Operação Cisne Branco 2016 Imagem: CB SEVERIANO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conselho Federal de Enfermagem 5º Seminário Nacional de Fiscalização 25 a 29 de junho de 2012 A Importância da Atuação do Fiscal para a Qualidade do Ensino.
Advertisements

8º Seminário de Transportes Multimodais
Direito do mar Águas internas, mar territorial, alto mar
NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Ana Gabriele Geraldo Orientador Prof. Marcelo Buzetto 2009
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO I OBJETIVOS.
DAS PRERROGATIVAS DA FEDERAÇÃO a) representar e proteger, perante os poderes da República e terceiros, bem como junto aos órgãos nacionais e internacionais,
Redação para UNICAMP CASDVest 2013.
VÍDEO – PROFISSÕES FAB Características da profissão militar Patriotismo; Voluntariado; Dedicação exclusiva; Disponibilidade permanente; Disciplina.
O ATLÂNTICO SUL COMO ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO:
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
Uma Aventura…Literária 2013
Definição O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seus parceiros.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
“Qualificação Profissional: construindo
PRP 7 ano geografia José Victor.
Operação Cisne Branco 2014 Imagem: CB SEVERIANO.
Grandes Eventos: Copa do Mundo FIFA 2014 Rafael Braga – Coordenador de Comunicação e Monitoramento de Mídia do Ministério da Defesa.
Urbanização Brasileira
ASSUNTO - A missão do Exército; - Formas de ingresso; e - Os cursos de formação de sargentos e oficiais.
Engenharia Naval.
LEI COMPLEMENTAR Nº 97, DE 9 DE JUNHO DE 1999
COMPLEXOS REGIONAIS.
Direito Internacional Domínio Público Internacional
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
AS AÇÕES DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO EM SANTA CATARINA
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
OUTROS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UMC/PÓS Prof. Regilson Borges.
Engenharia Civil.
Litoral Brasileiro: características gerais
AS DESCOBERTAS PETROLÍFERAS DO PRÉ-SAL E O DESAFIO AO PODER NAVAL BRASILEIRO CC SALES CEMOS-040 CEMOS-2009.
Implementação no Brasil
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre); * Crítica (1 página; crítica a qualquer dos livros a concurso);
Operação Cisne Branco 2015 Imagem: CB SEVERIANO.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Uma Escola do Tamanho do Brasil
PROJETO CALHA NORTE youtube. com/watch
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Aulas 11 e 12 - Anglo A Amazônia Azul..
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA OBJETIVOS.
Projeção do Brasil no Atlântico Sul
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A construção do território Brasileiro e a consolidação das fronteiras externas A construção das fronteiras brasileiras (internas e externas) é resultado.
TESTAMENTOS ESPECIAIS Arts a
Introdução A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades,
DIP - TERRITÓRIO DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL – mar + rios internacionais + espaço aéreo + espaço extra-atmosférico.
TUTELA DO MEIO AMBIENTE NATURAL
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
AIP/FIL 4 de Fevereiro 2011 Teresa Rafael. Pontos chave Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) O projecto Kit do Mar  Como surgiu?  Quais.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
Estado-Maior da Aeronáutica Comando da Aeronáutica.
A AMAZÔNIA AZUL: O MAR QUE NOS PERTENCE GERENCIAMENTO DO MAR
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
O CONHECIMENTO HIDROGRÁFICO E O ORDENAMENTO NA ZONA COSTEIRA Carlos Ventura Soares ENCONTROS DO LITORAL – UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE Viana do.
Título da apresentação Implantação AGHU no HUPES.
Brasil. BACIA AMAZÔNICA - Drenagem de quase 7milhões de Km % da superfície do Brasil - - Rio Amazonas – 6570km - - Regime Pluvia-Nival -
Advocacia-Geral da União Consultoria-Geral da União Aspectos gerenciais - Relacionamento com os Órgãos Assessorados - NAME Consultoria Jurídica da União.
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
Marinha, um ar de Oportunidades !. Agenda  Vídeo institucional;  Categorias;  Formas de prestação de serviço;  Classes;  Condições gerais de admissão;
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnologia Marinha Segen F. Estefen Programa de Engenharia.
A AMAZÔNIA AZUL. ORIGEM – Estrategistas da Marinha Brasileira em debates sobre os limites territoriais do Brasil nas águas oceânicas. O Brasil possui.
MARINHA DO BRASIL TRÁFICO DE ÁGUA DOCE NO BRASIL
Última atualização: 06/07/2015 Material de uso restrito TELEBRAS: Universalização da Banda Larga 07/07/2015.
 BRASIL – EXTENSÃO TERRITORIAL
Transcrição da apresentação:

