AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE MICROALGAS NOCIVAS EM CULTIVO DE MOLUSCOS BIVALVES: CONTRIBUIÇÃO PARA VERIFICAÇÃO DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO HUMANA. (PUIC), Engenharia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
 Maior produtor nacional de moluscos, produzindo em torno de toneladas e chegando a 90% de toda a produção brasileira (EPAGRI, 2009);  Palhoça.
Advertisements

Área de conhecimento: Engenharia Ambiental.
Título do Trabalho: “Avaliação da qualidade ambiental da água do Rio da Madre, da água do mar e da areia da Praia da Guarda do Embaú (Palhoça/SC) baseado.
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Administração Rural: Uma análise da Depreciação Ciências Agrárias/Agronomia Autor: Victor Boppré (PUIC 2008) Orientador Prof. M.Sc. Sílvio Tiago Cabral.
Grande Área: Ciências Humanas Curso: História
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
Redes de Co-citação Wagner de Souza Rolim CIn – UFPE.
Victoria Amorim Fermino Braga Orientadora: Profa. Zilda Aparecida Godoy Bianchim ; Coorientadora: Patrícia.
Diretrizes construtivas para garantia do direito ao sol nas edificações: estudo de caso Florianópolis (PUIP), Ciências Socialmente Aplicáveis Autora: Ana.
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Implementação de análises microbiológicas para avaliação de inocuidade em produtos alimentícios regional. Engenharia Química Cláudia Destro dos Santos.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Avaliação da exposição aos agrotóxicos e uso de equipamento de proteção individual (EPI) em servidores da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp –
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
CARACTERIZAÇÃO DA PAISAGEM DO ENTORNO DA LAGOA ARROIO CORRENTE NO MUNICIPIO DE JAGUARUNA, SC. Área de Conhecimento: Ciências Biológicas - Ecologia/Educação.
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
AUTOR: Laura Junqueira Anibal CO-AUTOR: Bruna Grassetti Fonseca
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
COOKIES DE CHOCOLATES ENRIQUECIDOS COM FARINHA DA CASCA DE LARANJA XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 19 a 22 de Outubro de Florianópolis/SC.
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Caracterização da pesca artesanal e dos seus impactes nas comunidades marinhas do Litoral Norte Isabel Sousa Pinto Directora do Laboratório de Biodiversidade.
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
CONCLUSÕES Através dos resultados obtidos é possível concluir que a quantidade de licopeno está diretamente relacionada com a coloração vermelha em tomates,
XVIII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica São Paulo - Brasil ESTUDO DA MODULAÇÃO DA CAMADA LIMITE ATMOSFÉRICA NA REGIÃO DA CONFLUÊNCIA.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP Projeto de Física Experimental usando o Arduino,
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Clique para editar os estilos do texto mestre Clique para editar os estilos do texto mstre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nívelz Cianotoxinas.
Avaliação da qualidade de medicamentos antihipertensivos distribuídos pela Prefeitura Municipal de Tubarão, Ciências Farmacêuticas BIANCHIN, M. D.; KÜlkAMP,
1 Margem Alunos curso Técnico de Enfermagem Nilviane; Ana Jéssic; Fernanda; Jéssica; Raquel; Maria de Lourdes; Natália. A importância F iltro do S olar.
Acompanhamento da Implantação de Vinhedo de Origem Européia na Região de Braço do Norte (ART 170 Pesquisa) Ciências Agrárias Lucas Vendramini, Gilmar Pezzopane.
Padronização da Análise de Urina Requisição do Exame  Orientação ao Paciente  Coleta do Material  Entrega do Material  Conferência do Material  Transporte.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Avaliação da atividade larvicida de soluções contendo óleo de Copaifera sp e uma fração rica em terpenóides de Melia azedarach. Farmácia. Ana Cláudia de.
