27/04/2017 Processo de Compras Autor: Aldo Almeida Dezembro/2013.

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Transcrição da apresentação:

27/04/2017 Processo de Compras Autor: Aldo Almeida Dezembro/2013

Para melhor aproveitar seu treinamento... Atenção ao horário de início, término e intervalo do treinamento. Desligue o telefone. Caso esteja esperando uma ligação essencial, utilize o modo silencioso. Escute com atenção, evitando conversas paralelas. PARTICIPE! APROVEITE!! APRENDA!!! Mantenha o foco na pessoa que está falando e solicite a palavra. Esclareça suas dúvidas, mesmo que pareçam óbvias. Para termos uma boa dinâmica, peço por favor para… Horário previsto: 13:00 as 15:00 Telefone celular no silencioso Interromper a qualquer hora Para a multiplicação é importante o pleno entendimento.

Agenda – Dia 1 Tópico Horários 01 - Teoria 08:15 às 10:00 02 – Intervalo 1 10:00 às 10:15 03 – Teoria 10:15 às 12:00 04 - Almoço 12:00 às 13:00 05 – Teoria 13:00 às 15:00 06 – Intervalo 2 15:00 às 15:15 07 – Teoria 15:15 às 17:00

Agenda – Dia 2 Tópico Horários 01 – Alteração e Visualização de RC 02 – Intervalo 1 10:00 às 10:15 03 – Criação, Atualização e Comparação de SDC 10:15 às 12:00 04 - Almoço 12:00 às 13:00 05 – Criação e Alteração de Pedido 13:00 às 15:00 05 – Intervalo 2 15:00 às 15:15 15:15 às 17:00

Agenda – Dia 3 Tópico Horários 01 – Criação de Contrato de Material 02 – Intervalo 1 10:00 às 10:15 03 – Criação de Contrato de Serviço 10:15 às 12:00 04 – Almoço 12:00 às 13:00 05 – Relatórios de dados mestres 13:00 às 15:00 06 – Intervalo 2 15:00 às 15:15 07 – Relatórios de dados transacionais 15:15 às 17:00

Sumário Tópico Slide 01 - Conhecendo o SAP 07 02 – Introdução 27 03 – Criação de Anexos 59 04 – Configurando a Requisição de Compras 79 05 – Criação de Solicitações de Cotação 85 06 – Criação de Pedidos 106 07 – Criação de Contratos Básicos 136 08 – Relatórios 152

Conhecendo o SAP 01

Acessando o SAP – Passo 1 Para acessarmos o SAP, basta darmos um duplo clique em cima do ícone SAPLOGON na área de trabalho do computador.

Acessando o SAP – Passo 2 Clique duas vezes no ambiente AMP para acessar a tela de login.

Acessando o SAP – Passo 3 User: Matrícula Hydro Password: 300Brasap Language: PT

Configuração inicial – Passo 1 Antes de começar a operar o SAP é necessário ajustar o layout local, para isto: Clique no botão ou pressione simultaneamente as teclas <ALT> + <F12>.

Configuração inicial – Passo 2 Clique em opções

Configuração inicial – Passo 3 1 2 3 4 Clique em design interativo, visualização 1 e depois em controles e marque as duas opções em vermelho. 5

Conhecendo o SAP Chamamos de BARRA DE MENU Chamamos esses botões de BARRA DE BOTÕES Nestas caixas encontram-se os programas. Clique na seta para visualizarmos os dados técnico do SAP.

Conhecendo o SAP Analisando a caixa de diálogo na figura observe estes dados técnicos que visualizamos. Por estes dados podemos saber o usuário que está conectado, a transação que estamos executando. Lembrar sempre que Programa é o mesmo que transação, falaremos agora somente de TRANSAÇÕES.

Conhecendo o SAP Esta é a barra de MENUS, nela visualizamos alguns agrupamentos como: requisição de compra, processar, ambiente, sistema e ajuda. Esta barra modifica de transação para transação.

Conhecendo o SAP Observe que quando clicamos em cima de qualquer uma dessas palavras, abre-se uma lista recursos como mostra a figura abaixo. Item Outra ReqCompra=> significa abrir uma outra RC; Item Exibir/modificar => significa ir para a transação de exibir ou modificar e Item Encerrar => significa encerrar esta solicitação. E assim, segue o mesmo raciocínio para todas as transações. Devemos lembrar que esse conteúdo modifica de transação para transação.

Conhecendo o SAP Agora que já conhecemos a barra de menus vamos conhecer um pouco sobre a barra de botões: Esta é uma barra que está presente em todas as telas do SAP. Observe que temos nela alguns botões ativos e outros inativos, eles mudam de transação para transação.

