Marcos Antonio Estremote – Aula 1.  Considerações Gerais Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa, ”sensu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Profª M. Sc. Ingrid Milléo
Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Estatística Aula 17 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 1 - Introdução.
. Capítulo 1 Introdução à Estatística Capítulo 1 Introdução à Estatística Prof. Paulo Renato de Morais ESTATÍSTICA APLICADA.
Estatística & Geologia
ESTATÍSTICA BÁSICA.
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Métodos Quantitativos
Estatística Alexandre Lima.
Pesquisa HOSS, Osni.
Estatística Marco Antônio.
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
Disciplina de Probabilidade e Estatística
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
Ministério da Saúde – MS Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Dr. Pedro H. Cabello Instituto Oswaldo Cruz – IOC Laboratório de Genética Humana - LGH Introdução.
ESTATÍSTICA PARTE 1.
Estatística Descritiva (I)
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
CONCEITOS BÁSICOS.
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Para início de estudo Estatística.
Estatística Descritiva
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Introdução à Estatística
Curso de Introdução à Metodologia Científica
Origem e Evolução da Estatística
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Matemática Financeira
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Matemática 5.º Ano Estatística.
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Estatística.
Introdução ao Trabalho Científico
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Introdução à Estatística
ESTATISTICA Aula 1 PROF: CÉLIO SOUZA.
Noções de Estatística - I
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA PROPORÇÃO POPULACIONAL p
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Introdução à Estatística
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Sônia Vieira/ Ronaldo Wada
Estatística Básica usando o
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
Estimação: Estimativa Pontual Estimativa Intervalar
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
“não há ciência sem o emprego de métodos científicos”
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
ESTATÍSTICA. Questões básicas de Estatística; Desenvolver os aspectos conceituais e operacionais de estatística aplicados ao conhecimento; Aplicação dos.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
ESTATÍSTICA: Conceitos básicas Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 05 de fevereiro.
Marcos Antonio Estremote – Aula 2.  Estatística Descritiva:  Resumo ou descrição das características importantes de um conjunto conhecido de dados populacionais.
Estatística Aplicada à Adminitração Prof. Alessandro Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Transcrição da apresentação:

Marcos Antonio Estremote – Aula 1

 Considerações Gerais Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa, ”sensu lato”, o estudo do estado. Para Levasseur a estatística é: “O estudo numérico dos fatos sociais”. Yule define estatística como: “Dados quantitativos afetados marcadamente por uma multiplicidade de causas”.

 Uma definição mais usual nos dias de hoje seria: “Um método científico que permite a análise, em base probabilística, de dados coligados e condensados”.  Ou ainda podemos dizer que Estatística é um conjunto de métodos quantitativos, que servem para a coleta, organização, redução e apresentação de dados, análise dos mesmos e a obtenção de conclusões válidas e tomadas de decisões a partir de tais análises.  Estatística pode ser entendida como sendo a ciência de aprendizagem a partir de dados.  Assim podemos dizer que a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão

 Importância da Estatística  Administração  Engenharia  Medicina  Economia  Turismo...

 A Estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisá-los, interpretá-los e deles extrair conclusões (TRIOLA, 1998).

 A partir de valores obtidos em uma amostra de uma certa população de interesse, descrevemos esta amostra e caracterizamos a população como um todo, generalizando as observações na amostra.  Tirar conclusões sobre uma população com base em uma amostra de observações.

 Estatística descritiva: parte da estatística que descreve os aspectos importantes de um conjunto de características observadas. Trata-se da descrição e resumo dos dados.  Probabilidade: número que indica a chance de uma determinada situação ocorrer. É um estudo que envolve o acaso.  Inferência estatística: parte da estatística que usa uma amostra para fazer generalizações a respeito de aspectos importantes de uma população. É a análise e interpretação de dados amostrais (Amostragem).

“é a ciência que busca tirar conclusões probabilísticas sobre a população, com base em resultados verificados em amostras retiradas dessa população”. “A suposta verdade das premissas garante a verdade da conclusão – Probabilidade.”

 População  Coleção completa de todos os elementos a serem estudados. Possui pelo menos uma variável em comum observável. (Ex.: todos os alunos da sala de aula)  Censo  Coleção de dados relativos a todos os elementos de uma população. Custo Relativamente alto. (Ex.: idade de todos os alunos da sala de aula)  Amostra  Coleção de dados extraídos de uma parcela da população para estudos estatísticos. (Ex.: idade de 10% dos alunos da sala de aula)

 Parâmetro  Medida numérica que descreve uma característica de uma população (Ex.: idade média de toda a turma é um parâmetro)  Estatística  Medida numérica que descreve uma característica de uma amostra (Ex.: idade média de uma turma baseada numa amostra de 10% dos alunos é uma estatística)  Estimativa  Valor resultante do cálculo de uma estatística, quando usado para se ter uma ideia do parâmetro de interesse.

 Dado:  Informação  Aquilo que caracteriza determinada coisa  Resultado de uma observação ou experimento  Ex.: 1,75m; 1,82m; 1,65m;...  Variável:  A característica em si  Ex.: altura de indivíduos de um grupo

 Uma marca de cigarro possui 16,13mg de alcatrão.  O altímetro de um avião indica uma altitude de pés.  Uma pesquisa efetuada com 1015 pessoas indica que 40 não possuem acesso à internet.  O radar indica uma velocidade de 81 km/h.  De 1000 consumidores pesquisados, 930 reconheceram uma marca de sopa.  Fazendo um regime, uma executiva perdeu 13,45kg.

 Para comprovar que muitos conceitos em Probabilidade e Estatística são intuitivos, acabamos de falar em “população” e “amostra” e quase todos compreenderam naturalmente do que se trata!

 Pequenas amostras  Pesquisou-se 10 dentistas. “7 entre 10 dentistas preferem dentifrício X.”  Estimativas por suposição  “Igreja estimou em 2 milhões os fiéis presentes em missa do padre Marcelo Rossi em São Paulo.” Fotos aéreas e cálculos baseados em grades estimaram pessoas.  Porcentagens distorcidas  “Tirei 1 na primeira prova. Tirei 2 na segunda prova. Melhorei 100%!”

 Distorções deliberadas  “Pesquisas feitas entre usuários de TchauFumaça mostram que 98% deixou de fumar.” Duas pesquisas feitas entre funcionários da empresa fabricante de TchauFumaça.  Perguntas tendenciosas  “Você é a favor da suspensão do pagamento da dívida externa, sobrando assim mais dinheiro para ajudar as criancinhas famintas?”  “Você é a favor da proibição de fabricação e venda de armas mortíferas de fogo no Brasil?”

 Gráficos Enganosos

 Pressão do pesquisador ou ambiente  “Você já traiu seu(a) companheiro(a)?” Pergunta feita com o(a) companheiro(a) ao lado.  Más amostras  Pesquisas feitas em sites da internet (pesquisa auto-selecionada)  Não se pode concluir nada sobre a população em geral!

 Marcos Antonio Estremote