Seminário - Coerência Regulatória Índice de Qualidade Regulatória IQR-CNI Brasília, 14 de agosto de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements


CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Políticas Públicas.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Alketa Peci EBAPE/FGV Desenvolvimento e implementação de um sistema de seleção de diretores e do pessoal de gerência superior Alketa Peci.
ORIENTAÇÕES DE USO AÇÃO PELO TECLADO PELO MOUSE Iniciar apresentação
Os (10) desafios da regulação no Brasil
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Talentos para Inovação
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
A EFICIÊNCIA NA GESTÃO Regulação, Fiscalização e Cooperação Técnica POLÍTICA DE SANEAMENTO - DESAFIO DO PLANEJAMENTO ITUIUTABA/MG MAR Ç O DE 2013 Marcos.
Descentralização: impactos e desafios na sociedade civil organizada 3 Seminário da Série Aprimorando o Debate II Descentralização das Políticas e Ações.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
IV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O “Apagão” Logístico Impedirá a Retomada do Crescimento? José de Freitas Mascarenhas Presidente.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
 .
Atuação dos agentes de Controle Social
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Excelência na Gestão Pública
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
SIA Sul Qd.04 C Lt.56 Lj.03. Térreo. Edf. SIA CENTER I. CEP: Brasília-DF Telefone:
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS”
Paulina Duarte Secretaria de Segurança Multidimensional
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Local: Auditório da Sede da Anvisa
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Qualidade da telefonia móvel e fixa Brasília, 03/12/2015 Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
ÁPICE Programa Qualificação de Fornecedores para a Sustentabilidade ÁPICE.
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
Ministério de Minas e Energia MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial em Gestão Socioambiental.
Perspectivas sobre Coerência Regulatória Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
6/2/2016DRAFT - Huascar Eguino/FMM * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
PROCEDIMENTO DE ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO PARA A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E ESTUDO DE CASO PARA INSPEÇÃO ESPECIAL EM SEGURANÇA DE BARRAGENS 9 ° Congresso.
ANEEL: Visão Geral e Diferenças com ANP Edvaldo Santana Diretor da ANEEL Praia, Cabo Verde, Julho de 2009.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Transcrição da apresentação:

Seminário - Coerência Regulatória Índice de Qualidade Regulatória IQR-CNI Brasília, 14 de agosto de 2014

Confederação Nacional da Indústria (CNI) Relações Institucionais Gerência-Executiva Relacionamento com o Poder Executivo Núcleo de Relacionamento Núcleo de Inteligência Núcleo de Representação Estrutura Organizacional 2

Linha do Tempo Novembro 2012 Consultoria Internacional Junho 2014 Julho 2014 Estudo Finalizado Setembro 2014 Apresentação aos Reguladores Março 2013 Maio 2013 Dezembro 2012 Instituições Reguladoras Abril, Junho e Julho 2013 Validação dos Regulados Fevereiro 2014 = 30 Novembro 2013 Devolução Questionário Etapas da Elaboração - IQR = 60 Setembro 2013 Início da Pesquisa Agosto 2013 Revisão do Processo de Trabalho SAG-Casa Civil-PR Apoio Institucional Abordagem Metodológica Fevereiro 2013

Instituições Reguladoras 4 Instituições com Poderes Regulatórios(30) Agência Espacial Brasileira (AEB) Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) Agência Nacional do Petróleo (ANP) Agência Nacional de Transp. Terrestres (ANTT) Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Instituo Nacional da Propriedade Industrial (INPI) Superintendência Desenv. do Nordeste (SUDENE) Agência Nacional de Águas (ANA) Agência Nacional do Cinema (ANCINE) Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) Secretaria de Desenv. Agropecuário e Cooperativismo (SDC) Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Agência Nacional de Transp. Aquaviários (ANTAQ) Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) Superintendência de Desenv. do Centro-Oeste (SUDECO)

Associações Setoriais e Sindicatos 5 Associações Setoriais e Sindicatos (60) Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) Associação Brasileira as Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) Associação Nacional dos Usuários de Transportes de Carga (ANUT) Associação Brasileira das Indústrias de Óleos essências, Produtos Químicos Aromáticos, Fragâncias, Aromas e Afins (ABIFRA) Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR) Embraer S.A Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE) Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF) Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil)

Objetivos 6 Obter e analisar informações sobre a atuação das principais entidades reguladoras. Fazer recomendações objetivas de melhoria, baseadas em boas práticas (padrão OCDE). Servir como base de recomendações concretas a respeito dos desafios e lacunas nesse setor. Pesquisa da Qualidade Regulatória

Metodologia 7 Composição do IQR Escolha de 04 paradigmas. Em conjunto contribuem para moldar a noção de processos regulatórios e de regulamentos de “alta qualidade”. Previsibilidade e Segurança Jurídica Transparência Abordagem Participativa e Baseada em Evidências Arquitetura Organizacional Criar estrutura regulatória que leve ao crescimento econômico. Uma ferramenta útil para o desenvolvimento das empresas. Indicadores 1 e 6. Fortalece a confiança nas autoridades públicas. Gera mais concorrência, comércio e investimento. Indicadores 4 e 5. A consulta pública contribui para a qualidade regulatória trazendo novas ideias. A avaliação do ex ante do impacto regulatório. Indicadores 2 e 3. O estímulo de capacitação/ formação contínua dos recursos humanos é visto como um comprometimento político, quanto a qualidade regulatória. Índice 7.

Indicadores e Recomendações 8 1 Planejamento Regulatório Questiona se a instituição pesquisada emite regulamente lista das próximas decisões regulatórias. 2 Participação Pública (sociedade) RECOMENDAÇÃO Promover a publicação anual de “agendas regulatórias” e torná-las parte integrantes de uma abordagem consolidada para o planejamento. Criar um sistema para o planejamento dos próximos regulamentos secundários (resolução). Mecanismos utilizados pela instituição pesquisada para interagir com as partes interessadas na preparação das decisões regulatórias RECOMENDAÇÃO Tornar as práticas de consultas públicas padronizadas e sistemáticas.

Indicadores e Recomendações 9 3 Intervenção Regulatória No processo de formulação da política pública, uso de notas técnicas, análises legais, financeiras e econômicas para identificar impactos prováveis e potenciais grupo afetados. 4 Simplificação e Comunicação da Regulação RECOMENDAÇÃO Garantir mecanismos adequados de controle de qualidade (processo de AIR nas primeiras fases da tomada de decisão. Investiga em que medida as decisões regulatórias adotadas pela instituição pesquisada são de fácil acesso e se existe atualização das regras. RECOMENDAÇÃO Tornar a legislação primária quanto a de regulamentação secundária facilmente acessíveis a partir de portais on-line gratuitos.

Indicadores e Recomendações 10 5 Simplificação dos Procedimentos Administrativos Verifica se a instituição pesquisada tem uma “carta de serviço” (mecanismos para garantir que as demandas burocráticas são legais) e se as soluções de governo eletrônico são utilizadas. 6 Conformidade, Fiscalização e Recursos RECOMENDAÇÃO Criação de regras e procedimentos administrativos mais eficientes em termos de custos. Simplificação administrativa. Capacidade da instituição pesquisada de supervisionar a implementação correta e oportuna das decisões regulatórias. RECOMENDAÇÃO O cumprimento das regras e a fiscalização devem ser avaliados regularmente. Políticas de recursos humanos devem ser apoiadas no profissionalismo, transparência, independência e foco nos resultados.

Indicadores e Recomendações 11 7 Capacidade de Gestão Regulatória Em que medida a instituição pesquisada apoia o processo para preparação de intervenção regulatória por meio de regras claras e abrangentes RECOMENDAÇÃO Elaborar uma política abrangente para a reforma regulatória no Brasil. O objetivo da reforma deve ser a melhora da qualidade dos processos regulatórios para garantir previsibilidade e segurança jurídica, bem como, resultados de políticas mais eficazes e proporcionais. Abordar todo o ciclo da política pública. (formulação, implementação, execução e avaliação). Abranger aspectos institucionais, organizacionais e processuais. Prover capacitação. Iniciativas como o PROREG devem ser mantidas. Reformas devem ser concebidas em cooperação com usuários finais e comunicadas de forma eficaz.

Coerência Regulatória e Boas Práticas 12 As práticas de reforma regulatória são irregulares em todo o país, mas há elementos de princípios unificadores. A falta de um programa abrangente de reforma regulatória no Brasil, tem levado ao uso de práticas ad hoc para gestão regulatória e esforço isolados de orientação e treinamento para os reguladores (práticas temporárias e pontual). Coerência Regulatória Boas Práticas Criação do Núcleo de Regulamentação e Boas Práticas Regulatórias (Nureg/Anvisa), incumbido de promover a qualidade regulatória (atividades de capacitação, introdução de AIR, avaliação do estoque de regulamento e melhorias no processo de consulta). O PROREG constitui uma inciativa promissora para integrar princípios, ferramentas, boas práticas e aprimorar conhecimentos. Entretanto, ainda precisa ser amplamente institucionalizado para alcançar todas as instituições regulatórias.

13 Esta publicação faz parte do documento Propostas da Indústria para as Eleições 2014, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que traz 42 estudos e recomendações com os principais temas da agenda da indústria para o desenvolvimento e crescimento do país nos próximos anos. Desde a eleição de 1998, a CNI entrega documento com propostas aos candidatos à Presidência da República. Saiba mais sobre a iniciativa no site especial.Propostas da Indústria para as Eleições 2014Saiba mais sobre a iniciativa no site especial Qualidade Regulatória: como o Brasil pode fazer melhor Publicação

Obrigado! Contato: Cesar Galiza (61) / Gerência-Executiva de Relacionamento com o Poder Executivo 14