Melquisedec Medeiros Moreira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE CRN, Natal-RN, Brasil, Newton Moreira de Souza Universidade.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
Título do Trabalho: Estudo da estabilidade de encostas através de simulações computacionais – Aplicações nos solos de Tubarão. Ciências Exatas e Engenharias.
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
Estudo de utilização de medicamentos em idosos residentes na área de cobertura do Serviço de Apoio Integrado a Saúde (SAIS) PATRÍCIA LUIZ DE ARAÚJO (PUIC);
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
Sociedade Brasileira de Química Condições de uso: Leia com atenção 1.Este material pode ser utilizado apenas para fins educacionais. O uso para fins comerciais.
Desenvolvimento de formualções cosméticas antioxidantes contendo nanocápsulas de ácido lipoico. Ciências Médicas e da Saúde. Irene Clemes Kulkamp* e Sílvia.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE MICROALGAS NOCIVAS EM CULTIVO DE MOLUSCOS BIVALVES: CONTRIBUIÇÃO PARA VERIFICAÇÃO DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO HUMANA. (PUIC), Engenharia Ambiental. Rudá Pereira - PUIC. Elisa Helena Siegel Moecke - orientadora. Curso: Engenharia Ambiental; Grande Florianópolis - Ponte do Imaruim. Introdução A Enseada de Brito (Figura 1) é uma das três mais antigas comunidades formadas por açorianos no litoral catarinense e possui um grande potencial para a produção de ostras e mexilhões. A qualidade destes moluscos é afetada quando há florações de algas nocivas (na Figura 2 é possível observar a microalga Dinophysis acuminata, especifica deste estudo), principalmente na zona costeira onde geralmente são cultivados. Estes microrganismos aquáticos são filtradores e utilizam material particulado em suspensão na água como alimento. Quando espécies de microalgas tóxicas estiverem presentes, as ficotoxinas podem ser acumuladas nos tecidos desses animais e intoxicar seus consumidores, sendo eles os seres humanos ou organismos marinhos. Esse projeto tem expressiva importância socioeconômica e científica. Através dele poderá se estabelecer uma base de dados sobre a ocorrência de microalgas nocivas no ponto de estudo, permitindo inferir o risco a que os cultivos de moluscos estão sujeitos. Além disso, esses dados poderão ser usados para aperfeiçoar planos de amostragem para um futuro monitoramento permanente. Objetivos Objetivo Geral: Avaliar a incidência de microalgas nocivas em áreas de cultivo de ostras e mariscos na região da praia da Enseada de Brito (Palhoça/SC), como subsídio para a avaliação do risco de contaminação humana através do consumo de bivalves contaminados. Objetivos específicos: - Determinar a concentração de células de Phyrrophytas - dinoflagelados potencialmente nocivos em amostras de água coletadas em área de cultivo de ostras e mariscos; - Verificar o padrão de variação sazonal na concentração de dinoflagelados nocivos na área de estudo; - Avaliar uma possível correlação entre a ocorrência de dinoflagelados nocivos e fatores climáticos locais, como temperatura, direção e velocidade do vento, entre outros. Material e Métodos PROCEDIMENTOS DE COLETA: Amostragem: O local monitorado foi realizado quinzenalmente na praia da Enseada de Brito, localizada no município de Palhoça. Método de coleta e análise das amostras: Foi desenvolvida uma planilha, contendo dados de: data, hora, condições do tempo, temperatura da água e do ar, sendo preenchida devidamente em cada coleta. As amostras foram coletadas dentro de uma fazenda marinha, produtora de mariscos, em três pontos distintos, a uma profundidade média de 30 cm, utilizando uma garrafa de coleta tipo Niskin de 5 litros. No Laboratório de Engenharia Ambiental (LEA) da Universidade do Sul de Santa Catarina foram realizadas as devidas análises e