Física I 2009/2010 Aula 04 Forças e Movimentos II A 3.ª Lei de Newton.

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Transcrição da apresentação:

Física I 2009/2010 Aula 04 Forças e Movimentos II A 3.ª Lei de Newton

Sumário Força e movimento Mecânica Newtoniana Tensão A 3.ª Lei de Newton Resolução de problemas de dinâmica Física I º S - Aula04 2

Terceira Lei de Newton Quando dois corpos interactuam, a força exercida pelo corpo 1 no corpo 2 é igual em módulo e direcção e oposta em sentido à força exercida pelo corpo 2 no corpo 1 Atenção à notação: é a força exercida pelo corpo A no corpo B Física I º S - Aula04 3

Terceira Lei de Newton, Enunciados Alternativos As forças ocorrem sempre em pares Uma única força isolada não pode existir A acção é igual, em módulo e direcção, e oposta em sentido è reacção –Uma das forças é a acção e a outra a reacção –É indiferente qual das forças do par é denominada acção e qual é denominada reacção –As forças de acção e reacção actuam em corpos diferentes e são do mesmo tipo Física I º S - Aula04 4

Lei das interacções recíprocas ou da acção e reacção As forças correm sempre em pares. Se o corpo A exerce no corpo B uma força, F AB, então o corpo B exerce no corpo A outra força, que F BA. As duas forças têm a mesma intensidade, a mesma linha de acção e sentidos opostos. Física I º S - Aula04 5 A busca das leis da Natureza

Acção e Reacção: Exemplos A força exercida pelo corpo 1 no corpo 2 é igual em módulo e direcção e tem o sentido oposto ao da força exercida pelo corpo 2 no corpo 1 Física I º S - Aula046

Exemplo 1: A força gravítica exercida pela Terra na Lua tem exactamente a mesma intensidade que a força gravítica exercida pela Lua na Terra. Estas duas forças constituem um par de forças de interacção recíproca. Física I º S - Aula04 7 A busca das leis da Natureza

Exemplo 2: Todos nós já demos, voluntária ou involuntariamente, um pontapé num corpo sólido. A força por nós exercida no corpo tem exactamente a mesma intensidade da força exercida pelo corpo no nosso pé, como poderá demonstrar a dor que sentimos se o pé estiver descalço. A força exercida pelo pé na pedra e a força exercida pela pedra no pé são forças de interacção recíproca. Física I º S - Aula04 8 A busca das leis da Natureza

Exemplo 3: A força exercida pelo televisor na mesa tem a mesma intensidade e sentido oposto ao da força exercida pela mesa no monitor. Estas duas forças constituem um par de forças de interacção recíproca. Repare-se que as duas forças exercem-se em corpos diferentes. Física I º S - Aula04 9 A busca das leis da Natureza

Diagrama de Forças Num diagrama de forças apresentamos as forças que actuam num único corpo, neste caso o monitor A força exercida pela mesa, normal à superfície, e a força da gravidade são, neste caso, as forças que actuam no monitor Física I º S - Aula0410

Acção e Reacção Exemplos A força normal (da mesa sobre o monitor) é a reacção à força que o monitor exerce na mesa Neste caso, normal significa perpendicular A acção (da Terra sobre o monitor) é igual em módulo e direcção e tem o sentido oposto ao da reacção, a força que o monitor exerce sobre a Terra Física I º S - Aula0411

Aplicações das Leis de Newton Vamos supor que: Os corpos que estamos a estudar podem ser considerados como partículas (estamos a estudar movimentos de translação pura – as características do movimento de todas as partículas de um corpo são as mesmas) As massas dos fios ou cordas são desprezáveis Quando um fio ligado a um corpo está a puxá-lo, a força que é exercida pelo fio é a tensão,, da corda Só estamos interessados nas forças externas que se exercem no corpo Estamos a lidar com superfícies sem atrito Física I º S - Aula04 12

Corpos em Equilíbrio Se a aceleração do corpo (considerado como partícula) é nula, diz-se que o corpo está em equilíbrio Do ponto de vista matemático, a força resultante (de todas as forças exteriores) que actua no corpo é nula Física I º S - Aula04 13

Equilíbrio, Exemplo 1 Um candeeiro está suspenso por uma corrente de massa desprezável As forças que actuam no candeeiro são A força da gravidade A tensão da corrente Física I º S - Aula0414

Equilíbrio, Exemplo 1 A condição de equilíbrio é Física I º S - Aula0415 Escolhemos um referencial apropriado A equação vectorial do equilíbrio corresponde, neste referencial, a uma única equação escalar y

