Módulo II – Filosofia e Arte. Platão e Aristóteles. Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento platônico
Advertisements

A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio ( ).
Sofistas Sócrates Platão Aristóteles.
A Concepção Objetiva da Arte
Ética - Visão Histórica
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Renascimento Cultural
Arte, cultura e literatura
RENASCIMENTO.
A CULTURA MEDIEVAL.
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.
Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Prof. Everton da Silva Correa
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Humanismo e individualismo
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
CULTURA MEDIEVAL.
A UNÇÃO DE BETÂNIA.
Santa Gertrudes.
Prof. Everton da Silva Correa
Revisão para Avaliação I
Em busca de uma compreensão
PAIDÉIA.
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
A PRESENÇA DA MITOLOGIA NAS ARTES
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio ( ). A Escola de Atenas é uma celebração da filosofia. A cena foi tirada de um local do período clássico, como.
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
Platão 432 – 347 a.C. Arístocles – Platão (Amplo) Origem Aristocrática
Dicionário mitológico
Mito e mitologia Demétrio Alves Paz.
Trabalho do Grupo 4 Xenófanes de Cólofon. Xenófanes de Cólofon (cerca de 570 a.C a.C.) filósofo grego que nasceu em Cólofon, na Jonia. Acredita.
Teoria filosófica da arte.
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
René Descartes Meditações.
Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
Prof. Douglas Fernando Blanco
Prof.ª Iandra Pavanati Dr.ª
FILOSOFIA.
Platão.
Filosofia da Arte.
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DA GRÉCIA ANTIGA
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
O QUE É UM MITO? Um mito é uma história ou uma narrativa que tem por objetivo explicar como algo foi criado por intermédio de (Deus) ou de (deuses).
Platão.
Alicerces da filosofia ocidental
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
PLATÃO.
Filosofia Medieval e Moderna
Período sistemático Aristóteles
Surgimento do pensamento filosófico
O conhecimento na Idade Média
Educação medieval.
O que é filosofia?.
Estética Antiga Objetivos do texto:
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Platão e Aristóteles Platão ( a.C.):
Transcrição da apresentação:

Módulo II – Filosofia e Arte.

Platão e Aristóteles. Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia trata as artes sob a forma da poética A arte poética estuda as obras de arte como fabricação de seres e gestos artificiais,produzidos pelos seres humanos. A arte poética estuda as obras de arte como fabricação de seres e gestos artificiais,produzidos pelos seres humanos.

Platão A concepção platônica, que sofrerá alterações no curso da História sociocultural, considera a arte uma forma de conhecimento. A concepção platônica, que sofrerá alterações no curso da História sociocultural, considera a arte uma forma de conhecimento. Para Platão, a arte se situa no plano mais baixo do conhecimento, pois é imitação das coisas sensíveis, elas próprias imitações imperfeitas das essências inteligíveis ou ideias. Para Platão, a arte se situa no plano mais baixo do conhecimento, pois é imitação das coisas sensíveis, elas próprias imitações imperfeitas das essências inteligíveis ou ideias. Na Renascença, a concepção platônica é retomada, com novo sentido: afirma-se, que a arte é uma das formas altas de acesso ao conhecimento verdadeiro e ao divino (fica abaixo apenas da Filosofia e do êxtase místico). Na Renascença, a concepção platônica é retomada, com novo sentido: afirma-se, que a arte é uma das formas altas de acesso ao conhecimento verdadeiro e ao divino (fica abaixo apenas da Filosofia e do êxtase místico).

A República- Século IV a. C- o tema central é a justiça – narrado em primeira pessoa por Sócrates. Na República,para a criação da cidade perfeita, Platão exclui poetas, pintores e escultores, porque imitam as coisas sensíveis e oferecem uma imagem desrespeitosa dos deuses, tomados pelas paixões humanas; porém, coloca a dança e a música como disciplinas fundamentais na formação do corpo e da alma. Na República,para a criação da cidade perfeita, Platão exclui poetas, pintores e escultores, porque imitam as coisas sensíveis e oferecem uma imagem desrespeitosa dos deuses, tomados pelas paixões humanas; porém, coloca a dança e a música como disciplinas fundamentais na formação do corpo e da alma. Para Platão, gramática, estratégia, aritmética, geometria e astronomia são artes, seu ensino é considerado indispensável na formação dos guerreiros e, acrescentadas da arte dialética, na formação dos filósofos. Para Platão, gramática, estratégia, aritmética, geometria e astronomia são artes, seu ensino é considerado indispensável na formação dos guerreiros e, acrescentadas da arte dialética, na formação dos filósofos.

