Introdução à Organização de Computadores - Aula01 Prof. Juliano Schimiguel.

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Transcrição da apresentação:

Introdução à Organização de Computadores - Aula01 Prof. Juliano Schimiguel

Conteúdo 1. O que é computação 2. O que é informática 3. Componentes de um sistema de computação 4. Histórico e evolução 5. Classificação de computadores 6. Geração de computadores

1) O que é COMPUTAÇÃO? DADOS PROCESSAMENTO INFORMAÇÃO 2) O que é INFORMÁTICA? INFORmação autoMÁTICA

3) Componentes de um Sistema de Computação PEOPLEWARE SOFTWAREHARDWARE

A finalidade da Computação é facilitar a vida das pessoas É um meio, instrumento, que pode ser usada por outras áreas para agilizar e automatizar tarefas.

4) Histórico e evolução Primeiro ser humano a CALCULAR foi um pastor, que se utilizou de uma técnica de empilhamento de pedras para controlar a quantidade de ovelhas de seu rebanho. Calculus = pedra, em latim

4) Histórico e evolução Primeira maneira que os seres humanos encontraram para identificar uma determinada quantidade foi através dos dedos da mão. Primeira maneira que os seres humanos encontraram para identificar uma determinada quantidade foi através dos dedos da mão. Digitus = dedo, em latim

4) Histórico e evolução A primeira tentativa bem-sucedida de se criar uma máquina de contar foi o ÁBACO.

4) Histórico e evolução O primeiro instrumento moderno de calcular – na verdade, uma somadora – foi construído pelo físico, matemático e filósofo francês Blaise PASCAL, em Blaise Pascal Somadora

4) Histórico e evolução JACQUARD desenvolveu os JACQUARD desenvolveu os cartões perfurados para entrada de dados. A criação de programas nos primórdios da computação eram feitos através de cartões perfurados.

4) Histórico e evolução MÁQUINA de BABBAGE É a base do funcionamento de um computador: – Possuia alimentação de dados, através de cartões perfurados (usou a abordagem de JACQUARD, do slide anterior). – Possuia uma unidade de memória, onde os números poderiam ser armazenados e reutilizados. – Introduziu o conceito de Programação seqüencial de operações.

4) Histórico e evolução Herman HOLLERITH - Juntou os cartões perfurados de Jacquard e o conceito de impulsos elétricos, para a transmissão de dados. - A proposta foi utilizada no censo americano de 1890, e houve redução no tempo dessa atividade, em se comparando com modelos aplicados anteriormente.

4) Histórico e evolução Guerra e Computação: o que tem a ver? - As guerras trouxeram para a computação um enorme desenvolvimento. - Os governos incentivaram o desenvolvimento de equipamentos que pudessem calcular trajetórias precisas, construir mísseis, etc...

4) Histórico e evolução Alan TURING cria o Colossus, máquina que, uma vez programada, resolvia qualquer questão de criptografia em poucos minutos. Criptografia: é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade [vimos algo em mídias digitais. Lembram!?!??!].

4) Histórico e evolução ENIAC (Eletronic Numerical Integrator And Computer) O computador mais famoso desta época. Foi construído em – válvulas – Pesava 4 toneladas – 30 metros de comprimento e 3 metros de altura – Ocupava área de 180 m 2 – Capacidade de somas por segundo

4) Histórico e evolução ENIAC

MARK O Mark também reivindica o O Mark também reivindica o título de primeiro computador.

4) Histórico e evolução 1876 Telefone Graham BellEUA 1876 Telefone Graham BellEUA 1915 Rádio Guglieno MarconiItália 1915 Rádio Guglieno MarconiItália 1926 Televisão John BairdInglaterra 1926 Televisão John BairdInglaterra 1947 Transistor Laboratórios BellEUA 1947 Transistor Laboratórios BellEUA 1954 Transistor 1954 Transistor Silício Texas Instruments EUA Silício Texas Instruments EUA 1956 FAX Asahi ShimbumJapão 1956 FAX Asahi ShimbumJapão

4) Histórico e evolução 1956 Videocassete AmpexEUA 1956 Videocassete AmpexEUA 1958 Laser TownesEUA 1958 Laser TownesEUA 1958 Modem Bell CompanyEUA 1958 Modem Bell CompanyEUA 1960 Chip Texas Instrum.EUA 1960 Chip Texas Instrum.EUA 1970 Microprocessador IntelEUA 1970 Microprocessador IntelEUA 1973 Disquete EUAEUA 1973 Disquete EUAEUA 1980 Walkman SonyJapão 1980 Walkman SonyJapão 1983 Tel. Celular At&TEUA 1983 Tel. Celular At&TEUA 1984 CD-ROM Philips e SonyHol/Jap 1984 CD-ROM Philips e SonyHol/Jap 1984 Videogame NintendoJapão 1984 Videogame NintendoJapão

