AUTOBIOGRAFIA Prof. Ayres Charles de Oliveira Nogueira IFRN – Campus Natal Cidade Alta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Inglês Técnico
Advertisements

ORGANIZANDO A PESQUISA
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Flocos de Neve Espere ou click >.
Os Sete Princípios de Leonardo da Vinci
PROJETO PEDAGÓGICO.
II Congresso do Sistema de Ensino Integral
  Para que todas as mães que almejam uma vida decente para seus filhos, possam contemplar triunfantes a formação de um bom caráter.
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Crie um TÍTULO Disciplina:__ / Prof.:__ / Local e data
Guilherme do Val Toledo Prado Rosaura Soligo
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
Autobiografia Ilustrada
EU APRENDI.
Ninguém é perfeito Cada ser humano tem suas peculiaridades. Isso é muito fácil de perceber, mas certamente difícil de aceitar. Cada um tem sua história,
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Letícia Basílio da Silva
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Você já ganhou um abraço hoje?
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
PROJETO QUEM SOU EU? IDENTIDADE _____________________________
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
De onde tirar as ideias?.
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Rose Nânie Heringer da Silva
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Aquisição da Linguagem Oral
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
A lua de Joana.
ADOLESCÊNCIA Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações.
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Desenvolvimento Humano UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) CURSO PSICOLOGIA ORGANIZAÇÃO: Chirley Reis Fernanda.
COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Ensino Especializado em TGDs
Angélica Rosa Psicóloga
Não criei um perfil em redes sociais pra expor minha vida, pra expor o meu eu, pra expor o que tenho, nem o que faço. Não criei um perfil em redes sociais.
Eu sou poeta.
Adolescência e Afectos
Participação Educativa
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
EU SOU UMA POETISA.
CAÇADORES DE CONHECIMENTO
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
REUNIÃO DE PAIS Turma Professoras:.
Álbum da minha história
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
LOUCO SENTADO NO MURO Profª. Daiana Campani de Castilhos
Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão
As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Introdução MITOS LEALDADES CRENÇAS LEGADOS VALORES SEGREDOS RITOS.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Você já ganhou um abraço hoje?
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Transcrição da apresentação:

AUTOBIOGRAFIA Prof. Ayres Charles de Oliveira Nogueira IFRN – Campus Natal Cidade Alta

1. PROPÓSITO COMUNICATIVO DA AUTOBIOGRAFIA Relatar e compreender o próprio processo de experiências e de formação

2. MÉTODO DE MAPEAMENTO DE SUA VIDA I. Escrever seguindo a linha do tempo; II. Escrever por eventos significativos da vida (estabelecendo ou não certo grau de valorização); III. Escrever.

3. RECURSOS PARA A PRODUÇÃO DA AUTOBIOGRAFIA Relatos autobiográficos demarcado pela memória; Descrição de fatos baseando-se em materiais biográficos: - fotos - documentos oficiais - diários - cartas - vídeos

4. SISTEMATIZAÇÃO DA AUTOBIOGRAFIA Estruturar a sua história em etapas: = fase da 1ª. infância: o que as pessoas dizem sobre você? (Quando e onde nasceu? Quem são seus parentes [pais, irmãos, avós...]? Primeiro filho? Caçula? Comportamento,...) = fase da 2ª. infância: o que você recorda de sua infância? (primeiros amigos, fase inicial escolar [Qual escola? Onde fica?], primeiros professores, primeiras “traquinagens”, criação tradicional ou não...) = adolescência: pensamentos, conflitos, gostos diversos (musical, alimentar,...), relações interpessoais (familiar, escolar, afetiva...) = fase adulta... = fase atual (Quem eu sou hoje? O que gosto de fazer? O que quero fazer? Sonhos? Seu perfil [engraçado, intenso, espiritualizado, estudioso, afetuoso...)

5. ENCAMINHAMENTOS IMPORTANTES A. Produza sua autobiografia como se estivesse escrevendo para alguém que você conhece. B. Faça ilustrações, utilize cores, figuras, símbolos que possam reforçar ou complementar o que você está dizendo linguisticamente.