Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira 031 88168756.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Saúde e Prevenção nas Escolas
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Decreto nº de 24 de abril de 2007
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Planejamento e 7 de março de 2014.
Foco de Atuação: Atenção Básica
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CARTA DE BELO HORIZONTE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Contexto de atuação do CME
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
MOVIMENTO PESTALOZZIANO
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
A Política de Formação no Sistema Nacional de Educação. 29 e 30 de maio de 2014.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC/MEC Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira

OBJETIVOS: Organizar os serviços educacionais oferecidos pelas APAEs. Garantir a qualidade dos serviços prestados e dos resultados. Contribuir com a construção da Educação Inclusiva no Estado de Minas Gerais.

Durante o Encontro de Formação Profissional realizado no final de 2007 foram explicitadas determinadas demandas dentre as quais podemos destacar: A Organização Escolar na perspectiva da Educação Inclusiva Dúvidas referentes ao Formulário VI Conceito e contextualização do Atendimento Educacional Especializado Terminalidade Específica e Histórico escolar

Percebeu-se a necessidade de se trabalhar com os articuladores aspectos da Organização Escolar, Educação Inclusiva e sua implicações no contexto da Educação Especial.

Diante de tais demandas e das observações feitas durante o encontro, planejamos os seguintes projetos para atuação em 2008: Curso sobre Organização Escolar no contexto da Educação Inclusiva. Atendimento sistemático às APAEs e articuladores Monitoramento do programa da área pedagógica

Curso Organização Escolar Este curso abordará os seguintes aspectos: Escola de fato e de direito, respeitando os princípios da Educação Básica. Organização Escolar. Educação Especial Reflexões e mudanças na prática escolar das APAEs dentro do contexto da Educação Inclusiva.

Possibilitar um maior intercâmbio de informações, aliviando ansiedades e oferecendo um suporte técnico que assegure a melhor condução dos processos pedagógicos nas APAEs do Estado de Minas Gerais. Atendimento sistemático às APAEs e articuladores

Monitoramento do programa da área pedagógica Criar uma ficha de monitoramento das escolas das APAEs juntamente com as articuladoras para permitir uma maior integração e fluxo de informações entre os profissionais envolvidos na organização e funcionamento dessas escolas.

Outro projeto importante tem sido a ampliação do trabalho em equipe dentro do Núcleo de Fortalecimento o que tem possibilitado o enriquecimento de todas as coordenadorias. A participação em reuniões mensais do Núcleo onde cada coordenador apresenta seus projetos e troca informações com todos os coordenadores também ampliam nossas possibilidades de trabalho.

OUTRAS AÇÕES Reunião técnica com os Articuladores Pedagógicos Regionais como meio de fortalecer a formação profissional dos mesmos.

Estimular a implementação e atualização do Projeto Político Pedagógico desenvolvido nas Escolas das APAEs através de orientações por , fax telefone, além da disponibilidade de receber o articulador na Federação para uma orientação mais especifica.

Construção da Educação Inclusiva Estimular e orientar às APAEs sobre a organização dos serviços complementares de apoio à inclusão escolar nas escolas comuns dos municípios Estimular o registro, análise e divulgação permanente de experiências exitosas de inclusão escolar, com esforço para publicação dessas.

Promover, participar e estimular a realização de eventos e fóruns estaduais e municipais sobre as perspectivas da educação inclusiva em Minas Gerais

Um trabalho permanente: Pesquisa constante sobre estudos recentes na área pedagógica, na área de educação especial, meios alternativos e complementares de educação na perspectiva da educação inclusiva. Busca de textos para alimentação do site da Federação na área pedagógica.

Até a presente data cinco pólos já realizaram seus encontros, foram eles: Pólo 2 – Campo das Vertentes e Centro IV Data: 16 e 17 de abril em São João del Rey Pólo 5 – Circuito das Águas I e II, Circuito das Malhas e Vale da Eletrônica Data: 09 e 10 de Abril em São Lourenço

Pólo 7 – Sudoeste I e II, Sul I e II Data: 23 e 24 de abril em Varginha Pólo 8 – Triangulo Mineiro I e II Data: 06, 07 e 08 de Maio em Frutal Pólo 9: Vale do Aço I e II e Vale do Jequitinhonha e Mucuri Data: 14 e 15 de Maio em Ipatinga

Até a presente data 5 pólos já realizaram curso na área Pedagógica atingindo um total aproximado de: 203 pessoas104 APAEs 203 pessoas e a um total de 104 APAEs.

FACILITADORES Equipe Multidisciplinar Apoio Técnico por parte da coordenadora do Núcleo de Fortalecimento Incentivo ao estudo e pesquisa Disponibilidade de recursos tecnológicos Parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais Assessoria por parte da Federação Nacional das APAEs Parceria com a PUC Minas

DESAFIOS Estimular os articuladores para que as informações repassadas a eles cheguem até as APAEs. Estimular os articuladores para que as informações repassadas a eles cheguem até as APAEs. Manter uma atualização constante de conhecimentos Manter uma atualização constante de conhecimentos Criar instrumentos para a avaliação das ações rumo à excelência de nossos atendimentos Criar instrumentos para a avaliação das ações rumo à excelência de nossos atendimentos

“Se deres um peixe a um homem, ele alimentar-se-á uma vez; se o ensinares a pescar, alimentar-se-á durante toda a vida”. (Kuan-Tsu)