do Pejão
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
ESTOICISMO.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Índia.
FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 1
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
Ciência - Conhecimento/saber/poder
Terrorismo religioso O poder das ideias - Dia da Filosofia
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
ÉTICA HINDU.
A religião no mundo atual (modernidade)
Religiões Uma síntese geral.
Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica
UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO
B a s e s d a D o u t r i n a E s p í r i t a
Um Tratado sobre Magia Branca O Caminho do Discípulo 204
A eucaristia Começar.
RELIGIÕES ORIENTAIS.
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Prof. Everton da Silva Correa
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Instituições Sociais: A Religião
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Hinduísmo.
RELIGIÕES COMPARADAS 2011.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
A origem da Dança do Ventre
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
Ana Rosa de Brito Medeiros
Resumo explicativo Aula 31 Aula 32.
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2010 Aula 03 – O que é Direito.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
X.
LIÇÃO 13 A IGREJA E A LEI DE DEUS
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2010 Aula 03 – O que é Direito.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
ÍNDIA ANTIGA Pesquisas mostram que a região é habitada há pelo 30 mil anos. Pouco se sabe como viviam, pois ainda os historiadores.
Denominação do conjunto de princípios, doutrinas e práticas religiosas que surgiram na Índia, a partir de 2000 a.C. O termo é ocidental e é conhecido.
BUDISMO.
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
Budismo.
A vida é liturgia. A vida é liturgia… Quando as pessoas trabalham para ganhar a vida e para melhorar o mundo, estão continuando o ato de amor pelo qual.
01.Moral 01 – Introdução (8 slides) 10. Moral 10 – Conversão (8 slides) 02.Moral 02 – Fundamento da Moralidade (8 slides) 03. Moral 03 – Fim último (9.
Como explicar o mundo?.
Transcrição da apresentação:

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Hinduísmo Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano letivo 2012/2013 9ºA Trabalho elaborado por: Natalie Ramos, nº10

Índice Introdução Hinduísmo Símbolo; Origem e evolução; Religião Bramânica; Livros sagrados e textos de referência; Princípios fundamentais Quatro pilares; Três grandes princípios; Ritmos e costumes

Introdução O Hinduísmo é uma cultura sagrada onde apresenta uma união de crenças com estilo de vida. O hinduísmo como conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas.

Hinduísmo A religiosidade principal da índia é o Hinduísmo, que é um fenómeno que engloba a totalidade da vida. Hinduísmo é o nome que o mundo ocidental atribuiu a um conjunto de crenças, filosofias e rituais adotados pelo povo que viviam nas margens do rio Indo. Hínduismo é mais do que uma religião, é um conjunto de religiões ou de tendências religiosas, reunindo uma enorme variedade de crenças e cultos. Os hindus acreditam num Deus superior, que se manifesta em múltiplas divindades, e uma ideia muito bem definida da salvação individual, que alcança através de acções realizadas por cada um, através de contemplações ou através do amor absoluto a Deus.

Símbolo O símbolo do Hinduísmo é o “Om”. É a sílaba sagrada e é aquela que dá origem a todas as orações. Graficamente é um yantra que é composta por formas geométricos que é considerado uma representação do ser humano e do universo, mas pronuncia-se um mantra.

Origem e evolução A existência do Hinduísmo antecede os registos históricos e as suas origens perdem-se no tempo. A mais antiga evidência de uma religião da Índia data do fim do Neolítico (5500-2600 a.C.). O Hinduísmo moderno cresceu a partir dos Vedas, dos quais o mais antigo é o Rig Vega, que data de 1700- 1100 a.C. Os Vedas centralizam o culto em divindades como Indra, Varuna e Agni, e no ritual do soma.

Religião Bramânica Esta religião divide a sociedade em quatro castas: os Brâmanes (Sacerdotes), os Cxátrias (guerreiros), os Vaixias (artífices) e os Sudras (servos).

Religião Bramânica Na época bramânica também se desenvolve a ideia de karma (herança de encarnações anteriores e destino: castigo ou recompensa), em conformidade como o cumprimento do darma ( lei, deveres). Também na crença na reencarnação (transferência da alma para o outro, após a morte) e no nirvana (libertação das reencarnações e integração na eternidade) se desenvolveram neste período. Reencarnação Karma Darma

Livros sagrados e textos de referêcia As escrituras hindus são chamadas Shastras (“ Tesouros do Conhecimento” ou “Instruções”), dividem- se em dois grupos: Shruti ( «Escutado; Revelado») - textos ouvidos directamente de Deus- e Smriti («Memória»)- textos que contêm explicações sobre o Shruti.

Princípios Fundamentais O princípio fundamental no hinduísmo é a rectidão. A índia é possuidora de um dos menores índices de criminalidade no mundo, apesar da sua imensa população de quase mil e duzentos milhões de pessoas que vivem numa condição económica muito precária. O Hinduísmo possui um conjunto de leis (sastras) que norteiam o agir dos crentes: os quatro pilares e o três grandes princípios.

Quatro pilares Artha - conjunto de regras que tem por objectivo tratar de riqueza económica, destribuição de bens e valores, administração de riqueza do país, impostos e procura de sustento para famílias. Darma - constitui uma parte religiosa, como o exercício de Direito. Salienta-se no Código de Manu , o mais antigo grupo de regras sociais e civis, não há vingança de sangue. Tem obrigação de cumprir deveres religiosos, morais e sociais. Kama - actividade do gozo , dos sentidos, a arte e a estatística. O hindu tem como obrigação continuar e procurar a linguagem. Moksha – é um conjunto de regras que promove a libertação do interno retorno da alma. O hindu tem como obrigação procurar a auto- realização e libertação do ciclo de reencarnação.

Três grandes princípios Ahimsa- conhecido como não violência, à notável conduta de Mahatma Ghandi, libertação da Índia do domínio inglês. Por isso maior parte dos hindus opta pela vegetarianismo uma vez que matar uma criatura é um acto de violência. Karma – Significa acção ao trabalho que não há acção sem reacção, uma vez que está interligado com a natureza. Samsara – Princípio da reencarnação,significa retorno ao mundo materia. O Karma conduza conduz a vida futuro , mas voltamos ao mundo material e somos responsáveis pelo nosso destino através das nossas acções.

Ritos e Costumes Principais ritos que consiste na duração da divinidade. Sobressaem-se três divindades maiores: Brama- Deus criador de todas as coisas e para o qual todo regressa; Vixnu- Deus conservador; Xiva – Deus destruidor. Estes três formam a Trimurti. Ao longo dos tempos as divinidades encarnam assumindo individualidades diversas.

Conclusão Com o conhecimento deste trabalho apercebi que esta religião, é uma religião muito sagrada porque eles acreditam em vários deuses, e que também para eles os animais são sagrados.

Bibliografia Manual do Aluno de EMRC.: Horizontes de Esperança 9º ano.