IDEOLOGIA, ALIENAÇÃO E TRABALHO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento
Advertisements

Profª. Taís Linassi Ruwer
Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Ciências Sociais Curso de Direito Disciplina: Sociologia Jurídica Aula.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano Helena Wendel Abramo.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
O QUE É TRABALHO???? Prof. Ildo Vilarinho – Filosofia – segundo ano Referência bibliográfica: Fundamentos da Filosofia Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes.
Comportamentos operantes interrelacionados
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Conceitos básicos Conceitos básicos O que estuda? O que estuda? Qual a finalidade? Qual a finalidade? Qual metodologia? Qual metodologia? Prof Dr. Robson.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Fundamentos do Trabalho PROFª. LEILA ROSA COLÉGIO FRANCISCO CARNEIRO MARTINS GUARAPUAVA-PR.
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
FILOSOFAR É PENSAR.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
ÉTICA E MORAL
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
KARL MARX HEGEL ALIENAÇÃO: O conceito de auto-alienação aplica-se ao absoluto. A Idéia Absoluta (Espírito Absoluto), que para ele é a única realidade,
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
CURSO: ICH - Curso Geral SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: História do Pensamento Filosófico CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas / aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Atividade racional que transforma o meio natural
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DISCIPLINA: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL – Prof.Milton Corrêa Filho Agosto
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 1.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Trabalho: liberdade e submissão.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
EMPIRISMO BRITÂNICO John Locke, a identidade de Batman e a crítica à noção de substância Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
SER, TEMPO, CRIAÇÃO SER, TEMPO, CRIAÇÃO Castoriadis Castoriadis Profª.Denise Simões.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Transcrição da apresentação:

IDEOLOGIA, ALIENAÇÃO E TRABALHO: UMA REFLEXÃO ACERCA DA NOSSA CONDIÇÃO ATUAL

ALIENAÇÃO O termo alienação, conforme sua origem latina (alienare), significa transformar em alheio, atribuir a outro o que é próprio de alguma pessoa, “tornar” alheio o que é propriamente nosso

OUTRAS DESIGNAÇÕES DO TERMO ALIENAÇÃO A palavra alienação... Em direito, designa a transferência da propriedade de um bem a outra pessoa. Nesse sentido, costuma-se dizer que ‘os bens do devedor foram alienados’. A palavra alienação... Em psicologia, refere-se ao estado patológico do indivíduo que se tornou alheio a si próprio, sentindo-se como um estranho, sem contato consigo mesmo ou com o meio social em que vive. A palavra alienação... Na linguagem filosófica contemporânea, corresponde ao processo pelo qual os atos de uma pessoa são dirigidos ou influenciados por outros e se transformam em uma força estranha colocada em posição superior e contrária a quem a produziu. Nesta acepção, a palavra deve muito de seu uso a Marx.”

PRINCIPAIS VIAS DE ALIENAÇÃO Relações de Consumo Relações de Trabalho Relações Sociais Relações de Lazer Relações Pessoais Relação com o tempo

Para Pensarmos um pouco... Diante dos constantes e ininterruptos apelos ao consumo, como encontrar/estabelecer o “limite” entre o consumo e o consumismo?

O Consumo consome-te

TRABALHO Etimologicamente a palavra trabalho, tem origem no vocábulo latino tripaliare, do substantivo tripalium, que designava um aparelho de tortura formado por três paus ao qual eram atados os condenados e que também servia para manter presos os animais difíceis de ferrar. Assim, vemos na própria etimologia da palavra a associação do trabalho com tortura, sofrimento, pena, labuta

E você? Qual sua compreensão acerca do Trabalho? Outras Perspectivas do termo Trabalho Sandroni (2006, p.849), o trabalho corresponde à “toda atividade humana voltada para a transformação da natureza com o objetivo de satisfazer uma necessidade” Ribeiro (2003, p. 195) afirma: “denominamos trabalho a ação transfor- madora (material ou intelectual) do homem, realizada na natureza e na sociedade em que vive” E você? Qual sua compreensão acerca do Trabalho? (érgon ou ponos)

IDEOLOGIA Marx significa “ideologia” como um sistema de pensamento também logicamente ordenado que, longe de ser neutro, O termo ideologia foi difundido pelo filósofo, militar e político Des- tutt de Tracy (1754 – 1836) está imbuído de instrumentos, iniciativas e discursos destinados à manutenção de uma classe sobre outra, bem como dos processos de exploração e alienação. , à época da Revolução Francesa, para significar a ciência dedicada ao estudo das idéias, sua origem e desenvolvimento.

Funções da Ideologia Camuflar as diferenças de classe e os conflitos sociais Manter a dominação de uma classe sobre a outra Assegurar a coesão entre as pessoas Promover a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadas, em nome da “vontade Deus” ou do “dever moral” ou simplesmente como decorrente da “ordem natural das coisas”

Principais Características Naturalização Lacuna ou discurso lacunar Generalização do particular Prescrição de normas Explicação da realidade Alienação Inversão da realidade

Referências para aprofundamento ARAÚJO, Sílvia Maria de. As várias faces da ideologia. In:______ et all. Para Filosofar. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2003. p. 145-172. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Alienação e Ideologia. In: _______. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2006. p. 75-88. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. DE MASI, Domenico. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. 9. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. MAIA, Ita. Mudanças. In: JANSEN, Carlos et all. Bahia Poetas do Recôncavo. Salvador: Know How Editora, 2003. MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, zélia Maria Neves. Antropologia: uma introdução. 7 Ed. São Paulo: Atlas, 2010. MELO, Naurelice Maia de. Trabalho e Pessoa Enquanto Existência Relacional/Potencial. In: ARAÚJO, Adriano; MELO, Naurelice Maia de; RIBEIRO, Vívian Paula. Filosofia, Ética e o Mundo do Trabalho. Salvador: FTCEaD, 2007. RIBEIRO, Luis Carlos. Trabalho e Realização. In: ARAÚJO, Silvia Maria et all. Para Filosofar. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2003. p.193-222. SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia do século XXI. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.