Operação Cisne Branco 2016 Imagem: CB SEVERIANO

Operação Cisne Branco O que é e quem participa; Como participar; Concurso de Redação; Prêmios; Conhecendo a Marinha do Brasil; e Como ingressar na Marinha.

O que é e quem participa É uma atividade conduzida pela Marinha, com o propósito de despertar nos jovens, seus pais e professores o interesse pelos assuntos ligados ao Poder Naval, Poder Marítimo, “Amazônia Azul” e História Naval do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de uma mentalidade marítima na população brasileira. Participam alunos da 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos do Ensino Médio.

Como Participar Assista a esta apresentação com atenção, veja os vídeos que serão apresentados, visite exposições navais, navegue com a Marinha na Internet (www.marinha.mil.br), pesquise e escreva sua redação sobre os temas propostos para 2016.

Tema para o Ensino Fundamental: Como Participar Tema para o Ensino Fundamental: “A Marinha do Brasil cuidando dos nossos mares e águas interiores ” Motivação do tema: Apresentar aos alunos a importância do mar para o Brasil; as atividades desenvolvidas pela Marinha em prol da segurança das águas jurisdicionais brasileiras; os trabalhos sociais desenvolvidos pela Força e a importância da Marinha do Brasil na segurança e na defesa do nosso País. 5

Tema para o Ensino Médio: Como Participar Tema para o Ensino Médio: “A contribuição da Marinha do Brasil para o progresso econômico do País” Motivação do tema: Abordar com os alunos a atuação da Marinha para proteger as nossas riquezas e os interesses brasileiros no mar, como por exemplo a biodiversidade e o Pré-Sal, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país, bem como os Projetos Estratégicos da Marinha do Brasil que também contribuem, de forma direta e indireta, para alavancar a economia nacional, gerando empregos e desenvolvimento para todas as regiões do País. 6

Concurso de Redação Realizado em âmbito nacional; Dois níveis: Ensino Fundamental e Ensino Médio; Redação entre 20 e 40 linhas escritas de próprio punho, em folha de papel almaço; Critérios de avaliação: conteúdo, desenvolvimento, domínio da linguagem escrita e criatividade.

Concurso de Redação Conteúdo: abrangência, profundidade, objetividade e afinidade dos assuntos abordados com o tema da redação; Desenvolvimento: concatenação lógica, capacidade de análise e de síntese; Domínio da linguagem escrita: correção ortográfica, gramatical, pontuação e riqueza no vocabulário empregado; e Criatividade: inovação na forma de abordagem do tema, procurando expressá-lo com estilo e entusiasmo.

PREMIAÇÕES Quem recebe prêmios? Escolas participantes; As três melhores redações em cada nível (Fundamental e Médio), de cada escola; A melhor redação, em cada nível, por cidade; A melhor redação, em cada nível, por Distrito Naval (região); e A melhor redação, em cada nível, de todo o País. 9

Passeio marítimo a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco” PRÊMIOS Diploma Instituição Diploma Aluno Medalha Troféu Laptop Passeio marítimo a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco” Diploma Patrocinador

PRÊMIOS Três primeiros colocados em cada escola: Diploma e medalha para cada um. Primeiro colocado em cada cidade: Prêmio a ser determinado pelo Distrito Naval da área.

PRÊMIOS Primeiro colocado em cada Distrito Naval: Viagem a bordo de um navio distrital ou uma visita a uma de nossas organizações militares; Prêmio a ser determinado pelo Distrito Naval da área. Troféu Cisne Branco Primeiro colocado a nível nacional, em cada nível: Um laptop e uma viagem a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco”, com acompanhante responsável.