Conhecendo o SAP ENTER Os seguintes comandos podem ser transferidos para este campo com ENTER: Chamar uma transação na mesma janela: Digitar /Nxxxx (xxxx = código de transação), tecle <ENTER>. Em janelas Diferentes Digitar /Oxxxx (xxxx = código de transação), tecle <ENTER>. VOLTAR => significa voltar uma janela, podemos usar a tecla <F3>. CANCELAR => significa cancelar a atividade e voltar tela principal, podemos usar o conjunto de teclas <SHIFT> + <F3>. CANCELAR => significa cancelar a atividade, podemos usar a tecla <F12>. CRIAR NOVA JANELA => Podemos criar nova janela, sem alterar a existente. AJUDA => Informações sobre o campo tais como, conceito, utilização e etc.

Conhecendo o SAP GRAVAR => utilizado para gravar registros, podemos usar o conjunto de teclas <CTRL> + <S>. MOVIMENTAR PAGINAS => significa movimentar para a primeira página na mesma tela. MOVIMENTAR PAGINAS => significa movimentar para a última página na mesma tela. MOVIMENTAR PAGINAS => significa movimentar para a página anterior. MOVIMENTAR PAGINAS => significa movimentar para a página posterior.

Conhecendo o SAP Outra Barra de Botões que poderá aparecer nas transações no módulo de MM.

Conhecendo o SAP MARCAR TODOS => utilizado para marcar todos os itens, podemos usar o conjunto de teclas <CTRL> + <F6>. DESMARCAR TODOS => utilizado para marcar todos os itens, podemos usar o conjunto de teclas <CTRL> + <F7>. MARCAR INICIO até FIM => utilizado para marcar do início até o fim do bloco, podemos usar o conjunto de teclas <CTRL> + <F9>. REGISTRAR LINHAS => registra todos os itens, podemos usar o conjunto de teclas <CTRL> + <SHIFT> + <F1>, este botão é pouco usado. ELIMINAR => utilizado para eliminar item, podemos usar o conjunto de teclas <SHIFT> + <F2>. DETALHE CABEÇALHO => utilizado para visualizar dados gerais do documento, podemos usar a tecla <F6>.

Conhecendo o SAP   ENDEREÇO DO FORNECEDOR => utilizado para visualizar endereço do fornecedor, podemos usar a tecla <F7>. PARCEIRO => utilizado para visualizar a função parceiro do fornecedor. ESTRATÉGIA DE LIBERAÇÃO => utilizado para acessar a estratégia de liberação. MENSAGEM => utilizado para imprimir documentos. Podemos utilizar o conjunto de Teclas <SHIFT> + <F1>. DETALHE DO ITEM => utilizado para visualizar dados cadastrais de itens, referente a condições comerciais. Podemos utilizar a Tecla <F2>. DADOS ADCIONAIS => utilizado para visualizar outros dados, como outros dados logísticos.

Conhecendo o SAP   CONDIÇÕES DO ITEM => utilizado para visualizar as condições do item. Podemos utilizar o conjunto de Teclas <SHIFT> + <F6>. TEXTOS DO ITEM => utilizado para digitarmos textos referentes ao item. Pouco utilizado. ENDEREÇO DE REMESSA => utilizado para visualizar o endereço de remessa do documento. Pouco utilizado. HISTÓRICO DO PEDIDO => utilizado para visualizarmos movimentos anteriores para este pedido. Pouco utilizado. DIVISÕES => utilizado para visualizarmos as divisões de entrega deste item. SINTESE => utilizado para voltarmos a tela inicial da transação.

Conhecendo o SAP Outra Barra de Botões que poderá aparecer nas transações no módulo de MM.

Conhecendo o SAP MODIFICAR/EXIBIR => utilizado para modificarmos e/ou exibirmos uma ação. ENTRADAS NOVAS => usado para criarmos um novo conteúdo. COPIAR COMO => utilizado para criarmos um conteúdo com cópia de outro. ELIMINAR => usado para eliminar uma linha de dados. DESFAZER MODIFICAÇÃO => utilizado para desfazer a modificação feita. MARCAR TUDO => utilizado para marcar todas as linhas de Seleção. MARCAR BLOCO => utilizado para marcar o bloco de Seleção. DESMARCAR TUDO => utilizado para desmarcar a Seleção Feita.

