Reunião de Partilha do CSTL 2014 Promoção de Saúde nas Escolas Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014 Brigitte.

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Transcrição da apresentação:

Reunião de Partilha do CSTL 2014 Promoção de Saúde nas Escolas Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014 Brigitte Labonte Coordenadora de Promoção de Salde Ministério de Educacao,Seychelles

INTRODUÇÃO  O Ministério da Educação oferece 13 anos de escolaridade obrigatória às crianças dos 6 aos 16 anos.  Há 24 escolas primárias distritais, 10 escolas secundárias regionais, que registaram cerca de 19 mil alunos, incluindo as escolas privadas.

Conceito das Escolas Promotoras de Saúde  Uma iniciativa da OMS (WHO) (1995)  Um programa de saúde escolar abrangente  Uma abordagem que abrange toda a escola  Baseia-se na evidência  Uma estrutura  Uma filosofia  Um modo de vida

ESTRUTURA DE HPS

COMPONENTES DO HPS 1.Educação de Saúde 2.Actividades Físicas 3.Serviços de Saúde 4.Serviços de Nutrição 5.Ambiente Escolar Saudável 6.Bem-estar do Pessoal 7.Aconselhamento, Psicossocial e Serviços 8.Envolvimento de Pais e Comunidade

EDUCAÇÃO DE SAÚDE  Currículo de Educação Pessoal e Social (PSE) começa na Creche e vai até à educação secundária (3,5 anos – 17 anos).  Educação de saúde por profissionais de saúde (Enfermeiros da Escola Saúde / Terapeutas da Faculdade de Odontologia).  Programas de sensibilização/conscientização por ONG e organizações comunitárias.

EDUCAÇÃO FÍSICA  Currículo de Educação Física (PE) 80 minutos por semana  Actividades Extra Curriculares (ECA) Clubes desportivos  Exercício da Juventude por 30 minutos (SEYX30) Um projecto do Departamento da Juventude (piloto)  ONG/Agências Pais Especial, Clube de Vida Selvagem, ECO Clube, Programa de Futebol de bases (FIFA)

SERVIÇOS DE SAÚDE 1.Programa de Saúde Escolar Exames médicos, radioscopia, (IMC, teste de visão, factores de risco para DCV) Vacinação (BCG, tríplice viral, tétano, poliomielite e HPV) Disease surveillance and response Vigilância às doenças e resposta Promover e ajudar com a entrega do PSE Fornecer aconselhamento, orientação e apoio a crianças com necessidades especiais e condições crónicas de saúde 2.Programa Dental Escolar Seis escolas têm clínica odontológica dentro da área escolar Oferecem atendimento odontológico preventivo e curativo e educação Seguem as recomendações das metas da OMS e monitorização.

SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO  Refeição escolar gratuita/subsidiada  Fundos dedicados (para estudantes de famílias pobres)  Lojas escolares  Política Nacional de Alimentação Escolar  Padrões e procedimentos de recrutamento, formação e monitorização dos operadores das lojas escolares.  Grupos de Acção Nutrição Escolar (SNAG)

BEM-ESTAR DO PESSOAL  Não há um programa estabelecido para promover o bem-estar do pessoal.  Está a ser discutido um Programa de Assistência ao Empregado (PAE).  Classes de manutenção de boa condição física.  Screening for NCDs  Exames médicos para doenças não transmissíveis  Sessões de gestão de stress.

AMBIENTE DE SAÚDE ESCOLAR  Inspecções de rotina por funcionários da Saúde Pública  Inspecção das instalações escolares, higiene e saneamento, saúde e segurança.  A Avaliação da Qualidade das Escolas e efectuada pela Unidade do Inspectorado (de 3 em 3 anos seguida por de visitas de monitorização anual)

SERVIÇOS DE ACONSELHAMENTO/PSICOLOGIA Há um Conselheiro Escolar em todas as escolas  Sessões de grupo  Educação psicológica  Aconselhamento  Pesquisas  Avaliação  Referências a outras entidades  Trabalho em colaboração com os serviços sociais e outras agências.

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE/PAIS  Conselho Escolar  Associação de Pais e Professores(PTA)  Comissões da Sala de Classe  Associação dos Pais

AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADAES DE HPS PROPÓSITO/RAZÃO:  Recolher dados de linha de base que irão ajudar a resolver questões, identificar barreiras, pontos fortes e fracos e avaliar diferentes abordagens, processos e estruturas actuais.  Todas as escola tem de identificar áreas prioritárias de saúde e de bem-estar.  As escolas devem ser preparadas para acreditação. PRAZO: Outubro de 2014 – Abril de 2015

REALIZAÇÕES  Fortalecida a colaboração entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde.  A Educação está bem representada nos fóruns de saúde  Aumento da conscientização sobre HPS  O HPS está incluído no âmbito da Estratégia de meio-termo do MOE ( )  Todas as escolas têm um Líder HPS  As instalações de algumas escolas foram actualizadas de acordo com os padrões e requisitos do HPS

Desafios/Barreiras  A compreensão e a aceitação dos programas de saúde escolar são inadequados.  Colaboração inadequada entre as agências cujas competências e recursos são necessários para elaborar e implementar programas de saúde escolar eficazes.  Visão inadequada daquilo que um programa de saúde escolar pode alcançar e capacidade para planear estrategicamente de modo a transformar essa visão em realidade.

Oportunidades/Questões emergentes  A prova de que saúde e educação são inseparáveis.  Melhoria dos resultados escolares dos alunos.  Mais advocacia  Alterações nas políticas/orientações de educação (sistemas de governança / educação / reformas)  Melhor colaboração entre o sector de saúde sector de educação.  Parcerias significativas

Lições Importantes Aprendidas  Processo longo (2-5 anos para ver resultados).  Requere uma visão partilhada.  As mudanças podem ser difíceis.  A mobilização de recursos não é fácil.  O sucesso só é possível quando as escolas são capazes de reconhecer os benefícios do HPS.

As crianças têm de se sentir saudáveis para aprender – e têm de aprender a ser saudáveis.

Obrigado