ENSINO ONLINE: A MAIOR MUDANÇA NO ENSINO DESDE A INVENÇÃO DA ESCRITA Edelvicio Junior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Desafios e oportunidades do EAD
Práticas Inovadoras em Escolas Européias
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Conceitos e Gerações de EAD
O FUTURO AO SEU ALCANCE. Nosso objetivo QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSITIDA.
CURRICULO +.
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico António Teixeira (EDEN, UK; UAb, PT)
MOOCs Massive Online Open Courses Massive Online Open Courses.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.
Formação de Tutores a Distância
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Universidades corporativa no Brasil - 01 A empresa na sala de aula Um dos grandes desafios do empresariado é manter os funcionários em constante processo.
/ / Década de SAIR.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
" Resultados do uso de e-learning em Instituições de Educação Superior" Elisa Wolynec
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Novos Modelos de Empresa
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Universidade Corporativa Procenge
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
1° Encontro.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Estados Unidos MODELO EDUCACIONAL.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
O computador como Meio e como Fim...
Centro Técnico Científico ENG1400 – Sinais & Sistemas e ENG1403 – Circuitos Elétricos & Eletrônicos Semi-presenciais em Semi-presenciais em
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
MOOC O MOOC é uma REVOLUÇÃO no Ensino dentro da Revolução da Informática. MOOC - Massive Online Open Course. Democrático - Ferramenta de formação que atinge.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
O Impacto da EAD nos Setores Educacionais e Produtivos no Brasil Fredric Litto Presidente, ABED e Professor Emérito, USP.
Transcrição da apresentação:

ENSINO ONLINE: A MAIOR MUDANÇA NO ENSINO DESDE A INVENÇÃO DA ESCRITA Edelvicio Junior

MODELO DE ENSINO ATUAL Baseado nas metáforas da escola, há mais de 100 anos focadas em termos como transmissão, retenção, aprovação, reprovação e controle e num modelo centrado no professor. Não prepara os jovens para as Habilidades do Século 21.

A MUDANÇA DO PARADIGMA

SETE HABILIDADES QUE OS ESTUDANTES NECESSITAM PARA O SEU FUTURO  Pensamento crítico e resolução de problemas;  Colaboração e poder de influência;  Agilidade e adaptabilidade;  Iniciativa e empreendedorismo;  Comunicação oral e escrita;  Capacidade de acessar e analisar informações;  Curiosidade e imaginação. Fonte: Dr. Tony Wagner - Co-director of Harvard's Change Leadership Group  Pensamento crítico e resolução de problemas;  Colaboração e poder de influência;  Agilidade e adaptabilidade;  Iniciativa e empreendedorismo;  Comunicação oral e escrita;  Capacidade de acessar e analisar informações;  Curiosidade e imaginação. Fonte: Dr. Tony Wagner - Co-director of Harvard's Change Leadership Group

A GERAÇÃO Z - NET GENERATION

 Um estudo do Banco de Desenvolvimento da Ásia estima que apenas 6,7% da população mundial possui um diploma de curso superior (5,9% em 2000);  A Unesco estima ser necessário erguer uma universidade para 30 mil alunos por semana para atender à demanda por vagas até Fonte: Revista VEJA, 02/10/2013  Um estudo do Banco de Desenvolvimento da Ásia estima que apenas 6,7% da população mundial possui um diploma de curso superior (5,9% em 2000);  A Unesco estima ser necessário erguer uma universidade para 30 mil alunos por semana para atender à demanda por vagas até Fonte: Revista VEJA, 02/10/2013

 De 1 bilhão de crianças em escolas primárias e secundárias, apenas 5% tem acesso a computadores;  Pesquisas demonstram que apenas um ano a mais de escolaridade pode aumentar a renda pessoal em aproximadamente 10%. Fonte: Unesco Instituto de Estatísticas –  De 1 bilhão de crianças em escolas primárias e secundárias, apenas 5% tem acesso a computadores;  Pesquisas demonstram que apenas um ano a mais de escolaridade pode aumentar a renda pessoal em aproximadamente 10%. Fonte: Unesco Instituto de Estatísticas –

O ensino online é a forma mais democrática para se levar ensino de qualidade para a população, independente da localização geográfica e do poder aquisitivo, bem como para preparar os nossos jovens para as Habilidades do Século 21.

MOOCS (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES ) Curso Online Aberto e Massivo - é um curso aberto através da Web (com a utilização de AVA ( Ambiente Virtual de Aprendizabem ) e/ou ferramentas da Web 2.0 e/ou redes sociais), que visa oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, inclusive, num processo de co-produção.