Introdução 02

Conceituação Requisição de Compras é: Solicitação de Cotação é: É o instrumento básico para a identificação de materiais ou serviços que devem ser supridos. Autoriza o departamento de compras a efetuar a aquisição de determinado material ou contratação de serviço e É um documento interno: não é utilizado fora da empresa, portanto não é impresso. Solicitação de Cotação é: Um convite estendido ao fornecedor por um comprador para submeter uma cotação para o fornecimento de materiais ou prestação de serviços. É um documento externo portanto é impresso. Pedido de Compras é: Um documento formal que representa uma negociação entre uma empresa e um fornecedor para adquirir materiais ou serviços. Contrato Básico é: Um documento formal de negociação de longo prazo entre uma empresa e um fornecedor, referente ao suprimento de materiais ou prestação de serviços em um determinado período, de acordo com prazos e condições predefinidas.

Tipos de requisição NB – Para reposição de itens de estoque. Sua emissão só é permitida pelo processo automático de MRP, sua emissão manual é vedada a qualquer usuário e será considerada concluída quando um pedido for emitido. Não há necessidade de aprovação pela hierarquia; RB – Para compra de material spot, liberação de contrato de material ou contratação de serviços spot ou RSE e aditivos, este tipo de requisição é emitida automaticamente pela OM ou ainda manualmente pelos usuários, será considerada concluída quando um pedido for emitido. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia do emitente da requisição conforme a DED em vigor; RV – Para suprimento de materiais ou prestação de serviços de longo prazo. Sua emissão só pode ser feita de forma manual pelos usuários, este tipo de requisição será concluída quando um contrato básico for emitido. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia do emitente da requisição conforme a DED em vigor; ZDP – Para medição de contratos de serviço que tenham incidência de ICMS ou que estejam relacionados com a aquisição de mercadorias e que irão atualizar o PMU dos itens de estoque ou aplicação direta e não teremos a emissão de FRS, como por exemplo: energia elétrica, transporte intermunicipal, fornecimento de refeição e transporte de cargas. Sua emissão só pode ser feita de forma manual pelos usuários e será considerada concluída quando um pedido for emitido. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia do emitente da requisição conforme a DED em vigor e ZREG – Para regularização de processos onde a aquisição de materiais ou a prestação de serviços já tenham ocorrido. Sua emissão só pode ser feita de forma manual pelos usuários e será considerada concluída quando um pedido for emitido. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia do emitente da requisição conforme a DED em vigor.

Tipos de pedido NB – Para reposição de itens de estoque, ou seja deverá ser emitido quando o comprador receber uma requisição do tipo NB. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia conforme a DED em vigor e RB – Para compra de material spot, contratação de serviços spot ou RSE, ou seja deverá ser emitido quando o comprador receber uma requisição do tipo RB ou ZREG. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia conforme a DED em vigor.

Tipos de contrato WK – Contratos por valor: Devemos utilizar o contrato por valor uma vez que esclareçamos junto a área requisitante o tipo de gestão contratual que será feito no fornecimento do material ou prestação do serviço. Ou seja, caso não haja intenção da área em limitar as quantidades utilizadas por linha e o controle ser der simplesmente pelo montante do contrato, então esta será a opção contratual correta. MK – Contratos por quantidade: Devemos utilizar o contrato por quantidade uma vez que esclareçamos junto a área requisitante o tipo de gestão contratual que será feito no fornecimento do material ou prestação do serviço. Ou seja, caso haja intenção da área em limitar as quantidades utilizadas por linha, então esta será a opção contratual correta. Observação: Os contratos que no processo de medição demandem rateio superior a 3 casas decimais deverá ser criado tipo MK.

Utilização de IVA – Imposto de valor agregado Uso e consumo que não tenha IPI e nem ICMS substituição tributária - utilizar o preço bruto e o IVA C0 Uso e consumo que tenha IPI e ICMS substituição tributária - utilizar o preço sem ICMS normal e o IVA C4 Uso e consumo que tenha IPI - utilizar o preço bruto e o IVA C5 Ativo - utilizar o IVA devido e o preço liquido Industrialização - utilizar o IVA devido e o preço liquido.

Contratação de serviços No sistema SAP, teremos a disposição 884 serviços previamente codificados para atender as necessidades relacionadas com a prestação de serviço terceirizada. Como exemplo disto, temos: Serviços de construção de edificações industriais; Serviços de transporte aéreo de cargas postais, remessas expressas e cargas congêneres; Serviços de  consultoria geológica e geofísica; Serviços de transporte multimodal de cargas especiais e de grande porte; Fornecimento de alimentação sob contrato e Etc. m utilização de material

