Sinalização de Segurança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
Advertisements

Segurança e Higiene no Trabalho
Segurança e Higiene no Trabalho
Sinalização de Segurança
SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
Equipamento De Proteção Individual - EPI
ENTRADA EM ESPAÇO CONFINADO AUTORIZAÇÃO NECESSÁRIA
Plano de ação emergêncial
Simbologia, Manuseio e Armazenagem
Segurança e Higiene no Trabalho
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
Proteção Respiratória
AVALIAÇÃO MÓDULO I GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
AVALIAÇÃO MÓDULO II GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
CURSO DE SEGURANÇA NO MANUSEIO DE PRODUTOS QUÍMICOS EM LABORATÓRIOS
NR 11 –Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
NR 20-Líquidos combustíveis e inflamáveis
Líquidos e Combustíveis Inflamáveis & Prevenção de Incêndios
Integração de Segurança
Cor Percepção Visual Linguagem da Forma Proporções Áureas.
A Higiene e Segurança no Trabalho
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
Proteção e combate a incêndio
Equipamento De Proteção Individual - EPI
Higiene e Segurança no Trabalho
Segurança com serra clipper
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Parte 7
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Segurança no Laboratório
Matérias Perigosas I.
Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS
Equipamento de Proteção Individual EPI
Segurança e Higiene no Trabalho
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
NORMA REGULAMENTADORA - NR 26
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA MÓDULO 07
Bom dia ! Lara Silvério de Oliveira Técnico em Segurança do Trabalho
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Riscos Químicos.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
History of work-related accident - Industrial Revolution
Segurança e Higiene no Trabalho
NR 26 – SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
LOGÍSTICA e TRANSPORTE SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS Unidade Carapicuíba Rubens Vieira da Silva.
CAPITULO - VII COMBATE À INCÊNDIO.
Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
NR 16- ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS
Riscos Ambientais.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Treinamento de uso e conservação de epis
Sinalização de Emergência
AULA 9 do Plano de Ensino.
transporte e armazenamento
transporte e armazenagem de produtos perigosos
FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA
Higiene do trabalho “Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes.
Lockout-Tagout (Trancar e Avisar)
PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIOS Engenheiro de Segurança do Trabalho
TRABALHO E ENTRADA EM ESPAÇO CONFINADO AUTORIZAÇÃO NECESSÁRIA
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
NR-26 Sinalização de Segurança
Transcrição da apresentação:

Sinalização de Segurança CORES NA SEGURANÇA

COMUNICAÇÃO VISUAL A informação é a forma como a mensagem está estruturada, ou seja, o conjunto de elementos e normas de combinação na formação da mensagem. Segundo Davis (1994), só ocorre comunicação quando quem recebe a informação reage e altera momentaneamente seu comportamento.

Noções Gerais de Sinalização em Obras PRINCIPAL FUNÇÃO: Atrair a atenção sobre lugares, objetos e situações, a fim de SINALIZAR ou alertar, face a uma situação de risco, de perigo, e quando bem planejada e executada é uma forma eficiente de prevenir acidentes no ambiente de trabalho. E se o sentido for invertido?

Modalidades das orientações ou sinais Linguagem Corporal (gestos) Linguagem Verbal (fala e audição) Linguagem Escrita (símbolos)

Orientação acessível Tipologia de fácil leitura e compreensão; Colocação de painéis informativos em todos os locais de risco com visualidade e localização de fácil acesso; Cores, letra/fundo, possibilitando contraste adequado; Os sinais devem ser claramente vistos sob quaisquer condições de iluminação; Os sinais devem ser claramente distinguidos de outros sinais e associar um significado específico de comunicação.

SINAIS Classificação dos Sinais Sinal de Proibição Sinal de Perigo Sinal de Emergência Sinal de Obrigação Sinal de Incêndio

Sinal de Proibição O sinal que proíbe um comportamento capaz de expor uma pessoa a um perigo ou de provocar um acidente.

Sinal de Perigo O sinal que adverte de um risco ou perigo.

Sinal de Aviso O sinal que avisa de um risco ou lembra o uso de um EPI.

Sinal de Obrigação Indica comportamento ou ação específica, como por exemplo, a obrigação do uso de EPI.

Sinal de Emergência Indica direções de fuga, saídas de emergência ou localização de equipamentos de segurança .