Curiosidade de A República: Para Platão o riso era uma ameaça a racionalidade. Durante o riso não há mais mente e corpo, não no sentido tradicional. Para Platão o riso era uma ameaça a racionalidade. Durante o riso não há mais mente e corpo, não no sentido tradicional. O personagem Coringa, inimigo de Batman é determinado por diretrizes platônicas, já que seu sorriso permanente serve para indicar loucura e maldade. O personagem Coringa, inimigo de Batman é determinado por diretrizes platônicas, já que seu sorriso permanente serve para indicar loucura e maldade.

Sobre a pintura para Platão: O nascimento da Vênus de Sandro Botticelli ( ) obra neoplatônica/ renascentista. O nascimento da Vênus de Sandro Botticelli ( ) obra neoplatônica/ renascentista. Amor entre deuses? Amor entre deuses? A deusa Vênus surge da espuma do mar, nua em uma concha que é impelida e acariciada pelo sopro de Zéfiro, o vento fecundador, que aparece abraçado a Clóris, a ninfa que com ele simboliza o ato físico do amor. Nas margens da ilha de Chipre, a favorita da deusa, uma das ninfas que preside às mudanças das estações oferece à deusa um manto todo florido para protegê-la. A deusa Vênus surge da espuma do mar, nua em uma concha que é impelida e acariciada pelo sopro de Zéfiro, o vento fecundador, que aparece abraçado a Clóris, a ninfa que com ele simboliza o ato físico do amor. Nas margens da ilha de Chipre, a favorita da deusa, uma das ninfas que preside às mudanças das estações oferece à deusa um manto todo florido para protegê-la.

O artista funde os novos ideais cristãos com a grandeza do mito clássico. Não é por acaso que o manto oferecido à deusa é cor de rosa, e que as flores são açucenas, o que representa na História da Arte a “virgem rainha dos céus”. Já os ramos de murta são a concessão do artista à ideia da “Vênus Sagrada”, da qual essa planta era o símbolo. O artista funde os novos ideais cristãos com a grandeza do mito clássico. Não é por acaso que o manto oferecido à deusa é cor de rosa, e que as flores são açucenas, o que representa na História da Arte a “virgem rainha dos céus”. Já os ramos de murta são a concessão do artista à ideia da “Vênus Sagrada”, da qual essa planta era o símbolo.

O mito: Segundo o poeta grego Hesíodo (VIII a. C) Cronos mutilou seu pai Urano e jogou seus órgãos genitais no mar, perto da ilha de Chipre, tendo Vênus nascido da espuma (aphros em grego) e dentro de uma madrepérola. Segundo o poeta grego Hesíodo (VIII a. C) Cronos mutilou seu pai Urano e jogou seus órgãos genitais no mar, perto da ilha de Chipre, tendo Vênus nascido da espuma (aphros em grego) e dentro de uma madrepérola. Segundo Homero (VIII ou IX a. C ) ela seria filha de Zeus e Dionéia, sua amante em Dodona. Ao nascer foi conduzida por Zéfiro e entregue às Hora. Tem como símbolos a pomba, a romã, o cisne e a murta. É a deusa do amor, do riso e dos prazeres carnais. Segundo Homero (VIII ou IX a. C ) ela seria filha de Zeus e Dionéia, sua amante em Dodona. Ao nascer foi conduzida por Zéfiro e entregue às Hora. Tem como símbolos a pomba, a romã, o cisne e a murta. É a deusa do amor, do riso e dos prazeres carnais.

Trabalho: compare a obra de Boccitelli com a obra de Leonardo da Vinci e faça uma reflexão sobre as ideias de Platão sobre a Arte.