Contratação de serviços com utilização de material Para a aquisição de materiais e contratação de serviços devemos atentar para as seguintes definições legais: Os contratos de serviços que podem ter aplicação de material, constantes nos itens 7.02 e 7.05 da lei complementar 116/2003, há somente a emissão de nota fiscal de serviço, os contratos que não estiverem enquadrados nestes itens, obrigatoriamente terão que emitir notas fiscais de serviço e de material. 7.02 – Execução, por administração, empreitada ou sub empreitada, de obras de construção civil, hidráulica ou elétrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfuração de poços, escavação, drenagem e irrigação, terraplanagem, pavimentação, concretagem e a instalação e montagem de produtos, peças e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de serviços fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS). 7.05 – Reparação, conservação e reforma de edifícios, estradas, pontes, portos e congêneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos serviços, fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS). § 6º. – Não se inclui na base de cálculo do Imposto sobre serviços de qualquer natureza o valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos serviços previstos nos itens 7.02 e 7.05, da lista de serviços. § 7º. – Para fins do disposto nos itens 7.02 e 7.05, quando o prestador de serviços não comprovar os materiais utilizados, o imposto será calculado na base de 60% (sessenta por cento) do valor total da nota fiscal.

Campos na requisição de material Itens: É obrigatório que todos os itens de material requisitados estejam previamente codificados no HAMP SAP. Categoria de classificação contábil: U – Utilização desconhecida não permitida para materiais; K – Deve ser utilizada em compras para um ou mais centros de custo; P – Deve ser utilizada em compras para um ou mais projetos e F – É informado automaticamente quando a requisição de compras for criada a partir de uma OM. Data de remessa: Data sugerida na qual o material deve ser entregue na planta. Fornecedor pretendido: Não é permitido o preenchimento deste campo.

Campos na requisição de material Grupo de compradores: Normalmente o comprador estará definido no mestre de material, caso este campo venha em branco, comunicar o Supervisor ou Gerente de Compras de compras que então irá indicar para qual comprador deverá ser atribuída esta requisição e o Supervisor ou Gerente de Compras deverá solicitar ao Almoxarifado a inclusão do comprador responsável para este item de material. Determinação automática de fonte de suprimento: Esta opção sempre deve estar selecionada, uma vez que na ausência desta opção, os materiais que já possuem contratos homologados não terão seus pedidos atribuídos de forma automática, podendo ocasionar ainda em uma compra spot indevida. Nota de Cabeçalho: Deve conter informações importantes tais como: Contato (e-mail e telefone) do requisitante Solicitação de visita técnica e parecer técnico. Para visita técnica deverá ser informado: Local, Endereço, Pessoa e Telefone de contato. Outras informações relevantes ao comprador, que visem facilitar a cotação e tornar mais rápido o processo de compra.

Campos na requisição de serviço Itens: É obrigatório que todos os itens de serviço requisitados estejam previamente codificados no HAMP SAP. Categoria de classificação contábil: U – Utilização desconhecida, utilizar em requisições de contratos guarda chuva. K – Deve ser utilizada em compras para um ou mais centros de custo; P – Deve ser utilizada em compras para um ou mais projetos e F – É informado automaticamente quando a Requisição de Compras for criada a partir de uma OM. Categoria do item: Escolher a opção “D” para requisitar um serviço. Grupo de Mercadoria: Família de serviços baseado na NBS. Data de remessa: Data na qual o serviço deve ser executado na planta.

Campos na requisição de serviço Número pessoal: Em todas as requisições a matricula do gestor do contrato deve ser informada neste campo na aba de serviços no item. Fornecedor pretendido: Não é permitido o preenchimento deste campo Grupo de compradores: No caso de serviços, informar o código do supervisor de compras e o mesmo fará a atribuição da requisição ao comprador correto. Nota de Cabeçalho: Deve conter informações importantes tais como: Contato (e-mail e telefone) do requisitante Solicitação de visita técnica e parecer técnico. Para visita técnica deverá ser informado: Local, Endereço, Pessoa e Telefone de contato. Outras informações relevantes ao comprador, que visem facilitar a cotação e tornar mais rápido o processo de compra.

Aditivos Tipo: Requisição RB Itens: Descrição livre sem necessidade de codificação Categoria de classificação contábil: U – Utilização desconhecida Data de remessa: Prazo a ser aditado Preço de avaliação: O valor total do aditivo Nota de Cabeçalho: Deve conter informações importantes tais como: Contato (e-mail e telefone) do requisitante Detalhes do contrato a ser aditado Motivação do aditamento do contrato. Etc.