4) Histórico e evolução 1988 Primeiro Vírus EUAEUA 1988 Primeiro Vírus EUAEUA 1989 WWW Tim Berner-LeeInglaterra 1989 WWW Tim Berner-LeeInglaterra 1993 Pentium IntelEUA 1993 Pentium IntelEUA 1995 Reconhecimento IBM, Dragon 1995 Reconhecimento IBM, Dragon de voz e PhilipsEUA de voz e PhilipsEUA 1996 até hoje: Web 2.0, Semantic Web, Jogos Orientados a Movimento, Pentium 3, 4, Dual Core, Duo 64, etc.

4) Histórico e evolução BUG BUG É a palavra em inglês que significa mariposa. Ela é usada em computação como significado de erro, falha, problema, pois uma mariposa conseguiu entrar num Mark II e travou todo o sistema.

5) Classificação de Computadores Quanto ao princípio de construção Quanto ao princípio de construção Analógicos e Digitais Quanto à utilização Quanto à utilização Científicos e Comerciais Quanto à característica de construção Quanto à característica de construção Primeira, segunda, terceira, quarta e quinta geração...veremos cada um destes sub-tópicos a seguir...

5) Classificação de Computadores Quanto ao princípio de construção: Computador Analógico - É uma forma de computador que usa fenômenos elétricos, mecânicos ou hidráulicos para modelar o problema a ser resolvido. - Representa dados por meio de analogias físicas, e comparações (medição).

5) Classificação de Computadores Quanto ao princípio de construção: Quanto ao princípio de construção: Computador Digital Processa seqüências de operações lógicas e aritméticas (contas, cálculos). O computador analógico mede. O computador digital conta.

5) Classificação de Computadores Quanto à utilização: Quanto à utilização: Computador Científico - Empregado em cálculos e pesquisas científicas. - Ex.: Processamento de imagens, previsão de tempo, computação gráfica entre outros. - Ex.: Processamento de imagens, previsão de tempo, computação gráfica entre outros.

5) Classificação de Computadores Quanto à utilização: Computador Comercial - Grande maioria dos equipamentos utilizados nas empresas.

6) Gerações de Computadores Quanto à característica de construção: Primeira geração ( ) Primeira geração ( ) A válvula é o componente básico A válvula é o componente básico – Elemento de grandes dimensões – Esquentava muito – Gastava muita energia elétrica Computadores ocupavam muito espaço físico Computadores ocupavam muito espaço físico

6) Gerações de Computadores Segunda geração ( ) Segunda geração ( ) O transistor é o componente básico O transistor é o componente básico – Tamanho menor que a válvula – Esquentava menos – Gastava menos energia elétrica – Mais durável e confiável

6) Gerações de Computadores Terceira geração ( ) Terceira geração ( ) O LSI (chip) é o componente básico O LSI (chip) é o componente básico – Pequena pastilha de silício de 1 cm 2 – Composto de milhares de transistores Os computadores diminuíram de tamanho e aumentaram sua performance. Os computadores diminuíram de tamanho e aumentaram sua performance. LSI - Large Scale Integration - Integração em Larga Escala.

6) Gerações de Computadores Quarta geração ( ) Quarta geração ( ) O VLSI é o componente básico O VLSI é o componente básico – Menor que o LSI – Miniaturização dos computadores – Surgiram os microcomputadores PC - Personal Computer (computador pessoal) Very-large-scale integration (VLSI) - integração em muito larga escala.

6) Gerações de Computadores Quinta geração ( dias atuais) Quinta geração ( dias atuais) O ULSI é o componente básico O ULSI é o componente básico – Menor que o VLSI – Caracteriza-se pelas aplicações de Processamento Paralelo, Inteligência Artificial, etc Ultra-Large Scale Integration (ULSI) - integração em ultra larga escala

6) Gerações de Computadores O cérebro humano tem 100 bilhões de neurônios. O cérebro humano tem 100 bilhões de neurônios. Para conter o mesmo número de elementos do cérebro, um computador dos anos: Para conter o mesmo número de elementos do cérebro, um computador dos anos: 40 teria o tamanho de São Paulo; 40 teria o tamanho de São Paulo; 50 teria o tamanho do Cristo Redentor; 50 teria o tamanho do Cristo Redentor; 60 teria o tamanho de um ônibus. 60 teria o tamanho de um ônibus. E hoje ??? Refletir... O tamanho de um computador pessoal, um notebook, um pendrive, um relógio, um celular, um nano-computador???