PREÇO DE TRANSFERÊNCIA Alunos: André Lezan; Elen Iule Back; João Felipe Bender da Rosa; Rafael Biernaski Professora: Cristiane Gebran Disciplina: Controladoria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
03 - ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE
Fator X O Modelo da ANEEL Novembro de 2009 Brasília - DF.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Contabilidade Empresarial
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
Formação de Preços e Cálculo de Rentabilidade
O CONTEXTO DO PROJETO Político Estabilidade Institucional
Universidade Federal Fluminense
Administração Financeira
Departamento Jurídico-Financeiro
TAXA INTERNA DE RETORNO - TIR
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
Desafios gerenciais Aula 4.
Introdução a Microeconomia
Análise Fundamentalista
Análise fundamentalista de Ações
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
Administração Financeira e Orçamentaria
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
Matemática Financeira
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
TOMADA DE DECISÕES NO PROCESSO DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
Regimes de tributação Entenda-os melhor e faça a sua escolha
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Prof. Claudio Ditticio 1 A eficiência de mercado. Abr 2009 Universidade Paulista - UNIP.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Perguntas de Gestão Estratégica de Custos
Avaliação Econômica de Projetos TAMANHO
PREÇO.
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL.
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
Avaliação Econômica de Projetos - TAMANHO
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
5 - 1 ©2004 by Pearson Education Capítulo 5 Informação Relevante e Tomada de Decisão: Decisões de Marketing.
Ambiente Financeiro Brasileiro
2 - 1 ©2004 by Pearson Education Capítulo 2 Introdução ao Comportamento do Custo e Relações Custo–Volume.
DECISÕES DE INVESTIMENTOS E ORÇAMENTO DE CAPITAL
CURSO: DE GRADUAÇÃO EM ADMINSTRAÇÃO
CRIME DE SONEGAÇÃO FISCAL: O USO DO “CAIXA 2” (RECEITAS NÃO-CONTABILIZADAS)  CORRELAÇÃO/CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES: RECEITA PROVENIENTE DE CARTÕES DE.
Prof. Ms. João Rafael Alberton
Análise das Demonstrações Contábeis
Como deve ser classificada a Propaganda do Produto
Organizações Descentralizadas Prof. Cláudio Wanderley, PhD
Método do Valor Atual Líquido (VAL) ou Valor Presente
CUSTO DE CAPITAL Conceito: é o retorno mínimo exigido de um novo investimento; é a taxa de retorno que uma empresa deve pagar aos investidores a fim de.
Medindo a Renda de Uma Nação
Data Aprovação:03/12/2010 Data Divulgação:16/12/2010 IASB:IFRS 1 CPC 43 (R1) ADOÇÃO INICIAL DOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS CPCs 15 A 41 Aprovações dos Reguladores:
O método dos Múltiplos é também conhecido pelo método de avaliação relativa. O valor da empresa pode ser estimado em função dos múltiplos de outras.
Gestão de Custos Aula 2.
Economia Conceitos Básicos.
Precificação e Estruturas de Mercados
Administração Financeira e Orçamentária I
Critérios Quantitativos de Análise Econômica de Projetos
Contabilidade Aula 3.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Profª Renata Morgado.
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Controladoria.
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
Transcrição da apresentação:

PREÇO DE TRANSFERÊNCIA Alunos: André Lezan; Elen Iule Back; João Felipe Bender da Rosa; Rafael Biernaski Professora: Cristiane Gebran Disciplina: Controladoria Turma: S63 – Administração

Introdução/Sumário Modelo – Custo de Oportunidade Preço de Transferência – Conceito Exercícios em Sala – Parte 1 Modelos de Preços e Negociação Modelos de Custos Exercícios em Sala – Parte 2 Conclusão

Conceito básico Peça fundamental na tomada de decisão Frederich Von Wieser quem deu origem à expressão “custo de oportunidade” Definição: O valor de um fator de produção em qualquer uso que lhe fosse dado, sendo tal custo de oportunidade “a renda líquida gerada pelo fator (de produção) em seu melhor uso alternativo”.

Conceito básico Pressupõe uma alternativa viável e, portanto, existentes para o consumidor ou para o empresário. Pressupõe uma decisão efetiva sendo tomada e que, o sendo, acarreta o sacrifício/abandono de outras (s) que não foi o (ram).

Exemplo Você investe em um fundo do tesouro direto, sem riscos, que rende 11% ao ano; Desistindo assim de investir em uma ação, de risco moderado, que poderia lhe render 20% ao ano. O custo de oportunidade que você abandounou ao investir no fundo do tesouro é de 9% (20% - 11%).

Exemplo A: Ir a faculdade (ficando 4 anos trabalhar) B: Trabalhar e receber salário No caso de quem escolheu a alternativa A o custo que essa oportunidade (a) tem, é o dos 4 anos de salario que você receberia caso teve- se escolhido a alternativa (b), porém você acredita que com a faculdade terá um salário maior que acabara compensando os anos em que deixou de ganhar.

Conceito O custo de oportunidade representa o valor sacrificado pela empresa, em termos de remuneração, ao tomar a decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa ao invés de aplicar em outra. Custo de oportunidade refere-se ao valor liquido de caixa perdido quando se optou por uma alternativa em detrimento de outra.

Análise Entender o custo de oportunidade com relação a outro investimento de igual valor ou tomar como base investimentos com risco zero. (Ex: títulos públicos, poupança)

Vídeo:

Exemplo Suponhamos as seguintes alternativas de investimentos. 1ª beneficio proporcionado = 300 2ª beneficio proporcionado = 260 Custo 1ª = = 40 Custo 2ª = = -40 Vale a pena o risco?

