10 de junho de 2015 - VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Faz. Palmital, Zona Rural, CEP , Urutaí-GO Fone: (64) , Fax:
Advertisements

I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Bacharelado em Sistemas de Informação
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Prefeitura municipal de Imperatriz
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Portfólio de Estágio Supervisionado
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Universidade Federal do Amapá
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
ESTÁGIO NO BRASIL UM NOVO CENÁRIO
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
PROGRAMA: APRENDENDO LOGÍSTICA.
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Plano de Gestão da Escola
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
Metodologia de Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Introdução ao Serviço Social
Prática como Componente Curricular
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
Universidade Federal de Itajubá
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Detalhamento WebPosGrad – Parte 1 Construção #1 Bruno Morais.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública. Características do ensino nas ENSP do Brasil e Portugal Ensino pós-graduado e de extensão universitária.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Detalhamento WebPosGrad – Parte 1 Cadastramento de Disciplinas Cadastramento dos Programas Bruno Morais.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Transcrição da apresentação:

10 de junho de VDPG

 Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º. semestre de 2015  Público alvo ◦ Docentes que ofereceram vagas em 2015/1º. sem. ◦ Coordenadores de programa de pós-graduação SS ◦ Representantes dos alunos ◦ Docentes que oferecerão vagas em 2015/2º. sem. ◦ Representantes das secretarias dos programas SS

 Aspectos gerais do Estágio em Docência ◦ Atividades realizadas pelo aluno relacionadas à prática docente ◦ Atividade curricular obrigatória aos bolsistas Capes de doutorado e facultativa aos demais alunos ◦ Contribuir para a formação profissional, mais especificamente, como docente do Ensino Superior  Responsável pela supervisão dos alunos ◦ Atividade supervisionada pelo professor responsável pela disciplina ou curso

 Atividades curriculares consideradas ◦ Planejamento, preparação e aplicação das estratégias educacionais a serem utilizadas na disciplina: aulas teóricas, aulas práticas, seminários, estudos dirigidos, casos, situações- problema, avaliações etc. ◦ Acompanhamento dos processos de avaliação planejados e aplicados ao longo da disciplina, no sentido de se compreender a lógica, o sistema, os critérios e normas adotados ◦ Elaboração, pelo aluno, de um breve relatório final de estágio, descrevendo as atividades realizadas

 Estágio em docência ◦ Art. 18. O estágio em docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:  I – para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;  II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;

 III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;  IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;  V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;  VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós- graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio; Regulamento do Programa de Demanda Social Objetivos do Programa e Critérios para Concessão de Bolsas

 VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;  VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós- graduação realizado pelo pós-graduando.  IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;  X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais. Regulamento do Programa de Demanda Social Objetivos do Programa e Critérios para Concessão de Bolsas

 Convênios em discussão e análise: ◦ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – formação de nível médio ◦ Universidade Federal do Rio de Janeiro – graduação em saúde coletiva

 Como foi receber alunos para o Estágio na disciplina?  O aluno teve a oportunidade de participar do planejamento das atividades?  Como o estagiário se inseriu na disciplina?  Como foi a relação do aluno com a turma?  Alguma crítica sobre o relatório de atividades do aluno e a avaliação final do coordenador?  Quais os pontos positivos e os negativos?  O que se pode aperfeiçoar no processo?

 Críticas sobre o processo de seleção do 1º. Semestre - tempo para seleção e preparação do estágio  Definição de Pré-requisitos para o estágio ◦ Considerar situação do aluno bolsista Capes e orientação.  Disciplina de Introdução à prática docente  Definição e disponibilidade de vagas  Definição sobre disciplinas para estágio - curso de inverno é válido?  O que pode melhorar no fluxo? ◦ Formulário para preenchimento das disciplinas

Obrigado pela participação em todo o processo.