PREMIAÇÕES OCB Aluna recebendo premiação no navio Vencedores nacionais em passeio no navio

Alunos e acompanhantes navegando PREMIAÇÕES OCB Embarque no Navio-Veleiro “Cisne Branco”, no Rio de Janeiro, de ganhadores nacionais com seus acompanhantes. Comandante do Navio-Veleiro “Cisne Branco” recepciona os ganhadores do concurso Alunos e acompanhantes navegando

Conhecendo a Marinha do Brasil

Força Aérea Brasileira MINISTÉRIO DA DEFESA Ministério da Defesa Exército Brasileiro Marinha do Brasil Força Aérea Brasileira

O mar e a sua importância Mar - fronteira do Brasil com o mundo - grande importância comercial e econômica. Comércio Exterior Brasileiro - 95% transportado por via marítima. Águas Jurisdicionais - recursos naturais na Zona Econômica Exclusiva e Plataforma Continental. Águas Interiores - Consideram-se águas interiores os mares completamente fechados, os lagos e os rios, bem como as águas no interior da linha de base do mar territorial. Poder Naval - defende os interesses da nação no mar, garantindo sua integridade e soberania.

Amazônia Azul Com quase 4,5 milhões de km², a “Amazônia Azul” acrescenta ao País uma área marítima de aproximadamente 50% de sua extensão territorial. Amazônia Azul

Atividades Operativas Esquadra Força de Superfície; Força Aeronaval; e Força de Submarinos. Fuzileiros Navais Distritos Navais

Fragata e Navio-Tanque Força de Superfície Navio-Aeródromo Fragata e Navio-Tanque Navio-Veleiro Navio-Escola Corveta

Força Aeronaval Esquilo Skyhawk Super Puma Super Lynx Seahawk Super Cougar

Força de Submarinos Submarino Tamoio Submarino Tupi

Força de Fuzileiros Navais Desembarque de Tropa Patrulha Guerra na Selva

Navio-Patrulha Fluvial Distritos Navais São nove, sediados nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); Natal (RN); Belém (PA); Rio Grande (RS); Ladário (MS); Brasília (DF); São Paulo (SP) e Manaus (AM). Navio-Varredor Rebocador Navio-Patrulha Fluvial Navio-Balizador Lancha-Patrulha Navio-Patrulha

Segurança da Navegação Cartografia; Sinalização Náutica; Oceanografia; Meteorologia; e Regulamentação e Fiscalização do Tráfego Aquaviário.

Ciência e Tecnologia Construção Naval: - Navios e Submarinos Propulsão Nuclear: - Submarinos e Reatores Nucleares - Desenvolvimento de Equipamentos, Sistemas e Armas

Presença nas Bacias dos Rios Amazonas e Paraguai Patrulha Fluvial; Operações Ribeirinhas; Operações de assistência hospitalar e cívico-social às populações ribeirinhas; e Segurança da Navegação.

Como Ingressar na Marinha Concurso Público, para os diversos Corpos e Quadros e seleção (realizada pelos Distritos Navais) para o serviço militar temporário.

Corpos e Quadros de Oficiais Corpo da Armada * Corpo de Fuzileiros Navais * Corpo de Intendentes da Marinha * Corpo de Engenheiros da Marinha Corpo de Saúde da Marinha Corpo Auxiliar da Marinha Quadro Técnico Quadros Auxiliares (Armada e Fuzileiros Navais) Quadro de Capelães Navais * e respectivos Quadros Complementares

Corpos de Praças Corpo de Praças da Armada; Corpo de Praças de Fuzileiros Navais: - Ambos os sexos para Fuzileiros Navais músicos Corpo Auxiliar de Praças: - Ambos os sexos

Mulher na Marinha Igualdade de condições de acesso na carreira, no respectivo Corpo ou Quadro. Oficiais: - Corpo de Engenheiros Navais; - Corpo de Intendentes; - Corpo de Saúde da Marinha; e - Quadro Técnico. Praças: - Corpo Auxiliar de Praças.

Venha navegar com a Marinha na Internet www.marinha.mil.br