Ciclo de suprimento spot de materiais externos

Ciclo de suprimento de serviços externos

? ? ? ? Documentos de compras Bestellanforderung Anfrage Angebot Requisição compra Solic. cotação Cotação Bestell- anforderung Anfrage Requisição compra Sol.cotação Angebot Angebot Cotação Cotação ? ? A ? B A ? B Leistungs- erfassungsblatt Bestellung Kontrakt Folha de registro de serviço Contrato Pedido Bestellung Kontrakt Contrato Pedido 1 1 2 2

Estrutura de um documento de compras Einkaufsbeleg Allg. Daten Statistik Nachrichten Konditionen Dados gerais Estatíticas Mensagens Condições Cabeçalho Kopf Allg. Beschreibung des Vorhabens: Software - Einführung Termin: 31.10. Descrição geral do projeto: implementação de software Data: 31/10/ Position Item Descrição do serviço Quantidade Condições Leistungsbeschreibung Menge Konditionen Leistungs- zeilen Linhas de serviços Especificações do serviço Leistungs- verzeichnis Especs. LV

Categoria do item

Objeto de classificação contábil

Opções de criação de requisições de compras

Dados requisição de compras

Solicitação de Cotação e Cotação (proposta)

Número coletivo na solicitação de cotação

Criando uma solicitação de cotação

Processamento de cotações

Pedido de material ou serviço

Criando um pedido

Campos do pedido

Opções de envio do pedido

Contrato de material ou serviço

Tipos de Contrato Básico

Utilização dos contratos

Criação de anexos 03

Transações CV01N Criar CV02N Modificar CV03N Exibir CV04N Pesquisar

Acessando as transações

Criando um anexo – Passo 1 27/04/2017 Criando um anexo – Passo 1 Digite o código PRO e então pressione a tecla <ENTER>

Criando um anexo – Passo 2 Descreva o(s) anexo(s)

Criando um anexo – Passo 3 Pressione este botão

Criando um anexo – Passo 4 Clique neste dialog box

Criando um anexo – Passo 5 Escolha o arquivo

Criando um anexo – Passo 6 Pressione este botão

Criando um anexo – Passo 7 1 2

Criando um anexo – Passo 8 Para adicionar novas permissões pressione o botão ao lado.

Criando um anexo – Passo 9 Escolha a usuário, para informar qual usuário terá acesso as informações do anexo, caso seja mais de uma pessoa, insira quantas linhas sejam necessárias e informe os usuários que podem ter acesso.

Criando um anexo – Passo 10 Caso não saiba a matricula do usuário, pesquise na dialog box abaixo.

Criando um anexo – Passo 11 Escolher o que os outros usuários irão poder fazer com relação ao anexo.

Criando um anexo – Passo 12 Pressione este botão

Criando um anexo – Passo 13 Selecione a linha ao lado 1 2 Clique no botão ao lado

Clique na caixa de memorizar minha decisão Criando um anexo – Passo 14 1 Clique na caixa de memorizar minha decisão 2 Clique no botão acima

Clique na caixa de memorizar minha decisão Criando um anexo – Passo 15 1 Clique na caixa de memorizar minha decisão Clique no botão acima 2

Criando um anexo – Passo 16 Clique no botão acima

Criando um anexo – Passo 17 O anexo então foi criado sob o número 10000002258 e este número deverá ser usado no momento da criação da Requisição de Compras, Pedido ou Contrato Básico.

Devolvendo uma ou várias linhas de uma Requisição de Compras 04

Transações ME52N Modificar ME53N Exibir

Acessando as transações

Modificando uma RC – Passo 1 Clique no botão acima

Modificando uma RC – Passo 2 Informe o número da RC a ser modificada.

Modificando uma RC – Passo 3 4 Pressione no botão do disquete para salvar e um e-mail será enviado ao requisitante com o motivo do cancelamento. Pressione o botão da lixeira 3 1 Selecione a linha a ser cancelada 2 Descreva o motivo do cancelamento

Criando uma Solicitação de Cotação 05

Transações ME41 Criar SDC ME42 Modificar SDC ME43 Exibir SDC ME47 Atualizar Cotação ME49 Comparar Cotação

Acessando as transações

Criando uma solicitação de cotação – Passo 1 Informe a data da validade da SDC.

Criando uma solicitação de cotação – Passo 2 Pressione no botão ao lado

Criando uma solicitação de cotação – Passo 3 Informe o número da requisição que deseja cotar no mercado.

Criando uma solicitação de cotação – Passo 4 1 Digite o número 0090 Digite seu código de comprador. 2

Criando uma solicitação de cotação – Passo 5 Informe o mesmo número da RC a ser cotada.

Criando uma solicitação de cotação – Passo 6 Selecione os itens que serão enviados para a cotação no mercado, caso não deseje cotar todos os itens, clicar com o mouse na linha e então este item não irá ser cotado, caso contrário pressionar no botão de “aceitar + detalhe” para incluir todos os itens na SDC.

Criando uma solicitação de cotação – Passo 7 Atualize em todas as linhas a data da necessidade de recebimento da mercadoria.