WEB 2.0  Interatividade  Compartilhamento de informações  Interoperabilidade  Centrado no usuário  Colaboração  Sites de Networking  Compartilhamento de vídeos  Wikis  Blogs ....

MOOCS – CARACTERÍSTICAS BÁSICAS  Características básicas comuns: Acesso aberto : Conteúdo gratuito, embora possam haver custos para serviços (ex. certificação, reconhecimento de créditos etc); Escalabilidade : Curso projetados para suportar um número indefinido de participantes. Licenciamento aberto de conteúdo (ex. Creative Commons), Uso da Internet e de recursos da Web 2.0

MOOCS- HISTÓRICO

Revista VEJA – 02 de outubro de 2013

MOTIVAÇÕES PARA ADOÇÃO DO ENSINO ONLINE PELAS UNIVERSIDADES  É um modelo irreversível;  As Universidades serão beneficiados, atraindo novos alunos para cursos presenciais ou podem oferecer cursos mistos, completando o material do MOOC com a instrução face-to- face, num modelo Blended Online Learning;  As Universidades e escolas alargam as fronteiras, sem a necessidade de expandir suas instalações físicas, reduzindo sobremaneira seus custos operacionais;  Os alunos podem se beneficiar, pagando uma taxa para fazer um exame supervisionado, o que garantiria a obtenção de crédito ou diplomas para Universidades ao redor do mundo.  É um modelo irreversível;  As Universidades serão beneficiados, atraindo novos alunos para cursos presenciais ou podem oferecer cursos mistos, completando o material do MOOC com a instrução face-to- face, num modelo Blended Online Learning;  As Universidades e escolas alargam as fronteiras, sem a necessidade de expandir suas instalações físicas, reduzindo sobremaneira seus custos operacionais;  Os alunos podem se beneficiar, pagando uma taxa para fazer um exame supervisionado, o que garantiria a obtenção de crédito ou diplomas para Universidades ao redor do mundo.

 A Universidade de San Jose State testou em outubro de 2012 um curso em que os alunos faziam o MOOC em casa e frequentavam as aulas para aprofundar o tema. O índice de reprovação caiu de 40% para 9%;  Em fevereiro de 2013 o Conselho Americano de Educação recomendou que as Universidades Americanas aceitassem cinco MOOCs como crédito universitário;  A Escola de Negócios de Harvard não ensina mais contabilidade básica.  A Universidade de San Jose State testou em outubro de 2012 um curso em que os alunos faziam o MOOC em casa e frequentavam as aulas para aprofundar o tema. O índice de reprovação caiu de 40% para 9%;  Em fevereiro de 2013 o Conselho Americano de Educação recomendou que as Universidades Americanas aceitassem cinco MOOCs como crédito universitário;  A Escola de Negócios de Harvard não ensina mais contabilidade básica.

¨Mais de 15% dos universitários brasileiros (cerca de 1 milhão de alunos) estão hoje matriculados na modalidade de ensino superior a distância, em que quase tudo é online¨. Revista VEJA, 02 de outubro de 2013

¨Atraí mais estudantes em 2012 do que em meus trinta anos de Harvard.¨

BLENDED ONLINE LEARNING (WEB + ON CAMPUS) É um programa de educação formal em que um aluno aprende: (1) pelo menos em parte, através da aprendizagem online, com algum elemento de controle do aluno ao longo do tempo, lugar, sequência e/ou ritmo; (2) pelo menos em parte, num local físico, longe de casa; (3) e as modalidades ao longo do caminho de aprendizagem de cada aluno dentro de um curso ou assunto são conectados para fornecer uma experiência de aprendizagem integrada. É um programa de educação formal em que um aluno aprende: (1) pelo menos em parte, através da aprendizagem online, com algum elemento de controle do aluno ao longo do tempo, lugar, sequência e/ou ritmo; (2) pelo menos em parte, num local físico, longe de casa; (3) e as modalidades ao longo do caminho de aprendizagem de cada aluno dentro de um curso ou assunto são conectados para fornecer uma experiência de aprendizagem integrada.