Exemplo Investimento imobilizado de R$ Sendo que o valor poderia ser aplicado a uma taxa de 6% a.a. A empresa optou por comprar o imobilizado e obteve os seguintes resultados: (+) Receita de venda (-) Custo dos produtos vendidos (14.000) (=) Lucro 1.000

Exemplo Se aplicasse na outra alternativa a empresa teria um rendimento de 600. ( x 6% a.a). Considerando o custo de oportunidade de 600, temos um resultado de R$ 400, o qual representa o verdadeiro valor do resultado da atividade.

Preço de Transferência Vídeo

Preço de Transferência Conceito:

Preço de Transferência Conceito: Valor pelo qual são transferidos bens e serviços entre as atividades e áreas internas de uma organização.

+ 20% - 20%

Organizações voltadas para a descentralização; Um centro de lucro para outro; Evitar perdas fiscais;

Situação ideal para utilização do Preço de Transferência

Fatores Tributários - Regulamento Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido Lei nº 9.430/96 e Instrução Normativa nº 243/02 ; ( Nos EUA – IRS – Internal Revenue Service) ▫ A) Mapeamento das Operações de Importação e Exportação ▫ B) Escolha dos métodos a serem adotados para comprovação dos preços ▫ C) Confecção de planilhas exigidas pela legislação

Etapas para seguir a Legislação

Empreendedorismo PLUG – Information Technology

Exercícios em Sala – Parte 1 1) Qual é o conceito de Preço de Transferência?

2) Cite algumas características relacionadas ao Preço de Transferência. - Permite uma constante avaliação dos níveis de eficiência e eficácia da empresa, a partir das relações econômicas entre suas atividades; - Promover a capacidade competitiva da empresa; - Promover a capacidade competitiva da empresa; - Reconhecimento do resultado gerado pelas áreas e atividades; - Reconhecimento do resultado gerado pelas áreas e atividades; - Organização voltada para a descentralização; - Organização voltada para a descentralização; - Interação entre centros de lucro; - Interação entre centros de lucro; - Evita perdas fiscais; - Evita perdas fiscais;

3) Quais são os elementos nos quais são “vistos” a legislação referente aos preços de transferência? -Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido

4) ) Quais são as três etapas que são necessárias para o procedimento de preços de transferência estar em rigor com a lei nº 9.430/96? -1º - Mapeamento das operações de importação e exportação -2º - Escolha dos métodos a serem adotados para comprovação dos preços -3º - Confecção de planilhas exigidas pela legislação

Vídeo

Modelos de Preço de Transferência Diferentes métodos para calcular o preço dos produtos/serviços de um centro de lucro para outro Preço parâmetro

Preço de Transferência – Modelos – Porcentagem %

Modelo de Preço de Transferência baseado em NEGOCIAÇÃO. Base: Negociação entre Gestores ▫ Valor negociado e aceito pelas partes ▫ O valor do produto/serviço é influenciado pela habilidade de negociação entre os gestores/ Poder político

Modelo de Preço de Transferência baseado em PREÇO 2 Bases: Preços correntes e Preço de mercado ajustado; Preços correntes: ▫ Produto/serviços transferido pelo preço vigente de mercado ▫ Custos não exercem influência no preço ▫ O preço incorpora elementos nos quais a empresa incorre como impostos, comissões, etc

Preço de mercado ajustado: ▫ Refinamento do critério anterior, similar porém exclui eventos em que o preço incorpora os elementos nos quais a empresa incorre como impostos e comissões; ▫ Difícil estimativa

Modelos de Preço de transferência baseado no Custo Oportunidade O valor dos produtos e serviços transacionados entre as unidades deveria refletir o valor do benefício possível de ser obtido na melhor alternativa econômica de obtenção dos bens e serviços demandados.

Exercícios em Sala – Parte 2 O que seriam os modelos de preço de transferência? -São diferentes métodos para calcular o preço dos produtos/serviços entre relações de uma mesma empresa, ou partes relacionadas.

Em relação ao Preço de Transferência baseado em negociação, cite qual a base e sua influência ▫ A base seria a negociação entre gestores, influenciada pela habilidade de negociação entre os gestores e o poder político de cada um;

Em relação ao Preço de Transferência baseado em Preços, cite qual a base e sua influência ▫ Há duas bases em que a empresa pode optar aderir, a de Preços correntes e a do Preço de mercado ajustado. A primeira nos orienta a utilização do preço vigente de mercado, que pode ser “ corrompido” pelos impostos, comissões e etc. que afetam o mercado e a empresa. A segunda base seria um refinamento da primeira que tenta fugir dessa má utilização dos preços vigentes, porém é uma técnica difícil devido a complexidade em que há a incorporação dos componentes que afetam o preço.

ATIVIDADE ATIVIDADE

Modelos: () Soma dos custos variáveis unitários incorridos () Preço vigente no mercado () Valor estabelecido sob determinadas condições de volume de produção, custo e preços de venda que propiciassem lucro máximo. () Valor negociado e aceito pelas partes envolvidas () Custo cientificamente pré-determinado e que deveria ter ocorrido nas condições presentes () Custos Totais / volume da produção () É uma variante entre os métodos baseados no custo, em que se aplica uma margem sobre o custo base () Refinamento dos preços correntes de mercado

Conclusão ▫Tomada de decisão ▫Viabilidade de um projeto ▫Analise de fatores

Fim acesso em 26/05/14 acesso em 27/05/14 CATELLI, Armando. CONTROLADORIA – UMA ABORDAGEM DA GESTÃO ECONÔMICA – GECON. 2ª edição, São Paulo: Atlas, 2013 Referências: