Sou + De Bicicleta. Sou + De Bicicleta Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO
Advertisements

LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Levantamento, construção e diagnóstico
PLANO DE GESTÃO.
CONASEMS -
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
PLANO CICLOVIÁRIO METROPOLITANO
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Conferência das Cidades Mato Grosso
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
1.
O Mundo Urbano Brasileiro
MOBILIDADE URBANA DE VILA VELHA
Plano Nacional de Educação
Ministério da Cultura.
Conferência das Cidades Mato Grosso
PROGRAMA DE MOBILIDADE NÃO MOTORIZADA PARA O ESTADO DA BAHIA
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
SUBPREFEITURA BUTANTÃ SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
ITANHAÉM Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Itanhaém.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
André Geraldo Soares Florianópolis/SC – 22/Out/2009 ViaCiclo INCLUSÃO DA MOBILIDADE CICLÍSTICA NO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE FLORIANÓPOLIS.
Novembro de Movimento Autônomo e Apartidário Criado em 2007 Rio Como Vamos Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos.
Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
TRANSIÇÃO DE GOVERNO MUNICIPAL
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Audiência Pública: 09/04/2015 pedestre integração vias segurança eficiência sustentabilidade ciclista transportes desenvolvimento.
Coordenadores das Câmaras Temáticas CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
A Política de Mobilidade Urbana no desenvolvimento das cidades
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
6º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Novembro 2014.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Lindner Consultoria 10º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Dezembro 2014.
Plano de Desenvolvimento Participativo para Russas (Preliminar) Principais Metas: Russas- CE, 21 de abril de
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada.
Bicicleta e mobilidade Conhecendo os dados
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Política Climática da Cidade do Rio de Janeiro,. Principais Instrumentos  Criada pela Lei n°5248/2011 estabeleceu metas de redução de Emissões de GEE:
Prioridades levantadas pelos Prefeitos. PROPOSTAS REGIONAIS Planejamento Fazer a regionalização de acordo com a realidade e as características comuns.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
PROGRAMAS E AÇÕES DE INFRAESTRUTURA. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA À Secretaria de Estado da Infraestrutura compete desenvolver, as atividades relacionadas.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Audiências Públicas Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do Pais 2º Ciclo Financiamento.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Sou + De Bicicleta. Sou + De Bicicleta Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana.
Transcrição da apresentação:

Sou + De Bicicleta

Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana O Transporte Coletivo e a Bicicleta Será prioridade de nosso governo prover as necessidades dos usuários do transporte público e da bicicleta com a articulação das viagens mais curtas realizadas pela bicicleta com as viagens de média e longa duração realizadas pelo sistema de transporte coletivo.   Esta já tem sido a realidade de várias regiões da cidade de São Paulo, principalmente da periferia. Como exemplos citamos os bairros com maior número de viagens de bicicleta na pesquisa OD/07: Grajaú – 9.451 viagens/dia, Vila Maria – 8.767 viagens/dia, Jardim Helena – 8.187 viagens/dia, Jaçanã – 7.118 viagens/dia, Vila Medeiros – 6.035 viagens/dia, Tremembé – 5.015 viagens/dia, Itaim Paulista – 4.956 viagens dia. Ao analisar os dados regionalizados podemos perceber que compõem eixos de viagens e uma grande parte, já têm como destino a integração com o transporte por trens, metrô e ônibus. Nessas regiões, vamos implantar os Sistemas Locais Cicloviários, com ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas, integrados a seguinte rede de infraestrutura: Criar paraciclos públicos (estacionamento de curta e média duração para a bicicleta, com estrutura simples) junto as paradas de ônibus na periferia; Construir quiosque comercial em área contígua às paradas, para ser explorado por particular, que se encarregaria da guarda das bicicletas em especial onde possuam os sistemas troncais; Criar bicicletários nas estações de embarque de trens e de metrôs (em convênio com o governo do Estado); Construir bicicletários nos terminais de sistemas de transporte por ônibus; Ampliação da rede de estacionamento de bicicletas em prédios e equipamentos públicos; Incentivar o suporte para bicicletas em ônibus.

Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana Criar Sistemas de Empréstimo e Compartilhamento de Bicicletas pelo Bilhete Único O Governo do PT vai criar um Sistema de Empréstimo e Compartilhamento de Bicicletas (BikeShare) através de uma rede de bicicletas públicas. O Bilhete Único será utilizado como instrumento de controle do empréstimo de bicicletas para viagens dentro de um período de tempo de forma generalizada dentro da cidade para incentivar o uso da bike. Criar o Sistema Cicloviário do Município   O Governo do PT terá como metas a criação de um sistema cicloviário do município que contará com as seguintes iniciativas: Integração de Sistemas Cicloviários locais ao Sistema do Município de São Paulo; Criação de 400 km de vias clicáveis em 4 anos (ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas); Bicicletários e Paraciclos nos equipamentos de transporte público, nos prédios públicos e normatização nos equipamentos de uso público; Reserva de vagas com paraciclos para estacionar bicicletas nas áreas de Zona Azul; Educação no Trânsito Dentro do Plano de Educação Para um Trânsito Seguro e Sustentável, desenvolveremos as seguintes iniciativas que visam incentivar o uso da bicicleta com segurança: Campanhas de Educação no Trânsito com foco na convivência pacífica e respeito aos ciclistas e a vida; Campanhas de Educação que visam à conscientização das regras de trânsito e deveres de ciclistas e não ciclistas; Reativação do Centro para Educação de Ciclistas no CETET- CET (Centro de Treinamento e Educação de Trânsito voltado para ciclistas); Continuar o programa de bicicletas nos CEUs e estender para algumas escolas da rede municipal e nas atividades complementares.

Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana Gestão do Sistema   Na Gestão da Política de Mobilidade, vamos tomar as seguintes iniciativas para incentivar e viabilizar o uso da bicicleta: Criação e inclusão do Plano Cicloviário Municipal como parte do Plano Diretor Estratégico e do Plano Municipal de Mobilidade; Regulamentação da Lei 14.266/2007 e outras leis que tratam do tema; Criação de um órgão coordenador/gestor do Sistema Cicloviário vinculado à Secretaria Municipal de Transportes; Criação de um Conselho que incorpore setores da sociedade civil e democratize a gestão e a informação, com formato a ser definido a partir de amplo debate com a sociedade. Financiamento do Sistema Cicloviário Além de recursos orçamentários, destinaremos um percentual do FMDT (Fundo Municipal de Transporte) para a promoção, desenvolvimento, criação e manutenção de um sistema e de uma política para as bicicletas na Cidade de São Paulo. Integração com a região metropolitana Toda a rede e a política para o uso da bicicleta será articulado com os municípios vizinhos, da região metropolitana, principalmente aqueles que hoje já demandam maior número de viagens intermunicipais. Em uma cidade em que se viajam três vezes mais de bicicleta do que de taxi, é imprescindível o poder público desenvolver uma política que viabilize essas viagens de forma segura. O incentivo ao uso da bicicleta é fundamental para a promoção de uma cidade sustentável. Para isso, contaremos com a participação efetiva e de forma democrática da sociedade organizada, da sociedade tanto na elaboração dos projetos quanto no acompanhamento a sua execução. São Paulo é viável, é necessário ousadia e inovação!

Distritos com maior número de viagens diárias de bicicleta 5015 7118 8187 6035 4956 8767 4488 3879 3320 Distritos com maior número de viagens diárias de bicicleta 9451 OD-2007

Sou + De Bicicleta