Evolução dos transportes e das comunicações

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Transcrição da apresentação:

Evolução dos transportes e das comunicações Novas tecnologias acelerando o processo de globalização, aproximando lugares e distanciando povos Evolução dos transportes e das comunicações

Grandes Navegações Até o final da Idade Média, a comunicação entre os povos de diferentes e distantes áreas do globo era uma tarefa complexa. O baixo nível de desenvolvimento tecnológico, por vezes, dificultava as relações comerciais entre os continentes. Com o passar dos anos, especificamente entre 1450 e 1850, vivencia-se a primeira fase de um fenômeno que caracterizaria a globalização em si. A necessidade de expansão dos mercados impulsionou o desenvolvimento e a melhoria das tecnologias de navegação, o que possibilitou o surgimento de rotas marítimas para destinos longínquos, como a Índia e a China. Dos portos europeus, sobretudo da Península Ibérica, como Lisboa e Sevilha, novas embarcações rumo às Américas, formando novas colônias de exploração que, posteriormente, iriam abastecer as metrópoles europeias.

Globalização Costumes entre povos indígenas que habitavam as áreas de colonização mesclaram-se com os dos estrangeiros, resultando em uma miscigenação cultural relevante. O velho dá lugar ao novo e as novas técnicas e tecnologias ganham espaço dinamizando ainda mais a circulação de pessoas e mercadorias. Na medida em que o comércio se expande, instituições financeiras e bancos também buscam se inserir no mercado visando o lucro a partir da concessão de empréstimos e soluções para novas empresas. Nesta etapa, verifica-se também uma maior circulação das riquezas e do dinheiro que sustentaria este desenvolvimento, denominado de Capital. Atualmente, a Globalização é entendida como um processo de mundialização da economia, por meio da integração de mercados e da divisão internacional do trabalho, possibilitando dinâmica de fluxos de mercadorias, capitais, informações e pessoas.

Novas Tecnologias As novas tecnologias marcaram notoriamente o avanço no comércio e no transporte de mercadorias. No passado, os transportes intercontinentais mais utilizados eram caravelas e naus com cerca de 30 a 50 metros de comprimento, tripuladas com dezenas de homens, com velocidade média de 22km/h e carregadas com até 600 toneladas. Na atualidade, constata-se a existência de navios graneleiros com quase 400 metros de comprimento, velocidade média de 40km/h e com capacidade de transporte de até 400.000 toneladas. Maersk McKinney Moller – O maior cargueiro de contêineres do mundo. http://1.bp.blogspot.com/-hD1lwqXhvTw/UpE4QihAJxI/AAAAAAAA7hk/N7v0gbnLLfc/s1600/Maersk-McKinney-Moller.jpg

Novas tecnologias Em terra, as tecnologias também desempenham um papel fundamental para a redução dos tempos de viagem e para dinamizar a circulação de pessoas e mercadorias. Em países mais desenvolvidos, a população vem optando por viagens de trens, ao invés de carros, devido à facilidade, segurança e baixo custo. Além dos trens de alta velocidade sobre os trilhos, existem também tecnologias inovadoras, como o Maglev, que levita sobre a plataforma por magnetismo. TGV francês, sigla de Train à Grande Vitesse - "Trem de Alta Velocidade". Andando a quase 300 km/h, os trens-bala são um meio de transporte mais rápido que o avião para percorrer distâncias de até 650 quilômetros. Apesar de os aviões voarem a cerca de 800 km/h, os passageiros perdem muito mais tempo para embarcar num aeroporto do que numa estação de trem. Se houvesse um TGV entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o tempo de viagem seria de 1 hora e 38 minutos. Um voo entre as duas cidades não chega a 1 hora, mas perde-se pelo menos uns 50 minutos nos procedimentos de check-in e embarque no aeroporto. http://traincabview.files.wordpress.com/2012/04/tgv-duplex1.jpg

Novas tecnologias Outro aspecto relevante no processo de Globalização se refere às inovações tecnológicas nos meios de telecomunicações e informática. No século XX, como resultado da disputa ideológica de poder após a II Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética iniciaram um novo conflito que estava relacionado aos avanços tecnológicos e militares, o que incentivou o desenvolvimento de satélites e tecnologias de comunicação. Os satélites são hoje o principal meio utilizado para transmissão de dados relacionados à telefonia, TV e internet. Cada vez mais, a população mundial encontra-se conectada no “mundo virtual” por meio de dispositivos fixos e móveis com acesso à rede de internet. A tecnologia supera a própria tecnologia ao passo em que há uma circulação ainda maior de dados e em maior velocidade.

Novas tecnologias Um exemplo é o avanço sobre as tecnologias em relação ao fluxo de informações. Atualmente, os dados de internet são transmitidos via cabeamento de fibra óptica, sendo estes compostos por filamentos de vidros, cuja matéria-prima é a sílica, apresentando baixo custo de produção e abundância na natureza. Ao contrário do cabeamento metálico, os cabos de fibra óptica não estão sujeitos à oxidação, são mais confiáveis e transportam mais informações em curto intervalo de tempo. Estes mesmos cabos formam uma imensa rede que cruza fronteiras e oceanos.

Novas tecnologias Analisando o mapa, cite as áreas de origem e destino com maior concentração de cabeamento de fibra óptica. Apresente motivos que justifiquem tamanha concentração.

Novas tecnologias O mundo torna-se então uma “Aldeia Global”, conceito criado por Marshall McLuhan, onde diferentes pessoas nas mais variadas áreas do planeta conseguem se relacionar como se estivessem próximas, trocando informações e difundindo aspectos culturais por meio dos avanços nos meios de comunicação. De acordo com o Internet Live Stats, o número de usuários conectados na rede mundial até início de 2015 será de aproximadamente três bilhões de usuários. Esta nova geração é composta por jovens de diferentes segmentos sociais, os quais nasceram e estão crescendo em meio ao universo virtual. São denominados por pesquisadores e cientistas sociais de “Nativos Digitais”. Estes possuem linguagens próprias associadas aos diferentes recursos tecnológicos que utilizam.

Buracos negros da Internet Alguns países adotam políticas severas de controle da Internet e, por isso, são chamados de buracos negros da Internet, como: China, Irã, Etiópia, Arábia Saudita, Egito que são classificados como inimigos da Internet.