DESTINAÇÃO E LICITAÇÃO DA FAIXA DE 700MHZ JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Brasília/DF Julho/2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

Economic, Social and Cultural Impact on Latin America's Development
Câmara dos Deputados Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Audiência Pública Debate sobre a fusão das operadoras Oi e Brasil Telecom,
Brasília – 18 e 19 de novembro de 2009 Estrutura de Regulação e Competição Encontro de Reguladores Regulação Econômica - Agências - nov.2009.
Brasília, 15 de fevereiro de 2012
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
JARBAS JOSÉ VALENTE Conselheiro Vice-Presidente Conselheiro Vice-Presidente Brasília, 6 de dezembro de 2012.
Evolução e Inclusão Digital
PLC 116/10 Convergência Tecnológica Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Senado Federal 01/12/10 Cesar Rômulo Silveira Neto Secretário Geral SindiTelebras.
Internet e telefonia rural
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
no Serviço Móvel Pessoal
Thiago Barroso Ferreira
CIDADES DIGITAIS FÓRUM TI & GOVERNO MUNICÍPIOS 2007
Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
Serviços de telefonia celular
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
PROF. PAULO ANDRÉ ZAPPAROLI
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
O papel da Telebras no Decreto nº 8.135/13 e a segurança da informação
TRABALHO DE GESTÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
VoIP: O Futuro da Telefonia.
Projeto de Lei Geral de Antenas Brasília, 16 de outubro de 2013 Ministério das Comunicações Paulo Bernardo Silva Ministro de Estado das Comunicações.
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
Programa Nacional de Banda Larga: desenvolvimento e próximos passos
Audiência Pública – Câmara dos Deputados Brasília, 19 de novembro de 2014 Ministério das Comunicações Maximiliano Salvadori Martinhão Secretário de Telecomunicações.
SECOP 2014 Jurandir Lima Gerente de Estratégia e Desenho de Serviço
Audiência Pública sobre Serviço de Atendimento ao Consumidor - DPDC Brasília, abril de 2008.
Acesso público e gratuito de internet Roberto Petry Presidente da SUCESU NACIONAL e SUCESU-RS
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Secretaria de Educação a Distância - MEC “Oportunidade social”
Lei /2011 Posição institucional da Abert: Proteger as geradoras locais de radiodifusão de sons e imagens, nos limites territoriais da área de cobertura.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA. DESDE 1996 A SKY É L ÍDER NO MERCADO DE TV POR ASSINATURA DIGITAL NO B RASIL E EM TODA A A MÉRICA L ATINA, COM MAIS.
PROJETO CAPIVARI ACIC - GEMB
ADRIANA DANIELE DEIVIDIANE FÁBIO ROMERITO LEANDRO
Departamento de Banda Larga Secretaria de Telecomunicações
UNIVERSALIZAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL EM MINAS GERAIS UM CASO DE SUCESSO 31 de maio de 2007 PORTO ALEGRE WIRELESS.
O novo negócio de comunicações digitais e possíveis implicações para o Brasil Setembro, 2007.
Redes Sem fio de banda larga
IEEE (WLAN) Camada Física João Paulo Martins de França.
Banda Larga no Brasil e América Latina José Fernandes Pauletti
AUDIÊNCIA PÚBLICA Câmara dos Deputados CONVERSORES (SET –TOP- BOXES) 19/dez/2007.
XDSL Gustavo Fernandes.
Ministério das Comunicações _dados setoriais.
OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO GESTÃO QUE FAZ A DIFERENÇA A CIAO Telecom está presente em: USA Nova York Miami São Francisco INGLATERRA Londres ITÁLIA Milão.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
Infra-estrutura, conexão e serviço
Audiência Pública Relacionamento com provedores e o futuro Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Câmara dos Deputados 11 de julho.
Audiência Pública: Qualidade dos Serviços de Telefonia Móvel e Fixa no Brasil Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
Secretaria de Telecomunicações A banda larga no Brasil Maximiliano Salvadori Martinhão UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA Comunicações Ministério das.
Karla Crosara Ikuma Rezende Gerência de Universalização e Ampliação do Acesso – PRUV Superintendência de Planejamento e Regulamentação - SPR Brasília/DF.
JARBAS JOSÉ VALENTE Presidente Substituto da Agência Nacional de Telecomunicações Brasília, 19 de novembro de 2013.
O Financiamento da Infraestrutura de Telecomunicações no Brasil - Novos Paradigmas 44o. Painel Telebrasil Natal, 31 de maio de 2002 José Roberto Campos.
Novos Modelos de Negócio para a Indústria Wireless no Brasil Superintendente de Serviços Privados São Paulo, 17 de setembro de 2002.
DETI - Marcio Patusco Lana Lobo Agosto de 2011Painel Perspectivas das Telecomunicações e BL1 O Futuro das Telecomunicações no Brasil Painel Perspectivas.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
1 PERSPECTIVAS DO MODELO DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL VISITA A PUC/RS PORTO ALEGRE- 09 DE JULHO DE 2001 Antônio Carlos Valente Membro do Conselho Diretor.
A UDIÊNCIA P ÚBLICA – S ENADO F EDERAL EDUARDO LEVY B RASÍLIA, 09 DE J ULHO DE 2013 D ESTINAÇÃO E L ICITAÇÃO DA F AIXA DE 700 MH Z.
Ministério das Comunicações Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
1 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES USO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES PARA ACESSO A INTERNET 4 da informação 4 impacto nos serviços Edmundo Antonio.
PLS 181/2014 Audiência Pública Senado Federal Brasília, 02 de dezembro de 2014 Eduardo Levy.
Destinação e Licitação da Faixa de 700 MHz Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal
INTERFERÊNCIA Ganha, Ganha, Ganha, Ganha, Ganha Trabalho de equipe, detalhado e completo, sem atalhos, com as durações adequadas, coordenado pelo Ministério.
SEMINÁRIO CONTENCIOSO DE MASSA E REGULAÇÃO IGOR VILAS BOAS DE FREITAS CONSELHEIRO DA ANATEL Brasília, 20 de junho de 2016 MESA DE DEBATE 1: O “contencioso.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Elisa Leonel Superintendente de Relações com Consumidores.
1 Painel IV Universalização, rentabilidade e competitividade no setor de Telecomunicações A perspectiva de um Operador SMC/banda B Arnaldo F. Tibyriçá.
1ª Reunião Técnica dos Gerentes Operacionais de Fiscalização – REGOF Gerência de Acompanhamento Abril / 2008.
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “O Processo de Universalização da Telefonia.
Transcrição da apresentação:

DESTINAÇÃO E LICITAÇÃO DA FAIXA DE 700MHZ JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Brasília/DF Julho/2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática – CCT Senado Federal

CENÁRIO ATUAL UTILIZAÇÃO DE FREQUÊNCIAS CENÁRIO ATUAL UTILIZAÇÃO DE FREQUÊNCIAS

CENÁRIO ATUAL Estão disponíveis para o celular no Brasil (SMP) frequências nas bandas de: 850 MHz; 1800 MHz; 1900 e 2100 MHz destinadas em sua maioria para 3G; Bandas de extensão nas faixas de 900 e 1800 MHz; e 2500 a 2690 MHz (2,5 GHz). Observa-se equilíbrio na divisão da radiofrequência:divisão

CENÁRIO ATUAL A faixa de 700 MHz está atribuída para o Serviço de Radiodifusão e o Serviço Fixo, ambos em caráter primário. Em termos de destinação, atualmente, a faixa de 700 MHz está destinada ao Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens (TV), ao Serviço de Retransmissão de TV (RTV) e ao Serviço de Repetição de TV (RpTV). A faixa de 700 MHz possui forte demanda para prestação de serviços convergentes (voz, dados e vídeo), incluindo segurança pública e defesa.

FATORES ENVOLVIDOS NA DISCUSSÃO DA FAIXA DE 700 MHZ FATORES ENVOLVIDOS NA DISCUSSÃO DA FAIXA DE 700 MHZ

1 - HARMONIZAÇÃO INTERNACIONAL A harmonização com outros grandes mercados mundiais visa a obtenção de ganho de escala e de maior disponibilidade de equipamentos de rede e de usuários, provocando queda nos custos de instalação e operação de infraestrutura e no preço do serviço para o usuário final. Além disso, a harmonização facilita questões como a utilização de roaming internacional e a coordenação com os países vizinhos, reduzindo o potencial de interferências prejudiciais aos sistemas.

2 - DEMANDAS DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) E ÁREAS RURAIS O Edital nº 004/2012 (450 MHz e 2,5 GHz) fixou compromissos de abrangência para as áreas rurais, englobando serviços de conexões de voz e dados. I - Compromisso de Varejo: atender a todos os Municípios brasileiros com conexão de voz e dados até 31/12/2015; II - Compromisso de Atendimento das Escolas Rurais: atender com conexão de dados todas as escolas públicas rurais situadas na sua área de cobertura.

2 - DEMANDAS DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) E ÁREAS RURAIS III - Compromisso de Cessão de Capacidade de Rede - disponibilizar capacidade de sua rede para que as Concessionárias do STFC cumpram as obrigações de universalização dispostas no art. 9º, §§1º e 2º e no art. 16, §1º do PGMU/2011 (Metas de Acessos Individuais).

2 - DEMANDAS DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) E ÁREAS RURAIS A faixa de 700 MHz tem o potencial de ser utilizada no atendimento de pelo menos parte dos compromissos de mais longo prazo para as áreas rurais, previstos para o ano de 2017, que dizem respeito à oferta de conexão de dados com maiores taxas de transmissão (1 Mbps); Também poderá ser utilizada para o atendimento das áreas rurais em complementação aos compromissos definidos pelo Edital nº 004/2012, com o objetivo de atender parte das áreas não contempladas pela licitação da faixa de 450 MHz, que pode ser feito em conjunto com outras radiofrequências;

3 – BANDA LARGA SEM FIO – SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA (SCM) E SERVIÇO MÓVEL PESSOAL (SMP) A Portaria nº 14/2013 do Ministério das Comunicações autorizou a Anatel a trabalhar a destinação e a locação da faixa de 700 MHz para cumprir os objetivos do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). 4 – SEGURANÇA, DEFESA E INFRAESTRUTURA A intenção é destinar, na Faixa de 700 MHz, uma faixa para segurança, defesa e infraestrutura;

5 – ATENDIMENTO DE DISTRITOS E COBERTURA EM RODOVIAS A Portaria do Ministério das Comunicações trouxe dispositivos que incentivam a cobertura dessas regiões, a saber: “Art. 3º II – aceleração da cobertura de grandes regiões, zonas de periferia urbana e áreas remotas, com banda larga móvel de quarta geração; IV – crescimento da demanda de serviços de banda larga móvel por setores de segurança e de infraestrutura, a expansão da cobertura de serviços em rodovias e o atendimento aos grandes eventos internacionais, em especial os Jogos Olímpicos e Paralímpicos;”

P ERSPECTIVAS E D ESTAQUES PARA A F AIXA DE 700 MH Z P ERSPECTIVAS E D ESTAQUES PARA A F AIXA DE 700 MH Z

Perspectivas e Destaques O uso da faixa de 700 MHz (dividendo digital) propiciará maior cobertura, maior velocidade e melhor qualidade para acesso às aplicações via Internet, atingindo um mercado potencial de 100 milhões de usuários com acessos em alta velocidade. Com acessos móveis de até 10 Mbps surgirão novas oportunidades via smartphones, tablets, notebooks e até desktops, aos programas de TV aberta. Desenvolvimento da indústria nacional, entre outros, por meio da fabricação de set top box, receptores de TV e dispositivos móveis. Leilão da faixa de 700 MHz dará preferência para tecnologia nacional. Possível uso da faixa para acelerar a transição para o Sinal Digital de TV;

Perspectivas e Destaques (cont.) Nenhuma empresa do Setor de Radiodifusão ficará sem Radiofrequência. Todas terão sua continuidade garantida. O Edital da Tecnologia 3G está programado para atingir todos os municípios até O uso da faixa de 700 MHz pode antecipar esse atendimento para O uso da Faixa de 700 MHz vai reforçar o atendimento das Zonas Rurais e a cobertura em rodovias; A Anatel irá garantir a proteção do serviço de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão contra eventuais interferências geradas pelo uso da Faixa de 700 MHz; O custo do Remanejamento dos municípios será arcado pelas empresas do Setor, assim como ocorreu no MMDS.

700MHz TV e retransmissão Canais 14 até 36 TV e retransmissão Canais 14 até 36 TV e retransmissão Canais 38 até 51 TV e retransmissão Canais 38 até 51 TV e retransmissão Canais 52 até 59 TV e retransmissão Canais 52 até 59 TV, retransmissão e RpTV Canais 60 até 69 TV, retransmissão e RpTV Canais 60 até 69 Radioastronomia Canal 37 Radioastronomia Canal Destinados à TV pública (Câmara, Justiça, etc.) Além desses canais, a radiodifusão possui 72 MHz na faixa VHF (canais 2 a 13) SMP - Em 4900 municípios, a faixa está vazia. - Em 700 municípios faremos estudos para realizar a digitalização. - Em 4900 municípios, a faixa está vazia. - Em 700 municípios faremos estudos para realizar a digitalização.

01 e 02/04 - 1ª. Reunião: RM de São Paulo 24 a 26/04 - 2ª. Reunião: RM do Rio de Janeiro 15 a 17/05 - 3ª. Reunião: Região de Campinas e Sorocaba 27 a 28/05 - 4ª. Reunião: Ribeirão Preto 29/05 - 5ª. Reunião: São José do Rio Preto 13/06 a 14/06 - 6ª. Reunião: Bauru e Presidente Prudente 26/06 a 28/06 - 7ª. Reunião: Baixada Santista e São José dos Campos 10/07 a 12/07 - 8ª. Reunião: DF e GO Próximas reuniões: a definir Reuniões de Planejamento

Telefonia Celular 70 MHz Telefonia Celular 70 MHz MMDS 50 MHz MMDS 50 MHz Telefonia Celular 70 MHz Telefonia Celular 70 MHz A limpeza de faixas com remanejamento de serviços já foi feito antes, no caso da faixa de 2.5GHz TV por assinatura via microondas (MMDS) 190 MHz TV por assinatura via microondas (MMDS) 190 MHz MHz

Obrigado!