BENEFÍCIOS DO BLENDED LEARNING  Oferece uma vasta seleção de cursos com qualidade;  Cria flexibilidade na programação e duração dos cursos ou anos letivos.  Modelo de ensino centrado no aluno.  Estende o aprendizado para o mundo digital, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.  Fornece modelo duplo para obtenção de créditos ou conclusão de disciplinas;  Cria uma oportunidade para o aluno se formar mais cedo ou recuperar créditos.  Alivia conflitos de agenda.  Estabelece uma infraestrutura de e-learning em todos os sistemas escolares.  Oferece desenvolvimento profissional on-line para profissionais da educação, aumentando oportunidade de treinamento e reduzindo os custos de viagem.

O PERFIL DO PROFESSOR

Tipicamente um professor gasta algo em torno de 100 horas no desenvolvimento de um curso para ambiente MOOC antes mesmo dele começar. Este tempo é gasto na gravação de vídeos e outros tipos preparativos. Os professores, após o início do curso, gastam entre 8 e 10 horas por semana participando de fóruns de discussão e postando materiais.

VÍDEO DA EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DE ARAPOANGA, EM PLANALTINA – DF BOM DIA BRASIL – 19/03/2014  Blog da Escola de Planaltina.mp4 Blog da Escola de Planaltina.mp4

A ADOÇÃO DO ENSINO ONLINE NAS ESCOLAS AMERICANAS (K12)

 Vinte e quatro estados e Washington DC já adotam o modelo Blended Online Learning;  Em 30 estados há mais de alunos matriculados em escolas totalmente online;  Em 26 estados, matrículas em cursos oferecidos pelas escolas virtuais dos estados;  Um número crescente de escolas privadas já oferece cursos online, inclusive permitindo que os alunos cursem disciplinas oferecidas pelas escolas virtuais estaduais;  Vinte e quatro estados e Washington DC já adotam o modelo Blended Online Learning;  Em 30 estados há mais de alunos matriculados em escolas totalmente online;  Em 26 estados, matrículas em cursos oferecidos pelas escolas virtuais dos estados;  Um número crescente de escolas privadas já oferece cursos online, inclusive permitindo que os alunos cursem disciplinas oferecidas pelas escolas virtuais estaduais;

A ADOÇÃO DO ENSINO ONLINE NAS ESCOLAS AMERICANAS (K12)  Desde 2012, a Florida foi o primeiro estado a oferecer escolas online part-time ou full-time em todas as séries;  Crescente número de projetos conduzidos num modelo de consórcio;  Média atual de gastos por aluno: Para o modelo totalmente on-line - US$ 6,4 mil; Para o modelo Blended - US$ 8,9 mil; Modelos escolares tradicionais - US$ 11,2 mil.  Desde 2012, a Florida foi o primeiro estado a oferecer escolas online part-time ou full-time em todas as séries;  Crescente número de projetos conduzidos num modelo de consórcio;  Média atual de gastos por aluno: Para o modelo totalmente on-line - US$ 6,4 mil; Para o modelo Blended - US$ 8,9 mil; Modelos escolares tradicionais - US$ 11,2 mil.

A REALIDADE BRASILEIRA

 A partir de 2013, observa-se uma profusão de cursos online e ¨Universidades Virtuais¨;  Grandes Universidades já ofertam cursos sediados em MOOCs e MBAs totalmente online.  O MEC e as Secretarias de Educação adotam modelos ainda não totalmente apoiados nos novos paradigmas tecnológicos educacionais de ensino online.  A partir de 2013, observa-se uma profusão de cursos online e ¨Universidades Virtuais¨;  Grandes Universidades já ofertam cursos sediados em MOOCs e MBAs totalmente online.  O MEC e as Secretarias de Educação adotam modelos ainda não totalmente apoiados nos novos paradigmas tecnológicos educacionais de ensino online.

A REALIDADE BRASILEIRA  Alguns estados e municípios adotam modelos diferenciados para a utilização de recursos computacionais em sala de aula e formação de professores;  Uma grande quantidade de escolas públicas não possui acesso a Internet de alta velocidade e infraestrutura para suportar o uso de solução educacional baseada em recursos computacionais;  Algumas escolas públicas e grupos educacionais privados passaram a adotar o tablet para os alunos, utilizando apenas livros digitais sem o apoio de plataformas online (¨ PROJETOS PARA A REDUÇÃO DO PESO DAS MOCHILAS ¨)

VÍDEO RON CLARK ACADEMY  Aula Fundação Ron Clark 1.MOV Aula Fundação Ron Clark 1.MOV

A REALIDADE BRASILEIRA O nosso modelo de ensino ainda não está preparado para a adoção de técnicas de ensino online em larga escala. É necessário atuar urgentemente para reverter este quadro.

Obrigado! Edelvicio Junior