Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Metodologia e Divulgação do Artigo Científico2015 Seção de resultados em um artigo Seção de resultados em.

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Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Metodologia e Divulgação do Artigo Científico2015 Seção de resultados em um artigo Seção de resultados em um artigo Angela Cuenca, Ivan França Jr e Cassia Buchalla

O que são resultados? O que são resultados?  Ao escrever ciência, a seção de resultados serve para oferecer ao leitor elementos para um julgamento independente do autor  Resultados em ciência servem para que um leitor expert possa compreender o que de há de substancial e original em nosso estudo.

O que está em questão na seção de resultados? a contribuição Efetiva e Original do seu estudo

Resultados Relate o que achou. Use os resultados para responder cada um de seus objetivos. A tabela 1 (tabelão) – mostrar quem são os participantes (dados demográficos,etc)

Resultados 1º parágrafo – quem vc estudou? (O principal Resultado) Descreva sua amostra ( em métodos ) 2 º parágrafo – análise univariada – quantos participantes tiveram a variável de estudo? Do 3 º ao penúltimo parágrafo – qual a relação entre o efeito e as variáveis preditoras? Descreva seus resultados Último parágrafo- a análise mais sofisticada, realizada de forma a evitar os vicios como confusão e fator modificador de efeito

Resultados bem escritos Resultados bem escritos devem :  analisar os dados, usando procedimentos e medidas sistemáticos e padronizados  oferecer uma boa descrição do observado, mas não do inferido  omitir referências bibliográficas  mover-se da descrição à análise  evitar a repetição (textos e tabelas; textos e depoimentos)  dar contexto para os depoimentos

Proposta de elementos mínimos para a seção de resultados Proposta de elementos mínimos para a seção de resultados  Descrição dos resultados do estudo Resultados mais importantes em figuras ou gráficos menos importantes em tabelas ou texto  Análise dos resultados do estudo Afirme claramente o que ocorreu: reduziu, aumentou Evite expressões “afetou”, pois não informa o efeito Afirme claramente o que ocorreu: reduziu, aumentou Evite expressões “afetou”, pois não informa o efeito

Resultados Lembrar : Existem normas para construir tabelas e gráficos – a escolha depende entre um e outro depende de uma série de coisas (conteudo, cor, visual, etc) Cada revista científica aceita um determinado, e limitado, número de tabelas e gráficos. Evite expressar sua opinião sobre os resultados (sua opinião vai para a discussão).

Como redigir resultados Números < 10 – são palavras (oito, seis) Números > 10 – são números (13, 17) Ser consistente ao citar dois números em uma mesma frase. Frases não são iniciadas por números. Números < 1 começam com 0

Como redigir resultados Não use espaço entre o número e o % Use um espaço entre o número e sua unidade ( 25 km) Quando a amostra é maior que 100, as porcentagens devem ter apenas uma casa decimal. Não use casa decimal quando a amostra for menor que 100 Não use porcentagem se a amostra < 20 Não passe a idéia de precisão maior do que seu instrumento de medida permite.

Redação -Seja sintético -Use ordem direta -Prefira frases curtas (desconfie se houver mais de 25 palavras) -Prefira palavras simples -Evite digressões (mantenha-se no foco) -Não inclua adjetivos desnecessários -Use tempos verbais consistentes -Use construções afirmativas -Redija de forma argumentativa (use conjunções) -Evite jargões

A estruturação do artigo Literaturas Resultados Metodologia Importante (relatório ≠ artigo) A comunidade científica não quer saber o que você fez, mas sim o que você pode concluir a partir do que fez. Conclusão

Enalteça os pontos que você usará mais diretamente para sustentar as conclusões Addsd as d s s sds dddd fldjsl toe eos eot tojht so t. S slsjds els o s eos fl A sljf sl s teos sljfs f sldjsl sld sl tls ls tls fsj. Addsd as d s s sds dddd fldjsl toe eos eot tojht so t. S slsjds els o s eos fl A sljf sl s teos sljfs f sldjsl sld sl tls ls tls fsxxlj. Addsd as d s s sds dddd fldjsl toe eos eot tojht so t. S slsjds els o s eos fl A sljf sl s teos sljfs f sldjsl sld sl tls ls tls fslj. Addsd as d s s sds dddd fldjsl toe eos eot tojht so t. S slsjds els o s eos fl A sljf sl s teos sljfs f sldjsl sld sl tls ls tls fsljsdfet. Texto (ou Tabela) Resultados Obtidos A = B A ≠ C D = E D ≠ F G ≠ H G ≠ I I = H Gráfico G I H *Resultados

Erros comuns na seção de resultados Erros comuns na seção de resultados  introduzir resultados que não estão nos objetivos  resultados apresentados não respondem aos objetivos O desafio para escrever resultados é decifrarmos a narrativa dos resultados que lemos.  confundir análise com interpretação  repete no texto, valores informados nas figuras e tabelas