AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL CLUBE PROTEÇÃO CIVIL Normas de Evacuação 1 Clube de Proteção Civil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
Advertisements

Plano de Prevenção e Emergência
Nome da escola + logotipo Nome dos alunos, turma e ano letivo
PLANO DE SEGURANÇA INTERNO
Plano de ação emergêncial
Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil
Sismos.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Câmara Municipal de Felgueiras
O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.
Plano de Prevenção e Emergência
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
Escola Básica 2.3 de São Gonçalo Plano de Prevenção e Emergência
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Escola Secundária Jaime Moniz
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
PLANO DE EMERGÊNCIA E DE EVACUAÇÃO
Colégio Senhor dos Milagres
Projecto “Escola Segura”
L U I S R U I V O APRESENTA Com o apoio:.
Segurança na Escola.
Análise de Plano de Emergência Escola Dom Afonso Henrique
COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE SÃO GONÇALO
Durante um sismo pode ocorrer:
O que são sismos? Os sismos são movimentos bruscos da superfície terrestre resultantes da libertação súbita de energia numa zona de rutura na litosfera.
O QUE FAZER CASO VOCÊ SE DEPARE COM UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO:
AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…. AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…
Marcelo Kressin Técnico em Segurança do Trabalho
Faz para ver o que já sabes
O Fogo Incêndios Florestais
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
Informações sobre as atividades a realizar no domínio da segurança
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Guião de Procedimentos para Exercício de Evacuação total ou parcial (GPEE_ESVN) Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Escola Secundária José Loureiro Botas
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA.
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
JOGO “A ESCOLHA DE UM COMANDANTE”. Este jogo foi adaptado de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos.
Plano de Emergência ETEC Fernando Prestes
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
IT-16 Plano de Emergência
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Procedimentos em caso de emergência Apresentação ao pessoal não docente da Escola sede, em
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
Diagnóstico da Escola Municipal Prefeito Mário Eugênio Lira Bolsistas: André Luiz; Ana Kívia Souza; Fernanda Dayane; Gisalmir Nascimento; Jéssica Iohanna;
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
ESCOLA SECUNDÁRIA DO CARTAXO SEGURANÇA NA ESCOLA Na escola podem ocorrer situações de risco, como por exemplo: incêndios, ameaças de bomba ou sismos.
Alojamento Local Trabalho elaborado por: Ana Luísa Ângela Alexandre
AAHPERD Youth Fitness Test
6º Grupamento de Bombeiros de Nova Friburgo
D E C R E T O /2011 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Comando de Bombeiros de Área – CBA SERRANA.
Plano de Emergência Escola Básica dos 1º e 2º Ciclos de Tondela ANO LETIVO 2015/2016.
Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo
A Organização do Trabalho dos Alunos no Laboratório
EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO SEGURANÇA Saudação Caros colegas, aqui estão reunidas um conjunto de informações essenciais para o bom desempenho das nossas funções,
Resultados do estudo de controle de temperaturas dos equipamentos nos Laboratórios.
Plano de Emergência Interno ESTG - Leiria
Os dez mandamentos do meio ambiente Turma 61:
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
K4 Riscos e proteção das populações CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Plano de Prevenção e Emergência
Transcrição da apresentação:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL CLUBE PROTEÇÃO CIVIL Normas de Evacuação 1 Clube de Proteção Civil

CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL O que é? Responsável por tratar todas as questões relacionadas com a cidadania. Toda a informação disponível em www2.nonio.uminho.pt/ebafeijo disciplina Clube de Proteção Civil. Quem faz parte? Professores (Prof.º Filinto Elísio, Prof.ª Sandra Fernandes e Prof.ª Eduarda Vale e Coordenadores Estabelecimento); Funcionários (Sr.º Eduardo Amorim e Sr.º José Cruz); Alunos – INFORMA-TE COM O TEU DIRETOR DE TURMA; Comissão Municipal de Proteção Civil (Colaboração). O que fazem os membros? Onde? Terças e quintas feiras das 11:45 às 12:40 Na sala 4 B3 Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 2 Preparam e dinamizam as atividades. Participam de forma mais ativa nas atividades (Simulacro, Comemorações do Dia Mundial de Proteção Civil, etc.).

O QUE É O PLANO DE SEGURANÇA INTERNA? Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 3 Documento Orientador com Medidas de intervenção em caso de Emergência, que tomam a forma de procedimentos de emergência ou de planos de emergência interno, conforme a categoria de risco.

SEGURANÇA INTERNA  A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa – pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes autárquicos. Assim todos devemos: Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 4 Dar cumprimento aos imperativos legais Portaria 1532/2008 E Decreto Lei Conhecer o Plano de Segurança Interno Proceder de forma cívica: Nos Exercícios de Simulação; Em situações de emergência.