Criando uma solicitação de cotação – Passo 8 Selecione os fornecedores que irão participar do processo clicando no botão indicado abaixo.

Criando uma solicitação de cotação – Passo 9 Selecione o fornecedor a participar da cotação clicando no botão indicado ao lado.

Criando uma solicitação de cotação – Passo 10 Selecione um fornecedor a partir das pesquisas disponíveis.

Criando uma solicitação de cotação – Passo 11 Pressione o botão ao lado para salvar a SDC. 1 Uma vez salva a SDC selecione o próximo fornecedor a fazer parte do processo de cotação. 2 Dependendo do número necessário de cotações, repita os passos acima as vezes que forem necessárias, toda vez que o botão de salvar é acionado é disparado um e-mail para o fornecedor com a SDC.

Acessando as transações

Atualizando a cotação – Passo 1 Informe o número da SDC a ser atualizada com o preço do fornecedor.

Atualizando a cotação – Passo 2 Salve a cotação 2 Atualize a cotação com os preços recebidos na proposta do fornecedor. 1

Acessando as transações

Comparando cotações – Passo 1 3 Pressione no botão ao lado 1 Digite o número 0090 Informe o número da cotação 2

Comparando cotações – Passo 2 Dê um duplo clique em cima das cotações que não foram premiadas. O sistema apresenta qual fornecedor obteve o menor preço dos itens.

Comparando cotações – Passo 3 2 Salve a cotação Marque o campo de recusa e então um e-mail será enviado ao fornecedor informando que a cotação não foi premiada. 1

Criando um Pedido 06

Transações ME21N Criar ME22N Modificar ME23N Exibir

Acessando as transações

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 1 Escolha primeiramente o tipo de Pedido de acordo com a característica da compra: NB – Compras para estoque – RC tipo NB e RB – Compras de aplicação direta – RC tipos RB e ZREG.

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 2 Ativar a síntese de documentos

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 3 Clique neste botão

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 4 Clique na opção Requisições de compra.

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 5 4 Pressione o botão ao lado Selecione as 2 opções ao lado 1 Informe seu código de comprador 2 Informe a sigla da empresa que deseja comprar: ADN – Alunorte BRP – Albrás PAM - Paragominas 3 3

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 6 Arraste a numeração até o botão indicado 2 Clique no número da RC. 1

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 7 Clique na dialog box ao lado para pesquisar o código do fornecedor. Digite o número 0090 1 2

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 8 Escolha o fornecedor baseado nas diversas opções de pesquisa.

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 9 2 Informe a data de entrega negociada com o fornecedor 1 Informe o preço negociado com o fornecedor.

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 10 Pesquise o termo de pagamento na dialog box ao lado.

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 11 Selecione o termo adequado e pressione a teclar <ENTER>.

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 12 Informe a condição de entrega e o local da mesma. 1 Caso senha sido negociado FOB-TRANSPORTADORA, informar o código da mesma na aba abaixo: 2 Pesquise na dialog box ao lado o código da transportadora. 3

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 13 Escolha o transportador baseado nas diversas opções de pesquisa.

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 14 Vá até a aba fatura e escolha o IVA de acordo com a natureza da compra

Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 15 2 Pressione o botão ao lado para salvar o pedido 1 Pressione o botão ao lado para verificar se existem erros.

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 1 Escolha primeiramente o tipo de Pedido de acordo com a característica da compra: NB – Compras para estoque – RC tipo NB e RB – Compras de aplicação direta – RC tipos RB e ZREG.

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 2 Ativar a síntese de documentos

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 3 Clique neste botão

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 4 Clique na opção Solicitações de cotação

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 5 Pressione o botão ao lado 3 Informe a sigla da empresa que deseja comprar: ADN – Alunorte BRP – Albras PAM - Paragominas 1 Informe seu código de comprador 2

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 6 Arraste a cotação até o botão indicado 2 Clique na cotação 1

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 7 Pesquise o termo de pagamento na dialog box ao lado.

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 8 Selecione o termo adequado e pressione a teclar <ENTER>.

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 8 Informe a condição de entrega e o local da mesma. 1 Caso senha sido negociado FOB-TRANSPORTADORA, informar o código da mesma na aba abaixo: 2 Pesquise na dialog box ao lado o código da transportadora. 3

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 9 Escolha o transportador baseado nas diversas opções de pesquisa.

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 10 Vá até a aba fatura e escolha o IVA de acordo com a natureza da compra

Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 11 2 Pressione o botão ao lado para salvar o pedido 1 Pressione o botão ao lado para verificar se existem erros.