Tabela de cores para sinais SIGNIFICADO INDICAÇÕES Vermelho Sinal de Proibição Atitudes perigosas Perigo – Alarme Stop, pausa, dispositivos de corte de emergência Material e equipamento de combate a incêndios Indicação e localização Amarelo ou Alaranjado Sinal de Aviso Atenção, precaução e verificação Azul Sinal de Obrigação Comportamento ou ação específica, obrigação de utilizar EPI’s Verde Sinal de Salvamento ou de Socorro Portas, saídas, vias, materiais, postos, locais específicos Situação de Segurança Regresso à normalidade

Sinalização de Tubulações VERMELHO: Água e outras substâncias destinadas a combater incêndios CINZA CLARO: Vácuo ALARANJADO: Produtos químicos não-gasosos em geral CINZA ESCURO: Eletrodutos AMARELO: Gases não-liquefeitos VERDE: Água, exceto a destinada para combater incêndios NR 26

Sinalização de Tubulações BRANCO: Vapor AZUL: Ar comprimido MARROM: Materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto e qualquer fluido não identificado pelas demais cores PRETO: Inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (óleo combustível, óleo lubrificante, asfalto, alcatrão e piche) COR DE ALUMÍNIO: Gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (óleo diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante e solventes) LILÁS: Canalizações contendo álcalis (em refinarias, usado para identificação de lubrificantes) NR 26

Outras Sinalizações ALARANJADO: Indica partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos, face externa de engrenagens, face interna da caixa protetora de dispositivos elétricos, entre outros. VERMELHO: Para distinguir e identificar equipamentos e aparelhos de proteção e combate contra incêndios AMARELO: Indica “cuidado”, assinala partes baixas de escadas portáteis, corrimãos, parapeitos, pisos, partes inferiores de escadas que apresentem perigo, etc. VERDE: Indica “segurança”. Identifica caixa de equipamento de socorro de urgência, chuveiros de segurança, macas, quadros para exposição de cartazes e avisos de segurança, etc. AZUL: É a cor indicada para indicar uma ação obrigatória, por exemplo uso de EPI, impedir a movimentação ou energização de equipamentos (“não ligue essa chave”) NR 26

Outras Sinalizações PRETO: É a cor empregada para identificar coletores de resíduos, exceto os de origem de serviços de saúde PÚRPURA: Indica os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes de partículas nucleares, e recipientes de materiais radioativos ou de refugo de materiais e equipamentos contaminados, etc. BRANCO: Indica passadiços e corredores de circulação por meio de faixas, localização de coletores de resíduos e de bebedouros, áreas destinadas a armazenagem, etc. NR 26

Indicações importantes A indicação em cor, sempre que necessária, especialmente quando em área de trânsito para pessoas estranhas ao trabalho, será acompanhada dos sinais convencionais ou da identificação por palavras.

Indicações importantes Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalização.

Indicações importantes Obrigatoriamente, a canalização de água potável deverá ser diferenciada das demais.

Indicações importantes Quando houver a necessidade de uma identificação mais detalhada (concentração, temperatura, pressões, pureza, etc.), a diferenciação far-se-á através de faixas de cores diferentes, aplicadas sobre a cor básica. A identificação por meio de faixas deverá ser feita de modo que possibilite facilmente a sua visualização em qualquer parte da canalização. O sentido de transporte do fluído, quando necessário, será indicado por meio de seta pintada em cor de contraste sobre a cor básica da tubulação. Os depósitos ou tanques fixos que armazenem fluidos deverão ser identificados pelo mesmo sistema de cores que as canalizações.

ROTULAGEM A rotulagem dos produtos perigosos ou nocivos à saúde deverá ser feita de maneira simples, clara, e não se baseando somente nas propriedades inerentes a um produto, mas dirigida de modo a evitar os riscos resultantes do uso, manipulação e armazenagem do produto. NOME TÉCNICO DO PRODUTO PALAVRA DE ADVERTÊNCIA (designando o grau de risco) INDICAÇÕES DE RISCO MEDIDAS PREVENTIVAS (abrangendo aquelas a serem tomadas) PRIMEIROS SOCORROS INFORMAÇÕES PARA MÉDICOS (em casos de acidentes) INSTRUÇÕES ESPECIAIS EM CASO DE FOGO, DERRAME OU VAZAMENTO (quando for o caso)

Rotulagem – informações Nome técnico completo - o rótulo especificando a natureza do produto químico. Exemplo: "Ácido Corrosivo", "Composto de Chumbo", etc. Em qualquer situação, a identificação deverá ser adequada, para permitir a escolha do tratamento médico correto, no caso de acidente. Palavra de Advertência - as palavras de advertência que devem ser usadas são: "PERIGO", para indicar substâncias que apresentem alto risco; "CUIDADO", para substâncias que apresentem risco médio; "ATENÇÃO", para substâncias que apresentem risco leve. Indicações de Risco - As indicações deverão informar sobre os riscos relacionados ao manuseio de uso habitual ou razoavelmente previsível do produto. Exemplos: "EXTREMAMENTE INFLAMÁVEIS", "NOCIVO SE ABSORVIDO ATRAVÉS DA PELE", etc. Medidas Preventivas - Têm por finalidade estabelecer outras medidas a serem tomadas para evitar lesões ou danos decorrentes dos riscos indicados. Exemplos: "MANTENHA AFASTADO DO CALOR, FAÍSCAS E CHAMAS ABERTAS" "EVITE INALAR A POEIRA". Primeiros Socorros - medidas específicas que podem ser tomadas antes da chegada do médico.