SEGURANÇA INTERNA Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 5  Juntamente com o teu Diretor de Turma, deves :  Participar na análise e discussão desta apresentação;  Localizar e analisar a sinalética das plantas de emergência afixadas no bloco onde te encontras.

O QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO?  Manter sempre a calma;  Avisar rapidamente o primeiro adulto que encontrares;  Se o fogo se prender às tuas roupas, não correr. Atira-te ao solo e rola sobre ti próprio;  Se ouvir uma explosão, atira-te ao solo e protege a nuca com os braços;  Perante o fumo, proteger a boca e o nariz com um pano, de preferência molhado. Caminhar agachado, pois junto ao solo há menos fumo;  Se o fumo te impedir a fuga, anunciar a tua presença, fazendo-te ouvir e aguardar socorro. Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 6

O QUE FAZER EM CASO DE SISMO  Sair pelas janelas;  Aceder às varandas;  Utilizar elevadores;  Correr para as saídas se estiveres num andar superior do edifício, pois as escadas podem ficar congestionadas;  Posicionar-te no meio da sala e junto das saídas. Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 7  Agir imediatamente (Não deixar passar o tempo);  Manter a calma;  Manter-te afastado de:  Janelas e painéis de vidro, espelhos, candeeiros ou móveis, prateleiras ou outros objetos que possam cair;  Posicionar-te perto de:  vãos de portas, de preferência em paredes mestras, cantos das salas, debaixo de mesas, camas ou outras superfícies resistentes;  Ajoelhar-te e protege a cabeça e os olhos com as mãos. CORRETO INCORRETO (Se te encontrares no interior de um edifício)

O QUE FAZER EM CASO DE SISMO  Entrar em edifícios;  Colocar-te perto de obstáculos que possam cair (árvores, postes, candeeiros, muros) e muito perto dos edifícios. Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 8 CORRETO INCORRETO Se estiveres no exterior:  Afastar-te dos edifícios altos, postes de eletricidade e outros objetos que possam cair.  Dirigir-te para um local aberto;  Deitar-te no solo e proteger os olhos e a cabeça;  Estar atento ao que se passa ao teu redor.

SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA  QUEM DECIDE O QUE FAZER? Em caso de emergência na escola, é à direção da escola que cabe decidir sobre a evacuação total ou parcial das instalações. SINAL DE ALARME  O sinal de alarme será dado através de três toques de campainhas interrompidos por pausas  Seguir as instruções do professor se estiveres em sala de aula ou de um funcionário no exterior. Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 9

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL NORMAS DE EVACUAÇÃO Normas de Evacuação 10 Clube de Proteção Civil

EVACUAÇÃO, Como proceder Ao ouvires o sinal de alarme, três toques de campainhas interrompidos por pausas Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 11  Mantém a calma. Segue as orientações do teu professor.  Não te preocupes com o material escolar. Deixa-o em cima da carteira tal como está.  Deves formar uma fila, juntamente com os teus colegas de turma.  O Delegado vai à frente e é designado por Chefe de Fila, que se dirige de imediato para a porta da sala de aula, abre-a completamente e com rapidez;  Todos devem sair em fila indiana ;  O Professor vai em último lugar. É designado de Cerra-Fila. É ele quem fecha (e não tranca) a porta, assegurando-se que não fica ninguém na sala. EM SALA DE AULA

EVACUAÇÃO, Como proceder Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 12  Se te encontrares no 1.º andar, desce as escadas sempre em fila ;  Circula pela direita ;  Desloca-te imediatamente para o exterior ;  Segue as instruções do funcionário do bloco. Ao ouvires o sinal de alarme, três toques de campainhas interrompidos por pausas NO EXTERIOR NOS BLOCOS  Desloca-te imediatamente para o ponto de reunião.

PONTO DE REUNIÃO Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 13  O ponto de reunião é o CAMPO DESPORTIVO ;  Forma uma fila juntamente com os teus colegas de turma e aguarda a contagem feita pelo professor para assegurar que não falta ninguém.  Enquanto não se volta à normalidade deves permanecer sempre no mesmo local, junto dos teus colegas e professor ;  O regresso à normalidade é definido pela direção da escola que informará a comunidade educativa pelos meios que julgar mais convenientes.  Só depois todos regressarão ao local onde se encontravam.

ALGUNS ENDEREÇOS DE INTERESSE  Disciplina Clube de Proteção Civil (categoria Comunidade) em :   Comissão Municipal de Proteção civil (Menu Proteção Civil) em:   Autoridade Municipal de Proteção Civil em:  edagogicos edagogicos NOTA: Esta apresentação está disponível para consulta na disciplina Clube de Proteção Civil e nos computadores da biblioteca escolar. Normas de Evacuação Clube de Proteção Civil 14