Criando um Contrato Básico 07

Transações ME31K Criar ME32K Modificar ME33K Exibir

Acessando as transações

Criando um contrato básico – Passo 1 Pressione no botão ao lado para abrir as opções de contrato

Criando um contrato básico – Passo 2 Escolha entre a opção WK e MK de acordo com a característica do contrato.

Criando um contrato básico – Passo 3 Pressione no botão ao lado para informar o número da RC

Criando um contrato básico – Passo 4 Informe o número da RC e pressione a tecla <ENTER>

Criando um contrato básico – Passo 5 1 Informe ou pesquise o código do fornecedor. Para a organização de compra sempre informe o código 0090 e para grupo de compradores informe seu código de comprador, por exemplo B01. 2 Na categoria do item para contrato de serviços informe a letra D e para materiais deixe o campo em branco. 3

Criando um contrato básico – Passo 6 Informe a data final de validade do contrato. Informe o montante e a moeda do contrato. Informe a condição do pagamento, por exemplo 30DDL.

Criando um contrato básico – Passo 7 Selecione a linha da RC que deseja incluir no contrato e depois pressione no botão acima.

Criando um contrato básico – Passo 8 Pressione no botão ao lado.

Criando um contrato básico – Passo 9 Selecione a opção ao lado e pressione a tecla <ENTER>

Criando um contrato básico – Passo 10 pressione a tecla <ENTER>

Criando um contrato básico – Passo 11 Para materiais atualize os preços unitários

Criando um contrato básico – Passo 12 Para serviços selecione a linha e então pressione no botão indicado.

Criando um contrato básico – Passo 13 Finalize gravando o contrato pressionando o botão do disquete. Atualize os preços e as quantidades de acordo com a característica do contrato.

Relatórios de Compras 08

Customizando Relatórios – Passo 1 É possível customizar as colunas e visões dos relatórios no SAP, note: Clique no ícone acima

Customizando Relatórios – Passo 2 Escolha quais colunas deseja visualizar no relatório, marcando-as com o mouse e então pressione o botão ao lado. 1 Clique no botão acima. 2

Customizando Relatórios – Passo 3 Escolha o nome do novo layout 1 Descreva o novo layout 2 3 Clique no botão ao lado

Transações Relatórios de dados mestres de material MM60 ZRMM1B ZM31 Relatório de dados mestres de serviço AC06

Passo 1 – acessando as transações Acessando as transações

Índice de materiais (MM60) – Passo 1 Tela inicial de parâmetros de pesquisa Pressione no botão abaixo para executar o relatório 5 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) Pesquisar o material ou materiais a serem listados 1 Informar o tipo de material, por exemplo: ZELE, ZMSK, etc. 2 Informar o grupo de mercadorias, por exemplo: 2007, 7103, 7201, etc. 3 Sempre manter esta opção marcada. 4

Índice de materiais (MM60) – Passo 2 Tela do relatório após execução da transação.

Índice de materiais (MM60) – Passo 3 Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 3 2

Índice de materiais (MM60) – Passo 4 2 Clique no botão ao lado Selecione a opção 10 Excel 1

Índice de materiais (MM60) – Passo 5 Escolher o local onde o arquivo será salvo.

Índice de materiais (MM60) – Passo 6 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

Índice de materiais (MM60) – Passo 7 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

Índice de materiais (MM60) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 1 Tela inicial de parâmetros de pesquisa Pressione no botão abaixo para executar o relatório 6 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras). 3 Pesquisar o material ou materiais a serem listados. 1 Sempre informar PT. 2 Informar o grupo de mercadorias, por exemplo: 2007, 7103, 7201, etc. 4 Informar o tipo de material, por exemplo: ZELE, ZMSK, etc. 5

Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 2 Tela do relatório após execução da transação.

Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 3 Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 3 2

Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 4 Clique no botão ao lado 2 Selecione a opção 10 Excel 1

Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 5 Escolher o local onde o arquivo será salvo.

Clique na caixa de memorizar minha decisão Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 6 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

Clique na caixa de memorizar minha decisão Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 7 1 Clique na caixa de memorizar minha decisão Clique no botão acima 2

Exemplo de Relatório no Excel Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 1 Tela inicial de parâmetros de pesquisa Pressione no botão abaixo para executar o relatório 3 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras). 1 Visão analítica – marcar a opção acima Visão sintética – não marcar esta opção 2

Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 2 Tela do relatório após execução da transação.

Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 3 Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 2 3

Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 4 Escolha a opção ao lado 2 Clique no botão acima

Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 5 Clique na dialog box abaixo Escolha nome do arquivo e o local a ser salvo. 2

Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 6 Clique no botão acima.

Exemplo de Relatório no Excel Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 7 Exemplo de Relatório no Excel

Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 1 Tela inicial de parâmetros de pesquisa Pressione o botão ao lado para executar o relatório 2 Informe o código NBS 1

Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 2 Tela do relatório após execução da transação.

Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 3 Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 2

Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 4 Clique no botão ao lado

Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 5 Escolha a opção tabela

Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 6 Clique no botão ao lado

Exemplo de Relatório no Excel Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 7 Exemplo de Relatório no Excel Caso deseje manter o relatório, a planilha deverá ser salva localmente no computador do usuário.

Transações Relatórios de requisições Relatório de FRS ME5A ZREQSTATUS ML84 Relatório de Pedido Relatório de Contrato ME2N ME3L

Acessando as transações

Requisições de Compras (ME5A) – Passo 1 Pressione no botão ao lado para executar o relatório Sempre utilizar o código ALV 1 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) 2 Marcar este campo, caso devam ser listadas requisições de compra que já foram atribuídas a uma fonte de suprimento. Marcar este campo, caso devam ser listadas as requisições de compra concluídas (e não mais quantidade em aberto). Marcar este campo para listar as requisições de compra parcialmente pedidas. Marcar este campo para ver as requisições de compra sujeitas a uma estratégia de liberação e que já foram liberadas. Marcar sempre os campos ReqCs. para liberação global e ReqCs para liberação de item. 3 3 3 3 4

Requisições de Compras (ME5A) – Passo 2 Tela do relatório após execução da transação.

Requisições de Compras (ME5A) – Passo 3 Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 3 2

Requisições de Compras (ME5A) – Passo 4 Clique no botão ao lado 2 Selecione a opção 10 Excel 1

Requisições de Compras (ME5A) – Passo 5 Escolher o local onde o arquivo será salvo.

Requisições de Compras (ME5A) – Passo 6 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 2 Clique no botão acima

Requisições de Compras (ME5A) – Passo 7 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

Requisições de Compras (ME5A) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 1 4 Pressione no botão abaixo para executar o relatório Informe o intervalo que deseja pesquisar 1 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) 2 Informar a moeda 3

Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 2 Tela do relatório após execução da transação.

Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 3 Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 3 2

Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 4 Clique no botão ao lado 2 Selecione a opção 10 Excel 1

Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 5 Escolher o local onde o arquivo será salvo.

Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 6 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 7 1 Clique na caixa de memorizar minha decisão Clique no botão acima 2

Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

Pedido de Compras (ME2N) – Passo 1 Pressione no botão ao lado para executar o relatório 4 1 Utilize sempre o código 0090 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) 2 Informe o intervalo que deseja pesquisar 3

Pedido de Compras (ME2N) – Passo 2 Tela do relatório após execução da transação. Neste relatório antes de customizar as colunas pressione no botão

Pedido de Compras (ME2N) – Passo 3 Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 2 3

Pedido de Compras (ME2N) – Passo 4 Clique no botão ao lado Selecione a opção 10 Excel 1

Pedido de Compras (ME2N) – Passo 5 Escolher o local onde o arquivo será salvo.

Pedido de Compras (ME2N) – Passo 6 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

Pedido de Compras (ME2N) – Passo 7 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

Pedido de Compras (ME2N) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

Contrato (ME3N) – Passo 1 Pressione no botão ao lado para executar o relatório 4 Utilize sempre o código 0090 1 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) 2 Informe o intervalo que deseja pesquisar 3

Contrato (ME3N) – Passo 2 Tela do relatório após execução da transação.

Contrato (ME3N) – Passo 3 Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 3 2

Contrato (ME3N) – Passo 4 Clique no botão ao lado 2 Clique no botão ao lado Selecione a opção 10 Excel 1

Contrato (ME3N) – Passo 5 Escolher o local onde o arquivo será salvo.

Clique na caixa de memorizar minha decisão Contrato (ME3N) – Passo 6 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

Clique na caixa de memorizar minha decisão Contrato (ME3N) – Passo 7 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

Exemplo de Relatório no Excel Contrato (ME3N) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 1 Pressione no botão ao lado para executar o relatório. 6 1 Informe o intervalo que deseja pesquisar Utilize sempre o código 0090 2 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) 3 Sempre utilizar a opção tudo 4 Não aceito = Medições não aprovadas Aceito = Medições aprovadas 5

Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 2 Tela do relatório após execução da transação.

Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 3 Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 2 3

Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 4 1 Escolha a opção ao lado. Clique no botão acima 2

Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 5 1 Clique na dialog box abaixo. Escolha nome do arquivo e o local a ser salvo. 2

Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 6 Clique no botão acima.

Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 7 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

Informações de contato para suporte Aldo Almeida E: aldo.almeida@hydro.com C: (91) 8899 – 5540 Leôncio Bitar E: leoncio.bitar@hydro.com C: (91) 8856 - 5987