Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Fiscal e Déficit Público
Advertisements

MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Sistema de Desenvolvimento Internacional
FINANÇAS INTERNACIONAIS
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Fundamentos de Economia
BIRD Farid Saadi Nº04 Frederico Marquezini Nº07 Lucas Dias Nº12 Mathias Rapp Nº17 Victor Damião Nº27.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
POLÍTICA DE GESTÃO DE RECURSOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS VIII Encontro Anual CEMIG / Mercado de Capitais Uberlândia - MG 06 de Junho de 2003 Paulo Eduardo.
Questões sobre SFN.
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
MERCADO FINANCEIRO.
Economia Internacional CEAV Parte 7
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Fontes de Financiamento
Articulação internacional por controle e transparência Maria João Kaizeler Especialista em Gerenciamento Financeiro Banco Mundial - Brasil 1.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
$ Jogo do Milhão.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Atuação : Meios de Pagamento (Títulos Públicos e Taxas de Juros)  Muda o Custo e o nível de Oferta de Crédito  É executada.
Direito Internacional Econômico
Abril de 2004 Seminário Alide Rio de Janeiro Os Bancos de Desenvolvimento Necessitam de Tratamento Especial ou de Regulação Prudencial mais Flexível ?
Organizações Internacionais Mundiais
Macroeconomia Política Fiscal
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Introdução à Macroeconomia
Organismos Financeiros Internacionais
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
CRISE INTERNACIONAL NOS ANOS 1970
Organizações Internacionais
AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
A MACRO E MICRO ECONOMIA
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
FMI Fundo Monetário Internacional
AULA 2 – Mercados Financeiros
Economia Global.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Sistema Financeiro Nacional
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Análise das Demonstrações Contábeis
Mercado de Capitais Sistema Financeiro
Mercado Financeiro: noções
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I
O mundo dividido na era da Globalização
Mercado Financeiro e Investimentos
A nova regionalização do mundo
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Manual de Economia e Negócios Internacionais
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, TAXA DE CÂMBIO, ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho BRASIL século XX Até os anos 1930 do século XX a atividade econômica que predominava no Brasil era a monocultura.
Parte IV: Transformações Econômicas nos Anos Recentes
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
Amaury Gremaud HEG II Sistema Monetário Internacional: conceitos e definições.
Objetivos e Instrumentos
FMI e Banco Mundial (BIRD)
Transcrição da apresentação:

Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se os de: Instituições financeiras/multilaterais de âmbito mundial  Promover a cooperação monetária internacional;  Dar assistência aos países com problemas em seus balanços de pagamentos;  Manter disciplina cambial entre os países membros;  Fomentar a expansão e o crescimento equilibrado do comércio internacional;  Contribuir para promover e manter altos níveis de emprego e renda, bem como para desenvolver a capacidade produtiva dos países membros; Fundo Monetário Internacional – FMI

Entre as atividades do FMI destacam-se a de:  Fornecer recursos em divisas (assistência financeira);  Disponibilizar técnicos para auxiliar os países membros em dificuldades financeiras e monetárias (assistência técnica);  Vigiar a situação econômica e as estratégias de políticas econômicas dos países membros; O FMI tem pouca influência sobre as decisões de política econômica dos países mais desenvolvidos. O FMI tem também pouca influência disciplinar e de aconselhamento nos volumosos ($) mercados financeiros mundiais;

Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (Banco Mundial)  Criado também a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em atividade em 1946;  Seu objetivo era o de contribuir para a reconstrução dos países destruídos na II guerra mundial (na prática esta função ficou a cargo do plano Marshall) e promover o desenvolvimento dos países menos desenvolvidos;  Atualmente, lida com o tema do desenvolvimento econômico junto a países menos desenvolvidos;  Financia projetos de infra-estrutura, educação, desenvolvimento urbano e agrícola, entre outros;

 O grupo do BANCO MUNDIAL conta ainda com as seguintes organizações:  Agencia Internacional para o Desenvolvimento – AID (1960) (voltada aos países mais pobres visando a elevação do nível de vida desses países);  Corporação financeira Internacional – CFI (1956) - (voltada para o desenvolvimento das atividades privadas dos países membros);  Agência Multilateral de Garantia ao Investimento – MIGA - (voltada para oferecer garantias parciais a projetos de investimentos, assumindo alguns riscos que afastam os investidores);  Centro Internacional para Arbitragem de Disputas – CIADI - (oferece conciliação e arbitragem para investidores e países);

Banco para Compensações Internacionais – BIS  Trata-se de uma instituição pública de propriedade dos bancos centrais de vários países;  Mais antiga instituição financeira internacional – fundada em 1930;  O objetivo original do BIS era coordenar o pagamento das indenizações alemãs da guerra aos bancos centrais europeus;  Após a II guerra as funções operacionais foram delegadas ao FMI;  O BIS efetua regularmente reuniões com os presidentes de bancos centrais de países, visando atingir aos objetivos da instituição;

 Os principais objetivos são: Promover a cooperação entre os BCs visando a coordenação internacional das políticas monetárias para assegurar a estabilidade aos mercados monetários e financeiros internacionais; Facilitar as operações financeiras internacionais – questões técnicas, legais, sistemas de TI e cooperação técnica; Promover condições adicionais para a realização de operações internacionais;  O BIS atua como um banco central dos bancos centrais, concedendo empréstimos de curto prazo para bancos centrais com problemas de liquidez;

 Opera, esporadicamente, com empréstimos-ponte de curto prazo para os PMDs enquanto estes esperam aprovação de empréstimos do FMI ou BIRD;  Age de maneira discreta para evitar especulação com moedas;  Numerosos comitês e organizações dedicadas a cuidar da estabilidade monetária e financeira do SFI tem secretarias no BIS, para facilitar o processo de cooperação;  Constituiu o comitê de Basiléia que desenvolveu os Acordos de Basiléia (I e II) que tem como objetivo a redução do risco das instituições bancárias, por meio de:  Adequação de capital;  Supervisão prudencial do sistema bancário;  Disciplina de mercado;