Apenas surge no diagrama de forças do candeeiro, porque e não actuam no candeeiro Equilíbrio, Exemplo 1 As forças que actuam na corrente são e é a força exercida pelo tecto é a força exercida pelo candeeiro Física I º S - Aula0416 é a força de reacção a

Equilíbrio, Exemplo 2 Identificamos as forças que surgem no exemplo O semáforo está em equilíbrio Não há movimento, portanto a aceleração é nula Física I º S - Aula04 17

Equilíbrio, Exemplo 2 Análise Precisamos de dois diagramas de forças Física I º S - Aula04 18 ’ Aplicamos a equação do equilíbrio ao semáforo e obtemos T 3  Aplicamos as equações de equilíbrio ao ponto de intersecção dos fios e obtemos T 1 e T 2

Corpos Actuados por uma Força Resultante não Nula Se um objecto (considerado como partícula) tem aceleração, tem que existir uma força resultante não nula a actuar nele Desenhamos um diagrama de forças Aplicamos a 2.ª Lei de Newton Física I º S - Aula04 19

Segunda Lei de Newton, Exemplo 1 Forças que actuam no caixote: Física I º S - Aula0420 A tensão da corda A força, exercida pelo chão A força gravítica, g

Obtemos as equações escalares Desenhamos o diagrama de forças Física I º S - Aula04 21 x y Escolhemos um sistema de referência inercial Aplicamos a 2.ª Lei de Newton: Segunda Lei de Newton, Exemplo 1

Física I º S - Aula04 22 x y Se T é constante, então a x é constante e as equações da cinemática do movimento com aceleração constante podem ser utilizadas para descrever o movimento do caixote Segunda Lei de Newton, Exemplo 1

A Tensão numa Corda Supomos que a corda ou o fio tem massa nula (significa que é desprezável em relação às massas dos restantes corpos do problema) O módulo de (a tensão da corda) é constante em todos os pontos da corda se: – se a massa da corda for nula (desprezável) ou – se a corda estiver em repouso. Física I º S - Aula0423 T’’ = T’’’ m = 0 ’’’

A Força Normal A força normal não é sempre igual, em módulo, à força gravítica que actua no corpo Por exemplo, neste caso pode também ter módulo inferior ao de F g Física I º S - Aula0424 y

Planos Inclinados Forças que actuam no corpo: A força normal,, é perpendicular ao plano A força gravítica,, está dirigida para baixo Escolhemos o sistema de referência com o eixo dos x na direcção do plano e o eixo dos y perpendicular ao plano inclinado Obtemos as componentes das forças segundo os eixos escolhidos Física I º S - Aula0425

Mais do que um Corpo Quando dois ou mais corpos estão ligados ou em contacto, as leis de Newton podem ser aplicadas ao sistema como um todo ou a cada corpo individualmente Se escolhermos um dos processos para resolver o problema, podemos utilizar o outro processo para verificar o resultado Física I º S - Aula04 26

Mais do que um Corpo, Exemplo 1 Ou tratamos o problema como um todo (como se tivéssemos um único corpo): ou aplicamos as leis de Newton a cada corpo individualmente e utilizamos Física I º S - Aula0427 constituem um par de acção e reacção

Forças que actuam nos corpos: Tensão (com o mesmo módulo, a corda é a mesma) Força gravítica O módulo da aceleração é o mesmo para ambos os corpos porque estão ligados (movem-se solidariamente) Traçamos os (dois) diagramas de forças Aplicamos as leis de Newton Escolhemos os sistemas de referência apropriados Resolvemos as equações obtidas Física I º S - Aula0428 Mais do que um Corpo, Exemplo 2

Traçamos o diagrama de forças para cada corpo O fio é o mesmo, as forças de tensão que actuam nos dois objectos possuem o mesmo módulo Os corpos estão ligados, os módulos das acelerações são iguais Aplicamos as Leis de Newton Resolvemos as equações obtidas Física I º S - Aula04 29 Mais do que um Corpo, Exemplo 3

Receita para Resolver Problemas de Dinâmica 1.Identificar os corpos a que o problema se refere e as forças aplicadas a cada um 2.Traçar o diagrama de forças para cada um dos corpos em causa 3.Escrever as equações que resultam da aplicação da 2.ª Lei de Newton a cada um dos corpos 4.Escolher um ou mais sistemas de referência apropriados 5.Obter as equações escalares que resultam da obtenção das componentes dos vectores que surgem nas equações obtidas em 3. 6.Acrescentar as equações que relacionam o movimento dos corpos 7.Resolver o sistema de equações obtido (o número de equações terá de ser igual ao número de incógnitas do problema). 8.Ter em atenção as unidades dos resultados e analisá-los de forma crítica (Fazem sentido?) Física I º S - Aula04 30