contagem das microalgas. PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE: No laboratório as células presentes na água foram concentradas na fração de tamanho de 25 micrômetros (malha). Após a filtragem a malha contendo as microalgas, foi transferida para um frasco contendo 10 mL da amostra filtrada, ao qual foi adicionado 1 mL de solução de Lugol a 10 % (concentração final 1 %). Do frasco com 10 mL transferiu-se 1 mL para a placa Sedgwick. A placa foi mantida na geladeira para ocorrer a sedimentação e desta forma realizar a contagem dos Dinoflagelados ao microscópio. A contagem e a identificação das microalgas foram realizadas usando microscópio com magnificação de 100 a 250 vezes. Nas amostras também foram realizados os ensaios físico-químicos como: pH, alcalinidade, cloretos e turbidez. Os dados climáticos regionais foram obtidos em banco de dados de acesso público (EPAGRI). Resultados Na Tabela 1 estão apresentados os resultados referentes a presença da microalga Dinophysis acuminata durante as análises de setembro de 2008 a julho de E na Tabela 2 são apresentados os valores médios das análises físico-químicas. Observa-se que nas amostras onde foi identificada a microalga Dinophysis acuminata tem-se uma baixa turbidez e grande transparência da água. Na Tabela 3 estão apresentados os dados climáticos. Nas amostras com presença da microalga Dinophysis acuminata observa-se predominantemente a ocorrência de vento norte e nordeste, mar liso e dia nublado. Conclusões Com esse trabalho foi possível verificar a variação da incidência microalgas nocivas Dinophysis acuminata na região da praia da Enseada de Brito, durante o período de um ano. Nos dias em que o mar se apresentava liso, tempo nublado, baixos valores de turbidez e transparência da água foi identificada a incidência da microalga Dinophysis acuminata. A freqüência amostral e a estratégia reativa para a avaliação aqui proposta geraram resultados sobre a dinâmica nas oscilações de microalgas na região, como a freqüência ao longo do ano. O cultivo de moluscos (ostras, mariscos) está sendo cada vez mais incentivado no estado, como uma alternativa de renda para populações costeiras. No entanto, este incentivo à produção e ao consumo do produto não é proporcional aos esforços para a garantia da qualidade do mesmo. Os resultados obtidos neste projeto vêm de encontro a esta necessidade. Bibliografia ANDERSON, D.M. (1997) Turning back the harmful red tide. Nature, pp CARVALHO Pinto-Silva, C.R., Ferreira, J.F., Costa, R.H.R., Belli Filho, P., Creppy E.E., and MATIAS, W.G. (2003) Micronucleus induction in mussels exposed to okadaic acid. Toxicon 41: HALLEGRAEFF, G.M. (2003) Harmful agal blooms: a global overview. In Manual on Harmful Marine Microalgae. Hallegraeff, G.M., Anderson, D.M., and Cembella, A.D. (eds). Paris: UNESCO, p PROENÇA, L.A., Schmitt, F., Costa, T., and Rörig, L.R. Just a diarrhea? Evidence of diarrhetic shellfish poisoning in Santa Catarina, Brazil. Ciência e Cultura – Journal of the Brazilian Association for the Advancement of Science. 50, n.5, p , SMAYDA, T. J. Harmful algal blooms: Their ecophysiology and general relevance to phytoplankton blooms in the sea. Limnology Oceanogra, Apoio Financeiro: Unisul Figura 1 - Vista dos pontos de coleta na praia da Enseada de Brito, Palhoça/SC. Fonte: Autor, Figura 2 - Fotomicrografia da microalga Dinophysis acuminata com aumento de 200x. Fonte: Autor, Tabela 3 - Resultados referentes ao vento, condições do mar, condições do tempo um dia antes (D-1) e no dia da coleta (D), previsão para radiação ultravioleta (IUV) e tábua de marés. Tabela 1 – Média da densidade celular (cel. L-1) de Dinophysis acuminata no período de setembro de 2008 a julho de Fonte: Autor, Tabela 2 – Média dos resultados referentes às análises físico-químicas da água. * Não analisado Fonte: Autor, 2009.